Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Tópicos - rockz

Páginas: [1] 2 3 4
1
Notebooks e Handhelds / Botao de scroll
« Online: 09 de Junho de 2008, 20:14 »
Nos notebooks alem do scroll pelo touchpad da pra fazer ele através do botão do meio. Geralmente ele se comporta como varios botoes, se você pressiona um pouco na parte de baixo ele deveria rolar para baixo, o mesmo para parte de cima, direita ou esquerda.

O problema é que esses botões estão mapeados para outras funcções. Por exemplo, quando aperto na parte de baixo ele se comporta como se eu tivesse clicado com o botao direito. Alguem sabe como corrigir isso e fazer com que esses botoes funcionem como scroll?

2
Notebooks e Handhelds / Acer 5920 6080 - Alguns problemas
« Online: 08 de Junho de 2008, 18:29 »
O Acer 5920 6080 funciona muito bem com o ubuntu, mas eu gostaria de deixar ele 100% corrigindo alguns detalhes.

1 - Luz do botão de conexão wireless. O botão funciona, mas quando ele esta ativado ele deveria ficar com a luz acesa e isso nao acontece.
2 - Ao voltar da hibernacao a luz em volta do botao de power continua pesquisando como se ele tivesse hibernando ainda
3 - As teclas multimidia nao funcionam, mas as mesmas funcoes que podem ser acessadas por Fn+algumas teclas funcionam normalmente.

Se alguem souber como resolver algum desses problemas, ou todos eles quem sabe :P, eu agradeço.

3
Projetos da Comunidade / TextFlow
« Online: 17 de Outubro de 2007, 11:52 »
Olá pessoal, estou iniciando esse tópico para que vocês conheçam o editor TextFlow. Para quem quiser ter um primeiro contato com o programa eu recomendo olhar os 3 primeiros screencasts mostrando algumas funcionalidades já implementadas.

As primeiras perguntas que vocês devem estar fazendo são: Mais um editor? Por que eu vou passar a usar ele? O que ele vai trazer de novo?

Para responder isso rapidamente vou citar algo que já ouvi/li algumas vezes: "a comunidade linux está cansada de editores complicados." Será que é realmente necessário precisar reaprender todos os atalhos que pareciam naturais? Ou ainda, será que é necessário programar todas as suas preferências para o editor ficar usável? Reflitam ;D

Eu não vou me prolongar nessa discussão, eu criei esse post para dizer que as portas estão abertas para quem tiver vontade de ajudar.

O TextFlow é escrito em Python, portanto, quem souber programar nessa linguagem poderá ajudar bastante.

Em breve uma versão alpha será lançada, é muito importante que as pessoas usem o aplicativo e que reportem possíveis bugs encontrados, dessa forma vocês ajudarão a construir um software cada vez mais sólido.

Por enquanto é isso, espero que tenham gostado dos primeiros screencasts e se alguém estiver afim de ajudar se pronuncie.

4
Dicas e Truques / Autorando DVDs no Linux
« Online: 23 de Dezembro de 2006, 15:47 »
Durante muito tempo eu procurei uma ferramenta para criação de DVDs com menus, legendas, edição de capítulos e outras coisinhas que funcionasse no Linux. Eu nunca tinha encontrado um bom o suficiente para fazer um tutorial realmente interessante para quem precisa de um aplicativo assim.

O ManDVD é um programa que usa bibliotecas do KDE, mas que pode ser usado normalmente no Gnome, que tem muitos recursos para uma autoração de qualidade de um DVD. Faça o download do ManDVD aqui: http://kde-apps.org/content/show.php?content=38347. Depois disso instale o programa de acordo com sua distribuição e execute-o.

Ao abrir o ManDVD uma janela aparecerá (figura 1), nela você pode escolher começar um novo projeto ou carregar um já existente. No nosso caso vamos começar um projeto novo. Escolha uma pasta de destino (destination folder) onde o programa irá criar arquivos temporários para criação do DVD e onde ele criará o resultado final. Aconselho que você crie uma nova pasta. No campo Standard coloque NTSC e no campo size escolha a resolução 720x480. Para finalizar confirme.

Agora precisamos adicionar o(s) vídeo(s) ao nosso DVD. Para isso clique em "Add a video to your project" que fica no menu lateral. Uma nova janela será aberta (figura 2) e nela você poderá escolher se quer que o vídeo seja representado no menu por uma imagem ou por um texto. Se você não escolher nenhuma imagem o vídeo aparecerá no menu com o nome definido no campo "video title". Há varias maneiras de selecionar a imagem, uma é importando uma imagem do seu computador e outra é capturando do próprio vídeo (botão extract an image from the video). Depois de tudo escolhido clique em OK.

