Autor Tópico: Dell Inspiron N4030 não tem o Alps Touchpad reconhecido.  (Lida 2554 vezes)

Offline Adilsonlp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Dell Inspiron N4030 não tem o Alps Touchpad reconhecido.
« Online: 02 de Novembro de 2011, 16:52 »
Olá pessoal.
Estou criando este tópico porque não encontrei no fórum algo que abordasse este assunto mais detalhadamente. Se por ventura já houver algum tópico que os moderadores entenderem que o assunto se encaixa, fiquem a vontade para alterarem.
Bem. O notebook Dell Inspiron N4030 em sua arquitetura utiliza o touchpad da Alps, instalando o Ubuntu Oneric Ocelot o touchpad é reconhecido como um mouse PS/2, perdendo portanto outras funcionalidades específicas do hardware.
Há também uma tecla que tem a função de desabilitar o touchpad que funciona perfeitamente quando o windows 7 está rodando. Mas quando o Ubuntu está ativo, a tecla fica inoperante.
Pude ver em alguns fóruns gringos o relato do problema, só que não achei a forma em corrigir este bug.
Se por ventura alguém souber alguma solução, postem neste tópico.
Penso que muitos usuários como eu ficará grato pelo problema solucionado.
 

Offline aroch4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Dell Inspiron N4030 não tem o Alps Touchpad reconhecido.
« Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2011, 21:42 »
O  touchpad do meu netbook Philco foi fabricado pela Sentelic, os quais sempre apresentam esse problema no Ubuntu. O fabricante disponibiliza em seu site um programa para Linux (fspc), porém, após instalado, o mesmo  deve ser iniciado por Terminal (o comando também é fspc).
Comigo deu certo (apesar de ser inferior ao programa original da Ubuntu que é compatível com os touchpad synaptics)

Offline spish

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Dell Inspiron N4030 não tem o Alps Touchpad reconhecido.
« Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2012, 15:07 »
Amigo boa tarde. Possuo um Dell N4030. Ele é ALPS onde o suporte as configurações avançadas ainda não é suportado pelo Kernel segundo outras comunidades. Atualmente utilizo Debian SID Kernel 3.2.1 e Gnome-Shell 3.2.1, mas acredio que o procedimento irá funcionar em outras versões do Kernel > 3.0 e também no Ubuntu, Qualquer coisa poste os resultados e dúvidas. Você precisa ter os pacotes de desenvolvimento em seu sistema pois os novos módulos serão compilados. Bom aqui está funcionando bem. Somente a rolagem horizontal não funciona ainda ou eu não descobri como configurá-la :). É interessante você ter também o pacote gpointing-device-settings para visulizar graficamente as informações do touch.

#aptitude install gpointing-device-settings

Obs.: O source que passarei está em fase de desenvolvimento. Não me responsabilizo por danos ao sistema.

No meu caso baxei os source do kernel (kernel.org) e compilei, mas acredito que o procedimento irá funcionar caso você baixar os fontes do repositório do Debian. Caso não funcione experimente baixar o release mais novo do Kernel e compile.

Vamos lá:

$ cd ~/Downloads

$ wget -c http://planet76.com/drivers/elantech/psmouse-elantech-v6.tar.bz2

$ tar -jxvf psmouse-elantech-v6.tar.bz2

# aptitude install build-essential

# aptitude install linux-headers-`uname -r`

# cd /usr/src/linux/drivers/input/mouse

# cp ~/Downloads/psmouse-elantech-v6/src/* .

# make -C /lib/modules/`uname -r`/build M=`pwd` psmouse.ko

# rmmod psmouse

# cp psmouse.ko /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/input/mouse/

# modprobe psmouse

Faça o teste, provavelmente a rolagem vertical deverá estar funcionando

Veja os resultados

$cat /var/log/Xorg.0.log|grep mouse

$xinput list

Você verá as informações relativas ao ALPS.

Mais informações podem ser adquiridas aqui:

Fonte: http://aur.archlinux.org/packages.php?ID=51343
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2012, 15:55 por spish »