Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Mensagens - Solid One

Páginas: [1] 2 3 ... 22
1
Iniciantes / Re: Problema com programa openshot
« Online: 19 de Novembro de 2013, 16:49 »
Qual é a versão do Ubuntu que você está utilizando?

Pressupondo que seja a 12.04, você talvez esteja usando uma versão relativamente antiga do programa. No 12.04, o Openshot disponível nos repositórios ainda é a versão 1.0 ou 1.1 (não lembro ao certo). A versão mais atual é a 1.4.1 ou 1.4.3, uma das duas.

É possível instalar a versão mais atual do programa através de PPAs, repositórios de terceiros. O link abaixo contém instruções de como instalar a versão mais atual do programa:
http://www.webupd8.org/2012/01/openshot-video-editor-141-released.html

Após isso, tente novamente e veja se o problema ainda persiste.

2
Entendo seu ponto de vista.

Entretanto, veja que o filtro de bloqueio as atualizações do Kernel está apenas no Gerenciador de atualizações, com o lembrete que pode ser alterado a qualquer momento pelo usuário.

Eu, por exemplo, utilizo o Mint 13, nunca mexi nesses filtros (estão liberadas apenas atualizações nível 1, 2 e 3), mas ainda assim atualizo o kernel normalmente, seja via terminal (sudo apt-get update ; sudo apt-get dist-upgrade), seja via Synaptic.

A questão dos níveis de atualizações do Mint não vale muito pra usuários avançados, pois ao você instalar atualizações através dos comandos:

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get upgrade
$ sudo apt-get dist-upgrade

você supostamente receberá atualizações de todos os níveis: do 1 ao 5. E se não receber, é só reativar os níveis no gerenciador de atualizações e repetir os comandos.

Em outras palavras, isso só vale para usuários leigos que querem utilizar o sistema operacional sem conhecer nada técnico referente a terminal e por aí vai (Ex.: aquela tia que não aguenta lidar com vírus do Windows e pede para você resolver o problema, e você instala o Mint para ela). Por não conhecer nada técnico, a grande maioria dos usuários leigos usa o sistema operacional tudo nos padrões, ou seja, sem receber atualizações de segurança referente a kernel e Xorg.

Ainda faço uma última observação quanto a essa questão: levando ao pé-da-letra a teoria do crítico aos filtros do Mint, só seriam realmente seguros distros Rolling Release, tal qual o Arch. As demais, mesmo o Ubuntu e derivados, todas são "inseguras".

Distros mais conservadoras, então, tal qual o Debian Stable e a Red Hat seriam verdadeiras "peneiras", concorda?

Entretanto fica a pergunta: por que essas "peneiras" são as preferidas pelos servidores, sistema onde a segurança é um critério crítico e essencial? É para refletir, não?

Distribuições que não são Rolling Releases são inseguras? Não necessariamente. Distribuições "Rolling Releases" como o Ubuntu 12.10, 13.04 e 13.10, por possuírem kernels e X.Orgs mais novos, não são necessariamente mais seguras que o último LTS lançado, o Ubuntu 12.04. Isso porque embora o 12.04 ainda utilize o kernel 3.2, até hoje a distribuição vem recebendo atualizações de caráter security patches, ou seja, correções de segurança. A versão do kernel continua na 3.2 até o fim da sua vida útil, devido ao fato de congelarem versões dos pacotes quando cada versão do Ubuntu é lançada, mas essas atualizações de segurança supostamente garantem que a máquina esteja protegida contra essas falhas de segurança.

Claro, isso só vale para distribuições que ainda possuam suporte oficial por parte da canonical. O Ubuntu 10.04, por exemplo, teve seu suporte para desktops encerrado em maio desse ano. Devido a isso, ele passou a não receber mais as atualizações de segurança que versões mais novas do Ubuntu recebem. Você ainda pode baixar normalmente programas dos repositórios (ainda não foram movidos pro "Old-Releases", creio eu), mas as atualizações de segurança não virão mais. No entanto, o suporte para Ubuntu 10.04 para servidores vai até 2015, de modo que servidores com 10.04 ainda receberão as atualizações de segurança.