Após o vídeo ser adicionado você pode definir os capítulos e/ou adicionar legenda. Para fazer isso use os botões "Define chapters" e "Subtitle management" respectivamente.

Escolha quantos vídeos desejar e sempre fique de olho no campo "Total file size" lá embaixo do programa que informa a o tamanho total ocupado pelos arquivos.

Quando tudo estiver pronto clique em Next.

O próximo passo é o início da criação do menu (figura 3). Você pode selecionar uma imagem, um vídeo ou apenas uma cor para o background. Para isso use novamente o menu lateral. Escolhido o fundo do seu menu agora você precisa escolher a fonte usada no menu e as cores usadas nele. Ainda existe a possibilidade de adicionar uma música ao menu. Todas essas opções estão no menu lateral.

Chegou a hora da criação do menu (figura 4), clique no nome do vídeo que será adicionado ao menu e depois clique em "add video to the menu", mova a imagem/texto e posicione onde você desejar. Quando tudo estiver pronto clique em Next.

Finalmente chegamos na última tela. Primeiramente cliquem no botão "Options" lá embaixo. Na janela que será aberta (figura 5) você poderá definir a fonte da legenda, o bitrate do vídeo, etc.

Se você por acaso esqueceu alguma coisa, ou deseja fazer alguma alteração sinta-se a vontade para voltar "Previous" e fazer as devidas modificações. Antes de iniciar a criação do DVD você pode escolher a prioridade de execução, se você vai continuar usando o computador eu aconselho baixar a prioridade pra metade ou até menos, se não você pode deixar no máximo. Quando tudo estiver pronto clique em Generate DVD structure.

Esse processo pode demorar um pouco. Depois de finalizado o ManDVD lhe dar as opções de gravar o DVD com o K3b, gravar a partir do próprio programa ou criar criar uma imagem ISO. Se você não tiver o k3b insalado a segunda ou terceira opção é a melhor. Ainda há a possibilidade de gravar normalmente o DVD com os arquivos da pasta DVD criada dentro da pasta de destino que foi setada no início de todo o processo.

Eu não abordei todos os detalhes do ManDVD nesse tutorial, porém seguindo ele você já consegue fazer uma boa autoração de um DVD, em breve eu darei mais dicas para uma edição mais avançada.

Fonte: yLog

5
Dicas e Truques / Múltiplos CTRL+C's e CTRL+V's no Gnome
« Online: 16 de Dezembro de 2006, 13:02 »
O programa Glipper traz mais um recurso para o copiar e colar, agora você tem a possibilidade de copiar vários textos e depois colar qualquer um deles que estejam no histórico. Um programa parecido já existia para o KDE, porém os usuários do Gnome ainda estavam orfãos de um aplicativo desse nível.

No site do Glipper não existem pacotes pré-compilados, para fazer a instalação é necessário compilar o código fonte (calma não desistam agora). A compilação do programa é bem simples, só precisa do básico ./configure, make e make install. As dependências são poucas e se estiver faltando algo o ./configure irá acusar.

O uso do programa é o mais simples possível. A cada Ctrl+C o texto é armazenado no histórico que tem limite definido pelo usuário e o Ctrl+V cola o último texto copiado. Para selecionar outro texto para ser colado é só teclar o atalho Ctrl+Alt+C, isso abrirá um menu com o histórico do clipboard.

fonte: http://ylog.blogspot.com/

6
Dicas e Truques / Atalhos personalizados no Ubuntu
« Online: 12 de Dezembro de 2006, 00:04 »
Texto retirado do meu blog:

Para quem usa o Ubuntu a maneira mais simples de personalizar seus atalhos é usando a aplicação "Atalhos de Teclado" (Sistema>Preferências>Atalhos de Teclado). Lá você pode encontrar várias ações pré-definidas, a maioria já tem atalhos setados, porém existem outras que estão desativadas. Eu atribui atalhos para ações rotineiras como abrir a pasta pessoal e executar o terminal, ainda vale lembrar que abrir o menu "Aplicações" e abrir o diálogo "Executar Aplicação" já têem atalhos definidos, alt+f1 e alt+f2 respectivamente.

Ao abrir o configurador você deve ter notado uns atalhos estranhos, 0xf5, 0xe5, 0xb2. Mas o que vem a ser isso? Esses são atalhos para teclados multimídia, aqueles com um monte de botões e funções extras.

