Autor Tópico: Linux, desistência - Vote aqui  (Lida 17764 vezes)

Offline RickMura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • ping -f localhost
    • Ver perfil
Linux, desistência - Vote aqui
« Online: 27 de Dezembro de 2007, 11:32 »
Votem por favor.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Linux, desistência - Vote aqui
« Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2007, 11:38 »
Nenhuma das opções. Desistem por tentar usar o Linux como se fosse o Windows.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Linux, desistência - Vote aqui
« Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2007, 11:38 »
Minha justificativa por ter votado na última opção é esse 'breve' texto, já postado aqui no fórum:


Uso constante de computador causa amnésia crônica!


A maioria das pessoas não sabe, mas o uso do computador causa amnésia muitas vezes em escala crônica. Isso se dá pelo fato de que usuários quanto mais conhecimento adquirem, mais se esquecem de como foi difícil chegar até ali. Novatos sofrem muito, tanto ao solicitar ajuda aos experientes como ao tentar migrar de plataforma (do Windows para o Linux por exemplo). É comum vermos usuários recém chegados do windows reclamarem com ênfase do sistema Linux, dizendo que trata-se de um sistema complicado, nada intuitivo, para nerds, etc. Enfim, diversos adjetivos nada interessantes a se associar com a imagem de um programa.

E é por isso que estou escrevendo este artigo, para estes usuários que acabam sofrendo de amnésia e não se lembram de como foi sua adaptação ao Windows em seus computadores e o quão árdua foi esta tarefa.

Vamos nos lembrar daqueles tempos obscuros em que você, usuário Windows, ligava seu Windows 98 e não sabia como instalar a impressora e acabava ligando para a casa de um amigo ou parente pra pedir ajuda. E naquele tempo em que quando você queria remover um programa, bastava deletar a pasta dele lá no Arquivos de Programa não é verdade? É… você evoluiu bastante pois na primeira vez você havia excluido o ícone que estava na área de trabalho apenas e jurou que havia removido o programa! Lembra-se de quando você instalou um macaco cor de rosa no seu Desktop que ficava pulando para todos os lados e falando com você? É… não dava pra desinstalar o maldito macaco!

E quando você baixou sua primeira música mp3 pela internet! Que emoção! Só faltava fazer o bendito tocar pois o Windows Media Player não dava nem sinal de vida não é verdade? Ai você recorria aos sites de busca, isso deve ter sido antes do Google, e não conseguia de maneira alguma. Até que uma boa alma lhe ensinou a usar um programinha mágico que se chama Winamp!

E os vídeos completos que o pessoal disponibiliza pela internet? Ahh que maravilha quando você copiou um de seu amigo e ele simplismente não tocou. Vários dias até alguma boa alma lhe apresentar um tal de “K-Lite codec pack” que de forma mágica fazia tudo funcionar. O problema mesmo foi depois pra fazer a legenda do filme aparecer… bons tempos!

A primeira vez que você foi gravar um CD você tentou com um programa que veio junto com seu computador. O interessante é que não funcionava por nada. Ele perguntava umas coisas esquisitas que você não sabia responder, como velocidade, tipo da cópia, e nome da imagem. Se você tentou gravar um arquivo “.iso” alguma vez provavelmene não deu certo pois você jogou o arquivo direto dentro do CD e mandou a ver. “Mas deveria funcionar!!!”

Ahhh tempos que não volta mais! Lembra quando você resolveu instalar a versão mais nova do MSN Messenger? É… não prestou atenção e sai apertando e de brinde ganhou uma barrinha do MSN com propaganda no seu Internet Explorer! Isso sem contar que a página inicial do seu navegador mudou pra a do MSN e foi ai que você descobriu que a página inicial não precisa ser a página do seu provedor de acesso! Ahhh, lembra quando você pegou aquele maldito vírus que acabou com seus arquivos? É… o norton excluiu um tal de DLL la da pasta system que estava contaminado e o Windows não ligou mais. Quanto você pagou mesmo para o suporte naquela ocasião?

Gostaria de relembrar com você aquela vez em que você resolveu instalar pela primeira vez um jogo realmente divertido, mas ele era 3D… e ficou MUITO lento. E pensar que a vendedora disse que a placa era boa para jogos. O pior é que ela tinha razão e só depois de 1 mês você descubriria que o segredo estava num tal de “driver”. Quando você instalou Counter Strike no seu computador então foi o paraiso. Não precisava mais ir na Lan House né? Mas como o jogo era pirata não dava pra jogar na internet e você não conseguiu instalar um tal de “bot”. Mas pouco tempo depois você comprou o Half Life original (que emoção, o seu primeiro programa original!!!) mas ainda estava difícil jogar por causa dum tal de Cheating Death.

