Fórum Ubuntu Linux - PT

Área para Iniciantes => Iniciantes => Tópico iniciado por: cafcaf777 em 29 de Julho de 2013, 20:30

Título: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: cafcaf777 em 29 de Julho de 2013, 20:30
Viva,

Após vários anos somente a utilizar sistemas operativos da Microsoft, resolvi procurar uma alternativa gratuita e acabei por experimentar o Ubuntu.

Tenho utilizado o mesmo com alguma frequência desde a semana passada e procuro solidificar a minha utilização com ele para se tornar o meu sistema operativo diário.

Estou a utilizar a versão 12.04 LTS, visualmente é muito bonito, como também é acessível e rápido, no entanto, a experiência não está a ser perfeita.


Deixo as razões que estão a condenar a minha migração para o Ubuntu:

1)

-Não consigo perceber porque não há ferramentas de segurança "a sério" para o Ubuntu, entenda-se como ferramentas de segurança a sério (Suites como a Kaspersky Internet Security).

Compreendo que a percentagem de utilização deste S.O. é baixa se a compararmos com outros da Microsoft ou Apple, no entanto não consigo "engolir" a história que por causa disso a segurança é eficaz.

Como podem verificar em:

http://ubuntu-pt.org/content/porque-usar-ubuntu


"O Ubuntu é seguro
O Ubuntu é um sistema operativo bastante seguro, portanto não existe a necessidade de ter anti-virus, anti-spyware, anti-adware, etc. Com qualquer distribuição de GNU/Linux você estará livre de qualquer praga da internet."


-Serei o único que não acredito nisto?

Lembro-me que até à pouco tempo no Android a história era a mesma e muitos perguntavam-se se valeria a pena até instalar um anti-virus quando surgiu uma ou outra opção de anti-virus.

Porém e afinal há vírus; há pragas; há muita coisa má e cada vez mais com o aumento de utilização deste S.O., então vemos já muitas das empresas renomeadas em ferramentas de segurança a produzir aplicações para o Android.

Por exemplo, especificando apenas uma noticia de muitas que poderia deixar aqui:

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=3347604&seccao=Tecnologia


Não consigo então utilizar diariamente o Ubuntu com confiança sem uma ferramenta de segurança a sério. Entendo que haverá menos vírus e outros, no entanto não considero este, nem nenhum sistema operativo seguro ao ponto de afirmar que é seguro e se possa dispensar ferramentas de segurança.


2)

-As temperaturas do meu hardware mudam, ora use Windows, ora use Ubuntu.

Usando o Windows encontro o CPU sempre numa média de 35º C e a placa mãe pelos 55º C

Usando o Ubuntu encontro sempre o CPU sempre numa média de 55º e a placa mãe pelos 35 º C

No windows monitorizo as temperatura com o Periform Speccy, no Ubuntu com o comando "sensors" e instalei o Psensor também.

Alguém consegue dar-me uma explicação para esta alternâncias de valores nas temperaturas entre os dois sistemas operativos?


Por agora escrevo apenas estes dois problemas, pois são os mais importantes e que realmente gostaria encontrar soluções como também ler opiniões de utilizadores com mais experiência e conhecimento de causa.

Obrigado!
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: garfo em 29 de Julho de 2013, 22:06
Parece que você se acostumou tanto com antivírus/antimalwares/anti-trojans que não sabe mais viver sem eles. Eu sei muito bem disso pois passei por um período semelhante, não me sentia seguro sem instalar um antivírus, mesmo estando no linux. Cara, confie em mim, e nos milhões de servidores que hoje rodam linux: não precisa instalar antivírus nele. No fundo, no cerne, é tudo uma questão de costume mesmo, você vai ver.  :D
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: cafcaf777 em 29 de Julho de 2013, 23:12
Agradeço a resposta Garfo, mas não fiquei convencido.

O provérbio diz que um homem prevenido vale por dois. Para mim segurança é uma prioridade, um sistema operacional por si mesmo não oferece segurança suficiente para os usuários, caso fosse perfeito e totalmente seguro não haveriam ferramentas de segurança.

Pensei que o fórum fosse em português (de Portugal) pelo que escrevi totalmente com esse intuito, só agora reparei que é do Brasil, mas penso que fui compreensível.


Complementando o meu 2º problema, o problema das temperaturas:

Usando o Windows 7 encontro o CPU sempre numa média de 35º C e a placa mãe pelos 55º C

https://dl.dropboxusercontent.com/u/87526575/UBUNTU/temperatura%20windows.jpg

Usando o Ubuntu encontro o CPU sempre numa média de 55º e a placa mãe pelos 35 º C

https://dl.dropboxusercontent.com/u/87526575/Captura%20de%20ecra%20de%202013-07-30%2002%3A12%3A16.png

https://dl.dropboxusercontent.com/u/87526575/Captura%20de%20ecra%20de%202013-07-30%2002%3A30%3A08.png

Alguma ideia sobre o que se passará para acontecer isto?
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: irtigor em 29 de Julho de 2013, 23:28
É histórico, o Windows veio do MS-DOS, um sistema monotarefa e monousuário, nessas condições a segurança é baixa (irrelevante), a coisa evoluiu, mas por muitos anos as marcas ficaram, como por exemplo usar por padrão a conta com poderes administrativos pra tudo. Então se tem um sistema com pouca pra nenhuma proteção de fabrica, na mão de um monte de curiosos... Em contra partida, o Linux já nasceu multitarefa e multiusuário, o que garantiu por muito tempo um superioridade natural. Fora que é importante pensar na motivação de se criar uma praga, normalmente dinheiro e/ou fama. No linux existem meios mais seguros de se conseguir fama, você não precisa destruir o sistema pra alguém reconhecer que você entende ele, basta ter seu código/relatório de erro ser aceito. Pra dinheiro existem duas linhas, atacar poucos alvos de alto valor, ou vários de baixo, no primeiro caso um antivírus muito provavelmente não vai ser útil até ser tarde, e pro segundo funcionar você tem que mirar no maior vetor, hoje, isso significa mirrar o Windows.
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: blackwinds em 29 de Julho de 2013, 23:49
Desde que comecei a usar o Linux ,que foi o ubuntu 8.04,nunca instalei antivirus e muito menos firewall.
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: cafcaf777 em 30 de Julho de 2013, 00:14
Olá Irtigor e Blackwinds,

Irtigor sinceramente tentei perceber a sua opinião, mas não consegui pelo menos completamente  ;D

Porém penso que também desviei o rumo da questão, mas reformularei o meu problema com a questão seguinte:

Para um usuário que precisa de utilizar a Internet para realizar pagamentos, fazer transições de dinheiro, trocar documentos importantes e pessoais diariamente, o que será mais apropriado:

O S.O. Ubuntu sem suites de segurança reconhecidas como as da Kaspersky, Bit-Defender, etc

ou

O Windows com suites de segurança reconhecidas como as da Kaspersky, Bit-Defender, etc?


-O problema aqui afasta-se um pouco da questão se S.O é vulnerável ou não, ou se é mais vulnerável ou menos, mas sim se há segurança na Web, se há segurança no Email, se as ferramentas disponíveis que ajudam a proteger-nos de rasteiras como o phishing ou outras estão a cumprir o seu papel.

Penso que compreendo a arquitectura do Ubuntu ou a forma como ele trabalha (e segundo a sua opinião) é mais segura por não termos o acesso directo como se fossemos administradores, ou seja se pretendo fazer uma alteração como por exemplo instalar uma aplicação nova terei de confirmar a mesma e colocar a password para realizar essa modificação, no entanto isto não será corruptível também?


Blackwinds você não tendo um anti-vírus eficiente a trabalhar no Ubuntu como sabe realmente que uma aplicação que vai instalar não esconde um trojan (um keylloger por exemplo) ou se a própria aplicação não é um trojan?

Actualmente quem usa o Ubuntu para acessar o seu homebacking? Fazem-no com um sentimento de segurança?


Sinceramente eu não gosto de ser alarmista nem quero desvalorizar o Ubuntu pois eu gosto do Ubuntu, para um S.O. gratuito está fenomenal, não só esta como também outras distribuições linux, reconheço o excelente trabalho que foi e continua a ser desenvolvido, no entanto acho que a segurança dos usuários na sua interacção com a Web não está a ser acompanhada e isso é vital.
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: platao em 30 de Julho de 2013, 02:20
O Ubuntu e mais seguro que o Windows com as "suites" de segurança pode ter certeza.

Seguindo a sua logica sim, todo sistema e passivel de ser invadido, e so vc ficar de olho nos alertas de segurança de sites especializados, saem quase que todos os dias, vulnerabilidades fresquinhas para serem exploradas. Ha brechas que ficam abertas muito tempo ate as empresas fazerem as correçoes, ate la o estrago esta feito. Mas convenhamos, se vc tivesse capacidade de usufruir desses dados nao estaria aqui perguntando isso.... : )

Os programas que sao isntalados vem de um repositorio proprio, oficial, portanto os pacotes sao confiaveis. No Ubuntu vc nao sai por ai isntalando qualquer coisa.

