Fórum Ubuntu Linux - PT

Espaço da Comunidade => Depoimentos => Tópico iniciado por: kErNeL_sCrIpT em 26 de Janeiro de 2008, 13:07

Título: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: kErNeL_sCrIpT em 26 de Janeiro de 2008, 13:07
Galera, já uso Linux a um bom tempo, e abandonei o Windows™©® já faz alguns mêses, e depois que Crakearam a minha conta no MSN™ eu o abandonei também e só uso Jabber agora. Não prego o absolutismo ao Linux, eu realmente acredito na liberdade de expressão e de escolha, desde que tudo isso venha acarretado de ética e respeito. Ando vendo muitos posts aqui no fórum sobre as intermináveis brigas Linux X Windows™©®, GNOME X KDE, e por ai vai, bom, acho desnecessário, mas também acho essencial a liberdade de se expressar isso, o negócio é como é feita essa expressão, com que intuito, se é pra refletir ou causar polêmica e alimentar o seu ego, isso vai de cada um, da consciência de cada um. Bom, resumindo, essas brigas sempre acontecem, cabe a você decidir se vai entrar nelas ou não, se vai entrar, vai refletir ou apenas bater boca. O centro da questão é que essas brigas, queiram ou não, refletem nas nossas vidas, virtuais ou não, é preciso ter um bom discernimento na hora de usar isso na sua vida pessoal. O Ponto negativo mais preocupante disso tudo é o que isso reflete na ascensão do Linux, que hoje em dia, depende muito de suporte, não só de usuários, pois estes já estamos conquistando, mas sim de empresas, fabricantes de Hardwares etc. E o que quero dizer com tudo isso, é que isso depende de cada um de nós também, e que seguir um "lado da força" não leva a nada. Exemplificando: Você vai à uma loja de informática comprar um Pen Drive por exemplo, e escolhe um que gostou e pergunta o preço, daí pergunta - Funciona no Linux? - esse é a palavrinha mágica que muitos usuários Linux se esquecem de fazer na hora de comprar produtos de informática. Pode não parecer, mas se todo usuário Linux fizer essas perguntas quando for comprar um produto de informática, pode despertar o interesse das lojas, daí o resto é uma bola de neve. Hoje temos exemplos disso, desse "respeito" por parte de algumas empresas, poucas mas tem, como por exemplo:
 - Os Pen Drivesda Kingstone™, que na embalagem vem escrito que é compatível com Windows™©®, Linux e Machintosh™©®, e realmente, o Ubuntu por exemplo, reconhece o Pen Drive Kingstone™ completamente, com todas as características e funções.
 - Os produtos HP, graças a boa vontade em abrir as especificações para seus produtos, a comunidade fez Drivers como o HPLIP, uma fantástica interface capaz de controlar o seu Hardware HP com maestria, o GUI Toolbox é excepcional. Apesar de a HP não ser "chegada" no Linux, e dar total suporte somente a Windows™©®, mas já é um avanço.
 - nVidia™, famosa criadora das placas gráficas gForce™, sua liberação das especificações de seus produtos, permitiu a comunidade criar Drivers muito bons. Uma vez instalei o Compiz Fusion em uma máquina com uma gForce Recente, foi incrível, até eu me surpreendi com o real funcionamento do Compiz Fusion.
 - A Dell, com seus Notbooks com Ubuntu já de fábrica.

Existem mais exemplos, mas estes são alguns dos mais notáveis.
Outro ponto que eu queria falar, já encontrei gente na rua, que se você mencionar a palavra Linux, vai ouvir uma série se insultos e zombarias, então lhes digo, quando isso acontecer, seja com estranhos, com amigos, ou logistas, não esquente a cabeça com gente que só procura uma disputa de egos, você sabe que você é superior e tem capacidade de não se exaltar com tamanha falta de concentração e capacidade de raciocínio. Não discuta, não defenda o Linux, se não vai ser pior, vai criar uma clima ruim ou coisa pior, ainda mais em público. "Mas então kernel_script? Eu devo ficar quieto e calado?" Não. Não é o que eu quis dizer, apenas não dê o que a outra pessoa quer, ou seja, uma briga, uma disputa de egos. Quando isso acontecer, diga: "Tudo bem ora, você é livre pra falar o que quiser, fique a vontade :)" E não diga mais uma só palavra. Isso vai acabar com essa pessoa, pode não parecer, mas vai, e você sabe disso. Discutir como animais irracionais, não leva a nada. Mas se for pra discutir com diálogos reflexivos, isso pode trazer benefícios e aprendizado.
Então...
Pense antes de discutir com alguém sobre Linux, pois infelizmente existe esses mitos do "linha de comando difícil" ou "Linux é sem recursos" "Linux é pra nerd"... essas são as desculpas mais comuns que essas pessoas usam pra iniciar o "combate". Então, sempre, sempre fale abertamente, em tom de voz normal, sem parecer orgulhoso ou com desprezo, fale normalmente, como se fosse trivial: "Essa impressora suporta Linux?" "Esse Pen Drive suporta Linux?" " E esse teclado?", isso pode mudar nossa sociedade, acredite, parece que não, mas pode.
Eu me lembro de uma vez que fui comprar um teclado novo, pois meu antigo estava estragando, então escolhi um na loja e reparei que estava escrito "Compatível com Windows™©®" daí pensei: "Po, funciona com Linux não?? ??" Então perguntei ao vendedor: "Cara, eu quero esse teclado, mas ta dizendo que só funciona com Windows™©®, só que eu uso Linux, funciona com Linux Não?? ??" O vendedor ficou confuso na hora... hehehehe, chamou a gerente, e perguntei à ela, dai ela falou "Sim, funciona sim! Funciona no Linux sim!" Daí perguntei: "Mas ta com selo do Windows™©® aqui!" ela: "Não, funciona no Linux também, reconhece normal!" então me dei por satisfeito e perguntei se podia trocar caso não fosse compatível, eles disseram que sim, mas afirmaram que funcionava no Linux. Nesse dia, eu mesmo que um pouquinho, coloquei na cabeça de um vendedor e de uma gerente que existe luz depois do túnel...
Essas atitudes são muito importantes para o crescimento do Linux no Mundo, não adianta só ficarmos brigando na internet, só ficarmos afirmando ou defendendo ou odiando esse ou aquele sistema, acredito que devamos focar no crescimento, na evolução, como esta comunidade fantástica, nossos Blogs com Tutorias e Guias, e nossas atitudes na sociedade, como cobrar um suporte à Linux de um produto de informática que você vá comprar, mesmo não tendo esse suporte, o vendedor vai ficar sabendo que Linux e existe, e depois vai vir mais um e perguntar também... se acontecer umas 10 vezes... o vendedor vai ficar com a pulga atrás da orelha, e o resto é uma bola de neve novamente. Isso se chama A lei da oferta e da procura (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_oferta_e_da_procura), é isso que move e controla nosso comércio, se não tem procura, não tem oferta... e vice-versa.

Wikipedia:

Citar
Em suma, a lei da oferta e demanda sugere que quem determina o preço são os consumidores. Eles decidem quanto querem comprar e a que preço, e os fornecedores só podem é concordar com as exigências e decidem quanto vale a pena produzir para vender ao preço dado pelo consumidor. Para um entendimento mais profundo, considere as linhas do gráficos como uma pessoa(demanda) e um cachorro(oferta), a oferta sempre vai se aproximar da demanda a fim de vender seu produto. A decisão dos donos das industrias é baseada nestes gráficos, nos planos da concorrência, épocas do ano(ventiladores, ar condicionado, aquecedor), fatores culturais, geográficos, e ambientais. Estes assuntos não são propriedade deste tópico, mas todos que querem compreender mais sobre economia devem procurar informações sobre.

