Autor Tópico: Problemas na instaçao do ubuntu 10.04: grub rescue  (Lida 11741 vezes)

Offline danilomda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Problemas na instaçao do ubuntu 10.04: grub rescue
« Online: 16 de Maio de 2010, 19:11 »
Olá a todos,

Instalei o ubuntu 10.04 no meu pc, que tinha windows vista instalado. Quando reiniciei o pc deu a mensagem de erro:

error: no such device. afd3df45-041d-4355-978e-7aabfa64ee97
grub rescue>

Nao consigo sair dessa página. Alguem poderia me ajudar?

Obrigado,

danilo.

Offline lucasbph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Problemas na instaçao do ubuntu 10.04: grub rescue
« Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2010, 15:45 »
olá,
estou com o mesmo problema, instalei o Ubuntu 10.04 a partir de um drive USB, em um cartão SD de 16Gb, e coloquei o cartão SD em primeiro na lista de boot.
Dessa forma, o notebook poderia iniciar o windows xp (instalado no HD) normalmente quando o cartão SD não estivesse inserido ao ligar o computador.
Bom pelo menos é o que acontecia quando eu tinha o Ubuntu 9.10, mas agora não acontece nada!
Então eu mudei a ordem de boot. coloquei o HD em primeiro e então ele inicia e dá a mensagem (quando o cartão SD não está inserido): "Error: no such device: (um monte de letra e numero irrelevantes)".
Ou seja, não posso acessar mais meu Windows xp!
Ok... Coloquei o cartão SD e liguei o notebook, surpresa! o Grub iniciou e me deu as opções de iniciar o ubuntu ou o Windows.
Os dois funcionam normalmente.
Conclusão, se meu cartão SD for formatado, desaparecer, etc... não posso mais acessar meu windows!
Ou seja, também preciso de uma solução para esse problema!
Se alguém puder ajudar,
Obrigado.

Offline jards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Problemas na instaçao do ubuntu 10.04: grub rescue
« Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2010, 18:14 »
lucasbph,

você deve ter instalado o grub no próprio SD.

Rode o ubuntu a partir do grub do seu cartão, e aí instale o grub na partição que quiser com esse tutorial:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?PHPSESSID=t4o7fsrjmvv7pbn5cbdl0bb2s1&/topic,14614.0.html

Mas não entendi bem o que você fazia com o 9.04.

Você realmente instalou o ubuntu na sua máquina e quer rodar ele por aí? Ou você quer rodar ele pelo cartão, apenas, estilo live CD, e quando não estiver com o cartão ele inicia o windows normalmente numa boa?

Ou sua intenção é mesmo instalar o grub no cartão para acessar o ubuntu que está na sua máquina, mas quando sem o cartão, pela falta do grub, ele inicie o windows sem perguntar nada?

Se foi isso aí da última você tem que recuperar o MBR da partição do windows para que rode ele, veja esse post do fórum gringo: http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=9379241&postcount=8

Isso vai fazer você reescrever o MBR da sua partição windows para que ela não seja mais dependente do grub do seu cartão.

Não sei se era bem isso, mas espero ter ajudado.

Edit:danilomda;

use o primeiro link você também. 'Mil e uma maneiras de recuperar o GRUB 2 e GRUB' - Por Pintinho.
« Última modificação: 14 de Julho de 2010, 18:16 por jards »

Offline lucasbph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Problemas na instaçao do ubuntu 10.04: grub rescue
« Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2010, 10:21 »
Valeu Jards!
vou tentar aqui e depois posto se deu certo ou não!

Offline athalyba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Problemas na instaçao do ubuntu 10.04: grub rescue
« Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2010, 15:24 »
O buraco é mais embaixo, e até agora eu não ví nada que pudesse me ajudar, principalemnte pq o meu NetBook estava funcionando 100% bem e de uma hora pra outra ocorreu o problema :-(

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
ubuntu@ubuntu:~$ sudo fdisk -l

Disco /dev/sda: 160.0 GB, 160041885696 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 19457 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0xc0bf6260

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1               1       10350    83130908    7  HPFS ou NTFS
A partição 1 não termina no limite do cilindro.
/dev/sda2   *       18815       19452     5124735    c  W95 FAT32 (LBA)
/dev/sda3           19453       19457       40162+  ef  EFI (FAT-12/16/32)
/dev/sda4           10350       18814    67991553   15  Desconhecido
A partição 4 não termina no limite do cilindro.