Pode acessar o seu home-bank tranquilo com o Ubuntu. Quando iniciei no Linux tbm tinha essa preocupação, se intere sobre o sistema e vera que todos os processos e atualizações tem criterios rigorosos, o maior problema ainda continua a ser o usuario final.


Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Tota em 30 de Julho de 2013, 08:34
Para um usuário que precisa de utilizar a Internet para realizar pagamentos, fazer transições de dinheiro, trocar documentos importantes e pessoais diariamente, o que será mais apropriado:

O S.O. Ubuntu sem suites de segurança reconhecidas como as da Kaspersky, Bit-Defender, etc

ou

O Windows com suites de segurança reconhecidas como as da Kaspersky, Bit-Defender, etc?

Qualquer um é seguro. O problema não reside no sistema, mas como é feito o tunelamento encriptado entre maquina do usuário e instituição financeira.

No caso de troca de documentos, nada é seguro se o documento não for encriptado ou protegido por senhas.

Lembre que a comunicação na rede passa por varias maquinas até chegar ao destinatário, o que compromete a segurança de todas as formas, não importando o sistema.

-O problema aqui afasta-se um pouco da questão se S.O é vulnerável ou não, ou se é mais vulnerável ou menos, mas sim se há segurança na Web, se há segurança no Email, se as ferramentas disponíveis que ajudam a proteger-nos de rasteiras como o phishing ou outras estão a cumprir o seu papel.

Correto! Não há segurança na web, de forma alguma.

Porém em relação aos sistemas, o usuário é o mais vulnerável devido a ser levado a crer, por qualquer motivo, em engenharia social.

Recebes um e-mail de seu primo (pai, mãe, etc.) solicitando abrir determinado arquivo sem verificar se seu primo foi o verdadeiro agente da mensagem. Ao abrí-lo sem conhecimento, pode sim receber um ataque de phishing ou um trojan.

No momento de acessar bancos, use uma conta convidado no GNU/Linux, pois ao fim da sessão, absolutamente tudo de "convidado" será removido do sistema. Simples assim.

Penso que compreendo a arquitectura do Ubuntu ou a forma como ele trabalha (e segundo a sua opinião) é mais segura por não termos o acesso directo como se fossemos administradores, ou seja se pretendo fazer uma alteração como por exemplo instalar uma aplicação nova terei de confirmar a mesma e colocar a password para realizar essa modificação, no entanto isto não será corruptível também?

Dificilmente será corruptível, mormente no Ubuntu, que utiliza o arquivo de senhas encriptado com chaves.

Evidente, que se deixas sua maquina ligada a rede 24 x 24 horas por meses, um ataque é possível. Mas um usuário domestico fica conectado por, digamos, 24 a 36 hortas para baixar um filme pela rede. Este tempo não é suficiente para uma invasão.

Não é a palavra de passe que faz o sistema seguro, mas a forma como ela é utilizada.

[]'s
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: haereticus em 30 de Julho de 2013, 09:20
Kkkkkkkkkkkkk Suites de proteção para gnu/linux ?

Isso soa como utopia e pode ser motivo de chacota caso você cite isto em algum evento ou em público ao redor de usuários do sistema.

---

Ubuntu ou distros gnu/linux não são seguras só porque tem percentual baixo de usuários, quem criou esta teoria provavelmente é usuário do windows.

A diferença grande é que quando uma vulnerabilidade é descoberta o update de correção é liberado em poucos dias ou até mesmo horas depois de sair em público. Enquanto que na Microsoft tem bugs que tem cerca de 17 anos e não foram corrigidos até hoje.

---

Desencana que Gnu/linux não é o queijo suiço do windows.

Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: kalix em 30 de Julho de 2013, 10:04
ao Instalar Ubuntu/Linux vírus é que menos deve se importar
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: jkmsjq em 30 de Julho de 2013, 10:33
Leitura recomendada:

Software livre contra o Grande Irmão que está te observando. (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,107140.0.html)

Quanto a segurança, já tive também a minha paranoia logo quando cheguei no Ubuntu: Configuração do Snort em Desktop Cliente (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,74528.msg415816.html#msg415816). Hoje, uso somente o firewall padrão ativado e mantenho o sistema operacional sempre atualizado.

Colega, na boa! É muito mais importante se preocupar com as brechas de segurança que o flash da Adobe e o Java da Oracle proporcionam ao sistema operacional do que com ele em sim (no caso do GNU/Linux). Se possível for, nem instale eles no seu computador, aí sim estará seguro em definitivo!
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: blackwinds em 30 de Julho de 2013, 11:03
Vou dizer novamente,nunca precisei de antivirus no Linux,tenho uma hd externa com musicas,videos e documentos.uso ela tanto no Linux,quanto no windows eo antivirus que tenho instalado no windows nunca acusou virus nenhum,comecei a usar Linux pois não aguentava ficar formatando o computador por causa do windows usei um monte de antivirus e não vi um sequer que não deixa-se passar um virus pra acabar com tudo.
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Kadu_tbj em 30 de Julho de 2013, 19:00
Mano, estava passando e resolvi para para ler...

Assim como o outro mano aqui, uso ubuntu desde 8.04 nunca precisei de antivirus, firewal ou coisa parecida...livre leve e solto.
Ja vi gente instalando antivirus, vi sim mas so pq na rede tinha alguns pcs com rwindows, dai para ¨colaborar¨ com os escravos da microsoft instalaram, mas eu ja trabalhei em rede e tinha 50% dos pcs com ubuntu, nunca nunca nunca tivemos problema nem com virus nem com compartilhamento de arquivos e impressoras.

O que acontece parceiro, é que a microsoft põe esse ¨medo¨ nas pessoas. Claro não é a microsoft em si...mas enfim ela ¨colabora¨

Faça a experiencia, eu parei, cansei de virus, de: ¨não responde¨, congelamentos sem sentido, atualizar antivirus, spywares, malware, eu queria viver sem medo, e o ubuntu me proporcionou tudo que eu sempre pensei de sistema operativo...impossivel retroceder...
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Renan Rischiotto em 30 de Julho de 2013, 19:11
Concordo com o "cansei de atualizar anti-vírus, anti-spyware etc" mas o "cansei de parou de responder, congelamento sem sentido" tenho que discordar. O Ubuntu dá muito mais isso do que no Windows.
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Arthur Bernardes em 30 de Julho de 2013, 19:13
Discordo de ti Renan, nunca tive uma mensagem de erro com o Ubuntu.

E uma vez vi um amigo reclamando dessas inúmeras mensagens, recomendaram desativar ou desinstalar o Apport
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Renan Rischiotto em 30 de Julho de 2013, 19:23
Discordo de ti Renan, nunca tive uma mensagem de erro com o Ubuntu.

E uma vez vi um amigo reclamando dessas inúmeras mensagens, recomendaram desativar ou desinstalar o Apport

Por exemplo, o Ubuntu já chegou a travar total mesmo (sem motivo), acho que nem o console funcionava (Ctrl + Alt + F1).
Só resetando com o "dedão" no gabinete.

Fora a versão 13.04 do Ubuntu que esses dias não queria simplesmente desligar.

Não uso o Windows mais, mas verdade seja dita: nunca deu uma travada dessas no Windows pelo que me lembro, nem erro de aplicativos (exceto o IE claro ;))
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Arthur Bernardes em 30 de Julho de 2013, 19:29
Já tive inúmeros travamentos e erros com o Window$, mesmo no meu notebook.

No Ubuntu 12.04.2 pelo menos não tive erros.
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: garfo em 30 de Julho de 2013, 19:54
Citar
No Ubuntu 12.04.2 pelo menos não tive erros.

Essa versão realmente está bem sólida. Final de agosto teremos o 12.04.3. :)


Quanto ao autor do tópico: e aí? Vai instalar antivírus mesmo no ubuntu?  :o
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Renan Rischiotto em 30 de Julho de 2013, 19:57
Citar
Essa versão realmente está bem sólida. Final de agosto teremos o 12.04.3.

Estou ansioso pela versão 14.04 que já vai estar com o Mir :) (talvez não 100% implementado, mas já é alguma coisa  ;D...)
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: cafcaf777 em 31 de Julho de 2013, 02:07
O Ubuntu e mais seguro que o Windows com as "suites" de segurança pode ter certeza.

Seguindo a sua logica sim, todo sistema e passivel de ser invadido, e so vc ficar de olho nos alertas de segurança de sites especializados, saem quase que todos os dias, vulnerabilidades fresquinhas para serem exploradas. Ha brechas que ficam abertas muito tempo ate as empresas fazerem as correçoes, ate la o estrago esta feito. Mas convenhamos, se vc tivesse capacidade de usufruir desses dados nao estaria aqui perguntando isso.... : )

Os programas que sao isntalados vem de um repositorio proprio, oficial, portanto os pacotes sao confiaveis. No Ubuntu vc nao sai por ai isntalando qualquer coisa.

Pode acessar o seu home-bank tranquilo com o Ubuntu. Quando iniciei no Linux tbm tinha essa preocupação, se intere sobre o sistema e vera que todos os processos e atualizações tem criterios rigorosos, o maior problema ainda continua a ser o usuario final.