Bem... temos uma bela possibilidade agora. Se seu teclado não é multimídia não é por isso que você vai ficar sem algumas mordomias. Fique a vontade para setar todos os atalhos que você quiser e assim seu teclado de menos de R$20,00 poderá abrir vários aplicativos, aumentar som e ejetar o drive de CD com uma simples combinação de teclas.

7
Café com Ubuntu / Propaganda agressiva
« Online: 25 de Setembro de 2006, 21:18 »
Todos devem conhecer o Google Ad Sense, o famoso sistema de publicidade do google que de acordo com o site que você está navegando ele mostra propagandas relacionadas, assim atingindo melhor o público alvo.

Navegando no sourceforge meio que por acaso vi uma propaganda sobre uma distribuição linux a qual me espantou pelo grau de agressividade. Vejam a imagem abaixo:



Esse tipo de propaganda que tenta usar falsos defeitos dos outros para aparecer são bem negativas, achei super deselegante a maneira com que o Freespire tenta parecer melhor que o Ubuntu de uma maneira que leva a entender que o segundo não tem suporte a mp3, DVDs, etc.

Claro que após ver isso eu cliquei na propaganda para ver do que realmente se tratava, mesmo ja tendo visto o link do Freespire embaixo. Clicando no link fui levado a uma página wiki do Freespire como seguinte título “The Perfect Desktop Linux OS”, O SO Linux para Desktop Perfeito. Ainda bem que o conteúdo do wiki é bem mais ameno que o da propaganda, ele apenas diz que no Freespire já tem suporte multimídia ativado por padrão e mostra alguns links ensinando como fazer isso em outras distribuições.

Quero deixar claro que eu não tenho nada contra outras distribuições linux, muito menos contra o Freespire que eu nunca usei e não posso falar nada nem contra nem a favor, só acho esse tipo de propaganda um tanto apelativa.

O que vocês acham disso? Queria ver a opinião do pessoal.

Post retirado do meu blog

8
Hardware e Periféricos / Atualizar BIOS
« Online: 23 de Setembro de 2006, 22:27 »
Alguem sabe como atualizar a BIOS sem precisar digitar nada com o teclado? Meu teclado nao funciona em modo DOS. Poderia ser também através do linux, onde o teclado funciona.

9
Sistema / Escolher para qual sistema reiniciar
« Online: 23 de Setembro de 2006, 00:04 »
Muita gente usa dual boot, e eu lembro que no Suse era possível escolher na hora de reiniciar se eu queria reiniciar pro windows, por exemplo. Mas no ubuntu nao encontrei essa opcao, alguem sabe se é possivel ou se existe algum programa que faça isso?

10
Hardware e Periféricos / Teclado USB e setup da BIOS
« Online: 22 de Setembro de 2006, 21:38 »
Essa duvida não é especifica do ubuntu, mas espero que possam me ajudar.

Comprei um teclado o USB e não consigo mexer o menu do grub com ele... andei pesquisando na internet e disseram pra ativar uma opção no setup. Daí eu descobri um problema maior, eu não consigo entrar no setup da BIOS teclando DEL, o teclado parece não está sendo reconhecido.

Teria como configurar a BIOS de outra maneira? Ou tem algum outro jeito do grub reconhecer o teclado?

PS: minha porta PS/2 nao funciona.

11
Programação e Scripts / IRB online
« Online: 19 de Setembro de 2006, 20:46 »


Interactive Ruby Shell (irb) é um shell para programação na linguagem de script orientada a objeto Ruby. O IRB é executado da linha de comando e permite ao programador experimentar criando código em tempo real (tradução livre do texto retirado da wikipedia).

Para quem está interessado em testar uns comandos da linguagem Ruby mas mesmo assim ainda não quis fazer nenhuma instalação, acabaram-se as desculpas, o irb tem uma versão online implementada nesse site: tryruby.hobix.com. O tryruby conta ainda com um help (digite help e tecle enter) que mostra varios comandos que você pode rodar no irb e consequentemente no Ruby.

A versão online é um pouco lenta, mas se você está apenas curioso para testar uns comandos daquela linguagem “nova” vale a pena. Se quiser fazer uns testes mais profundos não custa nada instalar o ruby e o irb (no ubuntu: sudo apt-get install ruby irb).

Mensagem adaptada de um post do meu blog.

12
Projetos da Comunidade / Instalador Ubuntu Games - Tópico Oficial
« Online: 28 de Agosto de 2006, 19:56 »
Descrição do projeto:

O Instalador Ubuntu Games (IUG) foi criado com os seguintes objetivos: tornar jogos para o linux mais acessivéis e facilitar suas respectivas instalações. Afinal as coisas não precisam ser complicadas, principalmente quando falamos em diversão.

