Autor Tópico: Achar rede wireless  (Lida 2356 vezes)

Offline jvis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Achar rede wireless
« Online: 28 de Agosto de 2010, 00:27 »
Pessoal beleza?

Estou eu aqui novamente. Procurei na net mas não achei nada a respeito...
Gostaria de saber se tem algum modo de eu achar e conectar um rede wireless via comando, bom... deve ter neh, mas eu não achai... tipo... tem o radarzinho no lado do relógio, nós clicamos na rede wireless e digitamos a senha... gostaria de saber quais os comandos para fazer isso via terminal.

flw

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Achar rede wireless
« Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2010, 15:02 »
pra achar a rede

iwlist wlan0 scan

pra conectar vc depende de algumas configurações que são bem chatas de fazer via comandos. E pra complicar, os comandos que você digita não vão deixar a configuração permanente, ou seja, você vai ter que digitá-los sempre que quiser iniciar a conexão.

Qual o problema de fazer via gerenciador de rede? (não é pergunta retória, quero mesmo saber pq quer fazer via terminal, pra sugerir alternativas)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jvis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Achar rede wireless
« Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2010, 01:03 »
não não... não tem problema alguma cara... só queria saber para conhecimento mesmo... mas vou dar uma pesquisada a mais sobre o assunto.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Achar rede wireless
« Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2010, 01:48 »
Como eu disse, não é daquelas perguntas "Pra quê vc quer fazer isso?  >:(". De repente vc precisava ajustar uma conexão wireless em acesso remoto.  ::)

Boa parte dos ajustes necessários pra colocar uma interface wireless pra funcionar são feitos com o comando "iwconfig". Mas nem todos, e justamente os mais importantes, quando você vai trabalhar com criptografia avançada (WPA e WPA2). Esses são configurados (e ativados) com o daemon wpa_supplicant.

E pra falar a verdade, são várias configurações, com detalhes mínimos que fazem a conexão não funcionar. Por conta disso, tem muita gente trabalhando pra criar uma interface de texto eficiente pro NetworkManager (Gerenciador de Redes).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jvis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Achar rede wireless
« Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2010, 21:41 »
ahh entendi cara... bom... como eu disse... a pergunta é só pra conhecimento mesmo...

obrigado pela ajuda!