Autor Tópico: 8.04 - Instalação termina sem erro, mas não instala  (Lida 3169 vezes)

Offline kunigas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • DK
    • Ver perfil
    • Página pessoal, Guilherme Kunigami
8.04 - Instalação termina sem erro, mas não instala
« Online: 19 de Julho de 2008, 10:02 »
Olá pessoal,

Coloquei para instalar o ubuntu 8.04 (cd que eu mesmo baixei e gravei). A instalação parece terminar sem erros, mas volta àquela tela do live cd ao invés de reiniciar o sistema. Aí quando eu mesmo reinicio aparece que não foi instalado. Alguém já teve esse problema também?

Informações extras:
- Antes de instalar mandei verificar se o cd possuia erros e estava dito que não.

- Configuração do computador:
    - pentium dual core 2GHz
    - placa-mão: mod. P5GC-MX (ASUS)
    - placa de vídeo: PCI Express (Geforce8600 GT)
    - HD: 160GB Ultra DMA - SATA (Maxtor)

Alguém sabe se o problema é incompatibilidade com hardware?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: 8.04 - Instalação termina sem erro, mas não instala
« Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2008, 10:19 »
kunigas bom dia!

Realmente não instala, ou apenas o GRUB não foi instalado?

Abra o sistema via LiveCD, abra a opção Aplicações > Acessórios > Terminal (ou Consola) e execute o comando abaixo, colando a resposta aqui:

Código: [Selecionar]
sudo  fdisk  -l

Editando


A sim, esta instalando em dual boot?

Quando reinicia ele entra direto no windows?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline kunigas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • DK
    • Ver perfil
    • Página pessoal, Guilherme Kunigami
Re: 8.04 - Instalação termina sem erro, mas não instala
« Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2008, 13:40 »
Olá clcampos,

Agora você me deixou em dúvida. De fato se ele só zuou o grub eu não vou saber.

Mas eu resolvi voltar um passo atrás e instalar o 7.10 mesmo. Aparentemente deu certo, depois de instalar uma opção para reiniciar foi exibida.

Obrigado pela ajuda,

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: 8.04 - Instalação termina sem erro, mas não instala
« Resposta #3 Online: 19 de Julho de 2008, 16:16 »
Que  bom que resolveu!

Eu ainda uso o 7.10 no meu PC (e o hardy no note), e não penso em trocá-lo por enquanto, até porque esta super redondo, então se estiver redondo ai ótimo.

Precisando estamos as ordens.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline kunigas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • DK
    • Ver perfil
    • Página pessoal, Guilherme Kunigami
Re: 8.04 - Instalação termina sem erro, mas não instala
« Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2008, 22:38 »
Caro clcampos,

Pra te falar a verdade está loonge de redondo. Tenho tentado configurar isso desde manhã, mas parece que a instalação não foi bem feita, ou há de fato alguma imcompatibilidade de hardware.

Praticamente todos os aplicativos já deram algum pau de falha de segmentação do nada: o firefox, o netbeans e o emacs, que foram os que eu testei até agora.

O firefox é o caso mais crítico pois ele derruba com maior frequência. Vi aqui pelo fórum que pode ser culpa do flash. Entretanto eu baixei o plugin non-free como recomendam e removi todos os add-ons (exceto o ubufox). Os sites que costumam dar pau quase sempre são os que usam flash e o Gmail (que eu não sei se usa). Entretanto, mesmo outros tipos de sites de vez em quando fazem o firefox fechar.

Tentei desabilitar o uso da placa de vídeo para ver se melhorava e nada.

A minha máquina anterior com o 7.04 nunca tinha dado problemas desse tipo =/

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: 8.04 - Instalação termina sem erro, mas não instala
« Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2008, 00:08 »
Seu hardware não deve ser problema.

E usar um sistema com problemas não é algo válido.

Então vamos tentar acertar isto. O plugin do flash 10 beta2 trouxe muitas melhorias, mas no meu caso trouxe alguma instabilidade, mas nada muito grave, apesar de incomodar.

Porém se todos seus aplicativos tem dado problemas  temos mesmo que descobrir o problema, pois eu não usaria um sistema assim.

Nunca usei esta placa mãe, tenho um Note Acer TravelMate 4222WLMi, um PC Core 2 Duo com placa Mãe Asus (não o mesmo modelo da sua), e minha esposa um Note Dell, e em todos eles o Ubuntu funciona redondo, sem contar as mais de 70 máquinas no trabalho usando as mais diversas versões dele e sem problemas.