Olá,

Por acaso, sim, embora tenha começado a  usar recentemente o Ubuntu já saí por aí instalando várias apps para conseguir ter programas que realizem as mesmas tarefas que realizo habitualmente no windows.

Recordo-me que instalei um monte de coisas só para tentar fazer com que o Google Earth funcionasse, no final disso tudo continua não funcionado, mas isto é só um exemplo.

Está a ser um pouco medonho instalar apps não conhecidas e com um "look" não tão profissional como estou habituado a ver, apps bastante conhecidas popularmente e com muito feedback positivo, por outro lado a própria loja de apps do Ubuntu parece medonha, mas certamente me acostumarei, no entanto receio que de um dia para o outro surja uma noticia como sucedeu com a Play Store do Android - Loja de Apps do Ubuntu é na verdade um poço cheio de vírus ;D


Para um usuário que precisa de utilizar a Internet para realizar pagamentos, fazer transições de dinheiro, trocar documentos importantes e pessoais diariamente, o que será mais apropriado:

O S.O. Ubuntu sem suites de segurança reconhecidas como as da Kaspersky, Bit-Defender, etc

ou

O Windows com suites de segurança reconhecidas como as da Kaspersky, Bit-Defender, etc?

Qualquer um é seguro. O problema não reside no sistema, mas como é feito o tunelamento encriptado entre maquina do usuário e instituição financeira.

No caso de troca de documentos, nada é seguro se o documento não for encriptado ou protegido por senhas.

Lembre que a comunicação na rede passa por varias maquinas até chegar ao destinatário, o que compromete a segurança de todas as formas, não importando o sistema.

Sim estou ciente disso e concordo.


-O problema aqui afasta-se um pouco da questão se S.O é vulnerável ou não, ou se é mais vulnerável ou menos, mas sim se há segurança na Web, se há segurança no Email, se as ferramentas disponíveis que ajudam a proteger-nos de rasteiras como o phishing ou outras estão a cumprir o seu papel.

Correto! Não há segurança na web, de forma alguma.

Porém em relação aos sistemas, o usuário é o mais vulnerável devido a ser levado a crer, por qualquer motivo, em engenharia social.

Recebes um e-mail de seu primo (pai, mãe, etc.) solicitando abrir determinado arquivo sem verificar se seu primo foi o verdadeiro agente da mensagem. Ao abrí-lo sem conhecimento, pode sim receber um ataque de phishing ou um trojan.

No momento de acessar bancos, use uma conta convidado no GNU/Linux, pois ao fim da sessão, absolutamente tudo de "convidado" será removido do sistema. Simples assim.

Eu denoto com bastante regularidade as tentativas fraudulentas de engenharia social, há muitas fáceis de perceber e não cair nelas.
A exemplo posso citar o email que recebi hoje de um suposto banco Brasileiro onde supostamente eu tenho uma conta bancária e preciso de actualizar os meus dados bancários caso contrário algo de mau acontecerá à minha conta. Essa é de caras pois eu não tenho conta em nenhum banco brasileiro, porém há engenharia social mais apurada, mais eficaz, mais "perfeita", essa sim é a que eu temo, e embora eu saiba ter uma posição na Web bastante sensata, perspicaz e cautelosa sem um "braço direito" não sinto tanta confiança. Partilho a mesma opinião, a opinião em que nós (os usuários) somos o ponto principal para evitar problemas desse género, mas sem um apoio (Ferramenta de segurança adicional), não me sinto tão confortável. Sendo o problema a Web não o Ubuntu. Mas certamente não haverá muitos mais argumentos para produzir aqui, pois eu não acredito na imunidade do Ubuntu.


Penso que compreendo a arquitectura do Ubuntu ou a forma como ele trabalha (e segundo a sua opinião) é mais segura por não termos o acesso directo como se fossemos administradores, ou seja se pretendo fazer uma alteração como por exemplo instalar uma aplicação nova terei de confirmar a mesma e colocar a password para realizar essa modificação, no entanto isto não será corruptível também?

Dificilmente será corruptível, mormente no Ubuntu, que utiliza o arquivo de senhas encriptado com chaves.

Evidente, que se deixas sua maquina ligada a rede 24 x 24 horas por meses, um ataque é possível. Mas um usuário domestico fica conectado por, digamos, 24 a 36 hortas para baixar um filme pela rede. Este tempo não é suficiente para uma invasão.

Não é a palavra de passe que faz o sistema seguro, mas a forma como ela é utilizada.

[]'s

Sim, não será certamente pelo tempo que estarei conectado que serei vitima de algo.

Iniciarei uma fase de testes mais profunda com o Ubuntu, embora não continue convencido que esteja mais seguro, terei que ver por mim mesmo o quão "Bannarizado", "Spammado" e reencaminhado para sites não fidedignos vou ser por não ter o meu fiel companheiro dos últimos anos KIS.


Kkkkkkkkkkkkk Suites de proteção para gnu/linux ?

Isso soa como utopia e pode ser motivo de chacota caso você cite isto em algum evento ou em público ao redor de usuários do sistema.

---

Ubuntu ou distros gnu/linux não são seguras só porque tem percentual baixo de usuários, quem criou esta teoria provavelmente é usuário do windows.

A diferença grande é que quando uma vulnerabilidade é descoberta o update de correção é liberado em poucos dias ou até mesmo horas depois de sair em público. Enquanto que na Microsoft tem bugs que tem cerca de 17 anos e não foram corrigidos até hoje.

---

Desencana que Gnu/linux não é o queijo suiço do windows.



Olá,

kkkkkkkkkk "to nem aí, mas nem é motivo para chacota, pelo menos aqui não foi, pois certamente estou a lidar com pessoas humildes e adultas.

Quanto a Bugs, problemas, falhas, whatever o histórico da Microsoft já é notável e continua a ser pois até actualmente após lançar o Windows 8 seguiu-se imediatamente o primeiro SP.

Com o Ubuntu talvez seja melhor, talvez não, enfim, ou se acredita ou se descobre utilizando.



Leitura recomendada:

Software livre contra o Grande Irmão que está te observando. (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,107140.0.html)

Quanto a segurança, já tive também a minha paranoia logo quando cheguei no Ubuntu: Configuração do Snort em Desktop Cliente (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,74528.msg415816.html#msg415816). Hoje, uso somente o firewall padrão ativado e mantenho o sistema operacional sempre atualizado.

Colega, na boa! É muito mais importante se preocupar com as brechas de segurança que o flash da Adobe e o Java da Oracle proporcionam ao sistema operacional do que com ele em sim (no caso do GNU/Linux). Se possível for, nem instale eles no seu computador, aí sim estará seguro em definitivo!

Olá,

Agradeço as recomendações de leitura, embora já tivesse um certo conhecimento da primeira, gostei do conteúdo.

Sim, desde o ano passado que dispenso o Java completamente, embora o tenha instalado para testar o seu desempenho com o Ubuntu, mas o flash é essencial, maldito Youtube! Eheh :D



Vou dizer novamente,nunca precisei de antivirus no Linux,tenho uma hd externa com musicas,videos e documentos.uso ela tanto no Linux,quanto no windows eo antivirus que tenho instalado no windows nunca acusou virus nenhum,comecei a usar Linux pois não aguentava ficar formatando o computador por causa do windows usei um monte de antivirus e não vi um sequer que não deixa-se passar um virus pra acabar com tudo.

Olá,

O que levava você a formatar tantas vezes o Windows? Problemas com virus? Pergunto pois nem me recordo da ultima vez que tive que formatar o Windows XP, Vista ou Seven por necessidade, mau desempenho, ou problemas com virus.



Mano, estava passando e resolvi para para ler...

Assim como o outro mano aqui, uso ubuntu desde 8.04 nunca precisei de antivirus, firewal ou coisa parecida...livre leve e solto.
Ja vi gente instalando antivirus, vi sim mas so pq na rede tinha alguns pcs com rwindows, dai para ¨colaborar¨ com os escravos da microsoft instalaram, mas eu ja trabalhei em rede e tinha 50% dos pcs com ubuntu, nunca nunca nunca tivemos problema nem com virus nem com compartilhamento de arquivos e impressoras.

O que acontece parceiro, é que a microsoft põe esse ¨medo¨ nas pessoas. Claro não é a microsoft em si...mas enfim ela ¨colabora¨

Faça a experiencia, eu parei, cansei de virus, de: ¨não responde¨, congelamentos sem sentido, atualizar antivirus, spywares, malware, eu queria viver sem medo, e o ubuntu me proporcionou tudo que eu sempre pensei de sistema operativo...impossivel retroceder...

Olá,

Livre, leve e solto, e acrescento - gratuito! (isto se não pretendia dizer o mesmo com livre). Gostei da opinião e já estou em experiência, mas por causas diferentes das suas, porque não tenho queixas de vírus, ou congelamentos e para me proteger e actualizar o sistema só utilizo duas ferramentas adicionais: Ccleaner e Kaspersky Internet Security 2013. Para além do Windows Update claro, mas isso é comum em ambos os S.O. e apenas refiro isto pois pareceu um pouco dramática a sua experiência com o Windows com um montão de programas e problemas.