Então...

Você tem vergonha de ser Linux User?

Eu não, e recomendo que você também não, ter orgulho, não significa defender com unhas e dentes o sistema, e sim, dar e receber respeito (nessa ordem) pelo sistema e pelos usuários de outros sistemas. No passado, quando eu ainda só usava Windows™©®, quando eu era um aborrecente que nunca tinha ouvido falar em Linux, eu falava com meus amigos: "Esse linux é um lixo!" e coisas do tipo, apenas baseado no que outras pessoas diziam, mas daí vem novas informações, você muda, e lá fui eu "pagar minha língua", fiquei curioso com essa tal Linux, será que isso era bom mesmo? Instalei o Debian BR-CDD que comprei na banca, pois na época eu não tinha internet, e nunca mais larguei o Linux. Depois, aqui no fórum mesmo, eu resolvi defender o Linux cegamente, bem no começo quando eu tinha acabado de entrar na comunidade, fui muito Troll em alguns tópicos, mas isso, graças a Deus, é passado, a maturidade é algo drástico na vida de um ser humano, o que seria de nós, se não pudéssemos melhorar e evoluir? Pois é. Ninguém é perfeito, mas hoje sou diferente, se você não aprende por conta própria como a vida é, ela te ensina de uma maneira que você não vai esquecer, e quando você olha pra si, vê como está mudado, mais maduro, mais consciente, e percebe que isso pode ser melhorado ainda mais.

Como disse uma atriz brasileira que não me lembro o nome:

"Liberdade com responsabilidade, pois liberdade sem responsabilidade é inconseqüência"


Abraço a todos e até mais.
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: dhiegospector3k em 26 de Janeiro de 2008, 13:37
Galera, já uso Linux a um bom tempo, e abandonei o Windows™©® já faz alguns mêses, e depois que Crakearam a minha conta no MSN™ eu o abandonei também e só uso Jabber agora. Não prego o absolutismo ao Linux, eu realmente acredito na liberdade de expressão e de escolha, desde que tudo isso venha acarretado de ética e respeito. Ando vendo muitos posts aqui no fórum sobre as intermináveis brigas Linux X Windows™©®, GNOME X KDE, e por ai vai, bom, acho desnecessário, mas também acho essenssial a liberdade de se expressar isso, o negócio é como é feita essa expressão, com que intuito, se é pra refletir ou causar polêmica e alimentar o seu ego, isso vai de cada um, da conciência de cada um. Bom, resumindo, essas brigas sempre acontecem, cabe a você decidir se vai entrar nelas ou não, se vai entrar, vai refletir ou apenas bater boca. O centro da questão é que essas brigas, queiram ou não, refletem nas nossas vidas, virtuais ou não, é preciso ter um bom dicernimento na hora de usar isso na sua vida pessoal. O Ponto negativo mais preocupante disso tudo é o que isso reflete na ascenção do Linux, que hoje em dia, depende muito de suporte, não só de usuários, pois estes já estamos conquistando, mas sim de emprezas, fabricantes de Hardwares etc. E o que quero dizer com tudo isso, é que isso depende de cada um de nós também, e que seguir um "lado da força" não leva a nada. Exemplificando: Você vai à uma loja de informática comprar um Pen Drive por exemplo, e escolhe um que gostou e pergunta o preço, daí pergunta - Funciona no Linux? - esse é a palavrinha mágica que muitos usuários Linux se esquecem de fazer na hora de comprar produtos de informática. Pode não parecer, mas se todo usuário Linux fizer essas perguntas quando for comprar um produto de informática, pode despertar o interesse das lojas, daí o resto é uma bola de neve. Hoje temos exemplos disso, desse "respeito" por parte de algumas emprezas, poucas mas tem, como por exemplo:
 - Os Pen Drivesda Kingtone™, que na embalagem vem escrito que é compatível com Windows™©®, Linux e Machintosh, e relmente, o Ubuntu por exemplo, reconhece o Pen Drive Kingstone™ completamente, com todas as características e funções.
 - Os produtos HP, graças a boa vontade em abrir as especificações para seus produtos, a comunidade fez Drivers como o HPLIP, uma fantástica interface capaz de controlar o seu Hardware HP com maestria, o GUI Toolbox é excepcional. Apesar de a HP não ser "chegada" no Linux, e dar total suporte somente a Windows™©®, mas já é um avanço.
 - nVidia™, famosa criadora das placas gráficas gForce™, sua liberação das especificações de seus produtos, permitiu a comunidade criar Drivers muito bons. Uma vez instalei o Compiz Fusion em uma máquina com uma gForce Recente, foi incrível, até eu me surpreendi com o real funcionamente do Compiz Fusion.
 - A Dell, com seus Notbooks com Ubuntu já de fábrca.

Existem mais exemplos, mas estes são alguns dos mais notáveis.
Outro ponto que eu queria falar, já encontrei gente na rua, que se você mencionar a palavra Linux, vai ouvir uma série se insultos e zombarias, então lhes digo, quando isso acontecer, seja com estranhos, com amigos, ou logistas, não esquente a cabeça com gente que só procura uma disputa de egos, você sabe que você é superior e tem capacidade de não se exaltar com tamanha falta de concentração e capacidade de raciocínio. Não discuta, não defenda o Linux, se não vai ser pior, vai criar uma clima ruim ou coisa pior, ainda mais em público. "Mas então kernel_script? Eu devo ficar quieto e calado?" Não. Não é o que eu quis dizer, apenas não dê o que a outra pessoa quer, ou seja, uma briga, uma disputa de egos. Quando isso acontecer, diga: "Tudo bem ora, você é livre pra falar o que quiser, fique a vontade :)" E não diga mais uma só palavra. Isso vai acabar com essa pessoa, pode não parecer, mas vai, e você sabe disso. Discutir como animais irracionais, não leva a nada. Mas se for pra discutir com diálogos reflexivos, isso pode trazer benefícios e aprendizado.
Então...
Pense antes de discutir com alguém sobre Linux, pois infelizmente existe esses mitos do "linha de comando difícil" ou "Linux é sem recursos" "Linux é pra nerd"... essas são as disculpas mais comuns que essas pessoas usam pra iniciar o "combate". Então, sempre, sempre fale abertamente, em tom de voz normal, sem parecer orgulhoso ou com desprezo, fale normalmente, como se fosse trivial: "Essa impressora suporta Linux?" "Esse Pen Drive suporta Linux?" " E esse teclado?", isso pode mudar nossa sociedade, acredite, parece que não, mas pode.
Eu me lembro de uma vez que fui comprar um teclado novo, pois meu antigo estava estragando, então escolhi um na loja e reparei que estava escrito "Compatível com Windows™©®" daí pensei: "Po, funciona com Linux não?? ??" Então perguntei ao vendedor: "Cara, eu quero esse teclado, mas ta dizendo que só funciona com Windows™©®, só que eu uso Linux, funciona com Linux Não?? ??" O vendedor ficou confuso na hora... hehehehe, chamou a gerente, e perguntei à ela, dai ela falou "Sim, funciona sim! Funciona no Linux sim!" Daí perguntei: "Mas ta com selo do Windows™©® aqui!" ela: "Não, funciona no Linux também, reconhece normal!" então me dei por satisfeito e perguntei se podia trocar caso não fosse compatível, eles disseram que sim, mas afirmaram que funcionava no Linux. Nesse dia, eu mesmo que um pouquinho, coloquei na cabeça de um vendedor e de uma gerente que existe luz depois do túnel...
Essas atitudes são muito importantes para o crescimento do Linux no Mundo, não adianta só ficarmos brigando na internet, só ficarmos afirmando ou defendendo ou odiando esse ou aquele sistema, acredito que devamos focar no crescimento, na evolução, como esta comunidade fantástica, nossos Blogs com Tutorias e Guias, e nossas atitudes na sociedade, como cobrar um suporte à Linux de um produto de informática que você vá comprar, mesmo não tendo esse suporte, o vendedor vai ficar sabendo que Linux e existe, e depois vai vir mais um e perguntar também... se acontecer umas 10 vezes... o vendedor vai ficar com a pulga atrás da orelha, e o resto é uma bola de neve novamente.
Então...

