Autor Tópico: Meu linux trava na tela de abertura, a tela fica escura e abre um terminal!  (Lida 8686 vezes)

Offline lribeirojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Meu linux 10.10 trava na tela de abertura. Depois, a tela fica escura e abre um terminal branco no canto superior esquerdo... Não tenho a menor ideida do que fazer!

Fiquei trabalhando, no sábado, o dia todo... No final do dia, Desliguei o laptop e fui dormir. No domingo, quando fui ligar a máquina novamente, aconteceu isso.

Tenho que digitar algum comando para o bicho iniciar o Linux, ou perdi tudo?!
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2011, 22:44 por lribeirojr »
Luiz Ribeiro

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Meu linux 10.10 trava na tela de abertura. A tela fica escura e abre o terminal.
« Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2011, 18:58 »
Infelizmente esse seu "pau" está muito genérico!

É preciso saber o que aconteceu para ele te brindar com esse terminal branco do lado esquerdo!  Eu só vi isso (terminal com tela branca após o boot) em instalações de servidores do CentOS sem a parte gráfica!

De qualquer maneira, qual a sua configuração?

Na hora do boot, aparecem o(s) kernel(eis)?

Se não aparecer, aperte ESC na hora de iniciar o boot do Ubuntu, ele vai te mostrar os kerneis que ele pode inicializar o sistema!

Selecione o kernel padrão e aperte a tecla "e"!

Desce até a linha onde começa com kernel  /boot/.....

Percorra tal linha com as setas do teclado e procure pela frase "quiet splash", remova essa frase e tecle enter! Depois tecle "b" para ele iniciar o sistema, você vai poder ler as menssagens de texto durante a inicialização do sistema, procure ver o que ele está mostrando de errado! Procure anotar o "pau" que está ocorrendo antes dele mostrar o terminal branco e posta aqui pra gente!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline lribeirojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Meu linux 10.10 trava na tela de abertura. A tela fica escura e abre o terminal.
« Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 19:57 »
Galactus,

O terminal com tela branca não é após o boot, é na hora do boot. No momento que a tela fica roxa (padrão ubuntu) para iniciar o boot, a tela fica preta e aparece o tal terminal branco. E não aparece(m) o(s) kernel(eis)!

Tentei a manobra com o "ESC" na hora de iniciar o boot do Ubuntu, mas ele não me mostrou o os kerneis. Aparece o tal terminal branco!

Será que o sistema não está me pedindo algum comando para continuar o boot? Já tentei usar o "sudo identificador"... Aí, ele me pediu "[sudo] password for identificador:"... Eu entrei com a senha mas não deu certo. Ele me respondeu o seguinte "sudo: identificador: command not found".

Lendo seu correio acreditei que o ubuntu poderia estar, quem sabe, me pregando uma peça pedindo para "estartar"sem a parte gráfica! Então digitei "sudo startx"e ele me respondeu "sorry, try again". COMPLICADO!!!

Luiz Ribeiro

Offline lribeirojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Meu linux 10.10 trava na tela de abertura. A tela fica escura e abre o terminal.
« Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 20:08 »
Tentei o "sodu startx" novamente... Ele me respondeu o seguinte:

Fatal serve error:
Server is already active for display 0
If this server is no longer running, remove /tmp/.X0-lock
and start again.
Luiz Ribeiro

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Meu linux 10.10 trava na tela de abertura. A tela fica escura e abre o terminal.
« Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 20:50 »
Tentei o "sodu startx" novamente... Ele me respondeu o seguinte:

Fatal serve error:
Server is already active for display 0
If this server is no longer running, remove /tmp/.X0-lock
and start again.

Agora já ajuda muito!

Você por acaso tem dois monitores?

você usa placa de vídeo da Nvidia?

Você andou alterando propriedades de usuários no sistema, ou do administrador do sistema?

Esse erro é reportado inclusive no FAQ do X.org!

Tem duas possíveis soluções, se o pau for realmente este!

Os dois links abaixo dão as mesmas possíveis soluções:

http://www.x.org/wiki/FAQErrorMessages#Ikeepgettingthemessage.3A.22Serverisalreadyactivefordisplay0.22

http://www.bose.res.in/~rudra/linux.html#Server is already active for display 0

Segundo esses links dois servidores X estão tentando funcionar ao mesmo tempo com um mesmo endereço!  Só pode haver um!

