Autor Tópico: Semana das distros "Beta"  (Lida 12318 vezes)

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Semana das distros "Beta"
« Online: 02 de Abril de 2008, 05:47 »
Confesso que sou um viciado em experimentar distros novas, apesar de me manter sempre com o (K)Ubuntu.
tenho aqui um velhinho laptop de testes  (pentium 3 766mhz 192ram) que está sempre a conhecer novas distros no disco.
Esta semana experimentei:
Ubuntu Beta
Kubuntu kde4 beta
Gos beta
Fedora 8 beta
Sidux beta
Na semana passada testei:
Mandriva 2008.1 rc2
Zenwalk
Neste momento estou a baixar o Gentoo Beta e o knoppix.
Destas as distros que mais me impressionaram foi o sidux e o gOS.
O sidux pela velocidade e o gOS pela beleza e simplicidade do E17.
Eu abri este tópico apenas para dizer que apesar de ter experimentado muitas distros beta, todas elas me pareceram muito estáveis.
O inux está a evoluir muito e é bom ver que hoje em dia o Ubuntu não é a única distribuição amigável.
Por incrivel que pareça, hoje em dia até mesmo distros baseadas em slackware são amigáveis e muito fáceis de trabalhar. Se duvidam experimentem a zenwalk! Adorei como o xfce está bem integrado e como é rápida e leve. E ao contrário da hardcore sidux, é muito estável.
No fundo todos estão errados quando entram em guerras entre qual é a melhor ou a pior distribuição.
Tudo depende...do hardware  e do gosto pessoal.
No fundo é tudo linux e eu adoro Linux!

EDIT:Ainda ontem um colega meu que é um doente pelos produtos da apple me picou sobre o linux. Que o linux é um sistema de desenrasca quando não há dinheiro para um mac, que é um sistema pouco prático e um sistema de pobre.
Poderia responder-lhe usando muitos motivos porque eu uso linux, tantos que nem me lembraria de todos, mas apenas lhe enviei um link da applemania que dá a noticia de um mac ter sido invadido em menos de dois minutos e o sistema do pobre Linux neste caso o Ubuntu ficou sem ser invadido.
« Última modificação: 02 de Abril de 2008, 06:58 por ins3rt c0in »

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Semana das distros "Beta"
« Resposta #1 Online: 02 de Abril de 2008, 06:59 »
Tópico movido para "Depoimentos."

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Semana das distros "Beta"
« Resposta #2 Online: 02 de Abril de 2008, 15:30 »
Concordo com você amigo sylvester! Eu aqui em casa uso o Zenwalk (que você citou, também adorei ele), o Debian e o PCLinuxOS. E de vez em qdo faço propaganda do BIG Linux (esperando a versão estável).

Como sempre, o melhor linux é aquele que se adapta melhor à sua necessidade. No meu caso, vários...rsrs
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Semana das distros "Beta"
« Resposta #3 Online: 02 de Abril de 2008, 15:38 »
Zenwalk 5.0 assim como o Sidux tem o hz em 1000 e um kernel de baixa latência (Preempt) enquanto o ubuntu ainda usa um hz 250...

Quando será que teremos um kernel oficial rápido???
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Semana das distros "Beta"
« Resposta #4 Online: 02 de Abril de 2008, 16:17 »
Quando será que teremos um kernel oficial rápido???

...no aguardo!
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Semana das distros "Beta"
« Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2008, 10:12 »
Zenwalk 5.0 assim como o Sidux tem o hz em 1000 e um kernel de baixa latência (Preempt) enquanto o ubuntu ainda usa um hz 250...

Quando será que teremos um kernel oficial rápido???

Acho que isso só ocorrerá quando lançarem o notebookbuntu, já que como vc falo esse hz em 1000 gasta mais energia.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: Semana das distros "Beta"
« Resposta #6 Online: 03 de Abril de 2008, 15:26 »
Zenwalk 5.0 assim como o Sidux tem o hz em 1000 e um kernel de baixa latência (Preempt) enquanto o ubuntu ainda usa um hz 250...

Quando será que teremos um kernel oficial rápido???


oficial acho meio dificil mas tem o seu!!!!!  :D ahuahauhaah
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Semana das distros "Beta"
« Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2008, 12:02 »
Citar
Acho que isso só ocorrerá quando lançarem o notebookbuntu, já que como vc falo esse hz em 1000 gasta mais energia.

O mandriva tem um kernel para desktops e para laptops... um com hz em 1000 e outro 300, o ubuntu podia fazer isso...

O problema do hz em 1000 é a autonomia da laptop na bateria, dependendo do aplicativo essa diminuição pode chegar até a metade...