Voltando mais ainda no tempo, lembra quando você criou seu primeiro e-mail? Ficava mandando vírus pra todo mundo achando que estava ajudando uma criança com câncer que tinha apenas mais 3 anos de vida já fazia uns 10 anos! Ahh quantos e-mails divertidos e importantes na sua vida. Aposto que você não ganhou o MP3 grátis da creative nem o dinheiro que a Microsoft pagaria pra quem encaminhasse o e-mail à toda lista! Eles devem ter se esquecido de você! Lembra daquela sua amiga de infância que te mandou uma foto com extensão “.exe”? Lamentavelmente a foto não abriu e coincidentemente o computador parou de funcionar de repente! Depois você recebeu outra versão com extensão “.bat” que deu o mesmo problema. Definitivamente sua amiga não sabe enviar fotos pelo e-mail! E a receita federal também te mandou um arquivo no mesmo esquema pra regularização do seu CPF lembra? E pelo visto a receita também não sabe enviar anexos!

Teve uma vez inclusive que você estava navegando pela internet e uma janela dizendo que seu computador precisava ser otimizado apareceu. E você acabou apertando esta janela, mas era um banner e você não sabia disso. Mais um vírus chato que veio com aquele programa que você instalou né? Quantos vírus, quantos spywares, quantos trojans… Você se lembra que ali do lado do relógio apareciam uns 10 ícones que você nem sabia pra que serviam? Acho que eram pra enfeite, assim a tela ficava mais colorida. Tinha uns tais discadores de sites de sexo que apareciam misteriosamente no seu Desktop e depois ali do lado do relógio também. Deve ser coisa da Microsoft!

Mas um dia você tomou a decisão da sua vida! Você pagou para fazer um curso de informática numa escolinha mixuruca que te dizia coisas como “a importância da informática no mercado de trabalho”. O curso era de Windows e Office, mas na hora de vender, te disseram que você iria aprender algo muito mais interessante: “INFORMÁTICA”. Você iria aprender informática e não Windows e word. Mas foi la que você finalmente aprendeu a criar slides no Power Point… agora ninguém te segurava mais! Você era “fera” no computador! Mas não sei por que no curso que você fez não te ensinaram a fazer macros no word, nem fórmulas avançadas no Excel, mas o mais estranho foi que não te ensinaram a gerenciar os módulos do kernel do Window XP nem sistemas de inicialização, ou mesmo configurar o registro do sistema. Mas tudo bem, estes recursos provavelmente não servem pra nada mesmo! O curso foi bom! Um pouco caro, afinal você ficou 4 anos pagando, mas foi um bom curso. Agora você pode colocar no seu currículo que você sabe informática!!! Agora é só contratar uma telefonista pra atender o telefone de sua casa pois as ofertas de emprego não vão parar de aparecer!

Lembra daquela vez que você estava numa sala de bate-papo e um outro usuário disse que se você pressionasse Alt + F4 apareceria uma foto pornô na sua tela? E você apertou! E ao voltar ao chat o mesmo cara te disse que estava enganado, que era Ctrl + W e você apertou de novo! Lamentável! É… a sua primeira vez numa sala de bate-papo também foi mágica. Em poucos minutos você já havia marcado um encontro com uma gata que se dizia loira de olhos azuis, com corpo perfeito, com 17 anos e ainda por cima 100% solteira não foi? Só não entendi por que ela não compareceu na data e local marcados! Ela deve ter se perdido pelo caminho. Algum tempo depois você resolveu criar o seu site pessoal no Word lembra??? Ficou muito profissional não foi? Depois você tentou usar um sistema que criava seu site em 5 minutos apenas e colocava no ar com templates prontos, e todos os links e imagens funcionaram não foi?

E quando você foi formatar o seu computador e instalar o Windows pela primeira vez, lembra? Na época do Windows 98! Tinha um tal de disco de boot que faria seu computador reconhecer o drive de CD, mas ao término do processo você caiu numa tela preta, era o famoso DOS. E agora o que fazer? Isso foi quando você deixou mais algum dinheiro pro técnico tá lembrado?

