Autor Tópico: Tutorial: Terminal completamente transparente no seu desktop com compiz-fusion  (Lida 19832 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Este tutorial irá mostrar como criar um shell transparente usando o gnome-terminal e o compiz-fusion. Veja nos screeshots abaixo:

         

1. Primeiro crie um novo perfil no gnome-terminal (Editar->Perfis->Novo), e nomeie de “terminal2”. E edite as seguintes opções:

-Aba “Geral”
Cursor piscar: Desmarcar
Mostrar barra de menu por padrão em novas janelas: Desmarcar

-Aba “Título e comando”
Título inicial: terminal2
Título definido dinamicamente: não é mostrado

-Aba “Cores”
Cor do texto: preto
Cor do fundo: branco

-Aba “Efeitos”
Fundo transparente: marcar
Sombrear transparência ou imagem de fundo: rolar a barra para o mínimo (nenhum)

-Aba “Rolagem”
Barra de rolagem é: Desativada

A parte importante aqui é que agora o gnome-terminal tem o título “terminal2”. Agora pode-se usar o gnome-terminal que usar o perfil denominado “terminal2” com os efeitos do compiz-fusion, sempre colocando “title=terminal2”.



2. Abra o CompizConfig (Sistema->Preferências->CompizConfig).


- Habilite o plugin regEx

-Vá no plugin Decoração da Janela (na aba effects) e adicione “!title=terminal2” no caixa de diálogo Decoration windows. (Isso irá remover as bordas da janela do terminal.)

-Vá no plugin Windows Rules (na aba window management) e adicione “title=terminal2” nas seguintes caixas de diálogo:

Skip taskbar, Skip pager, Below, Sticky, Non resizable windows, Non minimizable windows, Non maximizable windows, Non closable windows.

Na seção Fixed size windows clique em adicionar.  No espaço sized windows use “title=terminal2” e depois coloque a largura e a altura que você desejar.

-Vá no plugin Colocar Janelas, vá em Windows with fixed positions, na aba Fixed window placement, e clique em adicionar. Digite "title=terminal2" no espaço Positioned Windows e modifique as coordenadas “x” e “y” de acordo com sua preferência.  A posição padrão (0,0) é o canto superior esquerdo.



3. Para rodar o gnome-terminal transparente:

-Vá em:
 Sistema->Preferências->Menu Principal
Acessórios->Terminal
(botão direito)->Propriedades

Em “comando”, adicione o seguinte código:

Código: [Selecionar]
gnome-terminal –window-with-profile=terminal2
dock: avant-window-navigator
widgets: conky
conky theme: http://ubuntuforums.org/showpost.php...&postcount=505

----------------------------------------------------------------

Autor do tutorial: defcon

Fonte (inglês): http://ubuntu-unleashed.blogspot.com/2007/08/howto-completely-transparent-shell-on.html
« Última modificação: 23 de Outubro de 2007, 10:22 por gabriel0085 »

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Terminal completamente transparente no seu desktop com compiz-fusi
« Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2007, 22:51 »
Eu gostei do tuto, mas gostei ainda mais do tema do Conky.

Só que o link para o Fórum "gringo" não me leva até um tópico e sim à pagina inicial.

Será que daria para postar aqui o arquivo conky.rc para o tema, pois, ao que eu saiba, só precisaria alterar esse arquivo, ou não?

Agradecendo antecipadamente,

P.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Terminal completamente transparente no seu desktop com compiz-fusi
« Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2007, 23:58 »
pinduvoz,

eu não fiz o tutorial, apenas traduzi do inglês, então não sei te dizer sobre o tema do conky.  :-\

Mas você pode tentar entrar no link do blog de que eu tirei o tutorial e perguntar ao próprio autor. ;)

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Terminal completamente transparente no seu desktop com compiz-fusi
« Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2007, 02:09 »
Valeu, Nossile.

Já estou brincando com o conky que está à direita na screen.

Obrigado, mais uma vez.

P.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Roberto Ramos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
    • http://www.trincadeas.com.br
Re: Tutorial: Terminal completamente transparente no seu desktop com compiz-fusi
« Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2007, 20:56 »
Nossile, como fasso para utilizar as tres opções ao mesmo tempo com o conky? no estilo que esta no tópico que vc postou, depois eu vejo como modificar o fundo e as imagens... ;)

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Terminal completamente transparente no seu desktop com compiz-fusion
« Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2007, 00:18 »
Cara, essa eu vou ficar devendo.  ;D

Nem imagino como o como fazer pra rodar 3 Conkys ao mesmo tempo como o cara fez.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Terminal completamente transparente no seu desktop com compiz-fusi
« Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2007, 00:37 »
Você já tentou juntar as três partes do arquivo do link num único arquivo .conkyrc?

Editado:

Tentei aqui e não funcionou.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2007, 00:59 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Terminal completamente transparente no seu desktop com compiz-fusion
« Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2007, 01:31 »
Tambem tentei isso mas não funcionou.

Consegui rodar 3 conkys ao mesmo tempo ininiando um, depois de iniciado abri o arquivo de configuração alterei e lancei o comando "conky" novamente, repeti o processo novamente e consegui abrir um terceiro.

