Autor Tópico: meu hd funcionando sem tabela de partiçoes. (resolvido)  (Lida 1699 vezes)

Offline adilson bts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
    • Ver perfil
meu hd funcionando sem tabela de partiçoes. (resolvido)
« Online: 07 de Julho de 2010, 19:50 »
pessoal tenho um hd de 250gb dividido em sda1 (vista) sda2 (:extendida ntfs) sda3 (home) sda5 (swaap) sda6 (/), tentei reinstalar o ubuntu pois ele nao monta mais nenhum dispositivo no desktop automaticamente... tenho que monta-los todos manualmente (cdrom, dvd, usb etc), pois bem, quando vou reinstalar ele diz que o meu hd nao tem nenhum sistema instalado e quer apagar o disco todo...  pelo gparted ele diz que o hd ""nao esta alocada"" e sem tabela de partiçoes... como faço pra corrigir isso, pois se vou reinstalar o ubuntu vou perder todos os dados da minha home... obrigado pela atençao de todos....

pois é pessoal, resolvido... a soluçao  foi começar tudo do zero... deletei todas as partiçoes e comecei de novo...
« Última modificação: 09 de Julho de 2010, 12:28 por adilson bts »
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

Offline sistematico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Sistematico
    • Ver perfil
    • Sistematico.org
Re: meu hd funcionando sem tabela de partiçoes.
« Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2010, 21:25 »
É só escolher particionamento manual, depois formatar somente a sda6(/) e escoher a sda3(/home) para ser sua home, mas sem formatar.
Eu faço sempre assim com Ubuntu, Arch Linux, Debian.

Mudo de distro quase toda semana sem perder meus dados ;D
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150
http://sistematico.org

Offline adilson bts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
    • Ver perfil
Re: meu hd funcionando sem tabela de partiçoes.
« Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2010, 21:27 »
É só escolher particionamento manual, depois formatar somente a sda6(/) e escoher a sda3(/home) para ser sua home, mas sem formatar.
Eu faço sempre assim com Ubuntu, Arch Linux, Debian.

Mudo de distro quase toda semana sem perder meus dados ;D

eu tambem faço assim, mas agora quando clico em particionamento manual diz que nao tem nenhum sistema instalado e que nao existe tabela de partiçoes no hd .... mt estranho
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

Offline sistematico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Sistematico
    • Ver perfil
    • Sistematico.org
Re: meu hd funcionando sem tabela de partiçoes.
« Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2010, 21:44 »
Apaga tudo e começa de novo :D
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150
http://sistematico.org

Offline adilson bts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
    • Ver perfil
Re: meu hd funcionando sem tabela de partiçoes.
« Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2010, 21:49 »
Apaga tudo e começa de novo :D

doi até de pensar... tenho quase 100gb na home... mas to pensando nisso...
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: meu hd funcionando sem tabela de partiçoes.
« Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2010, 21:57 »
Esse problema também ocorreu comigo. Usando gparted indicava disco vazio mesmo sendo o disco que estava com o Ubuntu em uso.
Utilizei a ferramenta testdisk para varredura do disco e levantamento da tabela de partições, em seguida, ele dá a opção de gravar a tabela encontrada na trilha 0 do disco para que volte ao normal.

Ao menos aqui funcionou. Lembre-se de fazer backup dos arquivos principais para não haver sustos.

Segue link dentre tantos falando deste assunto no google. Este é do mestre Morimoto.

http://www.gdhpress.com.br/kurumin7/leia/index.php?p=cap4-49

Ah, o testdisk está disponível no repositório do Ubuntu.

Boa sorte
Sds.
Junior