Por falar em técnico, quantos você não contratou heim! O interessante é que eles SEMPRE queriam formatar o seu computador, estranho não? E os inúmeros atendentes da Telefonica que tiveram que te aturar porque você não conseguia instalar o Speedy na sua casa heim?! Tinha um tal de Broadjump não sei o que que nunca funcionava! Lembra quando você não sabia trocar a sua imagem de exibição no MSN?

Lembra quando você comprou aquele jogo super legal no camelô quase de graça? E quando chegou em casa não conseguiu instalar porque pedia um tal de “serial”? Depois de 1 semana pra descobrir um programa mágico chamado “keygen” lá dentro do diretório do CD mesmo, você conseguiu finalmente instalar o jogo. Porém quando ia abrir ficava pedindo CD toda hora, e nunca abria o jogo! Que raiva né? E você ainda voltou lá e brigou com o pobre camelô, tudo isso porque você não sabia que tinha um tal de crack pra ser instalado. É… programa pirata realmente não presta, bem que você viu na TV!

Pois é meu caro. Sua adaptação ao Windows foi muito fácil, rápida e indolor não é verdade? Na primeira vez que você sentou no computador você já estava fazendo tudo quase que automaticamente de tão simples que é esse sistema operacional. Já agora que você está tentando se adaptar ao Linux tudo parece tão mais difícil não é? É difícil instalar e remover programas, configurar a internet, falar pelo MSN… Estranho que no Windows foi tão fácil!!!

Offline dhiegospector3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
  • a sociedade é feita de inteligentes, e ignorantes.
    • Ver perfil
Re: Linux, desistência - Vote aqui
« Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2007, 11:49 »
´minha opinião!

eles querem tornar o linux a mesma coisa com o windows!

programas e essas coisas!


aew quando eles não acha...
ai desistem dizendo que o linux é uma derma e essas coisas de coisa de iniciante  >:(
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Linux, desistência - Vote aqui
« Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2007, 12:00 »
Não vou nem colocar justificativa para meu voto (foi na Opção Nenhuma das....). Acho que o trio (alexmatos, Felix e dhiegospector3k) já escreveram com muita propriedade o que acontece.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline pedrotf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Linux, desistência - Vote aqui
« Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2007, 12:14 »
Gostei muito no seu artigo Felix...

Offline JOÃO MARCOS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
  • Aprender é preciso
    • Ver perfil
Re: Linux, desistência - Vote aqui
« Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2007, 13:37 »
LINUX E CORITHIANS EU NUNCA VOU TE ABANDONAR
Eu também gostei muito dos depoimentos anteriores e só gostaria de acrescentar a minha opinião do que acontece com os usuários do Windows como eu, é que a Microsoft desenvolveu um Windows de forma a não permitir em pensarmos como resolver as dificuldades que encontramos naquela época do Windows 95 e hoje com o Vista, o que ele resolve, muito bem, voce fica feliz, mas não fica sabendo como, o que ele não resolve, você também não sabe como resolver porque a Microsoft não nos ensinou a pescar, sempre nos deu o peixe frito (muito bem pagos pela fritura, é claro), eu como todos os iniciantes em Linux temos dificuldades em compreender como é o Linux e queremos que ele seja um Windows, o que não é mesmo, mas o que falta nos iniciantes é persistência e disposição para procurar, ler tutoriais, dicas e fóruns, afinal de contas crescemos assim.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Linux, desistência - Vote aqui
« Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2007, 13:46 »
Vem en nenhuma das outras acho que um problema chato é detecção de hardware.

Driver de vídeo que não funciona ou então com baixo desempenho...

Dispositos sem fio...

Etc...

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Eolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Linux, desistência - Vote aqui
« Resposta #8 Online: 27 de Dezembro de 2007, 14:09 »
Problema com a placa de video. Não consigo fazer funcionar os dois monitores com uma ATI. Mas... repito... mas tenho o ubuntu instalado noutra máquina... eheheh..

Um Bom Ano de 2008, para a comunidade...

Offline mazoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re: Linux, desistência - Vote aqui
« Resposta #9 Online: 27 de Dezembro de 2007, 19:05 »
O problema que os usuários iniciantes querem que o LInux seja simples como o Windows, por isso que cheguei a conclusão que o Linux não vai chegar aos pés do Windows quando o assunto é usuário comum (doméstico).O usuário comum não tem motivo para migrar para o Linux, tudo o que ele quer funciona no Windows, ele não sabe como, mas funciona, então nãp teria vantagem para o usuário comum migrar para o Linux, seria apenas uma perca de tempo já que o Windows é o S.O com mais compátibilidade e a maioria das coisas que eles colocarem nas suas portas USB vai ser detectado e todos os propramas para infinitas utilidades pode ser instalado com apenas 2 cliques.Ou seja, Linux é pra quem trabalha ou estuda  computação.
Gtalk: outlawwww@gmail.com
Jabber ID: mazoni@jabber.org

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Linux, desistência - Vote aqui
« Resposta #10 Online: 27 de Dezembro de 2007, 19:48 »
Penso que o caminho do Linux é acabar com as desculpas dos usuarios comuns.

