Autor Tópico: Instalar Driver SCX 4016 - Como Instalar Driver  (Lida 5796 vezes)

Offline wolverine32

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Instalar Driver SCX 4016 - Como Instalar Driver
« Online: 26 de Setembro de 2008, 23:36 »
Pessoal fui no site da Samsung e baixei o Driver para Linux da Minha multifuncional SCX 4016 e veio este arquivo aqui como faço para instalar:



Alguém poderia me ajudar a instalar e será que este driver irá dar certo no Ubuntu, pois no site da Samsung diz que é de Linux.  ???

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Instalar Driver SCX 4016 - Como Instalar Driver
« Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2008, 23:42 »
Pessoal fui no site da Samsung e baixei o Driver para Linux da Minha multifuncional SCX 4016 e veio este arquivo aqui como faço para instalar:



Alguém poderia me ajudar a instalar e será que este driver irá dar certo no Ubuntu, pois no site da Samsung diz que é de Linux.  ???

Não grave nada que baixar no desktop.  Não é boa política.  Procure gravar em uma pasta do seu diretório /home/sua_conta.

Abra o arquivo usando o comando tar e veja se tem instruções dentro dele como um arquivo com o nome de INSTALL.  Veja também se tem alguma coisa definido no arquivo README.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline wolverine32

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Instalar Driver SCX 4016 - Como Instalar Driver
« Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2008, 10:22 »
Como faço pra eu executar isso com o comando .TAR, e dentro desse arquivo aí tem um arquivo que tem o nome: Install.sh será que é esse que instala.  ???

==============================================================

Como faço pra instalar os programas de Escanear documentos, o SmartThure da Samsung.  ???
Posso Usar um emulador que funcionará.  ???

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar Driver SCX 4016 - Como Instalar Driver
« Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2008, 10:39 »
Wolverine32,

Programas e drivers para Windows não funcionam nos GNU/Linux.

multifuncional SCX 4016, deve ser pesquisada no google por "SCX 4016 + Linux" onde voce encontrara que o driver para ela é o Samsung Unified Linux Driver.

Se mesmo assim quiser compilar o driver do fabricante, é necessário conhecimento avançado do sistema.

Para facilitar ( um pouco apenas ) existe um pacote ( programa ) que em teoria faz isto para voce chamado alien. ( pesquise no forum por alien )

Quanto ao scanner, ele deveria ser imediatamente reconhecido pelo pacote xsane em Aplicações => Gráficos => digitalizador de imagens xsane

Finalmente procure aqui no forum por "instalar pacotes tar.gz"

[],s

Recomendo calma e paciencia, tudo se instala no Linux, mas alguns dispositivos dão bastante trabalho outros são mais faceis que ligar a máquina.

Offline wolverine32

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Instalar Driver SCX 4016 - Como Instalar Driver
« Resposta #4 Online: 27 de Setembro de 2008, 10:43 »
Bom esse que você falou aí que digitaliza imagens ele usa a Multifuncional minha se ela der suporte a Escaner estou certo.  ???

Se for isso eu acho que eu vi esse programa aqui no Meu Ubuntu.  ;D

Agora sobre esse Alien aí ele é o que ele é tipo o Cedega ou Wine.  ???

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar Driver SCX 4016 - Como Instalar Driver
« Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2008, 11:08 »
Não,

O alien converte pacotes de outras distribuições ou comprimidos em binario para o formato Debian que é reconhecido pelo Ubuntu.

Ele é um "preparador" de pacotes ( programas )

Mas não é 100% garantido. Porém partindo o pacode de Samsung, eu poderia apostar que funciona.

[],s

Offline wolverine32

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Instalar Driver SCX 4016 - Como Instalar Driver
« Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2008, 11:15 »
Esse programa aí o Alien onde eu consigo ele.  ???
Qual o procedimento.  ???
É fácil mexer como eu vou conseguir operar ele será.  ???

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Instalar Driver SCX 4016 - Como Instalar Driver
« Resposta #7 Online: 27 de Setembro de 2008, 11:54 »
Esse programa aí o Alien onde eu consigo ele.  ???
Qual o procedimento.  ???
É fácil mexer como eu vou conseguir operar ele será.  ???

