Autor Tópico: kvm disabled by bios  (Lida 18888 vezes)

Offline leigoLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
    • Ver perfil
kvm disabled by bios
« Online: 26 de Dezembro de 2012, 11:19 »
Toda vez que ligo meu pc apresenta esta mensagem no meu ubuntu. E reparei também que meu ubuntu esta travando sempre. Tenho que desligar no botão. Todos os dias ocorre o problema. Já fiz um teste com o Windows 7 por 2 dias e não ocorreu.
Já fiz de tudo, atualizei o kernel para 3.7 para ver se corrigia o problema e não corrigiiu. Além da mensagem de "kvm disabled by bios" acontece os travamentos constantes.
Meu notebook é um core i7, 8gb de ram, hd de 500 gigas, placa de video da intel hd graphics.
Marca do notebook Qbex.
Versão do Ubuntu: 12.10 64bits
Alguém pode me ajudar?

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: kvm disabled by bios
« Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2012, 11:28 »
humm

o que acontece se voce tentar abilitar o kvm......
ubuntu 12.04

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: kvm disabled by bios
« Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2012, 11:41 »
Amigo acesse a Bios de sua máquina, geralmente é Del ou F2 ao ligar a máquina e veja a configuração lá.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline leigoLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
    • Ver perfil
Re: kvm disabled by bios
« Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2012, 11:44 »
Já procurei alguma informação, mas no bios a unica coisa a se alterar la é a hora, data, sistema de boot (Cd-rom/ Ubuntu /  Pendrive/etc) Boot Quick ON/OFF e senha no bios.
Não tem nada que altere no bios que não seja básico.
Ja revirei este bios mas não tem nenhuma informação importante

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: kvm disabled by bios
« Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2012, 12:38 »
amigo

poste um printscren da sua bios para podermos analisar.
ubuntu 12.04

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: kvm disabled by bios
« Resposta #5 Online: 26 de Dezembro de 2012, 13:20 »
É um aviso, não atrapalha o uso normal (só é necessário/bom arrumar se for virtualizar).

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: kvm disabled by bios
« Resposta #6 Online: 26 de Dezembro de 2012, 13:22 »
Ola

Me parece que o ubuntu nada tem a ver com isto.

Fui ao site do kvm e em seu FAQ o problema é bem relatado => http://www.linux-kvm.org/page/FAQ#.22KVM:_disabled_by_BIOS.22_error

Pelo pouco que entendi, ou sua Bios ou seu processador não manipulam instruções VT

https://wiki.ubuntu.com/kvm

Veja no link acima se sua maquina cumpre com as exigencias do kvm

[]'s

Offline leigoLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
    • Ver perfil
Re: kvm disabled by bios
« Resposta #7 Online: 26 de Dezembro de 2012, 14:06 »
Certo, estou na empresa agora e não consigo verificar no momento. Mas e quanto aos travamentos  do linux? No windows fiquei 2 dias e não houve travamento. COm o linux esta ocorrendo. Alguem sabe o motivo? Sempre que ocorre envio o relatório de erros. Mas nenhuma atualização baixada resolveu o problema. Isto não é bom porque pode gerar alguem problema fisico na maquina. Geralmente acontece quando estou navegando na internet, vendo videos ou não. Ja usei o Ubuntu Tweak para tentar limpar o linux e corrigir o problema mas mesmo assim persiste.
Não sei o motivo do travamento. As vezes trava logo quando ligo.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: kvm disabled by bios
« Resposta #8 Online: 26 de Dezembro de 2012, 14:29 »
Ola

Você tem que informar ao forum como é o sitoma deste tavamento.

Se apenas mouse e teclado param de responder, se o console continua funcionando, quais recursos estão (e se estão) consumindo memoria ram => use o comando top para isto

Se fez um teste extensivo de memorias com o memtest

Se ao logar escolhe outro ambiente grafico e trava

Se instalou os drivers mesa e mesa-dri para placas intel

Qual o navegador que usa ao travar e se já trocou de navegador

Qual o pacote para assistir video usa e se trocou de pacote de video por outro

Se utilizando o cd do Ubuntu em modo testar sem instalar o problema persiste

Quanto alocou de swap para o sistema, etc

Quando exibe o relatório de erros, uma mensagem indicando o problema aparece, qual é a mensagem?

Existem varias possibilidades que podem levar a travamentos, e como podem ser poucos a ter uma maquina igual à sua, um diagnóstico fica bem dificil

[]'s
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2012, 14:31 por Tota »

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: kvm disabled by bios
« Resposta #9 Online: 26 de Dezembro de 2012, 14:34 »
Acho que isso é problema com kernel mais recente, creio que do 3.6 em diante, pois no meu Ubuntu com kernel 3.2 (Ubuntu 12.04) isso aí não aparece, mas num teste que fiz com distros linux com kernel 3.6.x, percebi no modo verbose de boot esse mesmo erro de kvm relatado por você.

Não creio que esse seja o problema de travamentos que anda tendo com o Ubuntu, pois o kernel tenta carregar o módulo kvm, mas sua BIOS tem ele desabilitado, então é acusado isso no carregamento, mas não deve influenciar no uso do sistema. Só em algo que utilize o kvm, mas ele é algo para emular(para virtualização, SO talvez?) e não deve fazer muita falta ao sistema, ser essencial a ele.

Tenta desabilitar o carregamento do módulo kvm e vê se muda alguma coisa na estabilidade.

Primeiro observe o resultado dos comandos:

lsmod | grep kvm

dmesg | grep kvm


Se mostrar algo com kvm, no terminal digite:

sudo modprobe -r kvm

repita o comando acima caso tenha algo com kvm no nome mostrado pelo lsmod, por exemplo:

sudo modprobe -r kvm_intel ( ou kvm-intel ou kvm-amd ou kvm_amd)

Depois repita o comando:

lsmod | grep kvm

veja se o módulo foi desativado, caso anteriormente ele estivesse carregado.