Essa questão de atualizações de segurança vale não só pro kernel, como também pro X.Org e outros pacotes do sistema.

O 'x' da questão não você ter uma distro com kernel e X.Org de ponta, e sim a distro receber as devidas atualizações de segurança, o que em partes o Mint aparenta não receber.

3
Eu sou um entusiasta de software livre, e tenho utilizado tanto Ubuntu como o Mint. Ambos são excelentes, sobretudo o Mint no que diz respeito a manter o velho paradigma do Gnome2. MATE e Cinnamon são modos gráficos que me chamam bastante a atenção, embora eu tenha me acostumado de vez com o Unity e seu novo paradigma.

Mas sobre a notícia, eu não vi a fundo os detalhes sobre os pacotes e atualizações, mas não creio que a notícia seja tendenciosa e mentirosa. Talvez tenha havido equívocos quanto às atualizações do Firefox (que são nível 2, logo são atualizadas por padrão), mas apenas isso. De resto, creio que a questão de atualizações de segurança suprimidas ainda prevalece.

Se você verificar desde o início a lista de discussão onde surgiu essa alegação, dá pra notar que a conversa sequer começa com um ataque ao Mint. Ela começa com um usuário que queria criar uma nova distribuição baseada no Ubuntu, porém com modo gráfico estilo Gnome2. O usuário ainda queria torná-la um dos flavors do Ubuntu no futuro. O envolvimento do Mint nisso tudo surgiu quando um usuário lançou a pergunta: "Qual seria diferença da sua distribuição e do Linux Mint com MATE?"

Foi aí que o engenheiro da canonical, que após ler a pergunta na lista de discussão, fez sua alegação. Mas ele não fez de forma gratuita. Ele postou esse link do github demonstrando uma lista de pacotes que o Mint não atualiza por padrão. Alguns dos pacotes são do Ubuntu, outros do Mint. Não entendi ao certo a lógica por trás do que é suprimido ou não no arquivo de regras desse link, mas creio que ao menos os pacotes de nível 4 e 5 ali listados não são atualizados. Isso involve atualizações de kernel e X.Org, no mínimo.

Ainda sobre a lista de discussão, os usuários lá presentes seguem um código de conduta onde críticas destrutivas são descartadas, e críticas construtivas são reconhecidas apenas com provas ou fontes. Um usuário até tenta lançar um pequeno "flame" na discussão, mas é repreendido na hora pelos outros usuários. Logo, a discussão pode até ter alegações falhas no que diz respeito ao uso do Firefox no Mint, mas dificilmente a mesma é tendenciosa.

Além das listas de discussão, os comentários acerca desta notícia no Omgubuntu também sugerem que a notícia é, em partes, verídica. Vários usuários estão discutindo a questão de uma maneira que dá a entender que a notícia não é tendenciosa. Alguns comentários sugerem que Kernels e X.Org sem correções de segurança podem gerar inúmeras brechas de invasão em máquinas. Um X.Org inseguro, por exemplo, definitivamente pode se tornar um problema relacionado a internet banking, pois no momento que você pode compartilhar via streaming a tela de um computador para outro (via VNC ou similar), isso vira uma questão de segurança. E já que que uma aplicação também tem permissão de controlar outra, certamente não é algo seguro. Mas quando o X foi concebido, não havia internet, então suprimir atualizações do X.Org é similar a inúmeras falhas de segurança que a Microsoft, por exemplo, tem cometido a cerca de 10 anos, na época do Windows 98 e XP.

Já sobre a nota pública de Clem onde ele explica o caso, ele deixa bem claro:

"Já explicamos o porquê das políticas de atualizações do Ubuntu não serem boas o bastante para nós, e consequentemente nós desenvolvemos o gerenciador de atualizações (com a classificação de níveis entre atualizações) para resolver este problema em particular. Quanto ao Firefox, trata-se de uma atualização de nível 2, logo o mesmo é atualizado na mesma hora que o Ubuntu. E quanto às atualizações de kernel e X.Org, por padrão estas são suprimidas no Mint, enquanto que no Ubuntu não. E temos uma razão muito boa para isso."