O problema é que só dura durante a sesão em que o processo foi realizado.



 ???
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Terminal completamente transparente no seu desktop com compiz-fusi
« Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2007, 11:02 »
O conky tem um parametro de arquivo de configuração.  Bastaria criar três arquivos com configurações
diferentes e startar 3 conkys, um para cada arquivo.

Retirado do man do conky:

Código: [Selecionar]
-c FILE
              Config file to load instead of $HOME/.conkyrc


O problema é que só dura durante a sesão em que o processo foi realizado.

Experimente rodar ele em background:

Código: [Selecionar]
$conky -c FILE &
« Última modificação: 14 de Setembro de 2007, 11:03 por leandromdelima »
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline Roberto Ramos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
    • http://www.trincadeas.com.br
Re: Tutorial: Terminal completamente transparente no seu desktop com compiz-fusi
« Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2007, 11:49 »
Bom eu resolvi criando 3 arquivos diferentes:

.conkyrc - Contem os dados do sistema
.conkyrc1- Contem o Relócio
.conkyrc2- Contem o kernel

dai criei um script dentro de uma arquivo:

conkyrc executavel

Citar
#!/bin/bash
conky -c <caminho>/.conkyrc
conky -c <caminho>/.conkyrc1
conky -c <caminho>/.conkyrc2

dai executo o arquivo executavel conkyrc e ele executa os tres ao mesmo tempo, espero ter ajudado... ;)

Offline burnx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Terminal completamente transparente no seu desktop com compiz-fusi
« Resposta #11 Online: 30 de Setembro de 2007, 20:38 »
n estou conseguindo adicionar "title=terminal2"
n sei qual o espaçamento para adicionar..
ja q so esta escrito " any " q comando eu colocaria para adicionar title=terminal2 ?

ex: any, title=terminal2 ? colocando virgula para adicionar?

quadno eu faço isso é aplicado em todos no caso estava tentando adicionar na parte de decoração de janelas..
n estou conseguindo definir para ele adicionar o efeito somente ao terminal2 ele esta aplicando em todos =/
mesma coisa c eu remover o any ele aplica em todos..

alguem traduz as opçoes q estao em ingles ai pra mim.. ja q estou usando versao em portugues e n quero faser besteira.. poderiam me dar os nomes de cada opção em portugues?

Citar
Skip taskbar, Skip pager, Below, Sticky, Non resizable windows, Non minimizable windows, Non maximizable windows, Non closable windows.

Na seção Fixed size windows clique em adicionar.  No espaço sized windows use “title=terminal2” e depois coloque a largura e a altura que você desejar.

-Vá no plugin Colocar Janelas, vá em Windows with fixed positions, na aba Fixed window placement, e clique em adicionar. Digite "title=terminal2" no espaço Positioned Windows e modifique as coordenadas “x” e “y” de acordo com sua preferência.  A posição padrão (0,0) é o canto superior esquerdo.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Terminal completamente transparente no seu desktop com compiz-fusi
« Resposta #12 Online: 02 de Outubro de 2007, 22:58 »
burnx,

eu não tenho a versão em português pra te dizer como foi feita a tradução pela equipe luso-brasileira, mas posso tentar traduzir e você adapta as expressões que mais se aproximem:


Skip taskbar = "não aprecer na lista de janelas"
Skip pager = "não aparecer no paginador" (não sei do que se trata)
Below = "abaixo" (também não sei do que se trata)
Sticky = "grudar" (acredito que se refira ao efeito em que as janelas grudam nas paredes da tela)
Non resizable windows = "janelas que não poderão ser redimensionadas"
Non minimizable windows = "janelas que não poderão ser minimizadas"
Non maximizable windows = "janelas que não poderão ser maximizadas"
Non closable windows = "janelas que não poderão ser fechadas"

O que você não souber, você não coloca, ou pode ir ir testando cada função e ver o que vai ser modificado. Se algo der errado é só voltar as configurações iniciais,  ;).


Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Terminal completamente transparente no seu desktop com compiz-fusi
« Resposta #13 Online: 02 de Outubro de 2007, 23:03 »
burnx,

eu reli o tópico e vi que havia um pequeno erro, mas que pode prejudicar uma parte crucial da dica. Veja a correção que já fiz no tópico original:


Antes:

Citar
-Vá no plugin Decoração da Janela (na aba effects) e adicione “title=terminal2” no caixa de diálogo Decoration windows. (Isso irá remover as bordas da janela do terminal.)


Depois:

Citar
-Vá no plugin Decoração da Janela (na aba effects) e adicione “!title=terminal2” no caixa de diálogo Decoration windows. (Isso irá remover as bordas da janela do terminal.)


Percebeu a diferença? É só a exclamação mesmo. Mas repare que a a mudança se dá apenas nesse item. Nos outros itens da dica onde é preciso colocar "title=terminal2", não deve ser adicionada a exclamação.

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Terminal completamente transparente no seu desktop com compiz-fusi
« Resposta #14 Online: 03 de Outubro de 2007, 09:46 »
Skip pager = "não aparecer no paginador" (não sei do que se trata)

Paginador = componente para alternar as áreas de trabalho, geralmente localizado no canto direito da barra superior do gnome ;)
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.