Você tem vergonha de ser Linux User?

Eu não, e recomendo que você também não, ter orgulho, não significa defender com unhas e dentes o sistema, e sim, dar e receber respeito (nessa ordem) pelo sistema e pelos usuários de outros sistemas. No passado, quando eu ainda só usava Windows™©®, quando eu era um aborrecente que nunca tinha ouvido falar em Linux, eu falava com meus amigos: "Esse linux é um lixo!" e coisas do tipo, apenas baseado no que outras pessoas diziam, mas daí vem novas informações, você muda, e lá fui eu "pagar minha língua", fiquei curioso com essa tal Linux, será que isso era bom mesmo? Instalei o Debian BR-CDD que comprei na banca, pois na época eu não tinha internet, e nunca mais larguei o Linux. Depois, aqui no fórum mesmo, eu resolvi defender o Linux cegamente, bem no começo quando eu tinha acabado de entrar na comunidade, fui muito Troll em alguns tópicos, mas isso, Graças a Deus, é passado, a maturidade é algo drástico na vida de um ser humano, o que seria de nós, se não pudéssemos melhorar e evoluir? Pois é. Ninguém é perfeito, mas hoje sou diferente, se você não aprende por conta própria como a vida é, ela te ensina de uma maneira que você não vai esquecer, e quando você olha pra si, vê como está mudado, mais maduro, mais consciente, e percebe que isso pode ser melhorado ainda mais.

Abraço a todos e até mais.
opa colega kernel_script, boa tarde
depoimento simplesmente perfeito,
eu também reparei que tem muitas pessoas que odeiam com unha o windows e so pensam em falar mal do windows e adorar o linux com garra e determinação,
a gente sabe que essas briguinhas não leva ninguem a nada
discutir com trools não leva ninguém a lugar nenhum,
graças a deus o linux está crescendo a cada segundo, e ele vai dominar o mundo * jeito magneto de ser* hsuahsuahusahushaushusahuashsuhsauhsa

[];S e bom sabado.
Dhiego.
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: fabiovalinhos em 26 de Janeiro de 2008, 13:45
Olha Kernel respondendo sua pergunta..não.

Mas nunca passou pela minha cabeça isso: "vergonha de usar linux".

Talves porque eu tenho um ego ultra massageado...não adianta vir alguém me falar abobrinha pessoalmente pois eu sou ultra sarcástico, isso quando me provocam. O pessoal que gosta de praticar isso com a pessoas,bullying, rodam nas minhas mãos.

Por que eu sou assim???...apesar de minha formação acadêmica, eu trabalhei em um lugar aonde era um verdadeiro ninho de cobras...sai da pós da Unicamp e entrei na vida de indústrias privadas. Foi um baque.

Ai me armei com conhecimentos de PNL e livros de comportamento. Além quase decorar a CLT, fazer curso de liderança,  para detonar a chefia metida a Roberto JUstus.

Depois disso..vc acha que eu vou esquentar minha cabeça se alguém falar algo de ruim sobre linux? MEsmo sabendo que eu uso?? Estou nem ai...mando o cara gastar suas energias fazendo uma academia, ou se preoculpar com suas contas, sei lá,  e já mato a conversa. eheh

Só um detalhe...nunca peguei esse tipo de pessoa..acho meio raro. A maioria acha legal o fato de eu usar. Mas eu confesso qeu eu nunca forcei ou fico falando direto de linux para ninguém. Ponto.

E outra....vc tocou num ponto legal. Já deu a cota esse lance de postar links de pessoal xingando o Ubuntu, o linux, o tux, o Linus, o raio do inferno....

Vão fazer outras coisas mais úteis...vão estudar o Foca.

hayyyyuuugem
7355
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: Junior_Sampa em 26 de Janeiro de 2008, 17:42
Kernel,

Eu tenho muito orgulho de utilizar linux e com meu entusiasmo já levei muitos usuários a também utilizarem o sistema.

Sabemos que ele ainda tem fraquezas assim como os outros sistemas... no entanto é o sistema que na minha opinião tem evoluído mais rapidamente!!!

Ah... te mandei um privado, depois da uma olhadinha lá!

Abraços.
Junior
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: kErNeL_sCrIpT em 26 de Janeiro de 2008, 17:53
Kernel,

Eu tenho muito orgulho de utilizar linux e com meu entusiasmo já levei muitos usuários a também utilizarem o sistema.

Sabemos que ele ainda tem fraquezas assim como os outros sistemas... no entanto é o sistema que na minha opinião tem evoluído mais rapidamente!!!

Ah... te mandei um privado, depois da uma olhadinha lá!

Abraços.
Junior

Sim Junior_Sampa, compartilho desse entusiasmo também, todos os meus amigos usam Linux nem que seja em Dual Boot por minha causa, com meus clientes faço a mesma coisa, sempre dando a opção, nunca tento empurrar o sistema, sempre falo naturalmente e honestamente, quando me deixam falar e mostram interesse explico as principais vantagens e desvantagens do Linux e dos outros sistemas também.

Vamos divulgar! :D
Let's spread the word! :D

Abraço e até mais.
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: ins3rt c0in em 26 de Janeiro de 2008, 18:27
Windows X Linux X Mac X KDE X Gnome X Xfce X ATI X Nvidia X Livre X Proprietário X Punk X Nerd X Com açucar X Com adoçante.

É muito difícil as pessoas aceitarem as escolhas das outras. No Brasil não existe nada que se faça e não receba críticas ou não seja visto com maus olhos. Somos campeões de intolerância. As famosas piadas "inofensivas".

Cada um escolhe segundo as convicções e as necessidades. Eu posso criticar muito a MS pelas práticas que adota, principalmente no que prejudica a interoperabilidade com outros sistemas para manter o monopólio. Mas não critico ninguém por que usa Windows, ele pode servir para determinadas pessoas e ser até primordial em funções que o Linux não se presta. Uso Ubuntu por que ele atende minhas necessidades, assim como usaria Mac se tivesse o Macbook que eu quero. Até mesmo um usuário que não muda por preguiça, é direito dele usar o que ele já aprendeu e não querer usar outra coisa. E a intolerância de quem usa Windows ou Mac ou toma café com adoçante não justifica um "santo" usuário Linux devolver na mesma moeda.

Pensem como na reciclagem, se cada um fizer a sua parte e for tolerante com outras escolhas, vai contribuir para um mundo mais pacífico.

p.s - KDE X Gnome realmente me irrita! Faz alguma diferença qual é melhor? Se quer alguma coisa estática todo mundo sabe onde encontrar, se quiser liberdade contente-se com a diversidade e parem de discutir o sexo das Distribuições.
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: velox256 em 26 de Janeiro de 2008, 19:23
Vcs tem que ver as atrocidades que nego escreve lá no Yahoo Respostas, tem gente que quer saber se Linux é bom, se vale à pena, se explode o disco rígido, se queima a placa-mãe, isso pra não dizer as respostas... Eu tenho vergonha de muitas coisas: tenho vergonha de viver num país que é roubado descaradamente pelas pessoas que deveriam dirigi-lo e torná-lo a grande nação que poderia ser; tenho vergonha de viver num país onde os hospitais são a ante-sala do cemitério; tenho vergonha de viver num país onde se prende tantos por tão pouco e deixa de prender poucos que fazem de tudo.

