Autor Tópico: Ubuntu e Debian Lenny  (Lida 21126 vezes)

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #15 Online: 20 de Outubro de 2008, 17:49 »
Bom é que o meu caso é o seguinte:
Meu professor de informático usa Fdora Server num Pentium 4 lá como servidor. Eu perguntei o motivo dele não usar Debian e ele disse que era muito pesado e eram 21 CDs. Mas agora que eu entendi o motivo tá bom.
Eu fiz agora pouco um pedido no shipit (espero que aprovem) de 10 Ubuntus intrepid, 1 Kubuntu (queria aumentar prA 5 pelo menos, mas tenho medo de não aprovarem) e 1 Ubuntu Server (intrepid também, pretendo dar para o meu professor, pedi 1 mas queria 3, 1 pra minha escola (professor de lá) outro pra de informática particular (é o cara do Debian é pesado, e um pra mim XD)
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #16 Online: 20 de Outubro de 2008, 18:02 »
Fiquei suprendido mas ao que parece a Debian vai disponibilizar uma imagem em Blu-Ray.
É uma imagem de 25 gb!! O problema ao que parece é ainda como irão fazer com os servidores, pois 25 gb é muita coisa mesmo.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #17 Online: 20 de Outubro de 2008, 18:05 »
Cabe num pendrive de 32GB. Mas pra que tudo isso???
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #18 Online: 20 de Outubro de 2008, 18:27 »
Cabe num pendrive de 32GB. Mas pra que tudo isso???

Estão todos os programas disponíveis nos repositórios. Tem programa de tudo e pra tudo, vários ambientes gráficos, players de mídias, gravadores de mídias, tudo que se precisa.

Assim você não precisa recorrer aos repositórios, ideal pra quem não tem conexão boa. O único problema são que os programas acabam ficando desatualizados, necessitando atualização e assim de internet.

Mais para servidores que não se usa programas mais atuais, e sim estáveis. É Excelente ter uma variedade destas.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #19 Online: 20 de Outubro de 2008, 21:31 »
Não entendo muito(quase nada) de servidores, mas.. por que uns 25 Gb seriam um problema??
Por causa do HD? De ocupar muito espaço e tal? Porque tem HDs por aí de 1000 Gb, mesmo se resolver colocar o de 25 gb acho que ainda estaria sossegado. Bom, mas eu num entendo muito dessa área.


> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #20 Online: 20 de Outubro de 2008, 21:38 »
Mas eu acho que um servidor não precisa de 6454113 programas....
Quanto cabe num mainframe (não entendo nada disso)
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline d3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
    • d3kfox
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #21 Online: 21 de Outubro de 2008, 07:57 »
Eu não entendo isso! Como uma pessoa que não tenha boa conexão conseguirá baixar 25Gb? Não daria na mesma ter que baixa-los no repositório! Expliquem me por favor!
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #22 Online: 21 de Outubro de 2008, 13:41 »
Eu não entendo isso! Como uma pessoa que não tenha boa conexão conseguirá baixar 25Gb? Não daria na mesma ter que baixa-los no repositório! Expliquem me por favor!
Bom, acho que a idéia seria pedir pra alguém baixar todos os pacotes, aí com esses CDs a pessoa teria o "principal", com o tempo passando, no máximo ela teria que se preocupar com as atualizações desses pacotes, que geralmente são menores, e um ou outro programa novo que surgisse, provavelmente de tamanho reduzido(comparado com o resto).

Mas isso de baixar TUDO deve ser mais pra servidores mesmo, pra usuários comuns é só baixar o CD 1 ou o DVD 1 e sair usando normalmente....e se desejar algum programa específico que não está instalado é só ir no Synaptic ou no Add/Rem programas.
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline genaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #23 Online: 21 de Outubro de 2008, 14:18 »
Acho que algumas pessoas estão interpretando mal a coisa por falta de informação.

O que acontece é que o Debian disponibiliza diversas formas de instalação, pra agradar gregos e troianos.

Você pode se perguntar "pra que baixar uma dúzia de dvds ou cds só pra instalar o Debian?"

