Autor Tópico: Problema em particionar HD no Ubuntu Server!  (Lida 5369 vezes)

Offline marcos_5000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • Twitter: Marcos!!!
Problema em particionar HD no Ubuntu Server!
« Online: 21 de Agosto de 2009, 20:57 »
Olá!

Eu estou com um problema...
Eu não consigo criar mais duas partições para o Ubuntu (1 para o sistema e uma para a memória Swap!) pois quando eu faço para o sistema, ele bloqueia a possibilidade de criar uma outra partição, mesmo tendo bastante espaço para uma nova partição!!!

Alguém poderia me ajudar nisso???
« Última modificação: 21 de Agosto de 2009, 21:01 por marcos_5000 »
* Usando: Google Chrome. \o/
* USANDO ATUALMENTE:
Ubuntu 11.04! (Nova versão ta bem melhor, mais ainda não tem suporte pra minha placa de vídeo :(!)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema em particionar HD no Ubuntu Server!
« Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2009, 22:52 »
Talvez isso esteja acontecendo porque existe o limite de 4 partições primárias. O que acha de criar uma partição estendida e dentro dela criar as duas partições linux?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline marcos_5000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • Twitter: Marcos!!!
Re: Problema em particionar HD no Ubuntu Server!
« Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2009, 23:35 »
Li algo sobre partição estendida... Porém não entendi como se faz uma! :D

Tenho 3 partições então só poderia criar mais uma partição primária ou 1 estendida mais o "tuto" que eu li me deixou um pouco mais perdido q eu já estava...

Ta como faz pra criar uma partição estendida? Pq eu ñ vi nada disso quando eu tava instalando o Ubuntu server!

(Deve estar me chamando de noob!)
* Usando: Google Chrome. \o/
* USANDO ATUALMENTE:
Ubuntu 11.04! (Nova versão ta bem melhor, mais ainda não tem suporte pra minha placa de vídeo :(!)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema em particionar HD no Ubuntu Server!
« Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2009, 00:02 »
Você pode ter só 4 partições primárias, mas dentro da partição estendida você pode ter quantas quiser.

Fiz uma pesquisa no Google usando os termos "instalação do ubuntu server " e retornou várias respostas. Entre elas:

http://www.opcaolinux.com.br/gnulinux/tutoriais/10-sistema/71-ubuntu-server-instalacao.html
http://linux2start.aires.com.br/?page_id=143

De uma lida nos links, principalmente o segundo, e se não entender pergunte aqui, ou pesquise mais. Mas você terá que seguir a opção "Manual" no particionamento, diminuir a partição do windows, com o espaço sobrando criar uma partição estendida e dentro dela as partições linux (ao menos raiz ou / e swap).

Entenda que esse particionamento (com duas partições - raiz e swap) são o básico do básico, mas com o tempo você verá quais as configurações melhores para sua realidade ai.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline marcos_5000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • Twitter: Marcos!!!
Re: Problema em particionar HD no Ubuntu Server!
« Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2009, 12:13 »
Você pode ter só 4 partições primárias, mas dentro da partição estendida você pode ter quantas quiser.

Fiz uma pesquisa no Google usando os termos "instalação do ubuntu server " e retornou várias respostas. Entre elas:

http://www.opcaolinux.com.br/gnulinux/tutoriais/10-sistema/71-ubuntu-server-instalacao.html
http://linux2start.aires.com.br/?page_id=143

De uma lida nos links, principalmente o segundo, e se não entender pergunte aqui, ou pesquise mais. Mas você terá que seguir a opção "Manual" no particionamento, diminuir a partição do windows, com o espaço sobrando criar uma partição estendida e dentro dela as partições linux (ao menos raiz ou / e swap).

Entenda que esse particionamento (com duas partições - raiz e swap) são o básico do básico, mas com o tempo você verá quais as configurações melhores para sua realidade ai.
Obrigado tirei algumas dúvidas sobre a instalação!! Mais agora estou querendo saber como criar a partição estendida! Pois quando está instalando com particionador não mostra em lugar nenhum a opção de partição estendida!
Poderia me ajudar nisso???
« Última modificação: 22 de Agosto de 2009, 12:15 por marcos_5000 »
* Usando: Google Chrome. \o/
* USANDO ATUALMENTE:
Ubuntu 11.04! (Nova versão ta bem melhor, mais ainda não tem suporte pra minha placa de vídeo :(!)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema em particionar HD no Ubuntu Server!
« Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2009, 18:31 »
Eu não lembro exatamente as etapas porque faz tempo que não instalo uma versão server, mas tenho certeza que ao final do particionamento você deve permitir que as informações sejam gravadas.

Assim não tem problema você fazer alguns testes, pois ele só altera o HD ao final mesmo, e se mesmo assim não conseguir você pode criar a partição estendida (com o espaço que deseja usar o Linux) no windows, e durante a instalação do Ubuntu você a usa.

Claro que no windows você só vai criar a partição estendida, pois o windows não terá opção para criar as partições em padrão Linux (ext3, ext4, reiserfs, e etc).
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline marcos_5000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • Twitter: Marcos!!!
Re: Problema em particionar HD no Ubuntu Server!
« Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2009, 19:34 »
Oi... Obrigado por toda a ajuda... Mais meio q eu desisti de instalar a versão Server!
Agora eu instalei a versão Desktop mais agora to com outro problema!!!

Minha placa de vídeo! Não tem suporte direito! Só fica na resolução 800X600! Além de que não tem suporte a efeitos visuais!!!

Não sei se tem como atualizar o driver de vídeo ou algo que resolva o problema!
* Usando: Google Chrome. \o/
* USANDO ATUALMENTE:
Ubuntu 11.04! (Nova versão ta bem melhor, mais ainda não tem suporte pra minha placa de vídeo :(!)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema em particionar HD no Ubuntu Server!
« Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2009, 21:39 »
Oi... Obrigado por toda a ajuda... Mais meio q eu desisti de instalar a versão Server!
Agora eu instalei a versão Desktop mais agora to com outro problema!!!

Minha placa de vídeo! Não tem suporte direito! Só fica na resolução 800X600! Além de que não tem suporte a efeitos visuais!!!

Não sei se tem como atualizar o driver de vídeo ou algo que resolva o problema!

Para ajudar neste ponto precisamos saber mais do seu hardware.

Uma coisa, usando o Ubuntu Desktop você pode fazer tudo que o server faz, procure usar mais o terminal, assim você aprende mais como é a forma de trabalho da versão server.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline marcos_5000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • Twitter: Marcos!!!
Re: Problema em particionar HD no Ubuntu Server!
« Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2009, 19:39 »
Minha placa: SIS 672 series!

Tinha encontrado algo no site Oficial da Sis, mais não tem a minha placa!

Mas mesmo assim baixei algo lá, mais não sei instalar drivers no Linux!  :D

Mais tem algo que possa solucionar o problema da minha placa ou um driver  ???
* Usando: Google Chrome. \o/
* USANDO ATUALMENTE:
Ubuntu 11.04! (Nova versão ta bem melhor, mais ainda não tem suporte pra minha placa de vídeo :(!)