Agora, ter vergonha de usar Linux? Negativo, e nem discuto quem aqueles punhetas que ficam falando mal dele só pq não conseguem usá-lo. Qdo nego vem me dizer pra eu deixar de ser besta e deixar de usar Linux, pois não tem jogos e tal, a resposta é simples: vai lavar a nádegas! E o engraçado que os mesmos que detonam o Linux são os primeiros a perguntar como é que se tira isso ou daquilo do Windows, hehehehe...

Então, vamos mudar o slogan: Seja um sem-vergonha, use Linux!
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: Blau_Araujo em 26 de Janeiro de 2008, 20:55
Não prego o absolutismo ao Linux, eu realmente acredito na liberdade de expressão e de escolha, desde que tudo isso venha acarretado de ética e respeito.

É... acho bacana respeitar a liberdade de expressão, escolhas, etc... Só não concordo que o usuário típico de Windows esteja realmente fazendo uma "escolha". Muito pelo contrário... A grande massa de usuários, como é próprio das grandes massas, está sendo, desde o início, induzida a acreditar que o Windows (e todos os demais produtos da MS) são a *única* escolha possível...

Não condeno quem usa o Windows, mas tento fazer a minha parte para mostrar que as coisas podem ser diferentes. Ainda mais porque, no caso da MS, há muito mais problemas do que os de ordem técnica, alcançando proporções éticas, sociais e políticas que afetam negativamente mesmo quem nem usa computador.

Abraços!
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: ubuntu088 em 26 de Janeiro de 2008, 21:07
por falar em windows e linux. eu por acaso já estou pensando em mudar para o linux. eu adoro o linux e não windows. estou farto do windows. não sei como algumas pessoas ainda usam o windows ::) linux para mim é o melhor ;)
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: nuno_nunes em 26 de Janeiro de 2008, 21:18
Pois eu só utilizo o windows xp por causa do autocad e do meu tacker só tem versão para windows... o resto é só linux...
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: -.- em 26 de Janeiro de 2008, 22:07
claro que não,não apoio discussoes desnecessarias tambem.

como sempre aprendi desde pequeno na escola "respeite a opinião do coleguinha" - não precisa concordar,so respeitar.

eu não gosto dos jogos sujos da microsoft,porém nada contra o windows.
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: crdrj em 26 de Janeiro de 2008, 22:29
Eu tenho vergonha de ser da espécie humana pois a espécie humana criou coisas como a bomba atômica, armas químicas e biológicas, o windows, o pagode e o funk carioca, entre outras atrocidades. heheheheheehheh!!
To brincando...
Mas não tenho vergonha de usar o Linux. Sempre fui diferente da maioria, e sempre achei que a unanimidade é burrice.
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: kErNeL_sCrIpT em 26 de Janeiro de 2008, 22:58
Não prego o absolutismo ao Linux, eu realmente acredito na liberdade de expressão e de escolha, desde que tudo isso venha acarretado de ética e respeito.

É... acho bacana respeitar a liberdade de expressão, escolhas, etc... Só não concordo que o usuário típico de Windows esteja realmente fazendo uma "escolha". Muito pelo contrário... A grande massa de usuários, como é próprio das grandes massas, está sendo, desde o início, induzida a acreditar que o Windows (e todos os demais produtos da MS) são a *única* escolha possível...

Não condeno quem usa o Windows, mas tento fazer a minha parte para mostrar que as coisas podem ser diferentes. Ainda mais porque, no caso da MS, há muito mais problemas do que os de ordem técnica, alcançando proporções éticas, sociais e políticas que afetam negativamente mesmo quem nem usa computador.

Abraços!

Você disse tudo eneac :)
Concordo com você, penso da mesma forma e também hajo assim, mostrar que as coisas podem ser diferentes, e o mais importante pra quem não tem tanto conhecimento ou discernimento: as coisas podem ser não só diferentes, mas como também podem ser melhores :)
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: Blau_Araujo em 27 de Janeiro de 2008, 00:36
Eu tenho vergonha de ser da espécie humana pois a espécie humana criou coisas como a bomba atômica, armas químicas e biológicas, o windows, o pagode e o funk carioca, entre outras atrocidades. heheheheheehheh!!

 :D :: !!! rolando de rir !!! ::  :D

Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: k7br em 27 de Janeiro de 2008, 09:05
E o que quero dizer com tudo isso, é que isso depende de cada um de nós também, e que seguir um "lado da força" não leva a nada. Exemplificando: Você vai à uma loja de informática comprar um Pen Drive por exemplo, e escolhe um que gostou e pergunta o preço, daí pergunta - Funciona no Linux? - esse é a palavrinha mágica que muitos usuários Linux se esquecem de fazer na hora de comprar produtos de informática. Pode não parecer, mas se todo usuário Linux fizer essas perguntas quando for comprar um produto de informática, pode despertar o interesse das lojas, daí o resto é uma bola de neve. Hoje temos exemplos disso, desse "respeito" por parte de algumas empresas, poucas mas tem, como por exemplo:

rsrsrsrs , uma  pergunta que sempre faço :
- Funciona no Linux ?
Eu acho que é super importante essa pergunta :)

Vamos lá galerinha ,vamos pentelhar as lojas   

Abraços
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: kErNeL_sCrIpT em 27 de Janeiro de 2008, 10:16
E o que quero dizer com tudo isso, é que isso depende de cada um de nós também, e que seguir um "lado da força" não leva a nada. Exemplificando: Você vai à uma loja de informática comprar um Pen Drive por exemplo, e escolhe um que gostou e pergunta o preço, daí pergunta - Funciona no Linux? - esse é a palavrinha mágica que muitos usuários Linux se esquecem de fazer na hora de comprar produtos de informática. Pode não parecer, mas se todo usuário Linux fizer essas perguntas quando for comprar um produto de informática, pode despertar o interesse das lojas, daí o resto é uma bola de neve. Hoje temos exemplos disso, desse "respeito" por parte de algumas empresas, poucas mas tem, como por exemplo:

rsrsrsrs , uma  pergunta que sempre faço :
- Funciona no Linux ?
Eu acho que é super importante essa pergunta :)

Vamos lá galerinha ,vamos pentelhar as lojas   

Abraços

Pois é, você precisava ver a cara do vendedor quando eu fui comprar o teclado e perguntei se funcionava no Linux HAHAHAHAHAHA
Ele chamou a gerente HAHAHAHAHAHAHAHA

Galera, isso se chama A lei da oferta e da procura (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_oferta_e_da_procura), é isso que move e controla nosso comércio, se não tem procura, não tem oferta... e vice-versa.

Wikipedia:

Citar
Em suma, a lei da oferta e demanda sugere que quem determina o preço são os consumidores. Eles decidem quanto querem comprar e a que preço, e os fornecedores só podem é concordar com as exigencias e decidem quanto vale a pena produzir para vender ao preço dado pelo consumidor. Para um entendimento mais profundo, considere as linhas do graficos como uma pessoa(demanda) e um cachorro(oferta), a oferta sempre vai se aproximar da demanda a fim de vender seu produto. A decisão dos donos das industrias é baseada nestes graficos, nos planos da concorrencia, épocas do ano(ventiladores, ar condicionado, aquecedor), fatores culturais, geográficos, e ambientais. Estes assuntos não são propriedade deste tópico, mas todos que querem compreender mais sobre economia devem procurar informações sobre.
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: marcosalvesps em 27 de Janeiro de 2008, 10:18
Caro colega!