Sim, você pode fazer essa pergunta, inclusive eu mesmo me faço, tanto que o proprio Debian disponibiliza a ISO netinstall, que é o mínimo do sistema necessário para sua instalação, podendo fazer a instalação do ambiente gráfico muito facilmente toda pela internet assim que se conclui a instalação básica. É só marcar na instalação para instalar o metapacote "desktop", assim, ele  baixará todo o conteúdo do Gnome e o básico do kde e suas libs sem nenhum trabalho, seu único trabalho será sentar na frente do pc e esperar ele baixar todo esse conteúdo dependendo da banda de sua conexão. Aos puristas, há a possibilidade de instalar somente o basicão mesmo que o cd disponibiliza e ir baixando pacote por pacote o que a pessoa julga importante. Isso sim, pode ser trabalhoso e requerer alguma noção, mas como eu disse, é uma questão de escolha. E não me venham dizer que a instalação do Debian é difícil por não ter live cd, porque o Lenny agora disponibiliza um instalador gráfico muito simples de utilizar, com suporte ao mouse e interface gráfica antes mesmo de instalar qualquer coisa.

Também pode existir a pergunta "pra que baixar 25 gb se o sistema vai ser atualizado, gerando mais downloads?"

Sim, mas vejam bem, a partir do momento que o Debian entra em freeze, as atualizações se tornam muito remotas. Somente no âmbito da segurança mesmo. O que torna mais do que plausível que se baixe todo o conteúdo, este recurso é muito útil para servidores, pois a partir disso se pode criar uma espécie de repositório local para suprir a rede, limitando assim a necessidade de se utilizar uma conexao de rede externa. Vejam que o Debian é uma distro muito versátil, que pensa no lado de muita gente, tanto naquele que vai usar somente no desktop quanto para aquele que pretende ter a segurança desejada num servidor.

Offline serraemeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • "Libertas Quae Sera Tamen"
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #24 Online: 21 de Outubro de 2008, 17:52 »
Fiquei suprendido mas ao que parece a Debian vai disponibilizar uma imagem em Blu-Ray.
É uma imagem de 25 gb!! O problema ao que parece é ainda como irão fazer com os servidores, pois 25 gb é muita coisa mesmo.

Olá Sylvester, li em algum lugar que as imagens em blue-ray serão disponibilizadas apenas por meio daquele sistema Jigdoo (é assim que escreve?), o que não sobrecarregaria tanto os servidores, concorda?

Abraços...
Usuário do Ubuntu Hardy Heron 8.04

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #25 Online: 21 de Outubro de 2008, 18:01 »
gravar em blue-ray, ou em 10 DVDs ou em 23 CDs não tem diferença?
(gravar em disquete)_
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #26 Online: 21 de Outubro de 2008, 18:01 »
Quem quiser ver a noticia sobre um blu-ray e a debian fica aqui o link:
http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2008/10/msg00003.html

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #27 Online: 21 de Outubro de 2008, 18:04 »
O Debian é, de fato, um sistema bem polêmico.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline mbelancon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #28 Online: 21 de Outubro de 2008, 19:00 »
Penso o oposto, acho o Debian um dos sistemas menos polêmicos.
1. se vc quer usa-lo como servidor, tem uma imagem de 40 mega que contem apenas o instalador, ai vc baixa o que precisar da internet.
2. O debian possui um dos melhores instaladores que já vi, faz tempo que ele funciona bem, inclusive redimensionando partições ntfs.
3. Se vc quiser montar uma lan house no meio da floresta amazonica, e não tem certeza de quais pacotes vai precisar, pode baixar os dvds e pronto! Vc terá um "repositório" portátil nas mãos.

O que tem de polemico nisso?
Ubuntu 8.04 64 bits
Com Flash e Java 64 bits!
Aspire 5520-5912

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Debian Lenny
« Resposta #29 Online: 23 de Outubro de 2008, 19:55 »
O Debian é, de fato, um sistema bem polêmico.

Amigo, por favor, qual sua definição de "polêmico"?  ???
Um dia eu faço um blog... um dia.