Autor Tópico: [resolvido] instalar ubuntu netbook - wireless book vm8505  (Lida 6778 vezes)

Offline lariuxi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
[resolvido] instalar ubuntu netbook - wireless book vm8505
« Online: 13 de Dezembro de 2011, 00:07 »
olá

Como faço para o lubuntu no  wireless book -  chinês 300 mhz/128mb ram -winCE 6.0,  estive pesquisando e achei uma pagina com os arquivos abaixo. baixei apenas mini.iso e usei o unetbootin com pendrive mas não deu resultado.
eu tenho que baixar todos estes arquivos, depois copiar para o pendrive, depois abrir o unetbootin e iniciar o mini.iso ?

também não consegui dar boot no netbook.


Index of /ubuntu/dists/lucid/main/installer-i386/20081029ubuntu102/images/netboot
Name   Last modified   Size
      -
boot.img.gz   25-Apr-2010 23:03    12M
mini.iso   25-Apr-2010 23:03    13M
netboot.tar.gz   25-Apr-2010 23:03    12M
pxelinux.0   15-Jul-2011 12:03    14K
pxelinux.cfg/   25-Apr-2010 23:29    -
ubuntu-installer/   25-Apr-2010 23:03    -
xen/   15-Jul-2011 12:23    -
Apache/2.2.14 (Ubuntu) Server at archive.ubuntu.com Port 80


grato pela ajuda

wellington
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2011, 00:44 por lariuxi »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: instalar ubuntu netbook - wireless book vm8505
« Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2011, 00:15 »
ola

qual o processador deste aparelho?

Geralmente os dispositivos com WinCE vêm com o sistema gravado na eeprom o que exige que se faça uma regravação da mesma, sendo ainda necessário recompilar/portar o kernel para este tipo de processador.

por favor poste mais detalhes para o forum poder ajudar

Processadores com 300mHz geralmente são com arquitetura VIA vt-8505/ARM, e não instalam o Ubuntu normal, mas sim a versão para este processador desde que gravados na rom.

[]'s
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2011, 02:49 por Tota »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: instalar ubuntu netbook - wireless book vm8505
« Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2011, 00:16 »
movido para a sessão iniciantes

Offline lariuxi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: instalar ubuntu netbook - wireless book vm8505
« Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2011, 15:06 »
o processador é arm este produto é anunciado no deal extreme. tem uma pagina do ubuntu org que segundo eu entendi o kernel está compilado para este processador, se voce puder dar uma olhada e confirmar.

https://wiki.ubuntu.com/Lubuntu/DocumentationHelp/MinimalInstall#Notes


grato

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: instalar ubuntu netbook - wireless book vm8505
« Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2011, 17:06 »
ola

https://wiki.ubuntu.com/ARM

se isto se aplica a seu produto, baixe a versão para seu processador

para não perder tempo, veja no manual da maquina como bootar pelo pendrive, já que nas pesquisas que fiz na net vi que isto parece não ser possivel para seu modelo, mas posso estar enganado.

[]'s


Offline lariuxi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: instalar ubuntu netbook - wireless book vm8505
« Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2011, 23:56 »
acessei o sistema e apareceu apenas wm8505. na parte traseira tem um usb  que conecta o desktop utilizando ActiveSync.

quando acessei uma pagina no ubuntu apareceu um link mini.iso e cliquei aparecendo vários arquivos iguais estes:

Index of /ubuntu/dists/lucid/main/installer-i386/20081029ubuntu102/images/netboot

Name   Last modified   Size
      -
boot.img.gz   25-Apr-2010 23:03    12M
mini.iso   25-Apr-2010 23:03    13M
netboot.tar.gz   25-Apr-2010 23:03    12M
pxelinux.0   15-Jul-2011 12:03    14K
pxelinux.cfg/   25-Apr-2010 23:29    -
ubuntu-installer/   25-Apr-2010 23:03    -
xen/   15-Jul-2011 12:23    -
Apache/2.2.14 (Ubuntu) Server at archive.ubuntu.com Port 80

çomo faço para criar um usb para instalação ?

grato




Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: instalar ubuntu netbook - wireless book vm8505
« Resposta #6 Online: 15 de Dezembro de 2011, 08:16 »
Ola

Geralmente os dispositivos com WinCE vêm com o sistema gravado na eeprom o que exige que se faça uma regravação da mesma, sendo ainda necessário recompilar/portar o kernel para este tipo de processador.

É como falei, se conecta via activesync do windows, o sistema foi gravado em eeprom.

A mini.iso que baixou é especifica para a arquitetura i386, não para ARM.

No link que postei sobre ARM/Ubuntu, não consta o modelo de seu processador.

Nas pesquisas que fiz na rede sobre o modelo de sua maquina, pude ver que ela não inicia por porta USB.

Se mesmo assim deseja insistir em instalar, procure um kernel para ARM compatível a seu processador.