Você vai ter que imprimir essas possíveis soluções para poder usar os comandos para tentar corrigir o problema pelo terminal!

Boa sorte!

Tem mais este tópico aqui mesmo do Fórum:

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=72703.0

« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2011, 20:54 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline lribeirojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Meu linux 10.10 trava na tela de abertura. A tela fica escura e abre o terminal.
« Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 21:52 »
Galactus,

O terminal com tela branca é pior que carrapato!

Tentei o seguinte...

# Fatal server error Server is already active for display 0
When you get an error like
Fatal server error:
Server is already active for display 0
If this server is no longer running, remove /tmp/.X0-lock
and start again.
This is display number(0, default) and you can't run two display in same system with identical display number. If you wan't to check if any xserver is really running, invoke ps aux | grep `cat /tmp/.X0-lock` and this will yeild an output

164:foo 7977 0.0 0.1 3928 760 pts/1 S+ 23:21 0:00 grep -i --colour -n 14847
foo is user's name, the person running that startx session.
To run your session, you have two option
1) become superuser and kill the the corresponding PID
2) or, in a better way, start a different X-session by invoking a command like
startx -- :1


E NADA!!!!!!!!

Não tenho dois monitores; não andei alterando propriedades de usuários no sistema, ou do administrador do sistema... Mas, uso placa de vídeo da Nvidia!!! Será que é este o problema?! Uso um laptop hp pavillion dv9000 com esta placa!!!
Luiz Ribeiro

Offline lribeirojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Meu linux 10.10 trava na tela de abertura. A tela fica escura e abre o terminal.
« Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 22:06 »
Um detalhe... Eu instalei um tema que modificava a tela de login também... E foi logo depois que isso aconteceu!!!
Luiz Ribeiro

Offline lribeirojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Meu linux 10.10 trava na tela de abertura. A tela fica escura e abre o terminal.
« Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 22:28 »
Tentei as dicas do tópico "http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=72703.0" mas não deu certo!
Luiz Ribeiro

Offline lribeirojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Meu linux 10.10 trava na tela de abertura. A tela fica escura e abre o terminal.
« Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 22:33 »
Os dois outros links não deram soluções para o problema. O terminal com tela branca está lá, firme e forte!!!

Lembrando... Não é após o boot, é na hora do boot. No momento que a tela fica roxa (padrão ubuntu) para iniciar o boot, a tela fica preta e aparece o tal terminal branco.

Um detalhe... Eu instalei um tema que modificava a tela de login também... E foi logo depois que isso aconteceu!!!
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2011, 22:48 por lribeirojr »
Luiz Ribeiro

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Meu linux 10.10 trava na tela de abertura. A tela fica escura e abre o terminal.
« Resposta #9 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 23:59 »
Os dois outros links não deram soluções para o problema. O terminal com tela branca está lá, firme e forte!!!

Lembrando... Não é após o boot, é na hora do boot. No momento que a tela fica roxa (padrão ubuntu) para iniciar o boot, a tela fica preta e aparece o tal terminal branco.

Um detalhe... Eu instalei um tema que modificava a tela de login também... E foi logo depois que isso aconteceu!!!


Tá vendo como as coisas começam a aparecer?   ;D

Então remove o tal tema pra ver se tudo volta ao normal!  Senão vai ter que reinstalar tudo de novo!   Lembra os nomes dos pacotes do tal tema?  Se lembrar, você entra no terminal e  como usuário root faz um:

Código: [Selecionar]
apt-get remove nomedopacote.deb
E reinicia o sistema!  Tava instalado o driver proprietário da Nvidia?  Se estava, também pode tentar remover o driver da Nvidia para usar o driver livre!

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline lribeirojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Meu linux trava na tela de abertura, a tela fica escura e abre um terminal!
« Resposta #10 Online: 02 de Fevereiro de 2011, 11:11 »
Então... Eu removi! Antes desta zica toda, meu ubuntu estava com a aparência do MAC. Aí, eu removi o perfil... Na semana passada, acho. Mas, até então, não tinha nada errado. Liguei e desliguei a máquina sem nada acontecer! Aí, no sábado, Fiquei trabalhando o dia todo... Desliguei o laptop e fui dormir. No domingo, quando fui ligar a máquina novamente, aconteceu isso. O linux trava na abertura, a tela fica escura e abre um terminal branco no canto superior esquerdo!
Luiz Ribeiro