Autor Tópico: [Resolvido] Perda de formatação no Libre Office  (Lida 8240 vezes)

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
[Resolvido] Perda de formatação no Libre Office
« Online: 08 de Junho de 2013, 17:43 »
Amigos,
Sou usuário do Libre Office há muito mais de 10 anos (desde o tempo do Star Office da Sun). Agora estou com o Libre Office 4.0.3 instalado tanto no Ubuntu quanto no Xubuntu e no Windows 7. Nesta versão do Libre Office (na verdade, acho que desde a versão 4.0.x), estão acontecendo coisas irritantes -- e os problemas são do Libre Office porque acontecem em todos estes ambientes.

Alteração de estilos

Escrevo textos longos e, por isso mesmo, uso estilos com regularidade. Só que está acontecendo o seguinte: eu altero um estilo e fica tudo OK. Basta eu sair do LO que, quando entro novamente, a alteração que fiz se perde e volta ao estágio anterior.

Vou dar um exemplo: no texto que estou escrevendo, o estilo "Título 1" não quebra página antes. Basta eu abrir o LO que todos os parágrafos "Título 1" começam em página nova. Modifico o estilo para não inserir quebra de página. Pois é só sair que, quando entro novamente, lá está de novo marcado, no estilo, para quebrar página antes. O mesmo acontece quando marco o campo "próximo estilo". Altero para que seja "corpo do texto" e fica alterado. Mas basta fechar o LO e abri-lo novamente que a modificação foi pro espaço e "próximo estilo" volta a ser o que estava lá originalmente.

Inserção de <tabs> nas notas de rodapé

Nas notas de rodapé do meu texto eu não inseri <tabs> no início do rodapé. Mas basta abrir o LO que todas as notas de rodapé está com 1, 2, 3 e às vezes até 5 ou 6 <tabs> no início do parágrafo (entre o dígito que indica o número da nota e o texto da nota). Eu vou lá, apago um por um os <tabs> e salvo. Continuo trabalhando e tudo está OK. Basta fechar o LO que quando o abro lá estão os benditos <tabs> de volta!

Dificuldade para não marcar alterações

Numa das alterações que fiz no texto, eu deixei ativada a opção de marcar as alterações (Editar > Alterações > Registrar) e também para mostrá-las (Editar > Alterações > Mostrar). No Ubuntu 12.04, não consigo mais deixar de registrar as alterações e de mostrá-las. Posso ir lá na opção e clicar que as alterações continuam aparecendo. Já as aceitei (Editar > Alterações > Aceitar ou Rejeitar) mas quando abro o documento a opção continua ativa e não consigo desativá-la.

Este problema também acontece no Windows mas é menor: ele sempre abre o LO com a opção de mostrar as alterações. Tenho que ir lá e desativar a opção mas, pelo menos, ele não registra.

------------

Estes problemas estão acontecendo com mais alguém?

Um abraço e obrigado.

Editado em 10/jun/13:

Descobri qual é meu problema. Na verdade, não é "meu" problema e segue sendo do Libre Office mas é porque passei a usar o formato DOCX (XML do Microsoft Word 2007/2010). Eu uso esse formato porque algumas das pessoas para quem mando meus textos só usam o MS Office.

O que descobri é o seguinte: se eu salvo o documento como DOCX, acontecem os problemas que relatei, de perda da formatação de estilos e das notas de rodapé. Se, no entanto, eu salvar como ODT ou como DOC (Microsoft Word 97/2000/XP/2003), esses problemas não ocorrem.

E descobri também que não é só na versão 4.0.x em que isso acontece. Eu desinstalei a 4.0.x, reinstalei a 3.6.6 e o problema se repetiu. Foi então que me liguei que os problemas começaram quando, ao instalar o 4.0.x, mudei o padrão para DOCX. Tentei o ODT e o DOC e meus problemas acabaram. E, claro, reinstalei a 4.0.3.
« Última modificação: 10 de Junho de 2013, 13:25 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Perda de formatação no Libre Office
« Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2013, 17:54 »
Reporta essas coisas no canal oficial de bugs do Libre.

Eu estou usando também a mesma versão, e uma coisa ou outra deixa de funcionar, como o menu, todos eles ficam sem acesso (fica meio transparente a maioria das opções). Não sei se esse problema se dá apenas na compilação feita do repositório PPA, não testei ainda na compilação da TDF.

Esse Libre 4.0 trouxe algumas melhorias, mas uma coisa ou outra regrediu mesmo. Acho que isso se dá pelo enfoque em lançar novas versões periodicamente, e acabam deixando a correção de bugs um pouco de lado. Ao invés de ficar na versão beta mais um pouco, eles preferem lançar de vez e esperar que os usuários reportem os bugs (algo que não costuma acontecer).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Perda de formatação no Libre Office
« Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2013, 18:34 »
Sergio Benjamim,

Já tentei achar o canal de bugs do Libre Office mas não achei. Então, entrei na lista de discussão de lá e postei o problema. Outra pessoa respondeu dizendo que também estava com problemas semelhantes, de perda de formatação. Mas ninguém deu nenhuma dica sobre a solução.

Pelo jeito, a solução é esperar novas versões para correção de bugs. Pensei até em voltar para a versão 3.6.6 e esperar.