Achei sensacional seu tópico, você transmitiu de forma clara e objetiva tudo o que também penso e faço! Sensacional!

Tomei a liberdade de publicar seu artigo no meu blog, pra divulgá-lo para todos, inclusive os que não lêem o fórum do Ubuntu, pois isto merece ser divulgado para todo mundo!

Parabéns!
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: kErNeL_sCrIpT em 27 de Janeiro de 2008, 10:22
Caro colega!

Achei sensacional seu tópico, você transmitiu de forma clara e objetiva tudo o que também penso e faço! Sensacional!

Tomei a liberdade de publicar seu artigo no meu blog, pra divulgá-lo para todos, inclusive os que não lêem o fórum do Ubuntu, pois isto merece ser divulgado para todo mundo!

Parabéns!

Fique a vontade marcosalvesps :) Sinto-me muito honrado :)
Muito obrigado :)
Acho que vou publicar no meu Blog também :)

Abraço e até mais.
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: glaubergoncalves em 27 de Janeiro de 2008, 14:46
   Vergonha talvez eu teria de usar Windows crackeado por não ter a licença que autoriza a usá-lo em meu computador (e eu tinha quando usava, mas dei ela de presente quando passei pro Ubuntu)... Felizmente o Linux não dá margem para esse tipo de constrangimento, visto que qualquer um pode utilizá-lo sem restrições.

no caso da MS, há muito mais problemas do que os de ordem técnica, alcançando proporções éticas, sociais e políticas que afetam negativamente mesmo quem nem usa computador.
   Bem colocado, eneac.
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: crdrj em 27 de Janeiro de 2008, 16:52
   Vergonha talvez eu teria de usar Windows crackeado por não ter a licença que autoriza a usá-lo em meu computador (e eu tinha quando usava, mas dei ela de presente quando passei pro Ubuntu)...

Deu de presente pra sogra? (:
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: glaubergoncalves em 27 de Janeiro de 2008, 17:18
   Vergonha talvez eu teria de usar Windows crackeado por não ter a licença que autoriza a usá-lo em meu computador (e eu tinha quando usava, mas dei ela de presente quando passei pro Ubuntu)...

Deu de presente pra sogra? (:
   uahshsuahsuahsuash :D :D :D :D   Devia ter dado mesmo, porque ela comprou um pc com Linux e meteu um XPiratão por cima! Infelizmente minha namorada não se achou no Linux, e meus argumentos não foram o suficiente para convence-la a uma nova tentativa... e agora ela tá lá com a famigerada estrelinha, e não larga mão de jeito nenhum... mas enfim, cada um usa o pc do jeito que prefere...
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: rjbgbo em 27 de Janeiro de 2008, 18:49
Kernel,

Eu tenho muito orgulho de utilizar linux e com meu entusiasmo já levei muitos usuários a também utilizarem o sistema.

Sabemos que ele ainda tem fraquezas assim como os outros sistemas... no entanto é o sistema que na minha opinião tem evoluído mais rapidamente!!!

Ah... te mandei um privado, depois da uma olhadinha lá!

Abraços.
Junior

ñ tenho muito  acrescentar nesse excelente tópic, por isso escolhi a resposta do Junior_Sampa também como minha.

PS: morri de rir
Citar
... e depois que Crakearam a minha conta no MSN™ eu o abandonei também e só uso Jabber agora ...
;D ;D ;D ;D ;D

Por isso também defendo que nós usuários do SL deveriamos ser os mais fiéis possíveis ao uso de software livre, SO livres, protocolos livres e etc e tal.
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: kErNeL_sCrIpT em 27 de Janeiro de 2008, 22:58
   Vergonha talvez eu teria de usar Windows crackeado por não ter a licença que autoriza a usá-lo em meu computador (e eu tinha quando usava, mas dei ela de presente quando passei pro Ubuntu)... Felizmente o Linux não dá margem para esse tipo de constrangimento, visto que qualquer um pode utilizá-lo sem restrições.

Essa vergonha também, mas a vergonha a que dei foco no texto é a vergonha de chegar na loja de informática e comprar um produto e ficar com medo de perguntar se funciona com Linux sabendo que pode ouvir desprezo, falta de conhecimento... falta de respeito...
Ou mesmo com amigos/colegas, ficar com vergonha por medo de começar uma briga chata e tediosa quando você fala que usa Linux e seu amigo/colega começa o "combate"...
Como eu havia dito, ter orgulho com respeito, ter orgulho e perguntar pro vendedor(a) como se fosse um absurdo o produto não suportar Linux mas passando isso de forma concisa, sem aparentar hostilidade nem agir com hostilidade.
E em casos de "combate" com amigos/colegas... agir normalmente, com calma e dignidade.
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: Blau_Araujo em 28 de Janeiro de 2008, 00:06
... mas a vergonha a que dei foco no texto é a vergonha de chegar na loja de informática e comprar um produto e ficar com medo de perguntar se funciona com Linux sabendo que pode ouvir desprezo, falta de conhecimento... falta de respeito...

Desde o dia que rodei todas as lojas do centro de Sampa procurando por um "tablet" e simplesmente *ninguém* sabia o que era (isso em 1997), eu simplesmente desisti de perguntar qualquer coisa para vendedores e acabei encomendando um Wacom no Japão!

Quando o assunto é hardware para Linux, a melhor coisa a fazer e pesquisar antes e já chegar com o pedido pronto no balcão. Dificilmente os vendedores têm formação técnica, conhecimento, interesse ou boa-vontade suficientes para responder qualquer coisa que vá além do feijão com arroz. Além do mais, não é tão complicado assim encontrar boas/excelentes alternativas de hardware compatíveis com o Linux.


Abração!


Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: crdrj em 28 de Janeiro de 2008, 02:23
Quando o assunto é hardware para Linux, a melhor coisa a fazer e pesquisar antes e já chegar com o pedido pronto no balcão. Dificilmente os vendedores têm formação técnica, conhecimento, interesse ou boa-vontade suficientes para responder qualquer coisa que vá além do feijão com arroz.

Concordo! É a mesma coisa que pedir a opinião de um vendedor sobre um livro em uma livraria: perda de tempo total.
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: velox256 em 28 de Janeiro de 2008, 08:30
E bota dificilmente nisso, tem vezes que eles não sabem o básico nem pra Windows, qto mais para Linux. Uma vez fui comprar duas placas de som e um hd em uma loja daquelas no Rio de Janeiro, entrei e o cara havia acabado de ser "pego" pela ABES usando Windows e Office piratex em 4 das 5 máquinas da loja. Os caras foram até bonzinhos (da ABES), deram um prazo de 15 dias pra ele "regularizar a situação" (nem sei se molharam a mão dos caras) e o dono da loja, incorformado, me mostrou o auto de infração e o valor da mordida em caso de não regularização: total de quase R$ 12.300,00.
O chefe lá não tinha essa grana toda e, conversando com ele, me disse que já havia tentado colocar Linux nas máquinas mas não conseguia. Por acaso eu estava com um cd do Ubuntu 7.04 na bolsa e perguntei pra ele se ele não queria experimentar essa distro do Linux, já que fazia tempo que ele tinha tentado colocar o Slack e o Conectiva. Como era um sábado de manhã (sou comprador costumaz de lá), me ofereci pra testar, o máximo que iria acontecer era não funcionar. Fiz o de sempre, arrumei um espaço não particionado no hd e mandei brasa. Em menos de uma hora e meia o sistema já estava instalado com OpenOffice, acesso sem fio à rede da loja e tal, só teve que trocar o adaptador de rede sem fio da máquina e pronto. Deixei o cd de instalação com ele pra, se ele quisesse, ele mesmo instalar o sistema, já que ele viu como eu fiz e todas as máquinas são iguais. Depois de um mês voltei lá pra ver como que tinha ficado a história da ABES: ele instalou o Linux nas outras máquinas (ripando o Windows), só deixando a principal (a que eu fiz) com dual boot já que era o único XP original (original no sentido de ter sido comprado com nota fiscal e registrado, já que qq XP pirata é "original") e deu uma bela banana pra ABES, que ficou "tuta", já que ele tinha "regularizado a situação" como lhe foi solicitado, mas não do jeito que ela queria.
Resultado pra mim? Na instalação que eu fiz, ganhei as peças que eu ia comprar de graça; e quem quer instalar Linux (e que ele não pudesse atender, lógico) eu sou o indicado.