1º - Drives - Temos que ter todos os drives para todos os perifericos disponiveis e muito faceis de instalar. Eu quase desisti, por que minha Impressora Canon IP 1500 simplesmente não tuinha drive. Achei um, mas é uma droga não imprime em rascunho ou seja, até existe drives, mas são capengas.

2º - Usabilidade - O Linux é livre, podemos fazer o que quisermos, não estamos presos a uma empresa. Por isso o Linux deveria ser o mais facil sistema da terra para se operar. Essa coisa de na unha é para quem gosta de computação e sente prazer em saber aos minimos detalhes como as coisas funcionam, a grande maioria das pessoas são praticas, Funciona? belezxa se não tem outros programas que funcionam!  O Ubuntu está no caminho certo, que moleza é usar o Ubuntu.

3º - Jogos e diversão - Temos muitos jogos, muitos bem legais, mas a grande maioria não funciona ou nao tem versão nativa. A saida seria as comunidades se organizarem para criar ou emplementar os jogos que temos, deveriamos fazer coisas novas só para o Linux, pois se não daqui a pouco a galera que usa os Windows piratam convertem e começam a Usar no Ruindus e não no Linux. Isso já acontece com o Gimp, Oppenoffice e outros.  Imaginem se as empresas que não querem gastar com licensas de softwares para usar o Gimp, Opppenoffice e firefox tivessem que migrar para o Linux, será que teriamos mais usuarios?

Muitos Linusers reclamam da falta de persistencia dos usuários comuns, não acho isso certo, pois cada um conforme suas obras. deveríamos ajudá-los mais, facilitar a vida deles e criar opções que os encantassem.  Não queremos ser o 3º Sistema Operacional para o resto da vida, e se quisermos conquistar usuarios temos que ir atrás do que eles querem e não do que nos queremos.

Para os usuarios avançados isso não muda nada pois eles podem continuar a destroçar o Linux e a compilar conforme seus gostos do mesmo jeito.

O Linux deve conquistar a segunda colocação nos Sistemas Operacionais, temos que nos unir e ajudar a humanidade a ser livre.

boi

  • Visitante
Re: Linux, desistência - Vote aqui
« Resposta #11 Online: 27 de Dezembro de 2007, 20:08 »
Esse tipo de assunto já foi discutido dezenas de vezes aqui no fórum. E a minha opinião é de que as pessoas desistem do Linux simplesmente porque é mais cômodo usar Windows. É muito difícil usar Linux, principalmente se for usar apenas Linux. Eu mesmo, apesar de adorar Linux, ainda sou obrigado a usar Windows, pois tenho hardware e também alguns programas que uso que só funcionam nele. Eu não abandono o Linux, pois é o meu sistema preferido, mas continuo com meu XP aqui em boot duplo. Também, paguei por ele, e não tenho porque não usá-lo quando precisar.
Em resumo, as maiores dificuldades estão em muito do hardware disponível no mercado não funcionar, ou funcionar precariamente com o Linux; a quase totalidade do software comercial também não funcionar, e em muitos casos não ter um substituto à altura; os formatos proprietários da Microsoft serem um padrão de fato do mercado, e ser muito difícil de se implementar o suporte a esses formatos no Linux. Tudo isso além de ser também mais cômodo de usar o que todo mundo usa, pelo fato de sempre se ter contato com usuários com quem tirar as dúvidas.
O grande problema é que não é possível aos desenvolvedores do Linux, e nem aos usuários, mudar nada disso. O suporte ao hardware depende muito dos fabricantes, que em sua maioria não dão a mínima para o Linux. No caso dos desenvolvedores de software proprietário, a situação é a mesma. A Microsoft abrir de verdade as especificações de seus formatos? Respeitar padrões que não os dela? Vão sonhando. Ou seja, nada disso vai mudar.

