Autor Tópico: Conferindo o MD5SUM também da mídia gerada  (Lida 3959 vezes)

arlei

  • Visitante
Conferindo o MD5SUM também da mídia gerada
« Online: 07 de Abril de 2007, 22:20 »
Pessoal,

muito embora muitos saibamos da importância de testarmos o MD5 da imagem ISO obtida da internet, poucos sabem que mesmo isto estando correto podemos ainda assim ter problemas com o a mídia a ser gerada.

Ou seja, mesmo que o arquivo de imagem não tenha sido corrompido no download, durante o processo de gravação em CD/DVD problemas podem ocorrer e arquivos desta imagem podem não ser devidamente copiados para esta mídia. Portanto, testar também o MD5 dos arquivos gravados no CD/DVD é importante para ter certeza que não ouve problemas de gravação que poderão fornecer erros durante seu uso ou instalação.

Assim sendo, nós felizes usuários desta maravilhosa distribuição GNU/Linux podemos contar com uma ótima ferramenta, pois todas imagens ISO do Ubuntu, na raiz de sua estrutura de diretórios possui um arquivo chamado md5sum.txt que contém todos MD5 dos principais arquivos do sistema, pacotes de instalação entre outros contidos nesta imagem.

Portanto para testar se o CD/DVD foi corretamente gravado a partir da imagem ISO obtida basta executar os procedimentos abaixo descritos.

Em primeiro lugar monte o CD/DVD, caso o mesmo já não esteja devidamente montado. Lembre-se de trocar o dispositivo e ponto de montagem de acordo com seu sistema.

Código: [Selecionar]
$ sudo mount /dev/hda /media/cdrom
Agora basta acessar o CD a partir do diretório onde o mesmo foi montado.

Código: [Selecionar]
$ cd /media/cdrom
Agora, para testar o CD/DVD execute o comando abaixo e confira se os arquivos foram aprovados no teste.

Código: [Selecionar]
$ md5sum -c md5sum.txt | grep -v 'OK$'


Se erros forem apontados após conclusão deste processo que pode ser um pouco demorado, é aconselhável que se proceda a gravação de outra mídia. Notar que este teste só terá validade se o teste com o MD5SUM da imagem ISO tenha sido realizado com sucesso anteriormente.

Para maiores detalhes consulte nosso tutorial do Time de Documentação do Ubuntu Brasil no endereço http://wiki.ubuntubrasil.org/ConferindoMd5.

T+
Arlei
« Última modificação: 07 de Abril de 2007, 22:31 por arlei »

Offline cabasafado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Conferindo o MD5SUM também da mídia gerada
« Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2007, 10:50 »
Sensacional!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Conferindo o MD5SUM também da mídia gerada
« Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2007, 22:04 »
blz Arlei tava precisando saber do jeito que se fazia isso no Linux
Já nos favoritos.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline herbivoro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Conferindo o MD5SUM também da mídia gerada
« Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2007, 13:57 »
Cara, isso pode salvar minha vida  ;D. Legal ter encontrado esta dica aqui. Vou tentar fazer isso.

Mas eu tive um problema com a iso ubuntu 7.10 pra desktop i386. Meus passos:

1-Eu baixei 3 isos de mirros diferentes.
2-Verifiquei o md5sum e deu ok para as 3.
3-Gravei cada uma em um cd diferente.
4-No boot eu testei a integridade do cd e encontrei 469 arquivos corrompidos, o mesmo valor para cada midia.
5-Testei em outro pc e achei exatamente o mesmo erro.

Alguém também teve esse problema? Pois pode ser um problema na distribuição.

Vou tentar usar essa dica e ver no que dá.