Agora para que isso fique permanente, digite:

sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf

e acrescente no final do arquivo as linhas

blacklist kvm_intel
blacklist kvm_amd
blacklist kvm


Salve saia do arquivo e reinicie o computador, depois no terminal execute mais uma vez:

dmesg | grep kvm

lsmod | grep kvm


não deveria mostrar nada, pois os procedimentos acima são para desabilitar o carregamento do módulo kvm
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2012, 14:37 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline leigoLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
    • Ver perfil
Re: kvm disabled by bios
« Resposta #10 Online: 26 de Dezembro de 2012, 14:45 »
Como disse estou no trabalho. Na versão com kernel 3.2 isto não acontecia. So depois da 12.04 com kernel mais atual ocorreu o problema.
Referente algumas informações que posso esclarecer agora: O travamento ocorre em todo o sistema, com excessão do mouse, que fica mexendo normal, mas nada funciona, nem terminal de comando. Não fiz nenhuma atualização de drivers ou pacotes adicionais no sistema, a não ser o Gimp, estas ferramentas corriqueiras e comuns para todos. O navegador que uso é apenas o Firefox, mais atual, não fiz testes em outro navegador, com excessão do Chrome, mas não gosto do desempenho dele. Ja fiz o teste e no modo de livecd não houve nenhum problema, apesar que emulei o ubuntu por um pendrive. A memoria swap é 16 gigas. Aparece a mensagem de GPU Intel error, e enviar relatório de erros. Posso pegar mais informações quando chegar em casa a noite.
Não instalei drivers adicionais porque me informaram aqui no forum que não necessitava, pois a intel é uma das maiores colaboradoras e desenvolvedoras de drivers para linux e o kernel já vem com os drivers para placas intel.
Obrigado pela atenção de todos. A noite posto mais informações.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: kvm disabled by bios
« Resposta #11 Online: 26 de Dezembro de 2012, 15:03 »
Citar
O travamento ocorre em todo o sistema, com excessão do mouse, que fica mexendo normal,

Então o sistema não travou. Algo em sua parte gráfica é que pode ter parado de responder, entrou em loop ou vai demorar muito a voltar.( GPU error - Graphics processor Unity)

Veja se instalando os mesa e mesa-dri a coisa melhora.

Se usa o Unity, ao logar troque pelo modo seguro ou Unity 2D para testar.

Crie um novo usuario e veja se o problema se repete neste usuario "limpo, novo e fresquinho"

Só o fato de o mouse funcionar já descarta erros de memoria, de kernel e outros.

Abra um terminal, coloque a janela num canto qualquer e de o comando => top

Vá usando a maquina e observando o top

Veja que é que consome sua ram ao travar (pode ser o ubuntu one ou outro)

Assim voce irá isolando o problema até "matar" a charada.

[]'s

Offline leigoLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
    • Ver perfil
Re: kvm disabled by bios
« Resposta #12 Online: 26 de Dezembro de 2012, 17:38 »
Digitei o comando abaixo e veio a seguinte informação:
dmesg | grep kvm
[   12.157813] kvm: disabled by bios
[   21.397332] kvm: disabled by bios

E o outro comando:
lsmod | grep kvm
kvm                   437135  0

Não sei se ajuda em algo


Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: kvm disabled by bios
« Resposta #13 Online: 26 de Dezembro de 2012, 17:46 »
Digitei o comando abaixo e veio a seguinte informação:
dmesg | grep kvm
[   12.157813] kvm: disabled by bios
[   21.397332] kvm: disabled by bios

E o outro comando:
lsmod | grep kvm
kvm                   437135  0

Não sei se ajuda em algo



Indica que o módulo kmv está ativo, mas pelo motivo de na sua BIOs algo está desabilitado quanto a isso, ele falha.

Então faça o procedimentos que indiquei:

Citar
sudo modprobe -r kvm

repita o comando acima caso tenha algo com kvm no nome mostrado pelo lsmod, por exemplo:

sudo modprobe -r kvm_intel

Depois repita o comando:

lsmod | grep kvm

veja se o módulo foi desativado, caso anteriormente ele estivesse carregado.

Agora para que isso fique permanente, digite:

sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf

e acrescente no final do arquivo as linhas

blacklist kvm_intel
blacklist kvm


Salve saia do arquivo e reinicie o computador, depois no terminal execute mais uma vez:

dmesg | grep kvm

lsmod | grep kvm


não deveria mostrar nada, pois os procedimentos acima são para desabilitar o carregamento do módulo kvm

Tirei só as partes que falavam em kvm_amd, pois você falou em intel, então retirei.

Isso aí é só para desabilitar o módulo kvm ok. Observe depois de constatar que ele não é mais carregado na inicialização, se a instabilidade continua com você.

Creio que sim, pois como disse antes, testei uma distro com esse mesmo erro do kvm, mas não efetava em nada o uso do sistema.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline leigoLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
    • Ver perfil
Re: kvm disabled by bios
« Resposta #14 Online: 26 de Dezembro de 2012, 17:49 »
Interessante é que antes não havia problema, começou a ocorrer de um tempo pra cá. Só que esta piorando. E olha que não faço atividades que consome desempenho no notebook.
Versão do Kernel: 3.7.1-030701-generic
Mas mesmo na versão 3.5 apresentou este problema. Mas se eu me recordo bem, antes de atualizar para a versão 12.10 estava com kernel na versão 3.4 e ainda não apresentou este problema.

Obrigado pela esforço e a dedicação em querer ajudar.