Autor Tópico: Você está preparado para usar o terminal?  (Lida 13837 vezes)

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Você está preparado para usar o terminal?
« Online: 23 de Fevereiro de 2010, 20:54 »
Se você entende o básico sobre linha de comando no Ubuntu/Debian, você deveria ser capaz de compreender os comandos abaixo:

Código: [Selecionar]
$ ls -a
$ cd nome_da_pasta/
$ cat nome_do_arquivo
$ cat nome_do_arquivo | grep "alguma coisa"
$ sudo comando
$ sudo -u usuário
$ sudo -i
# apt-get update
# apt-get upgrade
# apt-get install nome_do_pacote
# apt-get install -f
# apt-get remove nome_do_pacote
# apt-get --purge remove nome_do_pacote
# apt-get autoremove
# apt-get autoclean
# dpkg-reconfigure nome_do_pacote
# chmod -R 777 nome_da_pasta/
# chmod a=u -R nome_da_pasta/
# chown root:root nome_do_arquivo
$ rm -f nome_da_pasta
# shutdown -h now
# shutdown -r now
$ lspci
$ lsusb
# lshw
$ ping google.com -i 0.2 -c 10
$ ifconfig

Você não consegui entender algum desses comandos? Então leia ao Guia Foca GNU/Linux: http://www.guiafoca.org/guia/inic_interm/index.html

O resto você pode aprender sob demanda, ou seja, assim que as necessidades forem surgindo (é o que eu faço).
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2010, 16:15 por web2000 »

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Você está preparando para usar o terminal?
« Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 14:16 »
Não seria "Você está preparado..."?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 16:16 »
Não seria "Você está preparado..."?

Corrigido, obrigado pela observação.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 16:51 »
Não me leve a mal, mas esse é o tipo de coisa que espanta o usuário do Linux. A grande maioria dos novos usuários, sobretudo os que vêm da plataforma Windows, abominam o uso do terminal.
Eu acho que quanto mais opções gráficas tiver, melhor. Exemplo, para que vou desligar ou reiniciar o computador com um comando de terminal se eu posso fazer isso apenas apertando um botão?
Mas reconheço a importância e uso a maioria dos comandos aí descritos.


Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 17:40 »
Não me leve a mal, mas esse é o tipo de coisa que espanta o usuário do Linux. A grande maioria dos novos usuários, sobretudo os que vêm da plataforma Windows, abominam o uso do terminal.
Eu acho que quanto mais opções gráficas tiver, melhor. Exemplo, para que vou desligar ou reiniciar o computador com um comando de terminal se eu posso fazer isso apenas apertando um botão?
Mas reconheço a importância e uso a maioria dos comandos aí descritos.

2 ou 3 vezes por mês instalo o Ubuntu em computadores de clientes. Certo, até ai tudo bem, mas eu instalo programas, atualizo e configuro o sistema. Se não usasse o terminal e meus scripts para isso, eu estaria perdendo muito tempo. O terminal é ótimo para quem quer automatizar sua a vida de usuário e administrador Linux.

Essa dica é destina a quem pretende usar o terminal, para saber se sabe o básico do básico. Se você não gosta de terminal, não use, não é necessário para pessoas comuns. Se quer ter condições de fazer alguma coisa pelo terminal sem ajuda de ninguém, esse é meu kit de primeiros socorros.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 19:27 »
Pelo menos alguns comandos o usuário tem que saber, como ele vai recuperar a parte gráfica 'graficamente' se não tem o modo gráfico? O " sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg " já tirou muita gente de fria. E o usuário do Windows tem que se acostumar com o jeitão do Linux, se o cara não tem vocação pra aprender o básico, que continue no Windows então, pelo menos são máquinas a mais pros 'técnus' consertarem, hehehehe...