Embora ele não tenha definido precisamente o que seria exatamente sua "razão muito boa" para estas atualizações terem sido suprimidas no Linux Mint, o consenso comum entre usuário na web parece ser que atualizações de kernel e X.Org são suprimidas justamente por questões de estabilidade e performance, visto que problemas relacionados a isto podem surgir após a instalação destas atualizações.

Vendo por este ponto, de várias maneiras isso é até compreensível, mas ainda sim pode deixar o sistema inseguro.

4
Oliver Grawert, um engenheiro da Canonical fez uma alegação um tanto controversa hoje quanto ao Linux Mint.

Explicando melhor, o Linux Mint utiliza os mesmos repositórios que o Ubuntu (fora alguns adicionais onde ela disponibiliza os pacotes desenvolvidos por ela própria). No entanto, o Mint possui um gerenciador de atualizações diferenciado, onde este rotula as atualizações de segurança em níveis:

  • As atualizações de Nível 1, por exemplo, contém pacotes certificados mantidos diretamente pelo Linux Mint;
  • As de Nível 2 contém pacotes recomendados, desenvolvidos por terceiros ao Mint porém foram testados e aprovados pela mesma;
  • As de Nível 3 contém pacotes seguros que, embora não tenham sido testados pela equipe do Mint, acredita-se que sejam seguros.

Há também os níveis 4 e 5, que contém atualizações que podem afetar a estabilidade do sistema. Por padrão, apenas os níveis 1, 2 e 3 são ativados, enquanto que os níveis 4 e 5 não o são (embora seja possível ativar esses níveis pelo gerenciador de atualizações do Mint). É mais ou menos a mesma lógica que a das atualizações do tipo proposed no Ubuntu, onde o usuário pode optar por receber atualizações ainda não testadas (ou seja, para que o próprio usuário possa testá-las).

No entanto, há uma série de atualizações de segurança dos repositórios do Ubuntu, que são relacionadas a kernel, Xorg ou similares, e por padrão o Linux Mint as suprime devido a estas serem de níveis 4 e 5. E esta é a raíz do problema, segundo o engenheiro da Canonical. Grawert alegou o seguinte:

"Ao invés de apenas integrar as mudanças corretamente com os pacotes no repositório do Ubuntu, eles suprimem totalmente as atualizações (de segurança) para eles. Eu diria que suprimir intencionalmente a atualização de um pacote vulnerável relacionado a kernel, browser ou Xorg, ao invés de permitir que as atualizações de segurança fornecidas sejam instaladas, torna o sistema vulnerável. (...) Pessoalmente, eu não utilizaria esta distribuição para realizar operações de Banking online."

Mas isso realmente implica dizer que os usuários do Mint estão realmente em risco?

Sim e não. A maioria das falhas de segurança, que foram corrigidas em atualizações que os desenvolvedores do Mint intencionalmente recusam-se a atualizar, são ambas documentadas e conhecidas, mas raramente exploradas por hackers. Em outras palavras, o risco existente de fato é, pelo menos por enquanto, em sua maior parte teórico.

Sem falar também que, até hoje, não há nenhum incidente conhecido de furto online, resultado a partir do uso de Linux Mint (ou qualquer outra distribuição Linux baseada no Ubuntu que possua atualizações sem correção) que tenha sido feito com base em algum dos exploits referenciados por Grawert, no site de listas de discussão do Ubuntu, conforme referenciado no link ao lado: https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-devel-discuss/2013-November/014770.html.

Mas enfim, só porque ninguém se aproveitou dessas brechas de segurança para invadir computadores com Mint, não quer dizer que ninguém o fará algum dia.

Notícia retirada, em sua maior parte, do seguinte artigo do site Omgubuntu:
http://www.omgubuntu.co.uk/2013/11/canonical-dev-dont-use-linux-mint-online-banking-unsecure

5
Aplicativos / Re: Como aumentar tamanho de vídeo mp4 no Ubuntu
« Online: 25 de Outubro de 2013, 09:41 »
Sua pergunta não está clara.

