Autor Tópico: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~12.10 - 1.0  (Lida 418944 vezes)

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #150 Online: 20 de Outubro de 2010, 18:08 »
@JFMMão de Ferro
O comando sudo chmod +x <nome do arquivo> é apenas para tornar o arquivo em um arquivo executável,
esse comando deve ser usado e em seguida usar o comando:
Código: [Selecionar]
sudo ./<nome do arquivo>Lembrando que <nome do arquivo> deve ser substituído pelo nome do arquivo(Exemplo: CUDA-Z-0.5.95-i686.run).

@kdjtar
O pacote xserver-xorg-video-ati é pacote utilizado pelo Ubuntu, para que reconheça as placas de vídeo da ATi(sem necessitar baixar drivers).
Caso você não possua nenhuma placa de vídeo da ATi, o mesmo não fará nenhum efeito negativo no sistema.
Reinstale o driver de vídeo usando o instalador que eu criei.

@TiagoSoares
Uma das funções do Compiz é corrigir alguns bugzinhos gráficos, antes de mais nada, verifique se você possui instalado:
- Ícone do Compiz Fusion
- Configurações Avançadas de Efeitos da Área de Trabalho
Tendo os dois instalados, abra o "Ícone do Compíz Fusion". Em seguida aparecerá um ícone azul próximo do relógio, clique com o botão direito nele e
em seguida marque a opção Loose Binding(Compiz Options > Loose Binding).
Para corrigir outros possíveis erros, clique com botão direito novamente nesse mesmo ícone e em seguida "Settings Manager".
Abrindo o painel de configuração do Compiz, clique em "Opções Gerais", e em seguida "Definições de Ecrã". Deixe tudo exatamente como escreverei abaixo:

Filtro de Textura: Bom
Iluminação [Marcado]
Detectar Taxa de Atualização [Marcado]
Taxa de Atualização: 50
Detectar Saídas [Marcado]
Gestão de Saídas Sobrepostas: Modo inteligente
Saídas: <resolução que você usa>+0+0(exemplo: 1024x768+0+0)
Sincronizar a VBlack [Marcado]

Não se esqueça de marcar no Painel de Configurações da NVIDIA "Sync to VBlack" em "OpenGL Settings".

Deixando tudo certinho os erros de efeitos visuais deverão passar.

@clcampos
Se você puder fixar o tópico, agradeço ^-^
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #151 Online: 20 de Outubro de 2010, 20:54 »
Dei a ordem ==> sudo chmod +x gpucomputingsdk_3.2_linux.run    Diz ==> Ficheiro ou directoria  inexistente
Dei a ordem ==> sudo chmod +x CUDA-Z-0.5.95-i686.run              Diz==> Ficheiro ou directoria  inexistente

Mesmo assim experimentei dar o segundo comando recebo os avisos   Diz==> Command not found
sudo ./gpucomputingsdk_3.2_linux.run                                              Diz==> Command not found
sudo ./CUDA-Z-0.5.95-i686.run                                                        Diz==>  Command not found

João Fernando Machado Mão de Ferro

Offline TiagoSoares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #152 Online: 20 de Outubro de 2010, 22:18 »
Mausai

Só a reprodução de vídeos ainda não está muito boa. O desempenho em geral melhorou legal aqui, já é alguma coisa pelo menos. Obrigado pela ajuda.

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #153 Online: 20 de Outubro de 2010, 22:26 »
@JFMMão de Ferro
Antes de executar tais comandos você precisa está na pasta onde os arquivos estão
salvos.
Por exemplo: Se estiverem salvos no endereço /home/rafael/Documentos:
Código: [Selecionar]
$ cd Documentos
ou
$ cd /home/rafael/Documentos
$ chmod +x <nome do arquivo>
$ sudo ./<nome do arquivo>
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #154 Online: 20 de Outubro de 2010, 22:28 »
@TiagoSoares
Qual player você usa para reproduzir vídeos e quais tipos de vídeos você reproduz?
Para vídeo de extensão .rmvb o VLC da muitas travadas, mas em compensação, o player
padrão do Ubuntu reproduz super bem  ;)
Tente usar outros players  :P
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline Adrian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #155 Online: 21 de Outubro de 2010, 00:52 »
A saida RGB da minha placa (7200 gs) nao pega mais entao passei a usar a saida DVI porem ao att o driver  a tela fico preta e nao consigo mais arrumar o xorg.conf como posso corrigir isso?

