Autor Tópico: [Resolvido] Configurações de Video não salvam-se no Boot do sistema  (Lida 6222 vezes)

Offline martinijr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
  • Need help? me 2.
    • Ver perfil
    • Twitter
Bom dia, primeiramente quero me desculpar se esse tópico fere algum dos incisos do item 8 da regra do fórum, mas dei uma olhada rápida e não achei o que precisava.

Ontem mandei que fosse instalado o Ubuntu 9.04 na minha maquina, nunca tinha experimentado este sistema e estou bem contente pois estou conseguindo me "virar" com ele.

Ao tentar alterar a resolução do video (de 1024x768 para 1200-e-alguma-coisa x 900-e-alguma-coisa) eu consegui, até aí tudo tranquilo, mas ao desligar o computador e liga-lo novamente as configurações tinham sumido, e por consequencia, voltado a anterior (1024x768).

Eu tenho uma placa GForce 6200 devidamente instalada, e meu monitor é de 17" Samsung.

O que eu achei estranho é que a resolução trocou efetivamente, so que parece-me que eu n estou sabendo salvar estas configurações.

Eu li algo de que tem q salvar um arquivo (x-não-sei-oque.conf) acho que é esse o x da questão.

Se vcs puderem me ajudar eu agradeço.

Peço desculpas desde ja pela enrolação, mas precisava explicar detalhado ja que n tenho conhecimento avançado em Linux/ubuntu
« Última modificação: 06 de Julho de 2009, 22:15 por martinijr »

Offline martinijr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
  • Need help? me 2.
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Configurações de Video não salvam-se no Boot do sistema
« Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2009, 15:43 »
Bem, obrigado por me ajudarem [/sarcasmo]

mas mesmo assim eu consegui resolver sozinho.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Configurações de Video não salvam-se no Boot do sistema
« Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2009, 17:28 »
Bem, obrigado por me ajudarem [/sarcasmo]

mas mesmo assim eu consegui resolver sozinho.

[conselho]Usar de sarcasmo não te ajuda aqui, infelizmente. Entenda que nem todos passaram pelo seu erro, e as vezes não tem como ajudar, ou pior, as vezes quem sabe não esta disponível para fazê-lo, visto que ninguém aqui recebe para isso.[/conselho]

Parabéns por conseguir resolver seu problema, e por seus próprios méritos, e boa sorte em futuras dúvidas, ainda mais com seu jeito.

Editando:

Não resisti... você usou de sarcasmo por ninguém ter te ajudado num problema que você postou hoje mesmo?

Se você postou hoje e você mesmo achou a solução então foi você que não procurou direito, e acabou criando um tópico a toa, pois poderia ter resolvido sozinho.

Outra coisa, sua atitude não ajuda... ninguém vai ajudar alguém que além de ser sarcástico, ainda resolve os problemas e não escreve como fez, atitude que ajudaria outra pessoa no futuro.

« Última modificação: 28 de Maio de 2009, 17:31 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline marcelocajueiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Configurações de Video não salvam-se no Boot do sistema
« Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2009, 22:01 »
Apesar do sarcasmo... vou adicionar mais dúvida...


Estou com mesmo problema e a placa é exatamente igual a sua.



PS.: A máquina está mto pesada com o driver automático do Ubuntu 9.04, fica mais leve com um driver genérico.

Offline gfenrrir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Configurações de Video não salvam-se no Boot do sistema
« Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2009, 22:03 »
Estou passando pelo mesmo problema, todas vez que eu ligo ou reinicio o PC a tela fica em uma resolução muito alta e tenho que colocar na que eu tinha configurado já busquei tentei e não consegui resolver esse problema se alguem puder me ajudar ficarei grato =)

Abraços =)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Configurações de Video não salvam-se no Boot do sistema
« Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2009, 22:38 »
Bem se o autor do tópico tivesse menos sarcasmo e mais senso de comunidade ele teria deixado a fórmula que usou para resolver o problema, mas ao contrário reclamou que não foi ajudado, e com isso também não ajudou... ótimo!

Agora que já chorei um pouco (de novo!) vamos lá.

Realizei umas buscas no google e acho que o link abaixo (em inglês) pode ajudá-los:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1165937

Outra forma é tentar resolver usando o EnvyNG (também neste tópico aqui tem como instalar ele).

Para finalizar, esta última dica eu achei usando a pesquisa. Ou seja?!?! Todos eles estavam ao alcance de uma pesquisa, seja no fórum ou na internet.

Espero mesmo que alguma das opções possa ajudar vocês.

[]'s e boa sorte!