Não me leve a mal, mas esse é o tipo de coisa que espanta o usuário do Linux. A grande maioria dos novos usuários, sobretudo os que vêm da plataforma Windows, abominam o uso do terminal.
Eu acho que quanto mais opções gráficas tiver, melhor. Exemplo, para que vou desligar ou reiniciar o computador com um comando de terminal se eu posso fazer isso apenas apertando um botão?
Mas reconheço a importância e uso a maioria dos comandos aí descritos.


Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline scrpinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 20:20 »
Não me leve a mal, mas esse é o tipo de coisa que espanta o usuário do Linux. A grande maioria dos novos usuários, sobretudo os que vêm da plataforma Windows, abominam o uso do terminal.
Eu acho que quanto mais opções gráficas tiver, melhor. Exemplo, para que vou desligar ou reiniciar o computador com um comando de terminal se eu posso fazer isso apenas apertando um botão?
Mas reconheço a importância e uso a maioria dos comandos aí descritos.



Concordo, mas se o usuário de windows precisar executar alguma ação mais específica, olha quanta coisa ele pode usar:
http://ss64.com/nt/
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_DOS_commands
http://www.cantim.org/2008/04/comandos-para-o-prompt-cmd-do-windows.html

Nem tudo no windows pode ser feito de forma gráfica.
Quer um exemplo?
Renomeie um lote de arquivos em uma pasta pelo modo gráfico. Vai demorar, um por um, no terminal do windos com o REN e mais alguns coringas é possível fazê-lo.
Outro exemplo:
Imprima todos os arquivos de uma janela. Não dá !   Mas um velho dir > lista.txt vai resolver.
Outro:
Rapidinho achar o seu ip e o ip do seu roteador:
ipconfig /all

Sem contar os velhos arquivos de lote que já salvou muita gente.
Claro que sou a favor do uso de shell gráfico. Mas acho importante contar para os iniciantes que o teminal pode ser um amigo e não um vilão.

Abraços a todos.

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 20:25 »
Pelo menos alguns comandos o usuário tem que saber, como ele vai recuperar a parte gráfica 'graficamente' se não tem o modo gráfico? O " sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg " já tirou muita gente de fria. E o usuário do Windows tem que se acostumar com o jeitão do Linux, se o cara não tem vocação pra aprender o básico, que continue no Windows então, pelo menos são máquinas a mais pros 'técnus' consertarem, hehehehe...


Não me leve a mal, mas esse é o tipo de coisa que espanta o usuário do Linux. A grande maioria dos novos usuários, sobretudo os que vêm da plataforma Windows, abominam o uso do terminal.
Eu acho que quanto mais opções gráficas tiver, melhor. Exemplo, para que vou desligar ou reiniciar o computador com um comando de terminal se eu posso fazer isso apenas apertando um botão?
Mas reconheço a importância e uso a maioria dos comandos aí descritos.



Concordo com você, pois se dirigir um carro é fácil, por que exigem a carteira de habilitação?

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 21:41 »
Não me leve a mal, mas esse é o tipo de coisa que espanta o usuário do Linux. A grande maioria dos novos usuários, sobretudo os que vêm da plataforma Windows, abominam o uso do terminal.
Eu acho que quanto mais opções gráficas tiver, melhor. Exemplo, para que vou desligar ou reiniciar o computador com um comando de terminal se eu posso fazer isso apenas apertando um botão?
Mas reconheço a importância e uso a maioria dos comandos aí descritos.



Concordo.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #9 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 22:04 »
Não me leve a mal, mas esse é o tipo de coisa que espanta o usuário do Linux. A grande maioria dos novos usuários, sobretudo os que vêm da plataforma Windows, abominam o uso do terminal.
Eu acho que quanto mais opções gráficas tiver, melhor. Exemplo, para que vou desligar ou reiniciar o computador com um comando de terminal se eu posso fazer isso apenas apertando um botão?
Mas reconheço a importância e uso a maioria dos comandos aí descritos.

Se os usuários não viessem do Windows, eles viriam de onde?