Então acho que devemos e podemos fazer funcionar, basta mesmo paciência.

Dá para relatar em mais detalhes os problemas? Se for o caso abrir as aplicações pelo terminal e mostrar a mensagem de erro quando fecham?

No aguardo!

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 20 de Julho de 2008, 00:10 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline kunigas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • DK
    • Ver perfil
    • Página pessoal, Guilherme Kunigami
Re: 8.04 - Instalação termina sem erro, mas não instala
« Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2008, 00:45 »
Opa obrigado pela atenção,

Rodei via terminal esses programas que deram erro:

O firefox simplesmente exibe "Segmentation Fault" como vi relatos aqui no fórum.

O netbeans parece que cai devido a um problema com o JRE

Código: [Selecionar]
(<unknown>:6548): Gtk-WARNING **: Attempting to add a widget with type GtkButton to a GtkComboBoxEntry (need an instance of GtkEntry or of a subclass)

(<unknown>:6548): Gtk-CRITICAL **: gtk_widget_realize: assertion `GTK_WIDGET_ANCHORED (widget) || GTK_IS_INVISIBLE (widget)' failed

(<unknown>:6548): Gtk-CRITICAL **: gtk_paint_box: assertion `style->depth == gdk_drawable_get_depth (window)' failed

(<unknown>:6548): Gtk-CRITICAL **: gtk_paint_box: assertion `style->depth == gdk_drawable_get_depth (window)' failed

(<unknown>:6548): Gtk-CRITICAL **: gtk_paint_box: assertion `style->depth == gdk_drawable_get_depth (window)' failed

(<unknown>:6548): Gtk-CRITICAL **: gtk_paint_box: assertion `style->depth == gdk_drawable_get_depth (window)' failed
#
# An unexpected error has been detected by Java Runtime Environment:
#
#  SIGSEGV (0xb) at pc=0xb5acb28f, pid=6548, tid=2971646864
#
# Java VM: Java HotSpot(TM) Client VM (1.6.0_03-b05 mixed mode, sharing)
# Problematic frame:
# j  javax.swing.DefaultComboBoxModel.addElement(Ljava/lang/Object;)V+0
#
# An error report file with more information is saved as hs_err_pid6548.log
#
# If you would like to submit a bug report, please visit:
#   http://java.sun.com/webapps/bugreport/crash.jsp
#
/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/bin/../platform8/lib/nbexec: line 466:  6548 Aborted                 (core dumped) "/usr/lib/jvm/java-6-sun/bin/java" -Djdk.home="/usr/lib/jvm/java-6-sun" -classpath "/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/platform8/lib/boot.jar:/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/platform8/lib/org-openide-modules.jar:/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/platform8/lib/org-openide-util.jar:/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/platform8/lib/locale/boot_ja.jar:/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/platform8/lib/locale/boot_pt_BR.jar:/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/platform8/lib/locale/boot_zh_CN.jar:/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/platform8/lib/locale/org-openide-modules_ja.jar:/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/platform8/lib/locale/org-openide-modules_pt_BR.jar:/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/platform8/lib/locale/org-openide-modules_zh_CN.jar:/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/platform8/lib/locale/org-openide-util_ja.jar:/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/platform8/lib/locale/org-openide-util_pt_BR.jar:/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/platform8/lib/locale/org-openide-util_zh_CN.jar:/usr/lib/jvm/java-6-sun/lib/dt.jar:/usr/lib/jvm/java-6-sun/lib/tools.jar" -Dnetbeans.system_http_proxy="DIRECT" -Dnetbeans.system_http_non_proxy_hosts="" -Dnetbeans.dirs="/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/nb6.1:/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/ide9:/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/java2:/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/xml2:/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/apisupport1:/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/enterprise5:/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/profiler3:/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/gsf1:/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/visualweb2:/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/identity2:/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/harness:" -Dnetbeans.home="/home/kunigami/Workspace/netbeans-6.1/platform8" '-Dnetbeans.importclass=org.netbeans.upgrade.AutoUpgrade' '-Dnetbeans.accept_license_class=org.netbeans.license.AcceptLicense' '-Xmx365m' '-Dorg.netbeans.modules.tomcat.autoregister.token=1216515792956' '-Dorg.netbeans.modules.tomcat.autoregister.catalinaHome=/home/kunigami/Workspace/apache-tomcat-6.0.16' '-Dcom.sun.aas.installRoot=/home/kunigami/glassfish-v2ur2' '-client' '-Xss2m' '-Xms32m' '-XX:PermSize=32m' '-XX:MaxPermSize=200m' '-Xverify:none' '-Dapple.laf.useScreenMenuBar=true' '-Dsun.java2d.noddraw=true' org.netbeans.Main --userdir "/home/kunigami/.netbeans/6.1" "--branding" "nb"

Não consegui derrubar novamente outros aplicativos como o Emacs, o FreeCell (jogo que vem instalado), mas esses eu sei que já caíram. Também instalei o Opera, que além de travar em sites com flash também chegou a cair (mas também não consegui derrubar "forçadamente").