Grave em um pendrive com o pacote Unetbootin e veja no manual de seu aparelho como iniciar pela USB.

A meu ver, uma outra tentativa seria ter muitos e bons conhecimentos em programação, procurar o datasheet do processador, analizar os codigos de entrada do mesmo, criar um pequeno programa para acessá-lo, remover o processador da maquina, usar um gravador de eeprom e inserir o kernel nele. Recolocar o processador na máquina e fazer experimentos com ele.

Lendo este link por completo =>http://en.kioskea.net/forum/affich-222428-how-do-i-get-into-my-mini-laptop

Poderá ver um link com a rom original do modelo, descompile esta rom e comece por ela.

Bons estudos e boa sorte.

Quando tudo estiver funcionando após portar o kernel para ele, voce pode disponibilizar o mesmo para a comunidade em www.kernel.org

[]'s

Offline lariuxi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: instalar ubuntu netbook - wireless book vm8505
« Resposta #7 Online: 15 de Dezembro de 2011, 16:45 »
valeu pelas informações. vou experimentar nas ferias pois quando voltar para faculdade fica meio curto o tempo, entre trabalhar o dia inteiro e dar conta da eng.eletrica.

independente do processador eu fiquei curioso a respeito daqueles arquivos todos. voce pode me informar a respeito dos arquivos listados, por ex. eu tenho que baixar todos num pen drive e usar unetbootin e clicar no mini.iso apenas ?

grato

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: instalar ubuntu netbook - wireless book vm8505
« Resposta #8 Online: 15 de Dezembro de 2011, 17:37 »
Bem vamos lá.

O repositorio que utilizou para baixar => http://archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/lucid/main/installer-i386/20081029ubuntu102/images/netboot/

Está desatualizado, uma vez que a versão corrente do Ubuntu é a Oneiric, e não "Lucid"

Como o próprio link informa, a versão do processador é i386 e não a sua.

Numa pasta acima do link postado, ou seja em => http://archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/lucid/main/installer-i386/20081029ubuntu102/images/

Existe um arquivo com o nome em maiusculas "manifest"

Ele deve obrigatóriamente ser lido pois lá estão as explicações dos pacotes das sub pastas, ou seja
Citar
cdrom/debian-cd_info.tar.gz -- isolinux config files for CD
cdrom/initrd.gz             -- initrd for use with isolinux to build a CD
cdrom/vmlinuz               -- kernel for use with isolinux to build a CD
hd-media/boot.img.gz        -- 800 mb image (compressed) for USB memory stick
hd-media/initrd.gz          -- for use on USB memory sticks
hd-media/vmlinuz            -- for use on USB memory sticks
netboot/boot.img.gz         -- compressed network install image for USB memory stick
netboot/mini.iso            -- tiny CD image that boots the netboot installer
netboot/netboot.tar.gz      -- tarball of PXE boot directory
netboot/ubuntu-installer    -- PXE boot directory for tftp server
netboot/xen/initrd.gz       -- initrd for installing under Xen
netboot/xen/vmlinuz         -- kernel image for installing under Xen
netboot/xen/xm-debian.cfg   -- example Xen configuration

Bastaria a leitura do arquivo em questão, pois tudo em software livre funciona assim. O autor do link faz um arquivo texto para ser lido antes de qualquer instalação.

Como pode ver, a mini.iso contém os pacotes necessários à instalação, os outros são para se fazer "na unha".

Grave com o unetbootin apenas a mini.iso e pronto, isto se funcionasse para seu caso, o que não acontecerá.

Desculpe a sinceridade, espero que não se ofenda, mas se não sabe que no arquivo manifest existem todas as indicações, um conselho: não perca suas férias fazendo isto, desista logo de uma vez, pois voce não irá saber fazer a engenharia reversa necessária para portar um kernel para seu processador.

Minha dica: Use o winCE do aparelho como está e aproveite os 199 Reais que pagou nele e não estrague a rom dele pois com certeza ele vai ficar inoperante.

[]'s

Offline lariuxi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
[resolvido]Re: instalar ubuntu netbook - wireless book vm8505
« Resposta #9 Online: 16 de Dezembro de 2011, 00:37 »
mais uma vez valeu suas informações. não me ofendo com as críticas ou opiniões,  não se preocupe porque na minha idade no que se relaciona o conhecimento, estou sempre aprendendo, penso que as pessoas do forum estão sempre aprendendo uns com os outros. uma pessoa vaidosa ou que se melindra com qualquer coisa não participa de forum.

eu já esperava alguma coisa neste sentido, pois já havia pesquisado na net e não obtive nenhum resultado, foi então que postei aqui, para ver se o rumo que iria seguir era a mesma opinião que voce colocou, ou seja ficar com o wince.

grato pela ajuda até aqui.

wellington