Autor Tópico: Servidor Ubuntu 10.04 todo OK, falta VPN me indicam?  (Lida 3365 vezes)

Offline jebinha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Servidor Ubuntu 10.04 todo OK, falta VPN me indicam?
« Online: 15 de Abril de 2011, 13:12 »
Pessoal,

Sou usuário intermediário de Linux/Unix mas só atuava a nível Desktop standalone.
Me aventurei agora a transformar o servidor da empresa, que era um Windows 2003 Server, que já estava capengando bastante dando "tela azul" a toda hora.
A rede é composta por 4 PCs, dois Notebooks e um servidor.

O servidor tem 4GB de RAM, Dois HDs de de 80GB (pois é) e placa com 2 ethernet.
Instalei o Ubuntu Server 10.04 com:
- LAMP
- Squid
- Sarg
- DHCP3
- Samba

A internet entra pela eth0 direto do modem adsl roteado e o servidor roteia para as estações através da eth1 saindo para um router wireless.
Tudo funciona normal. As regras e restrições do Iptables estão OK, DHCP para as estações OK, as estações navegam normalmente e acessam a pasta compartilhada pelo Samba no servidor normalmente.
OBS: as estações são Windows XP e Windows 7.

O que quero agora é instalar uma VPN no estilo "server-client" para que pequenos serviços sejam feitos à distância acessando a rede interna.
Não quero optar pelo OpenVPN, quero usar o PPPTP por ser nativo nas estações clientes (Windows) e facil de acessar.
A minha grande dificuldade é achar alguma documentação prática para eu instalar o PPPTP no meu Servidor Ubuntu e liberar esse acesso remoto. Tudo o que vejo na web é muito vago, sem muitos detalhes e não quero me aventurar a estragar o que já está funcionando no servidor caso a VPN dê errado.

Será que alguém já insatalou uma VPN PPPTP com estas características para me dar umas dicas, ou quem sabe um passo-a-passo?
Já busquei aqui no forum mas não obtive êxito.

Desde já agredeço.
« Última modificação: 15 de Abril de 2011, 21:38 por jebinha »

Offline christianmarquesmg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Servidor Ubuntu 10.04 todo OK, falta VPN me ajudam?
« Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2011, 19:40 »
Ola Jebinha, tudo bem?

Porque não optar pelo openvpn? Com ele vc vai fazer não só os servidores se comunicarem, mas todas as máquinas da rede (Windows e Linux).

Configuração fácil, simples e descomplicada. Além de bem mais segura.

Toda sua rede se comunicará com a outra rede sem problemas algum, vai compartilhar impressoras, serviços e o que mais quiser.

Se tiver interesse, me informe que posto aqui como monta-la passo a passo.

Offline jebinha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Servidor Ubuntu 10.04 todo OK, falta VPN me indicam?
« Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2011, 21:43 »
Valeu pela resposta christianmarquesmg.

Eu tinha descartado o uso do OpenVPN porque justamente o PPPTP é nativo nas estações Windows e não teria de instalar nada nas mesmas. Com OpenVPN vou ter de instalar o cliente nas máquinas Windows também.

Outra coisa que me tirou do OpenVPN foi que imprimi vários tutorias até detalhados de como montar a rede com ele, e sinceramente, não achei "simples" não.
Um detalhe, não vou interligar servidores, e sim somente um servidor para dar acesso a algumas estações fora da rede interna.

Pois aceito sua ajuda, se o seu passo-a-passo for realmente simples, gosteria de tentar, já que (é fato) a OpenVPN é mais segura =]

Aguardo resposta então.

Abraços

Offline jebinha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Servidor Ubuntu 10.04 todo OK, falta VPN me indicam?
« Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2011, 16:42 »
Pessoal, é serio isso? Não tenho outra opção?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor Ubuntu 10.04 todo OK, falta VPN me indicam?
« Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2011, 21:36 »
jebinha, se vc já escolheu o PPTP, pq ainda nos pergunta? Implementa, cara. ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jebinha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Servidor Ubuntu 10.04 todo OK, falta VPN me indicam?
« Resposta #5 Online: 20 de Abril de 2011, 11:23 »
Amigo,
Não estou achando material para estudar e fazer a implementação.
E também, se o OpenVPN ainda for opção, estou querendo justamente essa luz de porquê e de como fazer =[

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor Ubuntu 10.04 todo OK, falta VPN me indicam?
« Resposta #6 Online: 20 de Abril de 2011, 11:52 »
Porquê OpenVPN? Pq é mais forte, pq é nativo, e pq é livre ("Free as an idea, not as a beer").

O como está amplamente divulgado nos vários tutoriais que você leu. Quanto à dificuldade, é só na primeira implantação. Depois disso, vc vai fazer bem rapidinho, até pq provavelmente vc vai usar as mesmas configurações em todos os clientes, no máximo mudando o conteúdo do certificado.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jebinha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Servidor Ubuntu 10.04 todo OK, falta VPN me indicam?
« Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2011, 00:16 »
Mas será que você tem algum tutorial mais didático para recomendar?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor Ubuntu 10.04 todo OK, falta VPN me indicam?
« Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2011, 21:55 »
Você já leu o do Carlos Morimoto, no Guia do Hardware?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D