Citar
oficial acho meio dificil mas tem o seu!!!!!  Contente ahuahauhaah

Por enquanto ainda tem o meu, porém o pessoal fica com receio de instalar... e sua compatibilidade não é tão grande quanto a do kernel ubuntu (apenas o vanila), eu até estava vendo algumas formas de compilar ele com drivers restritos para a série 24 ou então colocar certos patches no kernel para ele não precisar dos drivers restritos mas é melhor deixar isso para mais tarde...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Semana das distros "Beta"
« Resposta #8 Online: 04 de Abril de 2008, 15:19 »
O que me surpreendeu depois de ter experimentado o gentoo é que tanto o sidux e o zenwalk rodaram bem mais rapido e o live cd do gentoo vem com xfce e não gnome.
Este zenwalk convenceu-me!

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Semana das distros "Beta"
« Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2008, 10:29 »
O que me surpreendeu depois de ter experimentado o gentoo é que tanto o sidux e o zenwalk rodaram bem mais rapido e o live cd do gentoo vem com xfce e não gnome.
Este zenwalk convenceu-me!
Zenwalk é uma das distros que instalei aqui em casa. Mesmo usando o Slackware. Achei ele facílimo de usar, com um sistema de pacotes muito bom.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Piras

  • Visitante
Re: Semana das distros "Beta"
« Resposta #10 Online: 07 de Abril de 2008, 13:43 »
Para mim, que sou gnomaníaco doente, o único defeito da Zenwalk são as versões "atrasadas" do Gnome; atrasadas porque o Xfce e os demais aplicativos aparecem quase sempre na versão mais recente e o Gnome está ainda no 2.18. Além disso, a interface gráfica do Netpkg é um pouco confusa para o meu gosto - principalmente quando comparada ao Synaptic - e os repositórios Zenwalk ainda têm uma oferta muito pequena de bibliotecas e programas. Mas reconheço que são defeitos pequenos diante das muitas virtudes da antiga Minislack.

Quanto à comparação com o Gentoo, este só chega realmente à performance máxima quando tudo é compilado (stage 1) pelo usuário segundo as características do seu processador, inclusive o kernel. Para mim, instalar o Gentoo a partir de pacotes binários não vale muito a pena.

Por fim, testei aqui o candidato a release (RC) do Mandriva e achei o bicho um pouco bugado demais para uma versão neste estágio de desenvolvimento. Estava mais para um beta. Acho que a versão estável vai demorar um pouco mais que o esperado.
« Última modificação: 08 de Abril de 2008, 04:44 por Piras »

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Semana das distros "Beta"
« Resposta #11 Online: 07 de Abril de 2008, 15:41 »
Para mim, que sou gnomaníaco doente, o único defeito da Zenwalk são as versões "atrasadas" do Gnome; atrasadas porque o Xfce e os demais aplicativos aparecem quase sempre na versão mais recente e o Gnome está ainda no 2.18. Além disso, a interface gráfica do Netpkg é um pouco confusa para o meu gosto - principalmente quando comparada ao Synaptic - e os repositórios Zenwalk ainda têm uma oferta muito pequena de bibliotecas e programas. Mas reconheço que são defeitos pequenos diante das muitas virtudes da antiga Minislack.

Quanto à comparação com o Gentoo, este só chega realmente à performance máxima quando tudo é compilado (stage 1) pelo usuário segundo as características do seu processador, inclusive o kernel. Para mim, instalar o Gentoo a partir de pacotes binários não vale muito a pena.

Pro fim, testei aqui o candidato a release (RC) do Mandriva e achei o bicho um pouco bugado demais para uma versão neste estágio de desenvolvimento. Estava mais para um beta. Acho que a versão estável vai demorar um pouco mais que o esperado.
Caro Piras, não sei se viu mas o Zenwalk tem dos tipos de repositórios: current, com os programas mais estáveis, e snapshot, com programas mais atuais. Tenta dar uma olhada neles depois.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Piras

  • Visitante
Re: Semana das distros "Beta"
« Resposta #12 Online: 08 de Abril de 2008, 04:46 »
Como vai, samuelbh?

E a AntiX, já desistiu dela? Você parecia tão bem impressionado com ela!

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Semana das distros "Beta"
« Resposta #13 Online: 09 de Abril de 2008, 10:53 »
Como vai, samuelbh?

E a AntiX, já desistiu dela? Você parecia tão bem impressionado com ela!
Ela é realmente impressionante pela leveza, mas não sou muito fã do fluxbox por achar ele meio complicado de configurar (prefiro fazer tudo com clique do mouse, osu um usuário clicador...rsrs).

Esta semana termina minha saga por busca de distros leves, pois finalmente, depois de 8 anos, tomei vergonha na cara e comprei um novo PC. Acho que finalmente vou poder usar o Ubuntu como distro principal, o que me impedia era o peso do mesmo em minha máquina.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Piras

  • Visitante
Re: Semana das distros "Beta"
« Resposta #14 Online: 09 de Abril de 2008, 18:01 »
Oh, parabéns pela aquisição, samuel! Agora você já pode começar sua busca por distros com alta performance. Gente como nós nunca deixa de procurar o melhor.