Autor Tópico: Mídias não montam em um dos drivers de CD/DVD  (Lida 1610 vezes)

Offline nicoluis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Mídias não montam em um dos drivers de CD/DVD
« Online: 08 de Novembro de 2008, 12:23 »
Olá

Pesquise mas não encontrei nada que pudesse me ajudar.
Desde que instalei o 8.10 tive problemas para gravar CD/DVD. Primeiramente o K3B que instalei pelo apt-get não rodava. Até que achei no fórum uma dica para alterar as permissões do arquivo .ICEauthority. Ok, resolvido o problema.

Hoje estou precisamdo fazer um backup em DVD e as mídias virgens ou não, não montam no leitor/gravador CD/DVD Samsung. As mídias não virgens montam no leito CD/DVD LG.

Também acho estranho o 8.10 reconhecer uma partição FAT como mída removível. Toda vez eu precisava entrar com a senha do primeiro usuário para montar a partição. Resolvi (não sei se é a forma correta) este problema copiando a linha adicionada ao mtab depois de montar a partição, no fstab. Agora ela monta automaticamente na inicialização, porém ainda aparece no menu Locais como mídia removível.

Dados do meu PC:
Citar
Como está particionado o HD (ATA Samsung SP1614C):

sda1 - NTFS (minhas filhas ainda usam isto aqui)
sda2 - partição extendida
==> sda5 - fat32 - monta em /media/sda5
==> sda6 - swap
==> sda7 - ext3 - monta em /
==> sda8 - ext3 - monda em /home

FSTAB
Citar
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda7
UUID=e28c918e-a4bf-4012-8d0c-24d9b15c39dd /               ext3    relatime,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sda8
UUID=8e29d549-79ef-47c3-a428-1d7938d8e850 /home           ext3    relatime        0       2
# /dev/sda6
UUID=52f03e74-e3af-47d0-9947-72a1036a1198 none            swap    sw              0       0
/dev/scd1       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0
/dev/sda5       /media/sda5     vfat rw,nosuid,nodev,uhelper=hal,shortname=mixed,uid=1000,utf8,umask=077,flush 0 0 ==>> copiei do mtab

MTAB
Citar
/dev/sda7 / ext3 rw,relatime,errors=remount-ro 0 0
tmpfs /lib/init/rw tmpfs rw,nosuid,mode=0755 0 0
/proc /proc proc rw,noexec,nosuid,nodev 0 0
sysfs /sys sysfs rw,noexec,nosuid,nodev 0 0
varrun /var/run tmpfs rw,nosuid,mode=0755 0 0
varlock /var/lock tmpfs rw,noexec,nosuid,nodev,mode=1777 0 0
udev /dev tmpfs rw,mode=0755 0 0
tmpfs /dev/shm tmpfs rw,nosuid,nodev 0 0
devpts /dev/pts devpts rw,noexec,nosuid,gid=5,mode=620 0 0
fusectl /sys/fs/fuse/connections fusectl rw 0 0
lrm /lib/modules/2.6.27-7-generic/volatile tmpfs rw,mode=755 0 0
/dev/sda8 /home ext3 rw,relatime 0 0
/dev/sda5 /media/sda5 vfat rw,nosuid,nodev,uhelper=hal,shortname=mixed,uid=1000,utf8,umask=077,flush 0 0
securityfs /sys/kernel/security securityfs rw 0 0
binfmt_misc /proc/sys/fs/binfmt_misc binfmt_misc rw,noexec,nosuid,nodev 0 0
gvfs-fuse-daemon /home/nico/.gvfs fuse.gvfs-fuse-daemon rw,nosuid,nodev,user=nico 0 0

Resumindo, qual o problema para eu conseguir montar as mídias no gravador já que antes (logo que instalei o 8.10) funcionava???

Obriagado.

Offline nicoluis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Mídias não montam em um dos drivers de CD/DVD
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2008, 16:37 »
Ontem depois de ter postado a mensagem com o problema em reconhecer as mídias para gravação desliguei o PC. Horas mais tarde liguei o maldito (risos) e não é que eu havia esquecido um mídia virgem na gravadora e o Ubuntu reconheceu ?%#$##&* Consegui até fazer um backup de quase 4GB em um DVD. Já hoje pela manhã, nem com as bençãos divinas ele queria reconhecer.... Mudei quem era SLAVE para MASTER... daí o Ubuntu travou na inicialização... voltei para a configuração anterior... e agora mais uma vez ele reconheceu um CD virgem (fiz uma cópia do Ubuntu 8.10 para um amigo) e acabei de inseiri um DVD virgem para fazer outro backup de dados... e ele reconheceu... acho que a máquina virou sentimental... trabalha quando quer. Dentro de alguns dias volto e me reportar para dizer se o problema retornou ou sumiu de vez. Abraços a todos... e desculpem o aluguel...  ;)