Um abraço e obrigado.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Perda de formatação no Libre Office
« Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2013, 18:45 »
Uso o LibreOffice 4.0.3.x no Linux Mint 13 Cinnamon. Nada de problemas.
Quando eu usava o Ubuntu 12.04, tirava o LibreOffice e instalava o OpenOffice no lugar, devido ao problema de integração com a interface Unity.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Perda de formatação no Libre Office
« Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2013, 19:16 »
Esse Libre 4.0 trouxe algumas melhorias, mas uma coisa ou outra regrediu mesmo. Acho que isso se dá pelo enfoque em lançar novas versões periodicamente, e acabam deixando a correção de bugs um pouco de lado. Ao invés de ficar na versão beta mais um pouco, eles preferem lançar de vez e esperar que os usuários reportem os bugs (algo que não costuma acontecer).

O upstream só recomenda ".4" (por ex: 4.0.4) pra cima, os "pontos" anteriores são versões para teste/entusiastas, e problemas são mais do que esperados.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Perda de formatação no Libre Office
« Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2013, 19:17 »
Estou usando a versão 4.0.2.2 e até agora, sem problemas.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Perda de formatação no Libre Office
« Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2013, 01:02 »
Esse Libre 4.0 trouxe algumas melhorias, mas uma coisa ou outra regrediu mesmo. Acho que isso se dá pelo enfoque em lançar novas versões periodicamente, e acabam deixando a correção de bugs um pouco de lado. Ao invés de ficar na versão beta mais um pouco, eles preferem lançar de vez e esperar que os usuários reportem os bugs (algo que não costuma acontecer).

O upstream só recomenda ".4" (por ex: 4.0.4) pra cima, os "pontos" anteriores são versões para teste/entusiastas, e problemas são mais do que esperados.

Isso é verdade, é um detalhe que quase ninguém presta atenção. O Ubuntu mesmo, quando é lançado versão nova o Libre sempre está na versão .4, e com o tempo vai subindo até o .6 ou .7 (no ubuntu 12.04 veio com o 3.5.4 e agora está no 3.5.7).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Perda de formatação no Libre Office
« Resposta #7 Online: 10 de Junho de 2013, 12:16 »
Descobri qual é meu problema. Na verdade, não é "meu" problema e segue sendo do Libre Office mas é porque passei a usar o formato DOCX (XML do Microsoft Word 2007/2010). Eu o uso porque algumas das pessoas para quem mando meus textos só usam o MS Office.

Então, o que descobri é o seguinte: se eu salvo o documento como DOCX, acontecem os problemas que relatei, de perda da formatação de estilos e das notas de rodapé. Se, no entanto, eu salvar como ODT ou como DOC (Microsoft Word 97/2000/XP/2003), esses problemas não ocorrem.

Não resolve o problema do LO mas resolve o meu.

Ah, e descobri também que não é só na versão 4.0.x em que isso acontece. Eu desinstalei a 4.0.x, reinstalei a 3.6.6 e o problema se repetiu. Foi então que me liguei que os problemas começaram quando, ao instalar o 4.0.x, mudei o padrão para DOCX. Tentei o ODT e o DOC e meus problemas acabaram. E, claro, reinstalei a 4.0.3.

Um abraço e obrigado.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Perda de formatação no Libre Office
« Resposta #8 Online: 10 de Junho de 2013, 13:21 »
Descobri qual é meu problema. Na verdade, não é "meu" problema e segue sendo do Libre Office mas é porque passei a usar o formato DOCX (XML do Microsoft Word 2007/2010). Eu o uso porque algumas das pessoas para quem mando meus textos só usam o MS Office.

Então, o que descobri é o seguinte: se eu salvo o documento como DOCX, acontecem os problemas que relatei, de perda da formatação de estilos e das notas de rodapé. Se, no entanto, eu salvar como ODT ou como DOC (Microsoft Word 97/2000/XP/2003), esses problemas não ocorrem.

Não resolve o problema do LO mas resolve o meu.

Ah, e descobri também que não é só na versão 4.0.x em que isso acontece. Eu desinstalei a 4.0.x, reinstalei a 3.6.6 e o problema se repetiu. Foi então que me liguei que os problemas começaram quando, ao instalar o 4.0.x, mudei o padrão para DOCX. Tentei o ODT e o DOC e meus problemas acabaram. E, claro, reinstalei a 4.0.3.

Um abraço e obrigado.

Caramba, você é muito bonzinho, eu aqui na faculdade não trabalho mais com docx e outros formatos da M$, as pessoas que se adaptem ao ODF (podem me chamar de chato, mas se existe um padrão, por que não usar?). O M$ office 2013 está vindo aí, com total compatibilidade com o ODF 1.2, não tem porquê ficar nos formatos da M$.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline kalix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Perda de formatação no Libre Office
« Resposta #9 Online: 10 de Junho de 2013, 13:38 »
aconteceu  algo semelhante comigo formatava o trabalho acadêmico no libreoffice, quando professor abria para visualizar em seu computador com office 2007 dava algumas diferenças, como tava em cima da hora tive que instalar o word via wine para acabar de formatar, agora com ODF no office 2013 vai acabar muitos problemas

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Perda de formatação no Libre Office
« Resposta #10 Online: 10 de Junho de 2013, 14:00 »

Caramba, você é muito bonzinho, eu aqui na faculdade não trabalho mais com docx e outros formatos da M$, as pessoas que se adaptem ao ODF (podem me chamar de chato, mas se existe um padrão, por que não usar?). O M$ office 2013 está vindo aí, com total compatibilidade com o ODF 1.2, não tem porquê ficar nos formatos da M$.

Sergio Benjamim, é que tem uns caras para quem eu mando esses textos que são uns "véio" (qui nem eu!) que, há apenas uns anos atrás, a secretária imprimia o email e eles respondiam manuscrito no papel e depois ela digitava respondendo como se fossem eles. Se eu pedir pra eles usarem Libre Office vou ficar com uns 2 ou 3 infartos na consciência... *rs*

Um abraço e valeu!
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1