Partições lógicas fora da ordem do disco

Disco /dev/sdb: 4040 MB, 4040724480 bytes
125 heads, 62 sectors/track, 1018 cylinders
Unidades = cilindros de 7750 * 512 = 3968000 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0xb0bcd68e

Isto não parece ser uma tabela de partições
Provavelmente você selecionou o dispositivo errado.

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sdb1   ?      415919      447748   123339962   78  Desconhecido
A partição 1 possui inícios físico/lógico diferentes (não Linux?):
     fís. = (518, 102, 15) lógico = (415918, 36, 50)
A partição 1 possui fins físico/lógico diferentes:
     fís. = (743, 0, 62) lógico = (447747, 120, 15)
A partição 1 não termina no limite do cilindro.
/dev/sdb2   ?       55855      155943   387841909+  10  OPUS
A partição 2 possui inícios físico/lógico diferentes (não Linux?):
     fís. = (205, 7, 0) lógico = (55854, 42, 14)
A partição 2 possui fins físico/lógico diferentes:
     fís. = (920, 235, 50) lógico = (155942, 71, 34)
A partição 2 não termina no limite do cilindro.
/dev/sdb3   ?      241234      488877   959615034   8b  Desconhecido
A partição 3 possui inícios físico/lógico diferentes (não Linux?):
     fís. = (260, 125, 54) lógico = (241233, 109, 56)
A partição 3 possui fins físico/lógico diferentes:
     fís. = (893, 46, 60) lógico = (488876, 58, 35)
A partição 3 não termina no limite do cilindro.
/dev/sdb4   ?      130565      131639     4161536    a  Gerenc. Inicializ. OS/2
A partição 4 possui inícios físico/lógico diferentes (não Linux?):
     fís. = (269, 111, 50) lógico = (130564, 78, 5)
A partição 4 possui fins físico/lógico diferentes:
     fís. = (0, 0, 0) lógico = (131638, 71, 10)
A partição 4 não termina no limite do cilindro.

Partições lógicas fora da ordem do disco

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Agradeço qqer ajuda ...

Abcs !

Offline athalyba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Problemas na instaçao do ubuntu 10.04: grub rescue
« Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2010, 22:21 »
Já era: essa situação do Ubuntu que não reconhece mais as partições ext3 de forma satisfatória já ocorreu aqui no forum (http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=61963.0) e umas poucas vezes pela internet. Solução ??? Nenhuma. Ajuda que funcione ??? Nenhuma.

A verdade é que ninguém sabe o porque do problema nem como solucionar, aja visto que as soluções sempre passam por assumir que o comando sudo fdisk -l sempre vai retornar uma saída "como nos livros". Engano: a vida e a informática não são lineares.

Sugiro aos mantenedores do forum colocarem um aviso de [UNRESOLVED] nesse e no outro tópico que linkei.

Quem sabe alguém com conhecimentos superiores dê uma resposta que não envolva reformatar a partição.

Offline tuds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Problemas na instaçao do ubuntu 10.04: grub rescue
« Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2010, 17:09 »
Estou tendo o Mesmo problema do Danilo.
Tinha instalado em meu pc Ubuntu 9.4 e windows 7, ao atualizar o ubuntu para versão 10 e reiniciar aparece a mensagem:

error: no such device. afd3df45-041d-4355-978e-7aabfa64ee97
grub rescue>

Tem algum comando que busque os dados necessários para iniciar?
Devo instalar um boot num pen drive e tentar iniciar do pen drive e resolver depois de acessar?
Ou oq?


Obrigado,
Luis

Offline roderickOl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Problemas na instaçao do ubuntu 10.04: grub rescue
« Resposta #7 Online: 03 de Agosto de 2010, 01:45 »
tuds, no meu caso eu usei o live DVD do Windows e configurei as opções de idioma e cliquei em avançar, depois selecionei o windows que estava instalado no meu note, avançar, depois fui em prompt de comando e digitei bootrec.exe /fixmbr.

Ai voltou o boot que era antes.

Eu não entendo nada de Linux, to começando agora.