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Linux, desistência - Vote aqui
« Resposta #12 Online: 27 de Dezembro de 2007, 20:24 »
Acho que por causa dos programas não é, pois basta usar o GIMP, Inkscape ou OpenOffice durante 10 minutos para ver que dá para fazer quase tudo que os similares comerciais fazem (e em alguns casos mais coisas). Por causa dos jogos também não, a não ser que a pessoa seja realmente fanática por jogos... Mas tem alguns jogos ótimos para Linux.
A instalação também é realtivamente fácil...
Acho que o bicho pega mesmo é quando alguma coisa de hardware não funciona e a pessoa precisa daquela funcionalidade. No windows, em geral, é só procurar no google, baixar o driver e instalar. Já no linux, as vezes, é preciso um certo grau de paciência e persistência, para buscar algum tutorial que funcione no seu caso específico.
Acho que 70% dos "problemas" que podem acontecer na instalação e configuração do linux podem ser rapidamente solucionados procurando no google e nos fóruns, as vezes é mais fácil do que encontrar um driver pro windows. O problema são os outros 30% dos problemas...
Mas a situação está bem melhor do que já foi, e a tendência é ficar ainda melhor.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline koianiskatsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 151
    • Ver perfil
Re: Linux, desistência - Vote aqui
« Resposta #13 Online: 28 de Dezembro de 2007, 11:08 »
Citar
O problema que os usuários iniciantes querem que o LInux seja simples como o Windows, por isso que cheguei a conclusão que o Linux não vai chegar aos pés do Windows quando o assunto é usuário comum (doméstico).O usuário comum não tem motivo para migrar para o Linux, tudo o que ele quer funciona no Windows, ele não sabe como, mas funciona, então nãp teria vantagem para o usuário comum migrar para o Linux, seria apenas uma perca de tempo já que o Windows é o S.O com mais compátibilidade e a maioria das coisas que eles colocarem nas suas portas USB vai ser detectado e todos os propramas para infinitas utilidades pode ser instalado com apenas 2 cliques.Ou seja, Linux é pra quem trabalha ou estuda  computação.

Mas ele é simples. o problema é por não ser como windows. e outro porém é a variedade de distros existentes. nenhuma é como a outra. debian não é como ubuntu. entendem?

Offline wgnr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Linux, desistência - Vote aqui
« Resposta #14 Online: 18 de Janeiro de 2008, 02:45 »
ola!
sou novato em linux, pra dizer a verdade , sou leigo mesmo ! rss
na faz nem uma semana  eu instalei o ubuntu no meu pc , comecei com o 7.04 tentei fazer as atualizacoes mas deu pau , ai tentei o mandriva, com esse nw consegui configurar a internet e voltei pro ubuntu soh q agr com o 7.10, e apesar d algumas dificuldades q e u passei com ele , se bem q nw sao dificuldades e sim diferencas eu estou adorando e se eu conseguir instalar minha impressora e a cam no ubuntu eu deleto o windows do pc definitivo .Eu axo um absurdo a tal da microsoft cobrar os valores exorbitantes pelos softwares , e quase tudo q vc vai instalar q nw eh da microsoft eh pago ,sem contar q o windows vive dando problema e sem falar na enorme quantidade de virus a solta pela net .o meu ubuntu esta quase cru ainda, nw mexi em nada , soh intalei a net e estou axando mto interessante poder aprender um pouco sobre como fazer as coisas funcionarem afinal eh soh assim q podemos aprender algo nw he mesmo !? existem uma enorme diferenca q eu percebi entre usuarios windows e linux , no windows vc eh apenas um cliente da microsoft , um cliente limitado enquanto no linux vc passa a ser um cooperador , um desenvolvedor parcial ja q vc tem condicoes de aprender a mexer nas partes mais complicadas de um SO . acho q a grande vantegem do linux eh essa , sem contar q eh freeware neh ! rsss
bom mas eu acho q o q leva as pessoas desistirem do ubuntu (linux) eh a praticidade do windows e a preguica de usar o cerebro ,e as dificuldades de instalacao de hardware , como impressoras e web cam, pelo menos sao as duas unicas coisas q eu ainda nw consegui instalar no pc !
mas tenho certeza q com o tempo o linux vai acabar conquistando uma enorme fatia dos usuarios de pcs pelo mundo , e a microsoft vai deixar de ganhar bilhoes de dolares com isso .
soh espero q os desenvolvedores do linux cheguem a um consenso de trocar informacoes entre eles para desenvolverem as distro cada vez melhores !
bom axo q eh isso !
t mais...