Concordo com o "cansei de atualizar anti-vírus, anti-spyware etc" mas o "cansei de parou de responder, congelamento sem sentido" tenho que discordar. O Ubuntu dá muito mais isso do que no Windows.


Concordo com a discórdia, já me deparei com alguns congelamentos no Ubuntu desde que comecei a utilizá-lo. Congelamentos, não mensagens de erro.


Citar
No Ubuntu 12.04.2 pelo menos não tive erros.

Essa versão realmente está bem sólida. Final de agosto teremos o 12.04.3. :)


Quanto ao autor do tópico: e aí? Vai instalar antivírus mesmo no ubuntu?  :o

Olá,

Não. O que eu quero realmente é uma ferramenta completa com firewall, anti-banner, anti-espionagem, anti-etc.

Os vírus só em si até podem ser bonitos e dão para coleccionar, desde que a firewall esteja em funcionamento e o backup esteja em dia.


Citação de: cafcaf777
Obrigado a todos, mas ninguém se lembrou do outro problema? O problema das temperaturas?  ;D
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Renan Rischiotto em 31 de Julho de 2013, 02:35
Quanto ao Firewall, é só ativar o ufw (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,107676.0.html) que já está de bom tamanho =)
Basta o Firewall e nada mais.
---------------------------------------------

Com respeito ás temperaturas, nem creio que seja um "problema", e  sim um bug, se não for normal....
Seria motivo para preocupação se as temperaturas estivessem altas, e não diferentes de um S.O para outro  ;)
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: jkmsjq em 31 de Julho de 2013, 09:17
@cafcaf777

Colega, com todo respeito e educação, para você compreender profundamente o nível de segurança do GNU/Linux, será necessário fazer uma graduação em Ciência da Computação. Aí você terá melhor entendimento/compreensão de que o Ubuntu e outras distros, sem os pacotes de seguranças pagos ou não, são mais seguras do que o Windows.

Como já comentado aqui, o grande problema na segurança de um sistema operacional, é a peça que fica entre a cadeira e o teclado. Se essa peça é de confiança, qualquer sistema operacional será seguro.

Pondero que a sua crença nos pacotes de segurança é tamanha, que acredito que nenhum argumento que seja apresentado a você mostrará a grande diferença existentes entre os dois sistemas operacionais em questão.

Como já li aqui no fórum dezenas de vezes: GNU/Linux É diferente de Windows. E curva de aprendizado é relativamente grande. E se torna maior ainda quando o usuário que chega do Windows quer repetir no GNU/Linux as mesmas coisas que faz no Windows.

Volto a dizer, com toda educação e cordialidade: comece no GNU/Linux deixando de lado os vícios que outros sistemas operacionais impõe. Quando conseguir fazer isso, verá as vantagens, por exemplo, do Ubuntu.

Atenciosamente,

jkmsjq
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Arthur Bernardes em 31 de Julho de 2013, 09:34
Essa versão realmente está bem sólida. Final de agosto teremos o 12.04.3. :)

Garfo, essa versão 12.04.3 vem com o Kernel 3.8 do Raring?
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: linuser104 em 31 de Julho de 2013, 10:08
Já usei antivírus no Ubuntu, só a título de curiosidade, mas percebi que isso só traz mais peso ao sistema, só funciona como um placebo e se mudei do windows para o Linux em boa parte para poder me livrar desses aplicativos que roubam desempenho do sistema operacional, não tinha sentido usar os mesmos no linux.

O que uso para me sentir seguro é o firewall do próprio sistema (ufw, mas tem a sua interface gráfica Gufw), uso sempre que entro e saio do sistema os comandos sudo apt-get update e sudo apt-get upgrade para me manter sempre atualizado e por fim no navegdor Firefox (é o que uso) utilizo essas dicas:

Citar
Crie uma senha mestre
Assim como os outros navegadores, por padrão o Firefox permite que qualquer um com acesso ao seu computador faça login em sites cuja senha você tenha salvo. E assim como no Chrome, uma lista dos nomes de usuário e senhas armazenados pode ser vista na tela de opções.
Felizmente o Firefox oferece um recurso chamado “senha mestre” que criptografa e protege a lista de senhas salvas. Quando ele estiver ativo, você terá de digitar uma senha mestre antes da primeira vez que for usar uma senha salva, uma vez por sessão. Além disso, você sempre terá de digitar a senha mestre antes de ver a lista com todas as senhas salvas. Este é um ótimo recurso para evitar que “bisbilhoteiros” descubram suas senhas, e impede que até mesmo que muitos utilitários de terceiros as recuperem.
Para habilitar a senha mestre abra o menu Firefox, clique em Opções, na aba Segurança e marque a opção Usar uma senha mestra.

Use uma senha forte para sincronização
Assim como o Chrome, o Firefox tem um recurso que permite sincronizar seus favoritos, senhas e outros dados com cópias do navegador rodando em outros computadores ou dispositivos. Felizmente o Firefox criptografa todos os dados sincronizados, não só as senhas (como faz o Chrome).
Além disso, por padrão o Firefox tem mais segurança quando você está ativando a sincronização em um novo computador ou dispositivo. Primeiro você precisa fazer login com sua senha de sincronização, e então digitar um código gerado pelo novo aparelho em um que já tenha a sincronização habilitada, ou copiar uma “chave de recuperação” deste aparelho para o novo.
Ou seja, você não precisa se preocupar muito com a sincronização no Firefox, desde que use uma senha forte, com letras em maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Se alguém descobrir sua senha e tiver acesso a um aparelho onde a sincronização esteja ativada, essa pessoa poderá ativar a sincronização em um outro aparelho, e de lá acessar uma cópia de suas senhas e dados do navegador sem que você nem perceba. A mesma dica vale para a senha mestre do navegador.
Para habilitar a sincronização, ou mudar suas opções, abra o menu Firefox e clique em Preferências e na aba Sync.

Verifique se as opções de segurança estão ativadas
Assim como outros navegadores populares, o Firefox inclui alguns recursos básicos de privacidade e segurança. Embora a maioria deles esteja ativada por padrão, você deve se certificar de que por acaso não foram desabilitados.
Abra o menu Firefox, clique em Preferências e na aba Segurança. A primeira opção, Alertar se sites tentarem instalar extensões ou temas, deve estar marcada, para que nenhum site tente instalar algo em seu navegador sem seu conhecimento. Marque também as opções seguintes, Bloquear sites avaliados como foco de ataques e Bloquear sites avaliados como falsos, que irão ajudá-lo a se proteger de malware como os “drive-by downloads” (onde basta visitar um site para ser infectado) e tentativas de phishing (sites falsos que tentam se passar, por exemplo, por um banco para roubar suas informações pessoais).
Agora clique na aba Privacidade e, se quiser mais privacidade online, marque a primeira opção, chamada Notificar aos sites que não desejo ser rastreado. Embora ela não possa impedir todas as tentativas de rastreio, irá reduzir a prática por sites que respeitam esta opção.
Agora clique na aba Conteúdo e marque a primeira opção, Bloquear janelas pop-up, que irá impedir aquelas janelinhas com propagandas irritantes, e às vezes perigosas, de “pipocar” do nada em sua tela.
Por fim selecione a aba Avançado, a aba Atualizações e marque a primeira opção, que diz Instalar automaticamente. Assim as atualizações do Firefox serão instaladas automaticamente em seu PC, o que irá ajudar na proteção contra eventuais falhas de segurança no navegador que, se não corrigidas, podem ser usadas para expor suas informações.

Use estes complementos para proteção extra
Além dos recursos de segurança integrados ao Firefox, há complementos que podem ajudá-lo a se manter protegido. Recomendamos:
NoScript: permite controlar quais sites podem usar (e como podem usar) código e elementos em JavaScript, Silverlight e Flash, entre outros, já que eles podem ser usados de forma maliciosa para infectar seu computador ou em tentativas de phishing.
Adblock Plus: bloqueia propaganda em banners, pop-up ou vídeo em sites, o que “despolui” o visual e reduz o incômodo, além da chance de esbarrar em propagandas que podem levar a malware e tentativas de phishing.
Web of Trust (WoT): classifica os sites, de acordo com a opinião dos usuários, e bloqueia os perigosos, como aqueles com malware, para aumentar a segurança ao navegar, comprar e fazer pesquisas na internet.
HTTPS Finder: detecta se os sites tem suporte a conexões criptografadas via HTTPS/SSL e força seu uso, o que reduz as chances de que “bisbilhoteiros” em uma conexão Wi-Fi aberta capturem suas informações de login ou dados bancários enquanto eles trafegam pela rede.

Verifique e atualize seus plugins
Criminosos frequentemente usam vulnerabilidades em plugins populares para seu navegador, como o Java e produtos da Adobe como o Flash e Acrobat, para invadir e infectar computadores com malware. A maioria dos plugins é regularmente atualizada para corrigir estas vulnerabilidades, e até vem configurada para se atualizar automaticamente, ou ao menos avisá-lo de que uma atualização está disponível. De qualquer forma, é uma boa ideia buscar periodicamente por atualizações. Use o verificador de plugins da Mozilla, ou o Qualys BrowserCheck  para facilitar a tarefa.
fonte: http://seumicroseguro.com/2013/06/12/dicas-para-um-firefox-mais-seguro/

E por último tenho uma atitude proativa no uso do sistema com a finalidade de aumentar ainda mais a proteção, por exemplo: Não instalar aplicativos no Ubuntu de origem duvidosa (fora dos repositórios), não entrar em sites suspeitos, não cair em ataques de phishing, não usar o modo root de forma constante, evitar o uso/acesso do meu computador por terceiros, etc.


