Autor Tópico: Alternativa ao OpenOffice  (Lida 11035 vezes)

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Alternativa ao OpenOffice
« Online: 24 de Agosto de 2010, 21:40 »
Por enquanto no mundo OpenSource o OpenOffice é o melhor mas sempre existe alternativa a serem experimentadas.
Vamos começar com o Gnome-office

     Um processador de texto (Abiword);
     Uma planilha eletrônica (Gnumeric);
     Um programa gerenciador de banco de dados (GNOME-DB);
     Um editor de diagramas (Dia);
     Duas aplicações gráficas (Inkscape e o GIMP); e
     Uma aplicação de gerenciamento de projectos (Planner).
Exemplo de instalação de algum desses programas:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install -y abiwordVantagem do Gnome-Office é que seus programas são bem "leves" exigem menos recursos do seu pc.
Desvantagens: Cumpre sua função básica tem poucos plugins e extras.

Crie documentos, planilhas e apresentações on-line com o GoogleDocs


https://docs.google.com
Crie documentos básicos totalmente novos.
Todas as tarefas básicas podem ser realizadas com facilidade: criação de listas com marcadores; classificação por colunas; inclusão de tabelas, imagens, comentários e fórmulas; alteração de fontes etc. E isso tudo é grátis!

Faça upload dos seus arquivos existentes.
O Google Docs aceita os formatos de arquivos mais conhecidos, incluindo DOC, XLS, ODT, ODS, RTF, CSV, PPT, etc. Portanto, vá em frente e faça upload dos seus arquivos existentes.

Se tiverem mais sugestões é só postarem.
A área de trabalho conhecida facilita muito a edição.
Basta clicar nos botões da barra de ferramentas para aplicar negrito, sublinhado, recuo, alterar a fonte ou o formato de números, alterar a cor de fundo das células e assim por diante.

Vantagem: Não precisa ter editor de texto, editor de planilha em seu pc. Os arquivos ficam salvos como se fosse um e-mail e podem ser abertos de qualquer computador, se salvou por exemplo um arquivo texto como doc poderá abrir em qualquer pc com linux ou rwindows.
Desvantagem: Embora a Google esteja aprimorando cada vez mais ainda não tem tanto recursos como um Office MS ou OpenOffice.


ZOHO outro site com aplicativos office online semelhante ao google docs.

http://www.zoho.com/index2.html
vantagem:mesmo que o google docs
desvantagem:mesmo que o google docs


IBM LOTUS


A IBM já tem também uma ótima solução. Usei um tempo e achei só um pouco mais pesada, diz Clcampos.
http://symphony.lotus.com/software/lotus/symphony/home.nsf/home
vantagem: funciona bem, e é bem completa
desvantagem: um pouco pesada
« Última modificação: 25 de Agosto de 2010, 00:34 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Alternativa ao OpenOffice
« Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2010, 21:45 »
A muito tempo não uso o Abiword e o Gnumeric.

Eles estão bons?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Alternativa ao OpenOffice
« Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2010, 21:48 »
O abiword está. Nunca usei o gnumeric. Fico com o o writer porque é mais completo e mais automatizado, também mais personalizável. Mas o abiword é poderoso, sim. Ainda testo ele como processador principal.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Alternativa ao OpenOffice
« Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2010, 21:59 »
o único problema para mim dessas suites são as planilhas. Nem mesmo o OpenOffice consegui ser tão bom quando o concorrente mais poderoso.

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Alternativa ao OpenOffice
« Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2010, 22:00 »
Ué, mas nunca vi ninguém testa o Google Docs. Acho que é só eu que uso. Mente aberta pessoal testem ele também.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Alternativa ao OpenOffice
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2010, 22:04 »
Caras, o que eu acho muito complicado no Gnome-Office é que, ao mesmo tempo que tem um editor gráfico poderoso como o Gimp, e uma planilha eletrônica igualmente poderosa como o GNUmeric, lhe falta algo tão extrema e estupidamente básico como um simples programa de exibição de apresentações, a lá Power Point. Isso torna o Gnome Office, como suíte, instantaneamente inútil para mim. Sei que para este fim há programas "gnome-based" como o Criawips, mas temos que convir que ele ainda está muito longe de ser algo realmente utilizável.

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Alternativa ao OpenOffice
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2010, 22:27 »
A muito tempo não uso o Abiword e o Gnumeric.

Eles estão bons?

Os dois estão bem melhor que uns dois anos atrás. Visualmente também estão mais agradáveis.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Alternativa ao OpenOffice
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2010, 22:32 »
Vou testar, não na minha máquina mas em uma máquina virtual.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Alternativa ao OpenOffice
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2010, 22:47 »
Ué, mas nunca vi ninguém testa o Google Docs. Acho que é só eu que uso. Mente aberta pessoal testem ele também.

Eu uso o Google Docs para algumas coisas mas não acho que seja o mesmo que o Word ou o BrOffice Writer. Tem menos facilidades de formatação, estilos, etc. sem falar no fato de que (provavelmente por ser html) ele às vezes muda, por conta própria, a formatação que você fez.

Então, eu o uso para alguns arquivos simples e, principalmente, para sincronizar com meu smartphone.

Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Alternativa ao OpenOffice
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2010, 23:16 »
como disse aqui - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,48951.msg397435.html#msg397435
o legal do openoffice e do ms-office é a integração dos programas office
o que ñ acontece c/ o gnome-office, s/ falar que a qualidade dos programas dessa suite ainda está muito, mais muito cru.

o google docs, o zoho, e várias outras ferramentas on-line (e off-line) suprem bem o uso básico p/ tais fins, mas substituir uma suíte do nível do open-office, ms-office ñ dá.

e como anda o lotus, o office da ibm?
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Alternativa ao OpenOffice
« Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2010, 23:23 »
O problema é que a Oracle já disse que não está nem aí para o OpenOficce. Vai defender algo que de uma hora para o outra o Oracle para de dar suporte, já o gnome-office e google docs são inferiores mais vão melhorar ao longo do tempo, o que talvez não aconteça mais com o OpenOffice.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Alternativa ao OpenOffice
« Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2010, 23:30 »
A IBM já tem também uma ótima solução. Usei um tempo e achei só um pouco mais pesada.

http://symphony.lotus.com/software/lotus/symphony/home.nsf/home

A Oracle realmente esta fazendo um estrago nas perspectivas, mas acho que se ela abandonar o OpenOffice nós acabaremos vendo outros assumires, ao menos espero!
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Alternativa ao OpenOffice
« Resposta #12 Online: 24 de Agosto de 2010, 23:41 »
Citar
Ué, mas nunca vi ninguém testa o Google Docs. Acho que é só eu que uso. Mente aberta pessoal testem ele também.

Cheguei a fazer a maior propaganda dele lá na faculdade pra ver se facilitaria pra fazer os relatórios do grupo.
Usei esse vídeo aqui pra mostrar as vantagens para o pessoal e eles até se empolgaram no início, mas no fim acabou nem dando certo.

http://www.youtube.com/watch?v=FdWLN3P-Obc

Já cheguei até a testar o Zoho, mas foi por pouco tempo.
Lembro que na época ele tinha mais recursos que o Google Docs.

http://www.zoho.com/index2.html

Nunca testei a suite da Adobe, mas parece que tem algumas coisas legais lá.

https://acrobat.com/

Quanto ao Office Online, cheguei a dar uma olhada rápida uma vez e nem fiquei muito tempo.
Ameacei fuçar nele um pouquinho hoje, mas a preguiça foi maior. (rsrs)

http://office.live.com/

Obs.: parece que ele ta bem diferente da outra vez que eu vi.  :-\

Falando das versões "comuns" e sendo bem sincero, gosto muito do OpenOffice, mas sou mil vezes mais o Office 2007/2010.




Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Alternativa ao OpenOffice
« Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2010, 00:02 »
Quanto ao Office Online, cheguei a dar uma olhada rápida uma vez e nem fiquei muito tempo.
Ameacei fuçar nele um pouquinho hoje, mas a preguiça foi maior. (rsrs)

http://office.live.com/

Obs.: parece que ele ta bem diferente da outra vez que eu vi.  :-\

Mas para usar o office.live você deve ter o Office instalado em tua máquina.

Vou colocar no primeiro poste a sugestão do clcampos do lotus do IBM e a sua do Zoho.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Alternativa ao OpenOffice
« Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2010, 00:12 »
Citar
Mas para usar o office.live você deve ter o Office instalado em tua máquina.

Será? Eu acho que não!

Pelo o que eu sei, é necessário ter o Silverlight e uma conta no Hotmail.
Apenas isso!

Já viu isso aqui?

Citar

Aprex

Pacote de aplicativos online com calendário, agenda, lista de contatos, tarefas, bloco de notas e criar apresentações de slides. Em português.

Aviary

Conta com as seguintes ferramentas online: edição de imagem, edição de cores, edição de efeitos, edição vetorial, edição de áudio, marcação de imagens e captura de tela. Em inglês.

Docs for Facebook

Mais um dos conjuntos de aplicativos online, só que este é em parceria com a Microsoft e, portanto, disponibiliza o Microsoft Word online, Microsoft Excel online e Microsoft PowerPoint online. Em inglês.

Google Docs

Suíte de aplicativos online que dispõe de editor de texto, planilha e criar apresentações de slide. Em português.

Microsoft Office Live / Windows Live Office / Microsoft Web App / Office Web Apps

É o Microsoft Office online, cuja aparência é a do MS Office 2010. Mas nesse conjunto de aplicativos online há apenas o Microsoft Word Web App, Microsoft Excel Web App, Microsoft PowerPoint Web App e Microsoft OneNote Web App (bloco de anotações). Em inglês.

ThinkFree

Interface semelhante ao Office. Processador de texto, fazer planilha eletrônica, criar apresentação de slide e anotar. Em inglês.

Zoho Work

Outro dos pacotes de aplicativos online e tem processador de textos, fazer planilhas eletrônicas, criar apresentação de slides, anotações, agenda de compromissos com lembrete, banco de dados e outros recursos. Em inglês.

Fonte: http://amplarede.com.br/index.php/suites-de-aplicativos