Autor Tópico: erro na atualização do ubuntu  (Lida 5299 vezes)

Offline kcnp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
erro na atualização do ubuntu
« Online: 11 de Junho de 2008, 20:17 »
Gente, eu to com um problema na hora de atualizar o sistema. Sempre que mando atualizar ele baixa normalmente as atualizações, o problema é na hora de instala-las. Acontece que depois da atualização aparece o seguinte erro:

E: linux-ubuntu-modules-2.6.24-18-generic: subprocesso post-installation script retornou código de saída de error 1
E: linux-image-generic: problemas de dependência - deixando desconfigurado
E: linux-generic: problemas de dependência - deixando desconfigurado

Isso começou, senão me engano, com o kernel 2.6.24-17.
Eu fiz uma reinstalação do ubuntu mas o problema continuou.
Esse erro também aparece quando eu tento instalar algum programa. Aparentemente o programa instala normalmente mas sempre aparece aquela mensagem de erro, por isso eu fico com medo dos programas não funcionarem direito.

|**EDIT*| Acabei de perceber que agora nem o synaptic ta funcionando, pelo que percebi pelo mesmo erro. Não consiguo instalar mais nada pelo synaptic, só consegui instalar como aptitude.
« Última modificação: 15 de Junho de 2008, 22:15 por kcnp »
kcnp

alarcon

  • Visitante
Re: erro na atualização do ubuntu
« Resposta #1 Online: 16 de Junho de 2008, 17:27 »
Gente, eu to com um problema na hora de atualizar o sistema. Sempre que mando atualizar ele baixa normalmente as atualizações, o problema é na hora de instala-las. Acontece que depois da atualização aparece o seguinte erro:

E: linux-ubuntu-modules-2.6.24-18-generic: subprocesso post-installation script retornou código de saída de error 1
E: linux-image-generic: problemas de dependência - deixando desconfigurado
E: linux-generic: problemas de dependência - deixando desconfigurado

Isso começou, senão me engano, com o kernel 2.6.24-17.
Eu fiz uma reinstalação do ubuntu mas o problema continuou.
Esse erro também aparece quando eu tento instalar algum programa. Aparentemente o programa instala normalmente mas sempre aparece aquela mensagem de erro, por isso eu fico com medo dos programas não funcionarem direito.

|**EDIT*| Acabei de perceber que agora nem o synaptic ta funcionando, pelo que percebi pelo mesmo erro. Não consiguo instalar mais nada pelo synaptic, só consegui instalar como aptitude.

Tenho uma sugestão primeiramente abra um terminal (menu Aplicações > Acessórios > Consola (ou Terminal)) e digite:

sudo apt-get -f install

e logo em seguida:

sudo apt-get update

se indicar atualizações pelo gerenciador de atualizações (ícone laranja que aparece próximo ao relógio) faça as atualizações, principalmente as relativas a novas versões de kernel.

Se não resolver então faça mais isso:

cd /var/lib/dpkg/info

sudo rm  linux-ubuntu-modules-2.6.24-18-generic.*

agora digite:

sudo gedit /var/lib/dpkg/status

quando abrir o arquivo vá no menu Pesquisar e procure por: linux-ubuntu-modules-2.6.24-18-generic

quando encontrar remova toda esta linha que mostro logo abaixo:

Citar
Package: linux-ubuntu-modules-2.6.24-18-generic
Status: install ok installed
Priority: optional
Section: base
Installed-Size: 14960
Maintainer: Ubuntu Kernel Team <kernel-team@lists.ubuntu.com>
Architecture: i386
Source: linux-ubuntu-modules-2.6.24
Version: 2.6.24-18.26
Provides: ndiswrapper-modules-1.9
Depends: linux-image-2.6.24-18-generic
Pre-Depends: dpkg (>= 1.10.24)
Description: Ubuntu supplied Linux modules for version 2.6.24 on x86/x86_64
 This package contains modules supplied by Ubuntu for Linux kernel 2.6.24 on
 x86/x86_64.
 .
 You likely do not want to install this package directly. Instead, install
 the linux-generic meta-package, which will ensure that upgrades work
 correctly, and that supporting packages are also installed.

salve e ainda no terminal como root digite:

sudo apt-get --purge remove linux-ubuntu-modules-2.6.24-18-generic linux-headers-2.6.24-18-generic linux-image-2.6.24-18-generic linux-restricted-modules-2.6.24-18-generic

Para que ele não pegue o pacote que esteja no cache e sim que baixe outra vez da internet, limpe o cache com o comando:

sudo apt-get clean

OBS: se você tem pacote em cache que quer manter, copie-os da pasta /var/cache/apt/archives para um backup antes de executar o comando acima que limpará esta pasta de cache.

agora instale novamente este kernel assim:

sudo apt-get -y install linux-ubuntu-modules-2.6.24-18-generic linux-headers-2.6.24-18-generic linux-image-2.6.24-18-generic linux-restricted-modules-2.6.24-18-generic