Offline n1cknunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #156 Online: 21 de Outubro de 2010, 01:00 »
Eu continuo com problemas com meu driver... Sempre que eu dou service gdm stop ele diz

stop: Unknown instance:

Como eu resolvo isso?

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #157 Online: 21 de Outubro de 2010, 15:03 »
@JFMMão de Ferro
Antes de executar tais comandos você precisa está na pasta onde os arquivos estão
salvos.
Por exemplo: Se estiverem salvos no endereço /home/rafael/Documentos:
Código: [Selecionar]
$ cd Documentos
ou
$ cd /home/rafael/Documentos
$ chmod +x <nome do arquivo>
$ sudo ./<nome do arquivo>

Bem desta vez consegui instalar, mas para além da falta de me situar na dita pasta também andava com erros de letras nos nomes dos ficheiros
Ainda continuo recebendo o aviso : Cuda not found

No final da instalação do     gpucomputingsdk_3.2_linux.run     tem duas chamadas de atenção que são:

Please make sure your PATH includes /usr/local/cuda/bin
Please make sure your LD_LIBRARY_PATH  includes /usr/local/cuda/bin

Julgo que será algo a acrescentar mas como ? e onde ?  Agradeço toda a sua paciência, agora era só mais este empurrão e finalmente talvez consiga ter este implemento tanto desejado
Só mais um esclarecimento aonde irão parar os nomes destes implementos para se conseguir puxá-los

João Fernando Machado Mão de Ferro

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #158 Online: 21 de Outubro de 2010, 21:00 »
@Adrian
Você tem duas opções:
1- Se conseguir, entre no modo texto(terminal), apague o arquivo /etc/X11/xorg.conf e digite o comando:
Código: [Selecionar]
$ sudo nvidia-xconfig2- Caso não dê para entrar no modo texto, use o LiveCD, monte a partição que o linux está instalado e faça o mesmo
procedimento da opção 1 usando o chroot. Caso não saiba usar o chroot poste novamente(acho que tem outro post
nesse tópico explicando como usar o chroot).
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #159 Online: 22 de Outubro de 2010, 03:47 »
Retorno aki para parabenizar esse ótimo tutorial, explicativo e de fácil entendimento. Acabei de instalar o drive mais recente da Nvidia no Mandriva usando este mesmo tutorial, apenas observando alguns pontos* tudo fluiu normalmente e o drive foi instalado com sucesso.

* service dm stop no lugar de service gdm stop
* urpme -a nvidia no lugar de apt-get --purge remove nvidia-*

Offline TiagoSoares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #160 Online: 22 de Outubro de 2010, 21:14 »
Eu alterno entre o VLC ou o Totem mesmo. Fiz alguns testes aqui e com compiz desabilitado dá pra ver legal já. Eu não vejo muito vídeo no PC, então isso nem me incomoda tanto assim não. O que me incomodava era o desempenho, achava um pouco lento, segui o tutorial desse tópico e não senti diferença nenhuma do driver baixado da nvidia ou o driver que tem nos repositórios, mas com as dicas que tu me passou do Icon Fusion e o Settings Manager, aí sim, senti uma diferença legal.
De novo, obrigado pela ajuda :)

@TiagoSoares
Qual player você usa para reproduzir vídeos e quais tipos de vídeos você reproduz?
Para vídeo de extensão .rmvb o VLC da muitas travadas, mas em compensação, o player
padrão do Ubuntu reproduz super bem  ;)
Tente usar outros players  :P

