Autor Tópico: Windows8 pré instalado + Ubuntu  (Lida 4664 vezes)

Offline Jeffs7

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Windows8 pré instalado + Ubuntu
« Online: 13 de Setembro de 2013, 10:52 »
Olá novamente galera!

Continuo com minha luta para instalar o ubuntu ao lado do windows 8 que já veio de fábrica.

Em um outro tópico (eu exclui porque não deu em nada e meu problema agora é outro) relatei sobre a dificuldade

de instalar o ubuntu e depois o grub para ter acesso aos dois sistemas, porém a minha máquina não deixava eu

fazer determinados passos dos tutoriais. No final das contas consegui os dois sistemas um ao lado do outro, porém

a máquina inicia como só tivesse o windows 8, para mim acessar o ubuntu eu tenho que precionar F12 quando a

máquina acaba de ligar pra mim escolher a opção de boot entre os drives, é como se tivesse dois hds um com o

windows e outro com o ubuntu, e quando eu acesso o do ubuntu vai para o menu de sistemas do grub que inclusive

me oferece a opção de acessar o windows que por sua vez não encontra o sistema, somente o ubuntu...
« Última modificação: 15 de Setembro de 2013, 17:11 por Jeffs7 »

Offline cabruca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Windows8 pré instalado + Ubuntu
« Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2013, 12:51 »
Opa. Tenho interesse no assunto, venho acompanhando a solução para este problema.

Você já tentou o boot repair, à partir do instalador?

Offline Jeffs7

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Windows8 pré instalado + Ubuntu
« Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2013, 14:33 »
Opa. Tenho interesse no assunto, venho acompanhando a solução para este problema.

Você já tentou o boot repair, à partir do instalador?

Já sim mano, e mesmo assim não consigo acessar o windows, apenas o ubuntu.

Estava pensando em utilizar o easybcd agora, antes não deu certo, mas acho que vou tentar...

Mais logo chegando em casa vou tentar isso e posto o resultado aqui...

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Windows8 pré instalado + Ubuntu
« Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2013, 15:21 »
é como se tivesse dois hds um com o

windows e outro com o ubuntu, e quando eu acesso o do ubuntu vai para o menu de sistemas do grub que inclusive

me oferece a opção de acessar o windows que por sua vez não encontra o sistema, somente o ubuntu...

O que acontece se você selecionar a opção de acessar o Window$, você consegue?

O Secure Boot e UEFI estão ativados? Nunca vi o Window$ 8 de fábrica iniciar sem o Secure Boot e o UEFI ativados.

Estava pensando em utilizar o easybcd agora, antes não deu certo, mas acho que vou tentar...

Mais logo chegando em casa vou tentar isso e posto o resultado aqui...

O EasyBCD é um programa específico do Window$ (só se lançaram uma versão pra Linux e não estou sabendo), então como vai usar o EasyBCD se o Window$ não inicia?  :-X

Administradores e moderadores, tenho reparado que agora tem opção para excluir tópicos, até exclui um meu sem importância para testar e teve sucesso na exclusão. Lembro que essa opção era restrita à vocês, e porque agora aos usuários? Ou seria alguma falha do Fórum?

Offline Jeffs7

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Windows8 pré instalado + Ubuntu
« Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2013, 20:31 »
é como se tivesse dois hds um com o

windows e outro com o ubuntu, e quando eu acesso o do ubuntu vai para o menu de sistemas do grub que inclusive

me oferece a opção de acessar o windows que por sua vez não encontra o sistema, somente o ubuntu...

O que acontece se você selecionar a opção de acessar o Window$, você consegue?

O Secure Boot e UEFI estão ativados? Nunca vi o Window$ 8 de fábrica iniciar sem o Secure Boot e o UEFI ativados.

Estava pensando em utilizar o easybcd agora, antes não deu certo, mas acho que vou tentar...

Mais logo chegando em casa vou tentar isso e posto o resultado aqui...

O EasyBCD é um programa específico do Window$ (só se lançaram uma versão pra Linux e não estou sabendo), então como vai usar o EasyBCD se o Window$ não inicia?  :-X

Administradores e moderadores, tenho reparado que agora tem opção para excluir tópicos, até exclui um meu sem importância para testar e teve sucesso na exclusão. Lembro que essa opção era restrita à vocês, e porque agora aos usuários? Ou seria alguma falha do Fórum?

Como eu relatei acima, a máquina inicia com o windows 8, então seria nele que eu usaria o Easy BCD.

Consigo acessar os dois sistemas, não através do menu do grub...

Vou filmar e postar no youtube e posto link aqui pra vocês verem...

Offline Jeffs7

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Windows8 pré instalado + Ubuntu
« Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2013, 21:55 »
é como se tivesse dois hds um com o

windows e outro com o ubuntu, e quando eu acesso o do ubuntu vai para o menu de sistemas do grub que inclusive

me oferece a opção de acessar o windows que por sua vez não encontra o sistema, somente o ubuntu...

O que acontece se você selecionar a opção de acessar o Window$, você consegue?

O Secure Boot e UEFI estão ativados? Nunca vi o Window$ 8 de fábrica iniciar sem o Secure Boot e o UEFI ativados.

Estava pensando em utilizar o easybcd agora, antes não deu certo, mas acho que vou tentar...

Mais logo chegando em casa vou tentar isso e posto o resultado aqui...