Por isso, pra quê brigar? Esse negócio de dizer que "o meu é maior do que o seu" é papo furado, não adianta ter o maior ou o melhor e não saber usar, hehehehe...


Quando o assunto é hardware para Linux, a melhor coisa a fazer e pesquisar antes e já chegar com o pedido pronto no balcão. Dificilmente os vendedores têm formação técnica, conhecimento, interesse ou boa-vontade suficientes para responder qualquer coisa que vá além do feijão com arroz.

Concordo! É a mesma coisa que pedir a opinião de um vendedor sobre um livro em uma livraria: perda de tempo total.
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: jamiro em 28 de Janeiro de 2008, 09:30
Não tenho vergonha de usar Linux! E até tenho orgulho em falar "não, eu não preciso crackear" ;D . Ou então jogo esta: "CD do Office? Mas é só baixar o Openoffice, é gratuito!", pois algumas máquinas já vem com o Windows instalado (com o valor escondido nas prestações), mas raramente o Office é vendido junto.

Ótimas respostas acima! Parabéns pelo tópico!

Quando o assunto é hardware para Linux, a melhor coisa a fazer e pesquisar antes e já chegar com o pedido pronto no balcão. Dificilmente os vendedores têm formação técnica, conhecimento, interesse ou boa-vontade suficientes para responder qualquer coisa que vá além do feijão com arroz.

Concordo! É a mesma coisa que pedir a opinião de um vendedor sobre um livro em uma livraria: perda de tempo total.

Apesar desses problemas com os vendedores (e não apenas em informática) adotarei a pergunta  "funciona em Linux" quando comprar produtos de informática, mesmo que já saiba a resposta.

Abraços,
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: samuelbh em 28 de Janeiro de 2008, 10:12
E bota dificilmente nisso, tem vezes que eles não sabem o básico nem pra Windows, qto mais para Linux. Uma vez fui comprar duas placas de som e um hd em uma loja daquelas no Rio de Janeiro, entrei e o cara havia acabado de ser "pego" pela ABES usando Windows e Office piratex em 4 das 5 máquinas da loja. Os caras foram até bonzinhos (da ABES), deram um prazo de 15 dias pra ele "regularizar a situação" (nem sei se molharam a mão dos caras) e o dono da loja, incorformado, me mostrou o auto de infração e o valor da mordida em caso de não regularização: total de quase R$ 12.300,00.
O chefe lá não tinha essa grana toda e, conversando com ele, me disse que já havia tentado colocar Linux nas máquinas mas não conseguia. Por acaso eu estava com um cd do Ubuntu 7.04 na bolsa e perguntei pra ele se ele não queria experimentar essa distro do Linux, já que fazia tempo que ele tinha tentado colocar o Slack e o Conectiva. Como era um sábado de manhã (sou comprador costumaz de lá), me ofereci pra testar, o máximo que iria acontecer era não funcionar. Fiz o de sempre, arrumei um espaço não particionado no hd e mandei brasa. Em menos de uma hora e meia o sistema já estava instalado com OpenOffice, acesso sem fio à rede da loja e tal, só teve que trocar o adaptador de rede sem fio da máquina e pronto. Deixei o cd de instalação com ele pra, se ele quisesse, ele mesmo instalar o sistema, já que ele viu como eu fiz e todas as máquinas são iguais. Depois de um mês voltei lá pra ver como que tinha ficado a história da ABES: ele instalou o Linux nas outras máquinas (ripando o Windows), só deixando a principal (a que eu fiz) com dual boot já que era o único XP original (original no sentido de ter sido comprado com nota fiscal e registrado, já que qq XP pirata é "original") e deu uma bela banana pra ABES, que ficou "tuta", já que ele tinha "regularizado a situação" como lhe foi solicitado, mas não do jeito que ela queria.
Resultado pra mim? Na instalação que eu fiz, ganhei as peças que eu ia comprar de graça; e quem quer instalar Linux (e que ele não pudesse atender, lógico) eu sou o indicado.

Por isso, pra quê brigar? Esse negócio de dizer que "o meu é maior do que o seu" é papo furado, não adianta ter o maior ou o melhor e não saber usar, hehehehe...


Quando o assunto é hardware para Linux, a melhor coisa a fazer e pesquisar antes e já chegar com o pedido pronto no balcão. Dificilmente os vendedores têm formação técnica, conhecimento, interesse ou boa-vontade suficientes para responder qualquer coisa que vá além do feijão com arroz.

Concordo! É a mesma coisa que pedir a opinião de um vendedor sobre um livro em uma livraria: perda de tempo total.

Boa atitude velox256! Todos sabemos que a ABES é patrocinada pela Microsoft, então eles realmente se ferraram nessa.

Sobre ter vergonha de Linux, eu não tenho (aliás, sempre que alguem reclama comigo sobre problemas no Windows eu recomendo o Linux), mas não sou de ficar falando sobre esse assunto para qualquer um ainda mais se não for assunt oda conversa. Não quero paracer chato (e nem nerd demais...rsrs).
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: k7br em 28 de Janeiro de 2008, 10:14
Desde o dia que rodei todas as lojas do centro de Sampa procurando por um "tablet" e simplesmente *ninguém* sabia o que era (isso em 1997), eu simplesmente desisti de perguntar qualquer coisa para vendedores e acabei encomendando um Wacom no Japão!

Quando o assunto é hardware para Linux, a melhor coisa a fazer e pesquisar antes e já chegar com o pedido pronto no balcão. Dificilmente os vendedores têm formação técnica, conhecimento, interesse ou boa-vontade suficientes para responder qualquer coisa que vá além do feijão com arroz. Além do mais, não é tão complicado assim encontrar boas/excelentes alternativas de hardware compatíveis com o Linux.
Abração!
eneac , você não entendeu direito , seria mais para encher o saco do vendedor e quem sabe... fazer valer o esquema que o kErNeL_sCrIpT citou : A lei da oferta e da procura .
Porque todo usuário Linux, sabe que tem que fazer uma pesquisa antes de comprar.

Abraços
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: Blau_Araujo em 28 de Janeiro de 2008, 10:33

eneac , você não entendeu direito , seria mais para encher o saco do vendedor e quem sabe... fazer valer o esquema que o kErNeL_sCrIpT citou : A lei da oferta e da procura .
Porque todo usuário Linux, sabe que tem que fazer uma pesquisa antes de comprar.

Abraços


rsrsrs... é mesmo... não deixa de ser uma "estratégia".