Agora se mesmo assim você não se sente seguro, alguns antivírus bem conhecidos (AVG, ESET, Avast, etc.) para windows têm versões para linux só pesquisar nos sites dos seus desenvolvedores.
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: blackwinds em 31 de Julho de 2013, 10:51
No tempo todo em que uso Linux nunca vi uma pessoa com tanto medo de pegar virus,rapaz usa o ubuntu e veja o que o sistema pode fazer por voce,e o que voce pode fazer com ele,e com o tempo voce vai ver se ele e bom ou não.
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: King11 em 31 de Julho de 2013, 11:00
Valeu linuser104! Gostei da sua postura, é assim que deve tratar um usuário que está a iniciar no mundo Linux! Todos que querem deixar o Windows e partir para uma nova experiência, como o Ubuntu, vêm com muitas dúvidas, e essa da segurança é a principal delas. O problema é que sempre tem algum engraçadinho que se acha "expert" em tudo e fica com ironias, e ao invés de colaborar com quem está a iniciar no Linux, fica com brincadeiras e a fazer chacotas, mas no fundo tem a mesma dúvida do colega @cafcaf777! E a pergunta inicial sobre a temperatura nenhum "expert"
respondeu! Infelizmente não posso respondê-la, porque também estou a iniciar no Ubuntu, e já tive esse mesmo problema ao fazer uma pergunta e ter como resposta uma ironia, chacota, desdém...!

  
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: irtigor em 31 de Julho de 2013, 11:27
Alguém consegue dar-me uma explicação para esta alternâncias de valores nas temperaturas entre os dois sistemas operativos?

Nunca usei esse programa pra windows, então não posso atestar sua qualidade, entretanto faz mais sentido que a CPU seja mais quente, como informado pelo lm-sensors (na teoria o sensor está o mais próximo possível, e o lm-sensors por padrão informa o valor exato recebido, outros programas podem tentar tratar os dados, pra que fiquem "mais precisos"). Veja o valor que a bios informa, pra comparação, e de qualquer forma seu sistema não está em risco de superaquecer, então eu ficaria tranquilo.
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Kadu_tbj em 31 de Julho de 2013, 14:00
Concordo com o "cansei de atualizar anti-vírus, anti-spyware etc" mas o "cansei de parou de responder, congelamento sem sentido" tenho que discordar. O Ubuntu dá muito mais isso do que no Windows.

Mano perdão, não gosto muito de discordar mais com todo respeito: ¨O Ubuntu dá muito mais isso do que no Windows¨ disculpa ai mano mas mesmo toooooodos os meus amigos amigos que usam windows, pelo menos nisso dão ponto positivo para o ubuntu. Mas uma vez disculpa ai, mas vejo sua colocação meio muito equivocada. Congelamento no Ubuntu mais que no windows??? Piada né???

abs
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: haereticus em 31 de Julho de 2013, 16:02
@cafcaf777

Um site muito bom para instalar programas e acompanhar lançamentos é este :

www.pkgs.org

Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: rlcastrobh em 01 de Agosto de 2013, 02:02
O ubuntu também deveria ter um antivírus. Vamos supor realmente que o sistema não precise (nunca me preocupei com isso), mas, seria certo continuar espalhando as pragas virtuais? Levando em consideração que não são todos que utilizam Linux.
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: linuser104 em 01 de Agosto de 2013, 09:58
O ubuntu também deveria ter um antivírus. Vamos supor realmente que o sistema não precise (nunca me preocupei com isso), mas, seria certo continuar espalhando as pragas virtuais? Levando em consideração que não são todos que utilizam Linux.

E quem disse que não tem?

Abra a central de programas e procure por:

clamav

e sua interface gráfica GUI:

clamtk


Esse antivírus só não funciona em tempo real, mas dá para verificar arquivos.

PS: também não sei se ele continua funcional já que o Gnome e Ubuntu mudaram tantos nos últimos tempos, mas como ainda está nos repositórios, presume-se que ainda funciona.
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Arthur Bernardes em 01 de Agosto de 2013, 10:20
Cara, para com essa encheção de saco. ;D

Antivírus no Linux é totalmente desnecessário.

Se está preocupado com isso, volte pro Window$, lá com certeza tem vírus de sobra. :(
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: haereticus em 01 de Agosto de 2013, 10:23
O ubuntu também deveria ter um antivírus. Vamos supor realmente que o sistema não precise (nunca me preocupei com isso), mas, seria certo continuar espalhando as pragas virtuais? Levando em consideração que não são todos que utilizam Linux.

Não entendi o que você quis dizer.

O gnu/linux não propaga pragas, mesmo que ele tenha sido infectado (rarissimo), o arquivo ficará "morto" pois sem permissão root de nada serve - virus, spywares, trojans e outras porcarias. O problema do windows é que todo usuário ao logar já ganha poderes administrativos para o sistema, podendo apagar até os registros de inicialização caso queira, diferente do linux.

Entendeu porque não se necessita ?
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: haereticus em 01 de Agosto de 2013, 10:25
Cara, para com essa encheção de saco. ;D

Antivírus no Linux é totalmente desnecessário.

Se está preocupado com isso, volte pro Window$, lá com certeza tem vírus de sobra. :(

Concordo plenamente com o Arthur.



Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: irtigor em 01 de Agosto de 2013, 10:29
O ubuntu também deveria ter um antivírus. Vamos supor realmente que o sistema não precise (nunca me preocupei com isso), mas, seria certo continuar espalhando as pragas virtuais? Levando em consideração que não são todos que utilizam Linux.

Existem alguns antivírus, e as vezes eles são usados, como por exemplo em servidores de email, pra scanear os anexos.
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: haereticus em 01 de Agosto de 2013, 10:35
O ubuntu também deveria ter um antivírus. Vamos supor realmente que o sistema não precise (nunca me preocupei com isso), mas, seria certo continuar espalhando as pragas virtuais? Levando em consideração que não são todos que utilizam Linux.

Existem alguns antivírus, e as vezes eles são usados, como por exemplo em servidores de email, pra scanear os anexos.

Ou partições windows.
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: King11 em 01 de Agosto de 2013, 10:55
Cara, para com essa encheção de saco. ;D

Antivírus no Linux é totalmente desnecessário.

Se está preocupado com isso, volte pro Window$, lá com certeza tem vírus de sobra. :(

Como tem gente estúpida nesse fórum!  Ainda bem que é uma minoria...
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: kalix em 01 de Agosto de 2013, 11:56
Concordo com o "cansei de atualizar anti-vírus, anti-spyware etc" mas o "cansei de parou de responder, congelamento sem sentido" tenho que discordar. O Ubuntu dá muito mais isso do que no Windows.

o ubuntu 12.04 logo apos o lançamento travava e aparecia mensagem do apport direto, mas de uns tempos pra ca melhorou bastante nenhum travamento e nehuma mensagem do apport.
Acho relativo em relação a travamentos as vezes pode ser algum hardware, ou até mesmo algum aplicativo
um exemplo foi quando o firefox tava NA versão 14 tava dando um conflito com o flash que travava minha máquina por completo, a mozila lançou uma atualização e o problema foi corrigido.
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: haereticus em 01 de Agosto de 2013, 14:50
Aqui o 12.04.2 tá muito bom, nenhuma travada em meses de uso 7 dias ligado por 8 horas diárias.
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Renan Rischiotto em 01 de Agosto de 2013, 15:36
Cara, para com essa encheção de saco. ;D

Antivírus no Linux é totalmente desnecessário.

Se está preocupado com isso, volte pro Window$, lá com certeza tem vírus de sobra. :(

Como tem gente estúpida nesse fórum!  Ainda bem que é uma minoria...

Vamos parar com esse flame.
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Sergio Benjamim em 01 de Agosto de 2013, 19:03
Se você usa um sistema que é seguro por si só, e que a forma mais indicada e correta de instalar programas é por uma "Central de Programas", que utiliza repositórios em que muito dificilmente terá um programa malicioso, por que usar anti-vírus e anti-tudo? Veja, não tem porque usar essas coisas, a menos que você seja daqueles que instala programa usando sites como Baixaki ou SuperDownloads.

Hoje em dia a tendência é dos SO usarem uma loja própria de aplicativos, e se a empresa tiver uma politica forte não tem como entrar aplicativo malicioso nos repositórios (a menos que vc utilize vários e vários PPA's, o que não é recomendável). Dessa forma, a única possibilidade de explorar por vulnerabilidades no sistema é por meio de bugs no kernel ou outro programa, mas toda semana sai correção de segurança para os principais softwares, como o kernel ou java. Ou seja, se você usar o sistema direitinho, não tem como pegar vírus.

O povo que pega vírus no Android é os espertões que querem rootear e instalar aplicativo crackeado/pirata de sites duvidosos.