Offline edd914

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • Seja o que é para ser o que quer
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #161 Online: 26 de Outubro de 2010, 18:12 »
Tenho uma  8600 GS. Instalei aqui no meu Maverik.
Após a instalação, reiniciei como seguia o tutorial.
Agora o Ubuntu inicia normal (percebe-se pelo som), só que o monitor, digamos que não suporta a versão instalada, e não mostra nada na tela.
Existem alguma forma de resolver isto sem precisar formatar?
Eu já entrei em modo prompt e digitei o comando para remover tudo da Nvidia, mas não resolveu

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #162 Online: 26 de Outubro de 2010, 22:25 »
@edd914
Procure no tópico um post meu explicando como acessar a sua instalação
do Ubuntu através do LiveCD.
Siga-o e reinstale o driver usando o instalador que eu criei.
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline martha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #163 Online: 27 de Outubro de 2010, 01:22 »
Olá! Estou com um problema, se alguém puder ajudar.. pesquisei e não vi nada do tipo.
Sou BEM iniciante e instalei este sistema depois que o técnico me deixou a ver navios.
Depois de instalado o ubuntu 10.10 vi que a resolução estava muito ruim. Tudo serrilhado, achatado e levemente desfocado. Fui pesquisar e cheguei neste tópico. Segui tudo  e instalou o driver tudo certinho. Mas ao reiniciar a resolução piorou, ficou tudo gigante. Meu monitor é um samsung Syncmaster 933 18,5". Minha placa de vídeo GForce 6150SE. Pois bem. Tentei ajustar pelo nvidia settings, mas tbm nao consegui. E não consegui configurar o nvidia-xconfig pois apareceu esta mensagem que não faço idéia do que é: Using X Configuration File:
                        "etc/x11/xorg.config"
                       Backed up file 'etc/x11/xorg/config'

Bom, como sou praticamente ignorante nisto, achei que fosse algum erro durante a instalação do driver e fiz o processo novamente... e novamente esta mensagem..  reiniciei e não entrou mais na parte gráfica/usuário.
Resolvi então reinstalar todo o sitema. Tudo aparentemente bem até que ejetou o cd e reiniciou.

Parou em 
verifying dmi pool data
boot from cd
e nunca mais saiu daí.

Se alguém puder ajudar agradeço
Martha


Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #164 Online: 27 de Outubro de 2010, 01:29 »
Olá! Estou com um problema, se alguém puder ajudar.. pesquisei e não vi nada do tipo.
Sou BEM iniciante e instalei este sistema depois que o técnico me deixou a ver navios.
Depois de instalado o ubuntu 10.10 vi que a resolução estava muito ruim. Tudo serrilhado, achatado e levemente desfocado. Fui pesquisar e cheguei neste tópico. Segui tudo  e instalou o driver tudo certinho. Mas ao reiniciar a resolução piorou, ficou tudo gigante. Meu monitor é um samsung Syncmaster 933 18,5". Minha placa de vídeo GForce 6150SE. Pois bem. Tentei ajustar pelo nvidia settings, mas tbm nao consegui. E não consegui configurar o nvidia-xconfig pois apareceu esta mensagem que não faço idéia do que é: Using X Configuration File:
                        "etc/x11/xorg.config"
                       Backed up file 'etc/x11/xorg/config'

Bom, como sou praticamente ignorante nisto, achei que fosse algum erro durante a instalação do driver e fiz o processo novamente... e novamente esta mensagem..  reiniciei e não entrou mais na parte gráfica/usuário.
Resolvi então reinstalar todo o sitema. Tudo aparentemente bem até que ejetou o cd e reiniciou.

Parou em  
verifying dmi pool data
boot from cd
e nunca mais saiu daí.

Se alguém puder ajudar agradeço
Martha


Este processo não é voltado para usuários iniciantes, é só para quem quer ter o ultimo lançamento do drive da Nvidia, para as outras pessoas é desnecessário.

Para instalar o drive normalmente basta ir em Sistema > Administração > Drives adicionais e ativar o drive.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2010, 01:31 por Falco90 »