Ao ler suas mensagens noto que você ainda não tem familiaridade com o Linux e já está querendo e necessitando fazer instalações.  Noto que você terá muita dificuldade pois te falta o básico.  Que tal ler mais tópicos na Seção Dicas e Truques referentes ao uso de terminal console?
Procure por lá ou no google como usa o comando tar.  Procure lá ou no google como se usa o apt-get install e veja também como usar o synaptic que tem no Ubuntu.  O aprendizado é sempre feito em etapas.  Quando se pulam as etapas ficamos sem base para compreender outras coisas.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline wolverine32

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Instalar Driver SCX 4016 - Como Instalar Driver
« Resposta #8 Online: 27 de Setembro de 2008, 12:12 »
Mas csat esse comando .TAR aí que você disse é no Terminal (Consola) que se digita, e aqui no fórum eu pesquisei e não achei nada falando sobre como usar ele.

Por ele eu consigo instalar o Driver de minha Multifuncional, pois lá no site o Driver é para Linux será que irá funcionar no Ubuntu, normalmente.  ???

O que está me dando problema é mais em instalar a impressora pois o resto eu já estou quase terminando já baixei algumas coisa pra fazer ele funcionar.  :)

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Instalar Driver SCX 4016 - Como Instalar Driver
« Resposta #9 Online: 27 de Setembro de 2008, 12:37 »
Mas csat esse comando .TAR aí que você disse é no Terminal (Consola) que se digita, e aqui no fórum eu pesquisei e não achei nada falando sobre como usar ele.

Por ele eu consigo instalar o Driver de minha Multifuncional, pois lá no site o Driver é para Linux será que irá funcionar no Ubuntu, normalmente.  ???

O que está me dando problema é mais em instalar a impressora pois o resto eu já estou quase terminando já baixei algumas coisa pra fazer ele funcionar.  :)

Hummm...  quando não se sabe um determinado comando veja na console terminal assim, olhe:

Código: [Selecionar]
tar --help

Se o arquivo tar.gz que você baixou for para o Linux deverá haver dentro dele, além dos drivers, os arquivos INSTALL e README.  Neles devem haver instruções de como instalar.  Isso não é garantia de que vai funcionar 100%.  O melhor é sempre achar um arquivo de instalação que tenha a extensão ".deb" pois o Ubuntu é baseado no Linux Debian.

Tente procurar mais informações sobre essa sua impressora e o Ubuntu.  Achei algo =>aqui<=, em Ingles.


Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline wolverine32

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Instalar Driver SCX 4016 - Como Instalar Driver
« Resposta #10 Online: 27 de Setembro de 2008, 13:22 »
Eu vi só um arquivo Install mas quando abri veio um monte de códigos posso colocar aqui pra você ver.  ???

E não veio nenhum arquivo Readme não.  :P

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Instalar Driver SCX 4016 - Como Instalar Driver
« Resposta #11 Online: 27 de Setembro de 2008, 13:25 »
Eu vi só um arquivo Install mas quando abri veio um monte de códigos posso colocar aqui pra você ver.  ???

E não veio nenhum arquivo Readme não.  :P

Não é o arquivo Install.  É o arquivo INSTALL.  Se não tiver nenhum nem o README não adianta você colocar um monte de caracteres na sua mensagem pois não é isso que vai adiantar para mim, para você ou para outro qualquer usuário tentando entender seu problema e fazer funcionar.

A propósito você nada comentou sobre o link que te mostrei.  Já foi lá, leu, entendeu e tentou descobrir mais alguma coisa?

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline wolverine32

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Instalar Driver SCX 4016 - Como Instalar Driver
« Resposta #12 Online: 27 de Setembro de 2008, 13:34 »
Aqui uma Imagem dos arquivos contidos dentro daquele .TAR.GZ:



Tem essa quando se abre a pasta na Área de Trabalho:



E quando eu abro o arquivos Installer vem isso:



Sobre o Link eu não entendo muito de inglês e lá é sobre a SCX 4200, será que irá dar certo, pois se eu não me engano a SCX 4200 ela é bem diferente da minha SCX 4016.  ::)