Anti-vírus e outros só dão a falsa sensação de segurança. Eles normalmente trabalham com uma lista de vírus e malwares conhecidos, mas o filtro deles deixa passar muita coisa, normalmente o que não foi descoberto ainda.


O ubuntu também deveria ter um antivírus. Vamos supor realmente que o sistema não precise (nunca me preocupei com isso), mas, seria certo continuar espalhando as pragas virtuais? Levando em consideração que não são todos que utilizam Linux.

Não entendi o que você quis dizer.

O gnu/linux não propaga pragas, mesmo que ele tenha sido infectado (rarissimo), o arquivo ficará "morto" pois sem permissão root de nada serve - virus, spywares, trojans e outras porcarias. O problema do windows é que todo usuário ao logar já ganha poderes administrativos para o sistema, podendo apagar até os registros de inicialização caso queira, diferente do linux.

Entendeu porque não se necessita ?

Disse tudo.

O Android por si só é seguro também, assim como as distros Linux ele não fica logado como root, e o principal do sistema fica em uma partição somente leitura, se não me engano. Aplicativos de usuário fica em local diferente, e se acontecer algo é só restaurar o sistema.
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Renan Rischiotto em 01 de Agosto de 2013, 19:09
Citar
Anti-vírus e outros só dão a falsa sensação de segurança. Eles normalmente trabalham com uma lista de vírus e malwares conhecidos, mas o filtro deles deixa passar muita coisa, normalmente o que não foi descoberto ainda.

Exatamente!

Todos os dias surgem cerca de 100 mil novos vírus para Windows, os anti-virus não conseguem acompanhar todos os vírus, não conseguem manter o banco de dados sempre atualizado a cada 1 vírus que surge, eles são bem atrasados quanto a isso. Além de que mesmo que tivessem um banco de dados atualizado a cada 1 segundo sempre com todos os vírus do mundo lá, podem ser que deixariam passar algum.


Portanto, largue a mão de paranóia rsrs
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: rlcastrobh em 01 de Agosto de 2013, 20:08
O ubuntu também deveria ter um antivírus. Vamos supor realmente que o sistema não precise (nunca me preocupei com isso), mas, seria certo continuar espalhando as pragas virtuais? Levando em consideração que não são todos que utilizam Linux.

E quem disse que não tem?

Abra a central de programas e procure por:

clamav

e sua interface gráfica GUI:

clamtk


Esse antivírus só não funciona em tempo real, mas dá para verificar arquivos.

PS: também não sei se ele continua funcional já que o Gnome e Ubuntu mudaram tantos nos últimos tempos, mas como ainda está nos repositórios, presume-se que ainda funciona.

Certo vou testar.
O ubuntu também deveria ter um antivírus. Vamos supor realmente que o sistema não precise (nunca me preocupei com isso), mas, seria certo continuar espalhando as pragas virtuais? Levando em consideração que não são todos que utilizam Linux.

Não entendi o que você quis dizer.

O gnu/linux não propaga pragas, mesmo que ele tenha sido infectado (rarissimo), o arquivo ficará "morto" pois sem permissão root de nada serve - virus, spywares, trojans e outras porcarias. O problema do windows é que todo usuário ao logar já ganha poderes administrativos para o sistema, podendo apagar até os registros de inicialização caso queira, diferente do linux.

Entendeu porque não se necessita ?

Sim, mas meu questionamento não é esse. Inclusive disse que nem me preocupo com isso, mas, lendo este post lembrei que:
Não consigo recordar quantas vezes já encaminhei um e-mail, ou repassei arquivos para computadores com windows. E que nesses casos, pouco me importava, se um desses arquivos poderiam perturbar a vida de um usuário windows, se de alguma forma estivessem com vírus.

Uma dúvida, o que será que acontece quando, executamos um arquivo .exe (que tenha qualquer tipo de vírus) pelo Wine. Pelo que me responderam, não acontece nada, pois, o arquivo não tem a permissão de root. É isso?
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Faqueiro em 03 de Agosto de 2013, 01:25
Uma dúvida, o que será que acontece quando, executamos um arquivo .exe (que tenha qualquer tipo de vírus) pelo Wine. Pelo que me responderam, não acontece nada, pois, o arquivo não tem a permissão de root. É isso?

Não tem nada a ver se o vírus feito para Windows está ou não com permissão de root, pois o vírus foi feito para o Windows, logo ele executará ações especificamente para a plataforma Windows, o Wine ele cria algumas "partições virtuais" como c: ou d: e os arquivos que estão nessas partições virtuais podem ser danificados, mas só isso, no sistema operacional gnu/linux não acontece absolutamente nada.
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: King11 em 03 de Agosto de 2013, 11:24
Eu uso somente o Firewall ufw que fica habilitado e ativo na inicialização do sistema. Use sudo ufw enable para ativá-lo. Com relação ao antivírus existem duas ótimas opções: o Clamav (opensource) que pode der baixado através da Central de Programas, mas não tem proteção em tempo real. A outra é Comodo antivírus, este sim tem proteção em tempo real, mas exige muito do hardware. Agora, todo sistema operacional está sujeito a pegar vírus, até o Linux,
pode pegar até ao baixar um simples protetor de tela, como já aconteceu através do site gnome.look. Então, se você não se sente seguro, independente do que dizem, use  sim um antivírus e habilite o firewall que com certeza estará mais seguro!  
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Arthur Bernardes em 03 de Agosto de 2013, 11:41
Citação de: haereticus
O GNU/Linux não propaga pragas, mesmo que ele tenha sido infectado (rarissimo), o arquivo ficará "morto" pois sem permissão root de nada serve - virus, spywares, trojans e outras porcarias. O problema do windows é que todo usuário ao logar já ganha poderes administrativos para o sistema, podendo apagar até os registros de inicialização caso queira, diferente do linux.

Entendeu porque não se necessita ?
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Renan Rischiotto em 03 de Agosto de 2013, 13:48
Citação de: haereticus
O GNU/Linux não propaga pragas, mesmo que ele tenha sido infectado (rarissimo), o arquivo ficará "morto" pois sem permissão root de nada serve - virus, spywares, trojans e outras porcarias. O problema do windows é que todo usuário ao logar já ganha poderes administrativos para o sistema, podendo apagar até os registros de inicialização caso queira, diferente do linux.

Entendeu porque não se necessita ?
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: cafcaf777 em 05 de Agosto de 2013, 03:26
Quanto ao Firewall, é só ativar o ufw (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,107676.0.html) que já está de bom tamanho =)
Basta o Firewall e nada mais.
---------------------------------------------

Com respeito ás temperaturas, nem creio que seja um "problema", e  sim um bug, se não for normal....
Seria motivo para preocupação se as temperaturas estivessem altas, e não diferentes de um S.O para outro  ;)


Olá, Obrigado pela sugestão da firewall. Relativamente às temperatura é um bug realmente no programa do Windows.


@cafcaf777

Colega, com todo respeito e educação, para você compreender profundamente o nível de segurança do GNU/Linux, será necessário fazer uma graduação em Ciência da Computação. Aí você terá melhor entendimento/compreensão de que o Ubuntu e outras distros, sem os pacotes de seguranças pagos ou não, são mais seguras do que o Windows.

Como já comentado aqui, o grande problema na segurança de um sistema operacional, é a peça que fica entre a cadeira e o teclado. Se essa peça é de confiança, qualquer sistema operacional será seguro.

Pondero que a sua crença nos pacotes de segurança é tamanha, que acredito que nenhum argumento que seja apresentado a você mostrará a grande diferença existentes entre os dois sistemas operacionais em questão.

Como já li aqui no fórum dezenas de vezes: GNU/Linux É diferente de Windows. E curva de aprendizado é relativamente grande. E se torna maior ainda quando o usuário que chega do Windows quer repetir no GNU/Linux as mesmas coisas que faz no Windows.

Volto a dizer, com toda educação e cordialidade: comece no GNU/Linux deixando de lado os vícios que outros sistemas operacionais impõe. Quando conseguir fazer isso, verá as vantagens, por exemplo, do Ubuntu.

Atenciosamente,

jkmsjq


Olá, obrigado pela opinião. Mudei meu ponto de vista sobre o Ubuntu e tenho utilizado o mesmo sem as ferramentas de segurança que tanto valorizo no Windows. Tanto para compreender o nível de segurança do Linux como do Windows precisaria de estudar as linguagens de programação certamente, é válido para os dois casos. Até agora a experiência com o Ubuntu está a correr bem e está a ser agradável. Obrigado mais uma vez.



Já usei antivírus no Ubuntu, só a título de curiosidade, mas percebi que isso só traz mais peso ao sistema, só funciona como um placebo e se mudei do windows para o Linux em boa parte para poder me livrar desses aplicativos que roubam desempenho do sistema operacional, não tinha sentido usar os mesmos no linux.

