Autor Tópico: Microsoft muda estratégia e abre código de produtos  (Lida 3208 vezes)

Offline Dimas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Microsoft muda estratégia e abre código de produtos
« Online: 23 de Fevereiro de 2008, 00:25 »
A Microsoft anunciou hoje que abrirá o código de seus softwares e dará livre acesso a alguns de seus produtos, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de programas independentes. Com esta nova estratégia, a empresa segue os passos do Google, que teve grande sucesso ao incentivar os programadores a desenvolver programas para seus próprios aplicativos.

A companhia fundada por Bill Gates disse que propôs iniciar quatro princípios: "assegurar os códigos abertos, promover a portabilidade de dados, aumentar o apoio para os padrões industriais e buscar um compromisso mais aberto com clientes e indústria, incluindo as comunidades de código aberto".

Os princípios serão aplicados ao sistema operacional Windows Vista, Windows Server 2008, SQL Server 2008, Office 2007, Exchange Server 2007 e Office SharePoint 2007, assim como as versões futuras destes programas. A Microsoft tornará pública a informação técnica necessária em seu site e os programadores de software não precisarão pagar licenças nem outras taxas para ter acesso a ela.

"Estes passos representam um avanço importante e uma mudança significativa em como compartilhamos informação sobre produtos e tecnologias", disse o executivo-chefe da Microsoft, Steve Ballmer. "Durante os últimos 33 anos compartilhamos muita informação com centenas de milhares de parceiros no mundo todo e ajudamos a construir a indústria, mas o anúncio de hoje representa uma expansão importante rumo a uma transparência ainda maior", acrescentou.

Hoje, a Comissão Européia (CE) disse que "tomou nota" do anúncio da Microsoft. Em comunicado, o Executivo da União Européia (UE) disse que avalia "qualquer avanço" que contribua à compatibilidade entre os produtos dos diferentes fabricantes, mas lembrou que a Microsoft já fez anúncios semelhantes no passado.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2498481-EI4801,00.html

-------------------------------

É a tentativa de salvação. Mas eu só acredito vendo o código do windows!
Dimas Gabriel
digabriel[at]gmail.com

"Liberdade é a questão, a única e exclusiva questão."

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: Microsoft muda estratégia e abre código de produtos
« Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 08:19 »
Eu só acredito quando isso for verdade...

Offline prct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
  • Ubuntu 8.04 LTS
    • Ver perfil
Re: Microsoft muda estratégia e abre código de produtos
« Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 11:42 »
E eu acho que isso é só para ganhar tempo e a UE não aplicar a multa já estipulada para este ano e o passado. Desta forma a Microsoft irá ganhar mais 3 a 4 anos. Foi assim quando em 2002 a UE multou a Microsoft e só em 2007 na realidade essa multa foi aplicada e com muitas mentiras e jogadas de bastidores.
Asus T3 Intel 2Duo Core Quad 2.4, 2Gb Ram, 2x 160Gb HDD SataII, Asus EAH2600PRO 512Mb Ram

Offline dhiegospector3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
  • a sociedade é feita de inteligentes, e ignorantes.
    • Ver perfil
Re: Microsoft muda estratégia e abre código de produtos
« Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 16:04 »
isso é so jogada de marketing mandada pelo tiozinho bill.
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Microsoft muda estratégia e abre código de produtos
« Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 19:55 »
Ñ vejo pelo lado mal isso ñ.
P/ mim estamos iniciando um tempo de mudança no campo da informática, acho que é irremediável o avanço do software livre.
A pouco tempo li uma entrevista do Maddog sobre a história do software livre e estamos numa retomada de um tempo passado.
Assim como aconteceu um dia c/ a toda poderosa IBM, também a Microsoft vai ter que se adaptar ao um novo tempo, de softwares livre, ações online, etc.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: Microsoft muda estratégia e abre código de produtos
« Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 20:07 »
Ao contrário do que vem sendo divulgado, a MS não irá abrir o código de nenhum software. O que ela irá fazer é abrir os formatos dela para que outros softwares possam ler e gravar neles, além de permitir integração com outros softwares. É esse tipo de "abertura" que se refere, não abertura de código.

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Microsoft muda estratégia e abre código de produtos
« Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 21:22 »
Ao contrário do que vem sendo divulgado, a MS não irá abrir o código de nenhum software. O que ela irá fazer é abrir os formatos dela para que outros softwares possam ler e gravar neles, além de permitir integração com outros softwares. É esse tipo de "abertura" que se refere, não abertura de código.

Acredito mais neste fato!
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.