Autor Tópico: aproveitar usuários partiçao home separada na reinstalação  (Lida 3262 vezes)

Offline djalma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
aproveitar usuários partiçao home separada na reinstalação
« Online: 07 de Maio de 2006, 09:40 »
Olá,

Estou utilizando o ubuntu 5.1 em casa. Eu, minha esposa, e sobrinho.  Só que fiz alguma besteira no ubuntu 5.1 e agora, após o boot não aparece o menu gráfico para login, mas o modo texto somente.  Desejo então reinstalar o ubuntu. Só que desejo aproveitar os usuários (E SEUS DADOS) da partição home separada que estava usando (os usuários são: djalma,adilea,glauber,visitante).   Se ao reinstalar o ubuntu, eu fornecer o nome `djalma` ele apagará os dados da partição djalma anterior?  Após a instalação poderia dizer que p.ex. a usuária `adilea` já tem arquivos, para ele não destriuir os dados antigos de `adilea`?

Grato,

Djalma

cassianovf

  • Visitante
Recomendo um bom bkp antes
« Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2006, 04:08 »
Opa djalma, acabei de instalar a versão 6.06, e estou achando muito boa. Mas to com um problemão muito sério aqui, problema este que me fez entrar no fórum. Já faz algum tempo que tenho usado uma partição para o home, buenas, até então sempre usei Debian e sempre que fazia uma nova instalação indicava esta partição como home e criava meu usuários normalmente. Imaginei que com o ubunu não seria diferente. Mas qual não foi minha surpresa? Ao iniciar o sistema vi que meu home estava zerado. No momento to tentando achar uma maneira que recuperar meu dados. Mas moral da história. Recomendo que cries os devidos bkps e boa sorte.
Só pra consta, tive cuidado em não pedir para formatar a parição e pelo que vi durante a instalação não teve nenhuma indicação que isto tivesse ocorrido. Acredito que meu home foi sobreposto por um home vazio.
Espero ter te ajudado de alguma forma, caso tu descruba uma solução pro meu problema ficaria grato pela ajuda, t+.

Offline ars351

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: aproveitar usuários partiçao home separada na reinstalaç
« Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2006, 12:24 »
Citação de: "djalma"
Olá,

Estou utilizando o ubuntu 5.1 em casa. Eu, minha esposa, e sobrinho.  Só que fiz alguma besteira no ubuntu 5.1 e agora, após o boot não aparece o menu gráfico para login, mas o modo texto somente.  Desejo então reinstalar o ubuntu. Só que desejo aproveitar os usuários (E SEUS DADOS) da partição home separada que estava usando (os usuários são: djalma,adilea,glauber,visitante).   Se ao reinstalar o ubuntu, eu fornecer o nome `djalma` ele apagará os dados da partição djalma anterior?  Após a instalação poderia dizer que p.ex. a usuária `adilea` já tem arquivos, para ele não destriuir os dados antigos de `adilea`?

Grato,

Djalma


cara, aconteceu isso comigo, quando eu estava usando o suse.
eu fiz besteira e tive que reinstalar.
acabei instalando o ubuntu 5.10.

como a partição /home era distinta da partição [/], não houve problema.
na instalação eu escolhi não formatar a partição /dev/hda6, que era onde estavam os dados dos usuários e escolhi montagem no ponto /home.

os usuários foram mantidos, bem como suas configurações e arquivos.

depois entrei como administrador e não consegui acessar a outra conta de usuário que estava lá.
mas como esse outro usuário, acessei o conteúdo que tinha ali numa boa.

mas como seu problema é só o modo gráfico, acho que existem outras alternativas de recuperar o grub ou mesmo o lilo antes de reformatar a partição principal.

já tentou o startx pra ver se o modo gráfico foi pro vinagre mesmo?
senão, tente, sei lá, reinstalar o grub (se for esse o problema).

espero ter ajudado.
hasta.
a.
Alexandre Ribeiro
ubuntu 5.10 : : linux registered user #103613
hp pavilion dv4000

PESQUISE, depois PERGUNTE