Offline mrarkeid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Problemas na instaçao do ubuntu 10.04: grub rescue
« Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2010, 08:06 »
caro amigo geralmente problemas na inicialização são comuns, principalmente quando envolvem o gerenciador de boot grub, este programinha é responsavel por fazer seu programa carregar, quando você estala um linux em dualboot ou seja dois sistemas operacionais no mesmo disco em partiçoes diferentes o grub se encarrega de se acomodar na primeira partição para poder dar boot no sistema, caso este processo de falha você nao :'( podera carregar seu sistema.
medidas simples mas que pode definitivamente resolver seu problema é  baixar o grub e coloca-lo no cd ou pendrive e da boot por ele, assim se tudo estiver certinho você seleciona o linux, entra com o login e depois abra o console e digite sudo apt-get update grub, depois do processo ter terminado renicie a maquina.Desta vez vai aparecer um menu de opçoes sobre qual sistema operacinal ira usar selecione o windows 7seven nesta primeira vez ele vai examinar o disco e logo em seguida ele instalar normal pronto pra uso. nota que se o windows for selecionado e não iniciar pode ter sido o erro caracterisco de quando vc estalou o nosso garotinho ubuntu, pois o windows tem manias de deixar ficheiros jogados por todo o disco( igual eu no meu quarto) no processo de estalação vc deveria ter desfragmentado antes, se você >:(  não fez isto, quando a partição foi redimensionada ela deixou alguns dados que foram subscritos pelo ubuntu. caro amigo espero que tenha ajudado a resolver ou pelo menos deagnosticas seu problema/ nota que se seu problema for o comentado anteriormente não havera outro jeito é formatar msm, mas se for o primeiro é so colocar o grub e ser feliz :) ::) :-[   

Offline blake_tokoyami

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Problemas na instaçao do ubuntu 10.04: grub rescue
« Resposta #9 Online: 06 de Setembro de 2010, 10:45 »
Olá Danilo!

Tive o mesmo problema que você em meu notebook, que tem Windows XP e Ubuntu 10.04.

Tentei todos os tutoriais e dicas possíveis que encontrei nos fóruns do Ubuntu e sites especializados e nada resolveu. Finalmente consegui resolver o problema por conta própria.

Basicamente, o que fiz foi remover o grub, deixando apenas o Windows Loader para bootar os dois SO's.

A princípio, você vai precisar do cd do super grub. Baixe neste link: http://prdownload.berlios.de/supergrub/grub-rescue-cdrom.iso

Grave a iso em um cd com o nero ou qualquer outro programa de gravação.

Reinicie o computador com o cd na unidade de leitura, e dê boot pelo cd.

Escolha o idioma inglês, de preferencia.

Se você vasculhar um pouco as opções, encontrará um menu que tem a opção para remover o GRUB. Provavelmente deve ser "Remove GRUB" ou algo similar. Acredito que você vai encontrar essa opção se seguir pelo menu Advanced, ou Gnu/Linux...

Se precisar de maiores detalhes, é só me mandar um E-Mail... cesar_armelin@hotmail.com.

Espero ter Ajudado...

Me coloco à disposição!

+ Um Abraço! +

Offline malves697

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Problemas na instaçao do ubuntu 10.04: grub rescue
« Resposta #10 Online: 08 de Outubro de 2010, 12:24 »
Ola pessoal! Sou novo aqui é meu 1° post,realizei uma busca aqui no forum no intuito de evitar criar um tópico repetido,e apesar da minha duvida ser um pouco diferente das demais postadas,quis aproveitar este tópico,quem sabe assim acrescentando algo que sirva para contribuir na ajuda deste "erro" tão dificil de resolver (pelo menos pra mim)bem vamos ao erro que me deparei:vou tentar especificar ao maximo meu problema, resolvi gravar um cd do Ubuntu 10.04 lts. Fiz a verificação com o MD5Sum e o resultado  foi este: "d044a2a0c8103fc3e5b7e18b0f7de1c8" ou seja, bateu, e me levou a crer que eu poderia gravar tranquilamente,pois bem, gravei a imagem iso na menor velocidade disponivel para preservar os dados  e após isto como tenho 2 HDs um de 80GB e outro de 40GB(Sistema) resolvi particionar o de 40 usando o partitionmagic8 antes de instalar o ubuntu,fiz uma partição de 21,18GB e uns quebrado (para o ubuntu) a do sistema(windows) ficou em torno de 10 mais ou menos nao me lembro bem...feito isso dei boot e comecei instalar o Ubuntu,chegando na parte para particionar o disco ocorre aquela opção de instalar o ubuntu no disco todo ou escolher dual boot,escolhi deixar o xp e instalar ubuntu e fazer dual,especifiquei o tamanho do disco para ubuntu de 20gb após isto,optei por importar dados do xp também e começou a instalação chegou nos 100% reiniciou e deu o seguinte erro: Grub rescue error
no such device: 9c8f252a-9568-40fa-91eb-72b1d4040ed2
eu nao consegui dar boot de jeito nem um nem com outro cd live...alguem sabe me dizer onde foi que eu errei?

att