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #10 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 22:43 »
Se os usuários não viessem do Windows, eles viriam de onde?

eheheh... Essa foi boa... Do OS-X é que não, né? :P

Mas de uma forma geral eu concordo com os posicionamentos de todos os depoimentos deste tópico.

É importante ter uma interface gráfica cada vez mais abrangente. Isso facilita muito. A mão tá mais tempo no mouse do que no teclado (a não ser que você ganhe a vida escrevendo livros e blogs).

Só que tem horas (e, cá entre nós, são muitas horas) que o usuário do Windows fica com o sistema "travado". Fala sério... Eu migrei do Windows pro Ubuntu não foi por simpatia nem por querer abraçar uma "causa". Por mim ficava com o Tio Bill numa boa, mas enchi o saco de apertar o botão de início por 3 segundos pra forçar a máquina ser derrubada...

Não vou dizer que o Linux é perfeito. Até hoje passo uns perrengues por conta da minha opção. Mas saber que um Ctrl+Alt+F* vai me mandar para um terminal em caractere e que de lá eu posso administrar o meu sistema me dá uma tranquilidade enorme... Mas só porque eu sei fazer o feijão-com-arroz numa tela preta. Numa situação dessas no Windows, não tem jeito. Arranca o fio da tomada, tira a bateria do dock e reza pra não dar tela azul quando for reiniciar o computador (isso sem falar nas "ecas" que ficam penduradas no registro).

No resumo, é saudável conhecer algumas coisas do terminal. Mas dá para derivar um pouco a conversa e falar de AWK, né? Era uma das coisas que mais me divertiam nos tempos em que BI e banco de dados eram coisas pra empresa milhardária e a gente tinha que se virar nos trinta pra fazer uns filtros bacanas a partir de relatório de sistema proprietário.

eheheheh

Alguém se lembra disso?
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2010, 22:45 por musinet »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #11 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 09:06 »
Se os usuários não viessem do Windows, eles viriam de onde?

Ué, eu vi do Unix (foi o primeiro SO que conheci)!

Só existe windows para você? Meu filho por exemplo conheceu linux antes de conhecer windows.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #12 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 09:10 »
Não me leve a mal, mas esse é o tipo de coisa que espanta o usuário do Linux. A grande maioria dos novos usuários, sobretudo os que vêm da plataforma Windows, abominam o uso do terminal.
Eu acho que quanto mais opções gráficas tiver, melhor. Exemplo, para que vou desligar ou reiniciar o computador com um comando de terminal se eu posso fazer isso apenas apertando um botão?
Mas reconheço a importância e uso a maioria dos comandos aí descritos.



Concordo.

Concordo também.
Num tópico recente um usuário do fórum não acreditou que não conhecia um comando de shell. Ora, se tem a função gráfica, pra que eu vou ficar decorando comando?

Não acho necessário o conhecimento nem de um "cd" para usar Linux atualmente. Não para um "Linux para seres humanos".

O terminal é ótimo, principalmente para suporte, mas não é (e não deve ser) pré-requisito para utilização do sistema.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline eltonlima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
  • @eltonlima
    • Ver perfil
    • EltonLima [BLOG]
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #13 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 09:20 »
Acho que além de usar o ambiente gráfico, é um importante que o usuário pelo mesmo saiba como usar o terminal com comandos básicos.

;)
Elton Lima
Analista de Suporte
Twitter: @eltonlima // Skype: eltlims // Blog: http://blog.eltonlima.com

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #14 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 09:52 »
Se os usuários não viessem do Windows, eles viriam de onde?

Ué, eu vi do Unix (foi o primeiro SO que conheci)!

Só existe windows para você? Meu filho por exemplo conheceu linux antes de conhecer windows.

No Brasil tem menos usuários de Mac OS (0,5%) que Linux (0,9%). Resumindo, praticamente todo mundo (98,3%) usa Windows. A probabilidade é que de 170 pessoas só 1 venha de outro sistema que não seja Windows.

Não devemos chamar usuários de Windows de "maioria", devemos chamar de "quase todo mundo".