Você tem um arquivo de vídeo em resolução de, digamos, 640x480, e quer aumentar sua resolução para 1280x720? Se for esse o caso, não compensa. O tamanho do arquivo de vídeo ficará no mínimo duas vezes maior que antes, e a qualidade da imagem não vai melhorar nem um pouco (aliás, vai é piorar). É a mesma coisa que você pegar um balão seco e esticá-lo, na esperança de aumentar o seu tamanho.

O correto é você obter o vídeo já em 1280x720, ou gravá-lo nesta resolução se for o caso.

6
Jogos e Diversão / Re: Erros no wow.
« Online: 23 de Outubro de 2013, 12:04 »
já rodei WoW no ubuntu tempos atrás, roda legal! sem bugs! mas o desempenho gráfico é sempre prejudicado! se vc tem um computador que roda com sobra no windows, vai rodar tranquilo no linux! como vc já roda a 45 FPS no windows (abaixo de 60) quer dizer que já tá rodando devagar no windows! é impossível rodar com mesmo desempenho no linux (não faria sentido).

quer jogar jogos atuais --> usa Windows (dual boot é uma ótima opção).

Isso é relativo. Depende da forma como o jogo ou aplicação foram desenvolvidos, e de quais bibliotecas elas utilizam.

Por exemplo, se você tentar rodar jogos de Nintendo DS através do emulador No$GBA pelo Wine no Ubuntu, o desempenho em relação ao Windows será exatamente o mesmo, sem tirar nem pôr. Isso acontece porque o emulador é completamente Standalone, não precisando de nenhuma dependência externa como DotNet ou DirectX. Sem falar que o emulador foi todo desenvolvido em assembly. O resultado: qualquer computador com 2ghz consegue rodar os jogos de DS com um pé nas costas, seja pelo Windows ou seja pelo Ubuntu através do Wine. Nem precisa de placa de vídeo, pois pelo menos nesse contexto, apenas processador é utilizado.

Em suma: dependendo da forma como a aplicação foi desenvolvida, quanto a haver perda de desempenho ou não, pode ser que haja e pode ser que não. Mas uma coisa é fato: quando há perda, ela varia de 5 a 30% em relação ao desempenho da mesma aplicação quando executada pelo Windows.

Vale levar em conta também os recursos de vídeo. Se você estiver usando um driver livre, este possivelmente terá desempenho inferior em relação aos proprietários (isso se aplica a placas de vídeo da Intel, Nvidia e AMD).

Estamos falando de jogos que usam muito dos recursos da máquina, acho que o comparativo com o emulador que roda com um pé nas costas em qualquer máquina não é válido, como não precisa de recursos, não seria notado diferença de maneira alguma. Concordo com seu comentário de que depende da forma que o programa foi construído, isso irá influenciar diretamente no desempenho, mas que seria possível rodar sem perdas eu não estou convencido, mesmo com programa escrito em linguagem de máquina como comentaste.

nos meus testes com directx9 instalado via wine, o desempenho é melhor setando o directx nas configurações do jogo.

Depende também do emulador. Alguns deles usam muito da GPU, como por exemplo o PCSX2 (PS2), PPSSPP (PSP) e Dolphin (Wii e Gamecube).

Mas abstraindo-se de emuladores, tem alguns jogos cujo nível de perdas é quase nulo, como por exemplo os jogos da Epic Games que utilizam motores gráficos Unreal Engine. Os primeiros jogos de Unreal e Unreal Tournament, quando executados pelo Wine, fornecem desempenho igual ao Windows. O mesmo vale para jogos como UT3, e quiçá, outros jogos que utilizem a Unreal Engine 3, como Borderlands 2 por exemplo (embora ainda possa haver algumas perdas menores de desempenho, nesses casos).

Por outro lado, há outro fator não levado em conta, que são as diferenças de performance entre Direct3D e OpenGL. Embora sejam bastante similares, o Direct3D por vezes oferece desempenho superior, devido ao fato da maioria dos jogos serem otimizados para Direct3D. Isso está mudando aos poucos, sobretudo em dispositivos móveis com Android ou iOS, pois nesses casos apenas o OpenGL está disponível.