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: 8.04 - Instalação termina sem erro, mas não instala
« Resposta #7 Online: 20 de Julho de 2008, 00:52 »
Alguns problemas de segmentação podem ser problemas de permissão.

Você mexe muito usando o sudo, ou senha do root?

Sei que a instalação ai é nova, mas vamos ter que passar por todos os detalhes até achar o que causam os problemas.

Quanto a problemas de java, plugin do flash os links abaixo podem ajudar:

Ubuntu Perfeito - versão 7.10
Ubuntu Perfeito - versao 8.04
Saiu beta 2 do flash 10
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline kunigas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • DK
    • Ver perfil
    • Página pessoal, Guilherme Kunigami
Re: 8.04 - Instalação termina sem erro, mas não instala
« Resposta #8 Online: 20 de Julho de 2008, 11:17 »
Citar
Alguns problemas de segmentação podem ser problemas de permissão.

Você mexe muito usando o sudo, ou senha do root?

Geralmente só para instalar coisas.

Citar
Sei que a instalação ai é nova, mas vamos ter que passar por todos os detalhes até achar o que causam os problemas.

Quanto a problemas de java, plugin do flash os links abaixo podem ajudar:

Ubuntu Perfeito - versão 7.10

Ontem,  numa vã tentativa de consertar o problema, segui as sugestões desse tópico aqui:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=854851

e dei o comando
Código: [Selecionar]
sudo fsck -a /dev/hdxAcho que aí zoei de vez meu ubuntu...

Fui abrir o terminal como sugere o site que você me indicou e não abriu. Daí fui tentar o netbeans e ficou popando um monte de mensagem de que algum arquivo não estava acessível. Aí eu resolvi reiniciar o PC.

Não chegou a logar. Deu um erro mais ou menos assim:
Código: [Selecionar]
/dev/sda1 contains a file system with errors, check forced
/dev/sda1:
Inode 10797379, i_blocks is 192, should be 144, FIXED
...
fsck should be run manually


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: 8.04 - Instalação termina sem erro, mas não instala
« Resposta #9 Online: 20 de Julho de 2008, 14:32 »
Rapaz como é uma instalação nova você pode tentar reinstalar.

Claro que antes pode tentar reparar, porque acho que quase sempre isso é possível. Esse link abaixo, do Guia do Hardware, já me salvou uma vez.

Reparando partições
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline kunigas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • DK
    • Ver perfil
    • Página pessoal, Guilherme Kunigami
Re: 8.04 - Instalação termina sem erro, mas não instala
« Resposta #10 Online: 20 de Julho de 2008, 22:00 »
Citar
Rapaz como é uma instalação nova você pode tentar reinstalar.

Reinstalei. Bom, desta vez consegui instalar o 8.04. Adoro comportamentos aleatórios: fazemos a mesma coisa mas o resultado dá diferente.
Enfim, os erros parece que persistem: firefox, netbeans, mas não parece ser relacionado a algum problema geral não. Só estou com azar (ou dei sorte com o Ubuntu 7.04) e cada qual tem seu problema particular.

Para o Net Beans aparentemente o problema está resolvido. Este tópico me serviu muito bem.

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=833593 (inglês)

Estava com os mesmos "sintomas" que meu netbeans. Fica como dica para quem tiver um problema parecido.

No momento em que posto o firefox tem se comportado bem, mas não acredito que ele tenha melhorado sem que eu tenha feito nada =/

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: 8.04 - Instalação termina sem erro, mas não instala
« Resposta #11 Online: 20 de Julho de 2008, 23:36 »
O Firefox 3 tem dado problemas para muitos, eu mesmo tenho tido problemas de instabilidade (ainda mais depois da atualização do plugin do Flash), quem sabe o tópico do agente100gelo não te ajuda.

Firefox 3: Possível solução para travamentos

A sim, e tem gente que fala que informática é ciência exata né, as vezes algo dá errado e depois não.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!