O que uso para me sentir seguro é o firewall do próprio sistema (ufw, mas tem a sua interface gráfica Gufw), uso sempre que entro e saio do sistema os comandos sudo apt-get update e sudo apt-get upgrade para me manter sempre atualizado e por fim no navegdor Firefox (é o que uso) utilizo essas dicas:

Citar
Crie uma senha mestre
Assim como os outros navegadores, por padrão o Firefox permite que qualquer um com acesso ao seu computador faça login em sites cuja senha você tenha salvo. E assim como no Chrome, uma lista dos nomes de usuário e senhas armazenados pode ser vista na tela de opções.
Felizmente o Firefox oferece um recurso chamado “senha mestre” que criptografa e protege a lista de senhas salvas. Quando ele estiver ativo, você terá de digitar uma senha mestre antes da primeira vez que for usar uma senha salva, uma vez por sessão. Além disso, você sempre terá de digitar a senha mestre antes de ver a lista com todas as senhas salvas. Este é um ótimo recurso para evitar que “bisbilhoteiros” descubram suas senhas, e impede que até mesmo que muitos utilitários de terceiros as recuperem.
Para habilitar a senha mestre abra o menu Firefox, clique em Opções, na aba Segurança e marque a opção Usar uma senha mestra.

Use uma senha forte para sincronização
Assim como o Chrome, o Firefox tem um recurso que permite sincronizar seus favoritos, senhas e outros dados com cópias do navegador rodando em outros computadores ou dispositivos. Felizmente o Firefox criptografa todos os dados sincronizados, não só as senhas (como faz o Chrome).
Além disso, por padrão o Firefox tem mais segurança quando você está ativando a sincronização em um novo computador ou dispositivo. Primeiro você precisa fazer login com sua senha de sincronização, e então digitar um código gerado pelo novo aparelho em um que já tenha a sincronização habilitada, ou copiar uma “chave de recuperação” deste aparelho para o novo.
Ou seja, você não precisa se preocupar muito com a sincronização no Firefox, desde que use uma senha forte, com letras em maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Se alguém descobrir sua senha e tiver acesso a um aparelho onde a sincronização esteja ativada, essa pessoa poderá ativar a sincronização em um outro aparelho, e de lá acessar uma cópia de suas senhas e dados do navegador sem que você nem perceba. A mesma dica vale para a senha mestre do navegador.
Para habilitar a sincronização, ou mudar suas opções, abra o menu Firefox e clique em Preferências e na aba Sync.

Verifique se as opções de segurança estão ativadas
Assim como outros navegadores populares, o Firefox inclui alguns recursos básicos de privacidade e segurança. Embora a maioria deles esteja ativada por padrão, você deve se certificar de que por acaso não foram desabilitados.
Abra o menu Firefox, clique em Preferências e na aba Segurança. A primeira opção, Alertar se sites tentarem instalar extensões ou temas, deve estar marcada, para que nenhum site tente instalar algo em seu navegador sem seu conhecimento. Marque também as opções seguintes, Bloquear sites avaliados como foco de ataques e Bloquear sites avaliados como falsos, que irão ajudá-lo a se proteger de malware como os “drive-by downloads” (onde basta visitar um site para ser infectado) e tentativas de phishing (sites falsos que tentam se passar, por exemplo, por um banco para roubar suas informações pessoais).
Agora clique na aba Privacidade e, se quiser mais privacidade online, marque a primeira opção, chamada Notificar aos sites que não desejo ser rastreado. Embora ela não possa impedir todas as tentativas de rastreio, irá reduzir a prática por sites que respeitam esta opção.
Agora clique na aba Conteúdo e marque a primeira opção, Bloquear janelas pop-up, que irá impedir aquelas janelinhas com propagandas irritantes, e às vezes perigosas, de “pipocar” do nada em sua tela.
Por fim selecione a aba Avançado, a aba Atualizações e marque a primeira opção, que diz Instalar automaticamente. Assim as atualizações do Firefox serão instaladas automaticamente em seu PC, o que irá ajudar na proteção contra eventuais falhas de segurança no navegador que, se não corrigidas, podem ser usadas para expor suas informações.

Use estes complementos para proteção extra
Além dos recursos de segurança integrados ao Firefox, há complementos que podem ajudá-lo a se manter protegido. Recomendamos:
NoScript: permite controlar quais sites podem usar (e como podem usar) código e elementos em JavaScript, Silverlight e Flash, entre outros, já que eles podem ser usados de forma maliciosa para infectar seu computador ou em tentativas de phishing.
Adblock Plus: bloqueia propaganda em banners, pop-up ou vídeo em sites, o que “despolui” o visual e reduz o incômodo, além da chance de esbarrar em propagandas que podem levar a malware e tentativas de phishing.
Web of Trust (WoT): classifica os sites, de acordo com a opinião dos usuários, e bloqueia os perigosos, como aqueles com malware, para aumentar a segurança ao navegar, comprar e fazer pesquisas na internet.
HTTPS Finder: detecta se os sites tem suporte a conexões criptografadas via HTTPS/SSL e força seu uso, o que reduz as chances de que “bisbilhoteiros” em uma conexão Wi-Fi aberta capturem suas informações de login ou dados bancários enquanto eles trafegam pela rede.

Verifique e atualize seus plugins
Criminosos frequentemente usam vulnerabilidades em plugins populares para seu navegador, como o Java e produtos da Adobe como o Flash e Acrobat, para invadir e infectar computadores com malware. A maioria dos plugins é regularmente atualizada para corrigir estas vulnerabilidades, e até vem configurada para se atualizar automaticamente, ou ao menos avisá-lo de que uma atualização está disponível. De qualquer forma, é uma boa ideia buscar periodicamente por atualizações. Use o verificador de plugins da Mozilla, ou o Qualys BrowserCheck  para facilitar a tarefa.
fonte: http://seumicroseguro.com/2013/06/12/dicas-para-um-firefox-mais-seguro/

E por último tenho uma atitude proativa no uso do sistema com a finalidade de aumentar ainda mais a proteção, por exemplo: Não instalar aplicativos no Ubuntu de origem duvidosa (fora dos repositórios), não entrar em sites suspeitos, não cair em ataques de phishing, não usar o modo root de forma constante, evitar o uso/acesso do meu computador por terceiros, etc.


Agora se mesmo assim você não se sente seguro, alguns antivírus bem conhecidos (AVG, ESET, Avast, etc.) para windows têm versões para linux só pesquisar nos sites dos seus desenvolvedores.



Olá,

Muito boas as sugestões e dicas de segurança. Obrigado! Estou a dispensar um anti-virus no momento, mesmo não acreditando na imunidade do Ubuntu ehehe


No tempo todo em que uso Linux nunca vi uma pessoa com tanto medo de pegar virus,rapaz usa o ubuntu e veja o que o sistema pode fazer por voce,e o que voce pode fazer com ele,e com o tempo voce vai ver se ele e bom ou não.


Olá,

Essa pessoa não sou eu. Eu não tenho medo de virus, apenas questionei a imunidade do sistema operativo a virus e preocupo-me em manter a experiência de utilização da Web segura. Obrigado.


Valeu linuser104! Gostei da sua postura, é assim que deve tratar um usuário que está a iniciar no mundo Linux! Todos que querem deixar o Windows e partir para uma nova experiência, como o Ubuntu, vêm com muitas dúvidas, e essa da segurança é a principal delas. O problema é que sempre tem algum engraçadinho que se acha "expert" em tudo e fica com ironias, e ao invés de colaborar com quem está a iniciar no Linux, fica com brincadeiras e a fazer chacotas, mas no fundo tem a mesma dúvida do colega @cafcaf777! E a pergunta inicial sobre a temperatura nenhum "expert"
respondeu! Infelizmente não posso respondê-la, porque também estou a iniciar no Ubuntu, e já tive esse mesmo problema ao fazer uma pergunta e ter como resposta uma ironia, chacota, desdém...!

  


Olá,

Sim, essa é a postura adequada a manter por qualquer pessoa. Humildade e espirito de ajuda. Relativamente às temperaturas o problema é no programa do Windows, as temperatura correctas são as que são apresentadas no Ubuntu.


Alguém consegue dar-me uma explicação para esta alternâncias de valores nas temperaturas entre os dois sistemas operativos?

Nunca usei esse programa pra windows, então não posso atestar sua qualidade, entretanto faz mais sentido que a CPU seja mais quente, como informado pelo lm-sensors (na teoria o sensor está o mais próximo possível, e o lm-sensors por padrão informa o valor exato recebido, outros programas podem tentar tratar os dados, pra que fiquem "mais precisos"). Veja o valor que a bios informa, pra comparação, e de qualquer forma seu sistema não está em risco de superaquecer, então eu ficaria tranquilo.

Olá,

Sim, faz todo o sentido a temperatura mais elevada ser a do processador, pelo que verifiquei na Bios como sugeriu e efectivmente o Lm-sensors é que apresenta as temperaturas de forma correcta. "Kudus" para o Ubuntu. Obrigado.


@cafcaf777

Um site muito bom para instalar programas e acompanhar lançamentos é este :

www.pkgs.org



Olá,

Muito obrigado! Gostei bastante do site. É inclusive muito parecido com o site que eu estou habituado a utilizar (www.filehippo.com) para obter e ficar a par das mais recentes aplicações do Windows.