7
Jogos e Diversão / Re: Erros no wow.
« Online: 23 de Outubro de 2013, 09:25 »
E qual modo gráfico está utilizando? Unity? Gnome3? Gnome-Classic?

Se for o Unity, ele geralmente utiliza uma quantia razoável de recursos da placa de vídeo. Se você tentar pelo Gnome-Classic, talvez melhore o desempenho.

Se ainda sim o desempenho for o mesmo, então quer dizer que essa é a famigerada perda de desempenho que ocorre. E uma das causas é o fato de você estar utilizando OpenGL ao invés de Direct3D, pois dizem que há uma diferença de desempenho entre os dois. Aliás, se você estiver em OpenGL, você pode tentar o Direct3D depois dessas alterações, para ver se porventura o desempenho não melhora (embora não seja tanto assim).


8
Jogos e Diversão / Re: Erros no wow.
« Online: 22 de Outubro de 2013, 15:13 »
já rodei WoW no ubuntu tempos atrás, roda legal! sem bugs! mas o desempenho gráfico é sempre prejudicado! se vc tem um computador que roda com sobra no windows, vai rodar tranquilo no linux! como vc já roda a 45 FPS no windows (abaixo de 60) quer dizer que já tá rodando devagar no windows! é impossível rodar com mesmo desempenho no linux (não faria sentido).

quer jogar jogos atuais --> usa Windows (dual boot é uma ótima opção).

Isso é relativo. Depende da forma como o jogo ou aplicação foram desenvolvidos, e de quais bibliotecas elas utilizam.

Por exemplo, se você tentar rodar jogos de Nintendo DS através do emulador No$GBA pelo Wine no Ubuntu, o desempenho em relação ao Windows será exatamente o mesmo, sem tirar nem pôr. Isso acontece porque o emulador é completamente Standalone, não precisando de nenhuma dependência externa como DotNet ou DirectX. Sem falar que o emulador foi todo desenvolvido em assembly. O resultado: qualquer computador com 2ghz consegue rodar os jogos de DS com um pé nas costas, seja pelo Windows ou seja pelo Ubuntu através do Wine. Nem precisa de placa de vídeo, pois pelo menos nesse contexto, apenas processador é utilizado.

Em suma: dependendo da forma como a aplicação foi desenvolvida, quanto a haver perda de desempenho ou não, pode ser que haja e pode ser que não. Mas uma coisa é fato: quando há perda, ela varia de 5 a 30% em relação ao desempenho da mesma aplicação quando executada pelo Windows.

Vale levar em conta também os recursos de vídeo. Se você estiver usando um driver livre, este possivelmente terá desempenho inferior em relação aos proprietários (isso se aplica a placas de vídeo da Intel, Nvidia e AMD).

Você está instalando o Wine 1.7.3 como? Através de PPA ou baixando os .deb direto?

Qual a versão do Ubuntu que você está utilizando?

À primeira instância, esse problema me parece ser no próprio PPA do Wine, pressupondo que você o esteja utilizando.
Sim, estou utilizando.

Não entendi a resposta. Você está usando qual versão do Ubuntu, e instalou o Wine 1.6 como?

De todo modo, acho que você não instalou corretamente os drivers oficiais da Intel no seu computador. Talvez você ainda esteja utilizando os drivers livres, e isso é que deve estar resultando nos bugs gráficos que está encontrando.

9
Jogos e Diversão / Re: Erros no wow.
« Online: 22 de Outubro de 2013, 11:26 »
Você está instalando o Wine 1.7.3 como? Através de PPA ou baixando os .deb direto?

Qual a versão do Ubuntu que você está utilizando?

À primeira instância, esse problema me parece ser no próprio PPA do Wine, pressupondo que você o esteja utilizando.

10
Jogos e Diversão / Re: Erros no wow.
« Online: 22 de Outubro de 2013, 09:29 »
Sugiro que dê uma lida nos relatos de teste do World of Warcraft no Wine, conforme relatado por vários usuários no site Wine APP Database: http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=application&iId=1922

A maioria dos testes fornece resultados Platinum ou Gold, tido como mais altos no site. Talvez alguém possua alguma dica de como melhorar a performance (se possível).