No entanto, não acho que isso funcione. Na lei da oferta e da procura não entra o quanto o comprador perturba o vendedor, mas aquilo que efetivamente foi vendido ou deixou de ser vendido. É como a seleção natural das espécies: um hardware que passe a ser mais procurado e vendido vai acabar se tornando mais fácil de encontrar nas lojas, mesmo que ninguém diaga a que SO ele se destina.

Se é para encher o saco de alguém, prefiro fazer como alguns aqui no fórum já fizeram: cartas e petições online diretamente aos fabricantes, exigindo que eles aumentem a compatibilidade dos seus produtos com o SO da minha escolha.

Por outro lado, em vez de perguntar "funciona no Linux", o bacana seria, com a compra feita, você chegar e dizer afirmativamente ao vendedor (de preferência com um grande sorriso no rosto): "Ah!!! Agora sim! O bacana deste produto é que ele funciona perfeitamente no Linux!!!"

Agindo assim, você informa a ele sobre a existência dessa fatia de mercado, dá um "feedback" útil sobre o equipamento e, ao mesmo tempo, o prepara para futuras perguntas do tipo: "funciona no Linux?" ;)

Abração!

P.S.: com o crescimento do número de usuários, não dá mais para dizer que *todo* usuário Linux sabe que precisa pesquisar antes de comprar. A verdade é que esses novos usuários mantém velhos hábitos, trazem presunções distorcidas acerca do que é ou não óbvio ou, simplesmente, não têm a menor noção do que procurar e como. Basta olhar o tipo de post predominante em fóruns como este aqui, por exemplo.
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: kErNeL_sCrIpT em 28 de Janeiro de 2008, 11:12
Não tenho vergonha de usar Linux! E até tenho orgulho em falar "não, eu não preciso crackear" ;D . Ou então jogo esta: "CD do Office? Mas é só baixar o Openoffice, é gratuito!", pois algumas máquinas já vem com o Windows instalado (com o valor escondido nas prestações), mas raramente o Office é vendido junto.

Ótimas respostas acima! Parabéns pelo tópico!

Obrigado :)



P.S.: com o crescimento do número de usuários, não dá mais para dizer que *todo* usuário Linux sabe que precisa pesquisar antes de comprar. A verdade é que esses novos usuários mantém velhos hábitos, trazem presunções distorcidas acerca do que é ou não óbvio ou, simplesmente, não têm a menor noção do que procurar e como. Basta olhar o tipo de post predominante em fóruns como este aqui, por exemplo.

Desculpe mas não entendi, o que você quis dizer?



Desde o dia que rodei todas as lojas do centro de Sampa procurando por um "tablet" e simplesmente *ninguém* sabia o que era (isso em 1997), eu simplesmente desisti de perguntar qualquer coisa para vendedores e acabei encomendando um Wacom no Japão!

Quando o assunto é hardware para Linux, a melhor coisa a fazer e pesquisar antes e já chegar com o pedido pronto no balcão. Dificilmente os vendedores têm formação técnica, conhecimento, interesse ou boa-vontade suficientes para responder qualquer coisa que vá além do feijão com arroz. Além do mais, não é tão complicado assim encontrar boas/excelentes alternativas de hardware compatíveis com o Linux.
Abração!
eneac , você não entendeu direito , seria mais para encher o saco do vendedor e quem sabe... fazer valer o esquema que o kErNeL_sCrIpT citou : A lei da oferta e da procura .
Porque todo usuário Linux, sabe que tem que fazer uma pesquisa antes de comprar.

Abraços

Isso k7br, você entedeu o princípio do que eu falei.
Pode parecer que não existe, mas eu conheço um vendedor que tem curiosidade em Linux, ele é o técnico/vendedor responsável pelo departamento de informática da loja, eu estava com meus CDs do Shipit um dia, e dei pra ele, aproveitando o interesse, o cara não sabia como agradecer hehehe, estava realmente curioso.
É uma caso raro sim, mas é algo.
Não é só encher a "sacola" do vendedor, a lei da oferta e da procura se faz logicamente sobre o que é mais vendido independente de SO, mas a cobrança e procura por um produto desperta interesse por parte dos logistas, quando não, o recado fica dado. Não é tão raro encontrar logistas que saibam ou usem Linux, eu mesmo (trabalho com informática) conheço alguns, eles sabem pelo menos o B-A-BA se algum cliente vier perguntar, e o que dizer dos fornecedores? Se tem procura, tem oferta... principalmente em lojas que trabalham com encomenda, então, se você vai uma loja e pergunta se funciona com Linux, vai em outra e acaba ficando frustado, você da uma pesquisada sobre qual produto tem suporte pro Linux, pergunta a amigos, se você realmente tem interesse, você pode ser o maior dos Noobs, mas vai sempre ter alguém que vai te ajudar. Daí você pode ir em uma loja que saiba o que é Linux, ou encomendar o seu produto. Mas perguntar "Funciona no Linux?" não te custa muito ar dos pulmões... e pode, digo pode, dar o ponta pé pra alguma coisa, mesmo que você não tenha dimensão do que seja. Parece bobo né? Que não funciona né? O problema com a falta de capacitação dos logistas é realmente preocupante, as vezes nem os técnicos sabem direito... isso é real, só sabem o arroz com feijão... fazendo uma comparação bem distorcida... quando você adquire um cachorro filhote, você dá um nome pra ele, mas ele não vai te atender no começo, mas se você falar isso todas as vezes que ver ele, um dia você vai chama-lo pelo nome e ele vai te atender.
Mesmo que o logista "inocente" não saibam bulhufas, ele vai saber que existe luz no final do túnel...
Um coisa que sempre faço, quando o vendedor é "daqueles" e demonstra paciência, é falar sobre alguma vantagem do Linux... puxo uma conversa, e as vezes você consegue despertar o interesse... se ele ficar interessado, mesmo que seja pra ele não pra loja, isso vai refletir no seu atendimento quando alguém vier com uma indagação "Funciona no Linux?"
Relacionamento humano bem feito é benéfico pra todos.
Fazer petições também é importante. Mas fazer a sua parte no dia-a-dia não faz mal e pode ajudar também.
Mande e-mail pros fabricantes perguntando por que eles não dão suporte para o Linux, e reclamando bastante.
A reclamação "Linux não tem recursos" é muito comum por parte da massa leiga, e petições, reclamações aos fabricantes, a sua promoção do Linux com amigos, colegas, professores, parentes etc pode mudar a realidade. Se não mudar, pode ajudar e melhora-la.
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: Blau_Araujo em 28 de Janeiro de 2008, 11:18
Basta olhar o tipo de post predominante em fóruns como este aqui, por exemplo.


Desculpe mas não entendi, o que você quis dizer?

Neste, e em muitos outros fórums, o que se vê é o aumento de usuários que não sabem ou têm muita dificuldade de realizar pesquisas na web ou nos próprios fórums. Quando isso se transporta para a busca de hardwares para Linux, essa deficiência torna as coisas ainda mais difíceis.

Abração!
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: k7br em 28 de Janeiro de 2008, 12:20
De uma maneira ou de outra ,chegará o dia em que ;
Veremos na caixa do periférico ou hardware, além da bandeirinha quatro cores , O Pingüim  :).
Será que sou otimista ?