Com poucos cliques qualquer usuário poderá instalar inúmeros jogos disponíveis para o Ubuntu. Você precisa apenas escolher os jogos desejados e esperar que o IUG faça as instalações.

Página oficial do ubuntu-games: www.ubuntugames.org

13
Jogos e Diversão / Ajudando o Instalador Ubuntu Games (IUG)
« Online: 11 de Julho de 2006, 21:36 »
A maioria dos ubunteros que gostam de games devem conhecer o site http://www.ubuntugames.org/ mantido pelo Coringao. Há algum tempo eu, ele, o LedStyle e alguns outros que tambem colaboraram (desculpem nao lembrar o nome do pessoal) começamos a criar o Instalador Ubuntu Games, com uma ideia de ser um automatix para games no ubuntu. Algum tempo passou e foi disponibilizado uma versão alpha do programa. Infelizmente faz algum tempo que o programa está parado e surgiu uma ideia de melhorar o IUG criando uma interface mais robusta. Mas depois de alguma conversao com o Coringao resolvemos tocar o projeto atual pra frente, vamos continuar a versão só em shell script e posteriormente migraremos o sistema para uma linguagem mais poderosa.

Para continuar o projeto estamos abrindo espaço para quem quiser ajudar, não são tantos pre-requisitos, precisamos apenas alguem com boa vontade, que queira particiar e que saiba um pouco de shell script (nada muito avançado é necessario). Quem estiver afim de ajudar por favor entre em contato comigo ou com o Coringao no #ubuntu-br na freenode para podermos discutir sobre o projeto, se nao tiver acesso ao irc deixe uma mensagem aqui mesmo com email ou ainda uma mensagem particular no forum.

14
Programação e Scripts / Ruby e Gtk
« Online: 15 de Junho de 2006, 20:29 »
O script pode ser encontrado nesse link: http://rafb.net/paste/results/CGfG6612.html

O problema é com o comportamento dos checkboxes dentro da treeview, eles nao funcionam direito como pode perceber rodando o script. O problema é que quando você clica em um row e depois em um checkbox de um row diferente ele muda o checkbox do row anterior. Se alguem souber como resolver isso eu agradeço.

15
Dicas e Truques / Convertendo .avi para dvd usando o Avidemux.
« Online: 30 de Abril de 2006, 16:11 »
Quem nunca quis transformar aqueles seus vídeos em alta qualidade para assistir no seu aparelho de dvd numa televisão bem maior que seu monitor? Por causa disso fiz esse tutorial explicando como usar o avidemux, uma ferramenta poderosa e que pra mim bate qualquer outra do concorrente M$ que eu conheça. Converter vídeos .avi para mpeg2 (formato do dvd) é muito fácil com o Avidemux. Se estiver usando o Ubuntu você pode encontrar o Avidemux pelo Synaptic. Abra o programa, clique em open e escolha o vídeo que você deseja converter. Se for detectado o audio no formato mp3 o programa perguntará se você quer construir o Time Map para o audio e o vídeo poderem ficar sincronizados. Clique em Build Time Map para o mapa ser construído. O Avidemux também pode detectar o Bitstream compactado (Packed Bitstream), clique em Yes para descompacta-lo. Depois disso o vídeo será aberto no programa. Agora vá no menu Auto>DVD e escolha as opcões de acordo com seu vídeo. Com isso o Avidemux configurará muita coisa necessária para converter de avi para dvd automaticamente, nós precisamos fazer apenas alguns ajustes. Do lado esquerdo do programa na parte de Audio clique em Filters e depois marque a opção normalize. Agora ainda do lado esquerdo só que na parte de Vídeo clique em Configure, em Encoding Type selecione Two Pass, e logo abaixo você pode selecionar com quantos megas você quer que o vídeo tenha (Lembre-se que o tamanho total do arquivo é a soma do vídeo + o audio, o avidemux tem uma calculadora que pode ajudar nessas contas). Você pode salvar o projeto, para não ter que fazer tudo isso novamente, vá no menu File>Save Project. E finalmente vamos salvar o vídeo no novo formato, cliquem em File>Save>Save Video. Agora é só esperar, dependendo do tamanho do vídeo o processo pode levar algumas horas, mas mesmo assim eu garanto que é mais rápido que muitos programas do windows, até hoje não conheço nenhum mais veloz que o avidemux.

Retirado do meu blog: http://ycode.wordpress.com/

Páginas: [1] 2 3 4