Por outro lado, é normal haver perda de desempenho em jogos. Dependendo do jogo, a perda pode variar de 10 a 30% (às vezes mais).

Eu jogava StarCraft 2 pelo Wine um tempo atrás, e embora o jogo rodasse perfeitamente (finalizei até a campanha dessa maneira), ainda sim havia uma perda de desempenho de 10~15% em relação ao Windows.

11
Jogos e Diversão / Re: PCSX2 1.0.0 Não mostra imagem
« Online: 15 de Outubro de 2013, 09:57 »
Sua placa de vídeo é uma Intel HD, certo? Pressupondo que sua Intel HD seja potente o suficiente para rodar os efeitos do PCSX2, então você talvez não esteja usando os drivers oficiais da Intel, e sim os genéricos provindos do kernel do Linux, que oferecem desempenho inferior. Nesse caso, aqui você encontra instruções de como instalar os drivers oficiais para Ubuntu 12.04:

http://www.techlw.com/2012/08/install-latest-intel-gpu-drivers-in.html

Talvez isso resolva o problema. Se mesmo assim o problema continuar, então possivelmente o emulador ainda não consegue rodar este jogo. Aí não tem pra onde correr.

Na dúvida, tente outro jogo. Você poderia testar jogos como o God of War 1 ou o PES da época. No meu PC de casa, ambos rodam muito bem (embora meu processador seja um i7 e minha placa de vídeo uma geforce 9600gt).

12
Jogos e Diversão / Re: PCSX2 1.0.0 Não mostra imagem
« Online: 11 de Outubro de 2013, 17:37 »
Tela branca somente com som rodando... Soa problema de placa de vídeo.

Qual a sua placa? Intel? Nvidia? AMD?

Se for um desses três modelos, verifique se está com os drivers proprietários mais recentes dessa placa. Não serve os open-source, pois nem tudo roda com perfeição, e pode ocorrer diminuição de desempenho.


13
Jogos e Diversão / Re: Emulador de Nintendo 64
« Online: 09 de Outubro de 2013, 17:00 »
Consegui abrir a configuração de input agora trocando o plugin de input. Deletei o plugin básico que vem no Mupen e substituí pelo Blight's SDL input plugin 0.0.10 que arrumei em algum forum lugar na net que já não lembro mais.

Porém ainda assim persiste um problema. O joystick não é reconhecido. =/

Vamos caminhando a passos de tartaruga... :)

Cara, acho que tem algo estranho aí, porque pelo que eu me lembro, quando eu baixei o Mupen64Plus 1.5, já veio incluso nele o plugin "Blight's SDL input plugin 0.0.10". Se ele não veio incluso no seu pacote, então você deve ter baixado a versão 1.5 de outro lugar.

A versão que eu baixei foi essa:

https://code.google.com/p/mupen64plus/downloads/detail?name=Mupen64Plus-1-5-bin-32.tar.gz&can=1&q= (32-bits)
https://code.google.com/p/mupen64plus/downloads/detail?name=Mupen64Plus-1-5-bin-64.tar.gz&can=1&q= (64-bits)

Baixei a de 32 bits, e nela já veio todos os plug-ins básicos que me lembro, inclusive o que você mencionou.

Para ver a lista de todas as versões do Mupen64plus disponíveis, segue o link:
https://code.google.com/p/mupen64plus/downloads/list?can=1&q=&colspec=Filename+Summary+Uploaded+ReleaseDate+Size+DownloadCount

Se não me engano eu baixei do lugar que você indicou neste mesmo tópico. Mas vou dar um purge aqui e baixar de novo. Pode ser que eu tenha confundido...

Descobri o problema.

Ao abrir o emulador pelo terminal, me deparei com o erro:

"Couldn't load plugin 'blight_input.so': libSDL_ttf-2.0.so.0: Não é possivel abrir arquivo de objetos compartilhado: Arquivo ou diretório não encontrado"

Isso ocorre porque há uma dependência que precisa ser instalada para o plugin de controle funcionar: o pacote "libsdl-ttf-2.0-0", que pode ser instalado pela Central de Programas do Ubuntu, ou pelo comando abaixo (para Ubuntu 12.04):

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install libsdl-ttf2.0-0
Em versões mais recentes do Ubuntu, o nome do pacote pode mudar, devido a atualizações.