Abraços
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: velox256 em 28 de Janeiro de 2008, 12:43
Uma vez, em uma loja em Laranjeiras, nos idos tempos de Windows 95 (era o tempo do Windows 2000, não tinha XP- eu acho, hehehehe...), tinha ido comprar uma fonte e uma placa de vídeo e estava ouvindo a discussão entre um cliente da loja e o técnico (junto com o dono) que queria pq queria fazer o K6-II-450 Mhz dele funcionar no Windows 95, já que funcionava antes e a solução da loja foi a de colocar o 98, só que ficava ruim pra caramba e o cara trouxe de volta pra recolocar o 95. Naquela época, K6-II acima de 300Mhz não funcionava com o Windows 95, tinha que aplicar um patch depois de instalar o sistema com a máquina rodando no clock que não desse o erro característico (erro de iosubsys, se não me engano). O cara da loja instalou o 95 e entregou a máquina pro cliente com o clock de 300Mhz e o cliente chiou, disse que se a máquina era 450 Mhz pra que vai usá-la em 300Mhz se antes funcionava e coisa e tal.
Antes que o pau comesse, o cliente falou que ia almoçar e que depois voltava pra pegar a máquina a "se acertar" com a loja e vi que o dono estava chateado e, qdo fui ser atendido, o dono veio me perguntar se era possível uma coisa dessas, de fazer funcionar uma coisa pq antes funcionava, que com certeza a máquina dele estava rodando em 300Mhz e ele vem com essa de dizer que não estava. Perguntei pra ele se ao ligar a máquina ele tinha prestado atenção ao que a BIOS mostrava, e ele disse que sim, mostrava 300Mhz, mas deveria ser por causa do problema da bateria que não estava segurando as informações. falei pra ele que era sim possível usar o Windows 95 em um K6-II 450 Mhz, bastava utilizar o patch e aquela coisa toda, dei o endereço da minha página pra ele, ele baixou o bagulho e voi-lá, 95 funcionando em 450Mhz na máquina do cliente.

Moral da história, ganhei desconto nas peças (eram caras naquela época, hehehe) e era mais um conhecimento que o cara tinha recebido, o qual recebi dos fóruns que participo pra aprimorar a minha vida de técnico.

Mas eu acho que os vendedores ou balconistas de lojas tinham que ter um certo preparo técnico para lidar com o público, não digo nem fazer curso e tal, mas participar de fóruns e ler sobre o assunto dá também um plus a mais na vida desses profissionais. As pessoas preferem comprar nas lojas (pelo menos eu acho assim) que dizem com convicção que o negócio funciona sob determinado sistema do que naquelas que falam que não sabem mas se não funcionar, trás que a gente troca. Só um exemplo, fui comprar uma placa de vídeo PCI-E da nVidia e um vendedor queria me empurrar uma de 512 MB Turbo Cache (usa parte da memória RAM da máquina para completar a memória de vídeo da placa); só de sacanagem eu perguntei o que era Turbo Cache e o cara me disse (em voz baixa...) que era o novo barramento de memória DDR3. Eu falei, "pô, cumpadi, vc vem me dizer uma coisa dessas numa placa que custa R$ 180,00?". Aí eu expliquei pra ele a enrolação que era esse negócio de Turbo Cache, mas eu vi que não era maldade do cara não, disseram a ele que TC era o novo barramento DDR3 e ele foi na onda. Se fosse outro, ia até dar porrada no vendedor, hehehehe...


... mas a vergonha a que dei foco no texto é a vergonha de chegar na loja de informática e comprar um produto e ficar com medo de perguntar se funciona com Linux sabendo que pode ouvir desprezo, falta de conhecimento... falta de respeito...

Desde o dia que rodei todas as lojas do centro de Sampa procurando por um "tablet" e simplesmente *ninguém* sabia o que era (isso em 1997), eu simplesmente desisti de perguntar qualquer coisa para vendedores e acabei encomendando um Wacom no Japão!

Quando o assunto é hardware para Linux, a melhor coisa a fazer e pesquisar antes e já chegar com o pedido pronto no balcão. Dificilmente os vendedores têm formação técnica, conhecimento, interesse ou boa-vontade suficientes para responder qualquer coisa que vá além do feijão com arroz. Além do mais, não é tão complicado assim encontrar boas/excelentes alternativas de hardware compatíveis com o Linux.


Abração!



Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: CGaldino em 28 de Janeiro de 2008, 23:16
Bela reflexão coletivo-pessoal meu amigo Kernel!

Essas brigas antagônicas parecem ser de nossa natureza humana, acredito que sempre irão existir... mas temos a razão (de racionalidade) para atuar como o limitador dessa besteirada! Concordo com suas palavras e de demais membros que postaram aqui. Aliás vou te dizer que tirou as palavras de minhas mãos! Excelente! Focar em briguinhas do tipo "se seu pai é grande o meu é gigante" não levara nada a lugar algum!

Aplausos, aplausos e aplausos.
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: kErNeL_sCrIpT em 29 de Janeiro de 2008, 01:17
Bela reflexão coletivo-pessoal meu amigo Kernel!

Essas brigas antagônicas parecem ser de nossa natureza humana, acredito que sempre irão existir... mas temos a razão (de racionalidade) para atuar como o limitador dessa besteirada! Concordo com suas palavras e de demais membros que postaram aqui. Aliás vou te dizer que tirou as palavras de minhas mãos! Excelente! Focar em briguinhas do tipo "se seu pai é grande o meu é gigante" não levara nada a lugar algum!

Aplausos, aplausos e aplausos.

Muito obrigado pelos elogios :)
Eu também gostei da opinião de todos, ver várias opiniões e pontos de vista diferentes só agrega ao fator conhecimento > sabedoria > maturidade.

Citar
Essas brigas antagônicas parecem ser de nossa natureza humana, acredito que sempre irão existir... mas temos a razão (de racionalidade) para atuar como o limitador dessa besteirada!

Sábias e verdadeiras palavras CGaldino. Faço delas as minhas também :)
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: jamiro em 29 de Janeiro de 2008, 13:10
De uma maneira ou de outra ,chegará o dia em que ;
Veremos na caixa do periférico ou hardware, além da bandeirinha quatro cores , O Pingüim  :).
Será que sou otimista ?

Abraços

Não sou do tipo que fica correndo lojas de informática se não tiver um motivo específico - comprar uma peça ou seja lá o que for. Mas sempre olho os PC que estão à venda quando eu vou aos grandes mercados (toda espécie de novidade eletrônica me interessa :)) e sempre vejo muitos computadores com windows. Ontem fui a um grande supermercado aqui no Rio e vi vários computadores com Linux! A maioria no ambiente KDE (que não é meu preferido). Não vi nenhum Ubuntu, mas acho que isso já foi discutido em algum tópico... tem a ver com dar suporte, etc e tal.

Por isso, k7br, não creio que seja otimismo não. Poderá ser uma realidade muito em breve, se já vendem PC completo com Linux, mas cedo ou mais tarde veremos o pingüim nas caixas dos periféricos.

Abraços,
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: kiko_novaera em 29 de Janeiro de 2008, 15:49
Cara Parabéns tu mandou muito bem nossa show oa sua postagem,
Olha eu não tenho vergonha de ser um Usuário Linux, e quando eu divulgo as pessoas as vezes nem ligam para o que eu falo, na maioria das vezes, mas num crio caos naum eu fico sussegado e respeito a opinião pela questão que tu falou opção de escolha....
flw e
volto a dizer Parabéns
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: kErNeL_sCrIpT em 29 de Janeiro de 2008, 16:31
Cara Parabéns tu mandou muito bem nossa show oa sua postagem,
Olha eu não tenho vergonha de ser um Usuário Linux, e quando eu divulgo as pessoas as vezes nem ligam para o que eu falo, na maioria das vezes, mas num crio caos naum eu fico sussegado e respeito a opinião pela questão que tu falou opção de escolha....
flw e
volto a dizer Parabéns

Muito obrigado pelos elogios e pela força :)
Título: Re: Você tem vergonha de ser Linux User?
Enviado por: DimeDesign em 02 de Fevereiro de 2008, 12:03
NÃAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOOO...........