-Fazendo justiça ao titulo do tópico "Uma mão cheia de dúvidas e problemas" deixo mais um problema e mais uma dúvida:

Problema: Não consigo utilizar o Google Earth. Após instalar o programa ao tentar abri-lo apenas a seguinte imagem aparece por momentos e desaparece de seguida:

https://dl.dropboxusercontent.com/u/87526575/Captura%20de%20ecra%20de%202013-07-30%2002%3A33%3A38.png

Dúvida: Como posso monitorizar também as temperaturas da minha placa gráfica e disco-rígido no Ubuntu?

Obrigado a todos.
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Ioca100 em 05 de Agosto de 2013, 08:55
Problema: Não consigo utilizar o Google Earth. Após instalar o programa ao tentar abri-lo apenas a seguinte imagem aparece por momentos e desaparece de seguida:
Eu aqui só consigo usar o Google Earth 6.0.3.2197.

 
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Arthur Bernardes em 05 de Agosto de 2013, 09:12
Eu uso o Jupiter, para controlar e monitorar a temperatura do CPU.

Para monitorar a temperatura do HD, eu uso o hddtemp.

Para instalar o Jupiter:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/jupiter
sudo apt-get update
sudo apt-get install jupiter


Para instalar o hddtemp:

Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: platao em 05 de Agosto de 2013, 15:30
sudo apt-get update; sudo apt-get install googleearth-package -y; make-googleearth-package; sudo dpkg -i googleearth_*.deb; sudo apt-get install -fy

aqui eu fiz dessa forma ai em cima e rolou de primeira, ubuntu 12.04 64bits versao 6.0.3

[img=http://img23.imageshack.us/img23/6300/o56u.th.png] (http://img23.imageshack.us/i/o56u.png/)

[img=http://img821.imageshack.us/img821/833/p9xl.th.png] (http://img821.imageshack.us/i/p9xl.png/)

[img=http://img819.imageshack.us/img819/4263/inzm.th.png] (http://img819.imageshack.us/i/inzm.png/)

Se eu nao estive enganado, com o jupter tbm da para regular a frequencia  da cpu para economizar energia tbm.....
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Milanos em 07 de Agosto de 2013, 15:07
Sei não! (expressão idiomática)...Venho do Conectiva, Kurumim...etc.E nunca tive problemas de invasão de qualquer espécie..hoje uso para trabalho e recreação Linux e Windows ( XP e 7) sempre em dual boot e toda a invasão sofrida foi no windows. Uso internetbank em 3 bancos, com SO Linux, no que não aceita linux ( Internet Explorer) já fui invadido ( com anti-virus Avast). Portanto, amigo, tenho, em decorrência da experiência vivida, certeza de que se invadirem teu computador vão preferir o Windows ao Linux (Ubuntu ou Mint)
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Renan Rischiotto em 07 de Agosto de 2013, 15:16
Eu acho que pra criar um vírus para Linux ou invadirem, o cara precisará de muito mais cabeça heim rsrs
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Arthur Bernardes em 07 de Agosto de 2013, 15:18
Será preciso, saber como que um vírus pode atacar o sistema se precisa de permissão root, de qualquer jeito, usuário sensato não faria isso.
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Raul Liota da Rosa em 07 de Agosto de 2013, 15:19
Na verdade Virus mesmo é praticamente impossível existir para Linux, por causa da forma que o sistema trabalhas, o que existem mesmo são outras pragas virtuais, como por exemplo um rootkit, mas virus, acho dificil ein.
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: King11 em 09 de Agosto de 2013, 20:37
Mais um...!!!!!


https://under-linux.org/content.php?r=7353

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/08/novo-trojan-ataca-pcs-com-linux-e-rouba-informacoes-bancarias.html
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: rlcastrobh em 10 de Agosto de 2013, 11:20
Mais um...!!!!!


https://under-linux.org/content.php?r=7353

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/08/novo-trojan-ataca-pcs-com-linux-e-rouba-informacoes-bancarias.html

Da mesma forma que o sistema linux é seguro por remover as vulnerabilidades rapidamente, nada impede o mau intencionado de também atualizar os trojans ou encontrar mais vulnerabilidades. Li no blog de http://www.aprigiosimoes.com.br/
"Problemas como scripts maliciosos, sistema operacional sem hardening (boas praticas de segurança), rootkits (programas se comportando de outra maneira), setuid (bits especiais) aplicados de forma deliberada, sem administração e qualquer documentação, exploits, tuning de kernel (relacionado a boas praticas de segurança) e outros"
A solução destes problemas depende do usuário.

Interessante isso:
"O kernel Linux recentemente apresentou um bug que esteve presente entre as versões 2.6.37 e 3.9 foi corrigido já há algum tempo, mas não era considerado uma falha de segurança – só que agora foi demonstrado (via um exploit) que o mesmo bug permite que um usuário local alcance privilégio de root."

Será que não existem outros erros obscuros no sistema? Não existe paranoia nenhuma em tentar descobrir como conseguir mais segurança, principalmente para quem usa internet banking. Afinal todos sabem como é difícil progredir nesse país da injustiça. Gostei muito da iniciativa do tópico. E espero que os iniciantes possam aprender com isso, por meio da dúvida, para dominarem melhor o sistema.
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: jkmsjq em 19 de Agosto de 2013, 08:46
Será preciso, saber como que um vírus pode atacar o sistema se precisa de permissão root, de qualquer jeito, usuário sensato não faria isso.

O problema é que existem usuários que consideram "chato" ter que digitar a senha dele para terem acesso root ao sistema. Aí o que fazem: buscam formas de desativar a senha. Consequência: qualquer alteração no sistema operacional é realizada de forma direta, sem confirmação por meio de uma senha segura.

Como se diz: trazem vícios de outros sistemas operacionais para o GNU/Linux, e depois ficam reclamando das consequências...
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: platao em 19 de Agosto de 2013, 09:43
Será preciso, saber como que um vírus pode atacar o sistema se precisa de permissão root, de qualquer jeito, usuário sensato não faria isso.

O problema é que existem usuários que consideram "chato" ter que digitar a senha dele para terem acesso root ao sistema. Aí o que fazem: buscam formas de desativar a senha. Consequência: qualquer alteração no sistema operacional é realizada de forma direta, sem confirmação por meio de uma senha segura.

Como se diz: trazem vícios de outros sistemas operacionais para o GNU/Linux, e depois ficam reclamando das consequências...

É o preço que se paga pela popularização do sistema....o Ubuntu ganha mais visao e chama a atenção de empresas como a Valve e conseguentemente "força" empresas com Ati e Nvidia fazerem drivers de video melhores para dar o suporte. Isso aumenta a sua base de usuarios, em compensação, alguns usuarios sem noção fazem tbm a migração de um sistema para outro resutando nessas aberraçoes que vemos por ai.

E outra coisa....: ) nao tem coisa mais chata do que falar de virus...principalmente no linux....porque ninguem mostra nada e fica somente nessa conversa sem graça...hehehe. Acho mehor e mais proveitoso se preocupar com rootkits e cuidar do sistema, reverter o tempo que se perde com esses casos que ninguem prova nada, fica so no "vapor" para gerar visualizaçoes em blogs e sites(o que eu acho uma porcaria o cara ter que recorrer a isso para ter views no blog) e reverter em aprendizado explorando o sistema e aprendendo o seu funcionamento, nao e verdade?


Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: platao em 19 de Agosto de 2013, 09:54
Putz...mordi a lingua agora...encontrei um para linux virus aqui bem documentado e em video;

http://www.youtube.com/watch?v=Cq4vD29JkGo
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: jkmsjq em 19 de Agosto de 2013, 10:50
Putz...mordi a lingua agora...encontrei um para linux virus aqui bem documentado e em video;

http://www.youtube.com/watch?v=Cq4vD29JkGo

KKKKKKKKKKKKKKK

Como se fala aqui na Bahia:

Você é zarro platao...!!!


Muito bem sacado o vídeo...
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: EdvaldoSCruz em 21 de Agosto de 2013, 10:51
Agradeço a resposta Garfo, mas não fiquei convencido.

O provérbio diz que um homem prevenido vale por dois. Para mim segurança é uma prioridade, um sistema operacional por si mesmo não oferece segurança suficiente para os usuários, caso fosse perfeito e totalmente seguro não haveriam ferramentas de segurança.



Solução:  Não se acostumou com Linux, Mac ou outra distro que não necessita de antivírus, volte ao Windows e seja Feliz.  ;D
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Creto em 21 de Agosto de 2013, 12:03
Não me interessei pelo tópico desde sua criação, pois sou muito direto em meus pontos de vista.

A segurança ou mesmo o uso doméstico de qualquer SO vai de quem está a frente do monitor, ao uso; seja qual for o SO se pegar ele pela primeira vez terá que aprender a lidar e sobre a segurança: se tu sai clicando em tudo o que vê por ai não terá Linux que te proteja das pragas virtuais meu irmão!

Enfim, a mais importante das peças de um PC (Personal Computer) está entre a cadeira e o monitor, "fato".

T+
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Renan Rischiotto em 21 de Agosto de 2013, 12:29
Em todos esses anos usando PC, não sabia que significava Personal Computer...  ::)
Título: Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
Enviado por: Creto em 21 de Agosto de 2013, 12:33
é eu também não, aprendi aqui kkkk

T+