Antes de fazer isso, o plug-in não era carregado, nem listado na tela de configurações. Depois disso, funcionou de boa.

Tente isso aí e veja se não funciona. Se tudo correr bem, não vai ser preciso recorrer a gambiarras de mapeamento de botões do controle a teclas do teclado hehe.

14
Jogos e Diversão / Re: Emulador de Nintendo 64
« Online: 09 de Outubro de 2013, 14:52 »
É. Deu no mesmo. Reparei que o plugin blight_input.so vem por padrão mesmo, mas ele não é reconhecido pelo Mupen. quando vou lá na configuração de plugins ele só mostra um outro plugin (mupen64_input.so), que é o que não abre as configurações. Se eu deletar o mupen64_input.so e deixar só o blight original o mupen não mostra nenhum plugin de input na hora de configurar. Foi preciso deletar os dois plugins de input e colocar um novo blight_input.so (de outra versão do mupen) dentro da pasta pra ele ser reconhecido pelo emulador.

Neste já consigo abrir as configurações de joystick, porém ele não reconhece meu controle. =x
ô vida difícil. hahah

Está usando o Mupen64Plus em 32-bits ou 64-bits? E qual a versão do Ubuntu que está utilizando mesmo?

Quanto ao controle não reconhecido, ele funciona em outros emuladores? Porque aqui ele reconhece meus controles de boa. Basta você selecionar o seu controle no botão "Device" do plug-in de mapeamento de botões, e mapear os comandos em seguida.

15
Jogos e Diversão / Re: Como configurar joystick no bsnes?
« Online: 09 de Outubro de 2013, 14:44 »
...como quase todo computador hoje em dia tem pelo menos 2000mhz de processamento, a diferença é quase nula entre os emuladores, pois em teoria todos eles conseguirão rodar praticamente toda a biblioteca de jogos de SNES sem bugs (se o Snes9x ou o Bsnes estiverem congelando ao rodar jogos....

Na verdade não é bem assim.
Os requisitos do BSNES são quase absurdos, enquanto os demias emuladores se utilizam de hacks nos momentos mais pesados dos jogos, o BSNES faz uma emulação "pura", o mesmo processa cada instrução como se fosse o SNES de verdade, o único a fazer uma verdadeira emulação em 100% do tempo.
Mesmo em máquinas básicas, para o padrão de hoje, podem ocorrer engasgos em momentos de Mode 7 ou transparências.

Hmm. Bom saber.

Mas sempre estive com um pé atrás em relação ao Bsnes. Ouvi falar que ele só roda roms de SNES em formato .sfc, enquanto que a maioria esmagadora das roms estão em .smc. Você é obrigado a utilizar um programa para converter todas elas para .sfc.

Mas deixando esse contra de lado, ele pode até emular jogos de forma mais precisa que os outros emuladores, mas isso certamente irá requerer mais processamento (e consequentemente mais consumo de bateria). Isso sem falar que hoje em dia, o Snes9x e o Zsnes já fazem uma emulação extremamente fiel ao original. De todos os jogos de SNES que joguei no próprio console, eles rodaram de forma praticamente idêntica nos emuladores.

Citar
Será que o Zsnes roda nos novos kerneis linux? Do kernel 3.8 para frente não há mais suporte para os processadores i386, somente para os i486 em diante. E o Zsnes foi feito para arquitetura i386. Já vi gente tendo problema de não funcionar o Zsnes com esses kerneis mais recentes.

Só esperando pra ver. Mas acredito que é questão de tempo, até que alguém consiga fazê-lo funcionar nos kernels mais novos, com algumas pequenas adaptações.

Qualquer coisa, dá pra rodar o Zsnes (versão Windows) pelo Wine. Funciona que é uma beleza. Ou quem sabe o ZSNES (versão DOS) pelo DOSBox hehe.

Páginas: [1] 2 3 ... 22