O EasyBCD é um programa específico do Window$ (só se lançaram uma versão pra Linux e não estou sabendo), então como vai usar o EasyBCD se o Window$ não inicia?  :-X

Administradores e moderadores, tenho reparado que agora tem opção para excluir tópicos, até exclui um meu sem importância para testar e teve sucesso na exclusão. Lembro que essa opção era restrita à vocês, e porque agora aos usuários? Ou seria alguma falha do Fórum?

Como eu relatei acima, a máquina inicia com o windows 8, então seria nele que eu usaria o Easy BCD.

Consigo acessar os dois sistemas, não através do menu do grub...

Vou filmar e postar no youtube e posto link aqui pra vocês verem...

http://youtu.be/NfverGrw82Q

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Windows8 pré instalado + Ubuntu
« Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2013, 22:33 »
Então cara, eu acho que você vai ter que usar assim mesmo rsrs
Quando iniciar o notebook, aperta F12 mesmo e escolhe qual sistema quer entrar...

PS: Gostei do vídeo, foi bem feito rsrs

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Windows8 pré instalado + Ubuntu
« Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2013, 14:19 »
Uso um notebook também assim... para escolher o sistema é preciso mexer na BIOS ou no novo sistema de particionamento.

Só que muito raramente uso o RW$ 8.
Não preciso!
Linux User 586375

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Windows8 pré instalado + Ubuntu
« Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2013, 14:38 »
acompanhando esse tópico, pois não tenho win8 instalado nem UEFI e secure boot, passei a procurar no google artigos sobre o assunto já que no futuro não estou livre de trocar de notebook e já sei que vou ter dor de cabeça, então encontrei esse link:

http://sejalivre.org/como-fazer-dual-boot-entre-o-windows-8-e-o-ubuntu/

e nele aponta para este outro link:

http://www.aprigiosimoes.com.br/2012/11/22/uefi-dualboot-windows-8-com-ubuntu/

Vendo este último link, e os outros ao final do artigo, me pareceu que é o mais completo sobre esse assunto, portanto leia aí e veja se não lhe ajuda em algo.

Nesse artigo é mostrado como instalar o Ubuntu em dualboot com Windows 8, em máquinas com UEFI e fazer o próprio Windows 8 Boot Loader gerenciar o boot do Ubuntu.

Pelo que entendi você tem de criar uma partição (de 200 a 300 MB) somente para o /boot e ela tem de ser do tipo “EFI Partition” (EFI GPT), mas veja com detalhes o artigo.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2013, 14:40 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Windows8 pré instalado + Ubuntu
« Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2013, 15:08 »
Belo artigo linuser104 =)

Offline Jeffs7

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Windows8 pré instalado + Ubuntu
« Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2013, 15:56 »
acompanhando esse tópico, pois não tenho win8 instalado nem UEFI e secure boot, passei a procurar no google artigos sobre o assunto já que no futuro não estou livre de trocar de notebook e já sei que vou ter dor de cabeça, então encontrei esse link:

http://sejalivre.org/como-fazer-dual-boot-entre-o-windows-8-e-o-ubuntu/

e nele aponta para este outro link:

http://www.aprigiosimoes.com.br/2012/11/22/uefi-dualboot-windows-8-com-ubuntu/

Vendo este último link, e os outros ao final do artigo, me pareceu que é o mais completo sobre esse assunto, portanto leia aí e veja se não lhe ajuda em algo.

Nesse artigo é mostrado como instalar o Ubuntu em dualboot com Windows 8, em máquinas com UEFI e fazer o próprio Windows 8 Boot Loader gerenciar o boot do Ubuntu.

Pelo que entendi você tem de criar uma partição (de 200 a 300 MB) somente para o /boot e ela tem de ser do tipo “EFI Partition” (EFI GPT), mas veja com detalhes o artigo.

Eu segui esses aí também e não resolveu...

Acabou que eu apelei e desisiti do win8 q veio, formatei tudo e fiz um dualboot com win7 e ubuntu.

Se toda forma agradeço a todos os que ajudaram, espero aprender mais e poder ajudar também.

Offline yureee123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Windows8 pré instalado + Ubuntu
« Resposta #11 Online: 15 de Setembro de 2013, 13:34 »
acompanhando esse tópico, pois não tenho win8 instalado nem UEFI e secure boot, passei a procurar no google artigos sobre o assunto já que no futuro não estou livre de trocar de notebook e já sei que vou ter dor de cabeça, então encontrei esse link:

http://sejalivre.org/como-fazer-dual-boot-entre-o-windows-8-e-o-ubuntu/

e nele aponta para este outro link:

http://www.aprigiosimoes.com.br/2012/11/22/uefi-dualboot-windows-8-com-ubuntu/

Vendo este último link, e os outros ao final do artigo, me pareceu que é o mais completo sobre esse assunto, portanto leia aí e veja se não lhe ajuda em algo.

Nesse artigo é mostrado como instalar o Ubuntu em dualboot com Windows 8, em máquinas com UEFI e fazer o próprio Windows 8 Boot Loader gerenciar o boot do Ubuntu.

Pelo que entendi você tem de criar uma partição (de 200 a 300 MB) somente para o /boot e ela tem de ser do tipo “EFI Partition” (EFI GPT), mas veja com detalhes o artigo.

Eu segui esses aí também e não resolveu...

Acabou que eu apelei e desisiti do win8 q veio, formatei tudo e fiz um dualboot com win7 e ubuntu.

Se toda forma agradeço a todos os que ajudaram, espero aprender mais e poder ajudar também.

Passei pelos mesmos perrengues e acabei na mesma decisão. Tirar o 8 e deixar o win7 no dual boot. E fiquei com muita raiva da microsoft. (nem sei se ela é a única culpada, mas fiquei)