Fórum Ubuntu Linux - PT

Suporte Técnico => Hardware e Periféricos => Tópico iniciado por: ManoelNascimento em 23 de Setembro de 2008, 19:48

Título: Rede Windows: instalar impressora Minolta Dialta Di1610 com "printer server"
Enviado por: ManoelNascimento em 23 de Setembro de 2008, 19:48
Gente, desculpem se o tópico ficou com o título meio esquisito, mas é que a dúvida é complexa. Envolve uma impressora para a qual aparentemente não há drivers para Linux, e que não é reconhecida por ele na rede Windows onde está instalada.

Estou rodando o Ubuntu 8.04.1 no trabalho via Wubi para demonstrar às pessoas daqui as diferenças entre Windows e Linux. Preferi assim para não arriscar particionar o disco da máquina ou mexer nas configurações de rede, que é uma rede com servidor Windows.

O Ubuntu reconheceu a rede muito tranquilamente via Samba, assim como duas das três impressoras instaladas (HP DeskJet 840C, funcionando perfeitamente, e multifuncional HP DeskJet F4180, ainda precisando de alguns acertos simples). Não instalei nada adicional; as únicas coisas que tenho instaladas, por enquanto, são os pacotes que vêm junto com o CD do Ubuntu e mais o "Tutorial Multimédia para o Ubuntu 8.04 (32bit e 64bit) (http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=34887.0)".

Acontece que a terceira impressora parece ser um problema à parte. É a impressora principal da rede, uma multifuncional laser p/b Minolta Dialta Di1610. Ela é conectada à rede através de um "printer server" Comtac 10/100 na porta paralela dela.

Todas as demais impressoras, ligadas diretamente a computadores da rede através de portas paralelas, são reconhecidas tranqüilamente pelo Samba quando vou em "Sistema -> Administração -> Impressão -> Nova Impressora -> Windows Printer via Samba -> Procurar". A janela "Navegador Samba" apresenta todas as máquinas da rede e todas as impressoras conectadas a estas máquinas, exceto ela.

Gostaria de saber, em primeiro lugar, como fazer para que esta impressora seja reconhecida pela rede.

Mas, como disse, isso é parte do problema - e é a menor, ao que parece. Há outra, que parece ser pior.

Antes de bater cabeça de todas as formas possíveis procurando alguma forma de fazer o Ubuntu reconhecer esta impressora, tentei checar os drivers dela a partir das configurações de impressão do Ubuntu. Aparentemente, não há drivers Linux para ela - ou ao menos eles não são listados nas configurações de impressão.

Para tirar esta dúvida, joguei "Di1610 linux (http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=com.ubuntu%3Apt-BR%3Aunofficial&q=Di1610+linux&btnG=Pesquisar&meta=)" no Google (sem aspas) e não apareceu rigorosamente NENHUM driver desta impressora para Linux. O mais próximo a que consegui chegar foi uma mensagem num fórum da Linux Foundation (http://forums.linux-foundation.org/read.php?27,4244,6710) indicando este driver (Di2011) (http://forums.linux-foundation.org/file.php?27,file=163) como compatível.

Como ainda não consigo fazer o Ubuntu reconhecer a Di1610 para testar este driver indicado, pergunto: existem drivers Linux para ela? Se não existem, há alguma outra forma de fazer com que o Linux a reconheça e imprima normalmente?

Sei que as dúvidas são muitas, e devem ser bem complicadas, mas ficaria muito agradecido caso encontremos em conjunto uma forma de resolvê-las. A idéia com esta instalação via Wubi no trabalho em uma só máquina, como disse antes, é demonstrar as diferenças entre Windows e Linux, e quem sabe, caso consiga convencer as pessoas daqui de que o Linux não é nenhum "bicho de sete cabeças", trocar os sistemas operacionais de todas as máquinas daqui e dar adeus ao Windows no trabalho.

Valeu!