Cristiano
« Última modificação: 29 de Maio de 2009, 22:40 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline marcelocajueiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Configurações de Video não salvam-se no Boot do sistema
« Resposta #6 Online: 29 de Maio de 2009, 23:28 »
Vlw cristiano, vou testar! Achei este post usando a pesquisa também ;D


Abraços

Offline martinijr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
  • Need help? me 2.
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Configurações de Video não salvam-se no Boot do sistema
« Resposta #7 Online: 06 de Julho de 2009, 15:01 »
peço desculpas a todos pela minha infeliz brincadeira do sarcasmo, desculpem-me se ofendi alguem.

Bom, vou explicar como que fiz para resolver:

primeiro eu fiz no terminal: nvidia-settings
ai ele pediu para eu digitar a minha senha (digitar a senha é importante, para que vc possa salvar o arquivo xorg.conf posteriormente)

Dica: se ele n pedir para digitar a senha, feche a janela da nvida q abrir, e digide sudo su, ai ele vai pedir a senha e te logar como root.

depois de logado como root, ai entao vc digita novamente nvidia-settings, ira abrir a janela de configuração da nvidia, vc vai no segundo item (que é onde edita a resolução. Escolhe a resolução que preferir e clique em salvar x (que é o xorg.conf).

caso n haja a resolução q vc escolheu, basta, dentro do arquivo xorg, ir onde fala em resolução e adicionar a que desejar, claro que respeitando o que o seu monitor aguentar.

Ai entao é so salva-lo, q vai funcionar td direitinho. Pode ate reiniciar testar.

repito que o segredo é entrar no nvidia-settings como root, para que possa editar o xorg.conf

Peço mais uma vez desculpas pelo papel ridiculo que eu prestei antes, ninguem é obrigado a estar de prontidão para resolver nossos problemas. E "clcampos" espero q algum dia vc possa mudar a sua impressão sobre mim, eu n sou uma pessoa ruim ahasuahsuas

abraço a todos e qquer coisa estamos ai!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Configurações de Video não salvam-se no Boot do sistema
« Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2009, 15:44 »
martinijr obrigado por deixar a resposta aos demais usuários, e também por entender as colocações que fizemos no tópico.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline martinijr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
  • Need help? me 2.
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Configurações de Video não salvam-se no Boot do sistema
« Resposta #9 Online: 06 de Julho de 2009, 17:40 »
só simplificando o que eu disse antes num passo a passo:

1° entre no terminal e digite: nvida-settings
2º digite a senha, após isso abrira a pagina de configuração do Nvidia. (caso não peça para digitar a senha, feche a janela da nvidia e digite no terminal "sudo su") é importante entrar no nvidia-settings como root (#)
3º escolha normalmente a resolução desejada, a taxa de frequencia, clique em salvar X
4º ao clicar em salvar x, abrira uma janelinha, la clique em exibir detalhes (ou algo semelhante)
5º feito isso abrira um texto com varias informações, va ate as resoluções.
6º caso a sua resolução desejada não apareça ali, digite-a (ex: "1280x1024").
7º clique em salvar
8º saia do nivida-settings
9º reinicie o computador para ver se deu certo.

Caso não tenha dado certo, deixe aqui o seu xorg.conf, ou o erro que apareceu.

caso, ao salvar o xorg.conf aparecer a mensagem de que vc não tem permissão para salvar o arquivo, certifique-se de que vc digitou a senha de root (aquela q passa do $ para o #)

abraços

Offline martinijr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
  • Need help? me 2.
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Configurações de Video não salvam-se no Boot do sistema
« Resposta #10 Online: 06 de Julho de 2009, 22:14 »
esqueci de falar:

certeifique-se de que tem esta linha:
Section "Screen"
    Identifier     "Screen0"
    Device         "Device0"
    Monitor        "Monitor0"
    DefaultDepth    24
    Option         "TwinView" "0"
    Option         "TwinViewXineramaInfoOrder" "CRT-0"
    Option         "metamodes" "1280x1024 +0+0"
    SubSection     "Display"
        Depth       24
  Modes      "1280x1024" "1280x1024" "1280x1024"  
    EndSubSection
EndSection

sendo que se não houver basta adiciona-la manualmente, podendo ate mesmo trocar o 1280x1024 pela resolução desejada.

não se esqueçam de entrar no nvidia-settings pelo sudo.

att



Moderação, vou editar o titulo deste post como resolvido, ja que o problema foi solucionado. ok?
« Última modificação: 06 de Julho de 2009, 22:15 por martinijr »

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 485
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Configurações de Video não salvam-se no Boot do sistema
« Resposta #11 Online: 06 de Julho de 2009, 23:14 »
simplificando : no terminal > sudo nvidia_settings > senha   , etc, save to x, reboot
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G