Autor Tópico: Dúvida sobre compatibilidade com partição Windows  (Lida 2162 vezes)

Offline Ti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Dúvida sobre compatibilidade com partição Windows
« Online: 07 de Setembro de 2012, 13:56 »
Oi gente, tenho uma dúvida que com certeza alguém já deve ter perguntado, mas pelas minhas pesquisas no Google, não encontrei respostas... Se puderem me ajudar, então, ficaria grata.

Estou querendo voltar a usar o Ubuntu, usei por um tempo em meu desktop, mas como meu modem não oferecia driver compatível com o Ubuntu, tive que voltar pro Windows, pois sem internet eu não vivia. Hoje - outros tempos, outro computador - com meu Notebook, resolvi instalar o Ubuntu.

Meu note, com Windows 7, hoje tem 2 partições NTSF (C:) onde está instalado o sistema e (D:) onde estão as contas de usuário e, bem dizer, a minha vida  ;D
O que eu quero saber é, se eu formatar apenas a partição (C:) e nela instalar o Ubuntu, conseguirei acessar meu arquivos e pastas.

Só para constar, não quero fazer dual boot.

---------------

Aproveitando o tópico, como o Ubuntu reage em relação aos drivers do computador? Pergunto pois tenho um CCE GT23b e só existem drivers para Windows XP e 7. Caso o Ubuntu não consiga fazer algum dos componentes funcionar, teria como eu instalar os drivers .exe?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre compatibilidade com partição Windows
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2012, 14:31 »
Linux já tem suporte de partições do Windows já faz muito tempo (suporte à FAT, FAT32 e NTFS). Logo, o Ubuntu reconhece normalmente as pastas a partição do Windows (tanto é que consegue-se utilizar pendrives e HD's externos numa boa no Ubuntu).

Se vc for utilizar a partição C:, lembre-se que ela vai ser deixada de ser chamada assim no Ubuntu (será algo do tipo /dev/sda1). Recomendo dar uma olhada nos links abaixo antes de formatar, particionar e instalar:

Instalação dual-boot ubuntu/windows, sem complicação (eu sei que vc vai tirar o windows, mas tem informações relevantes)

Particionamento de HD para instalação do ubuntu: uma atenção que evita problemas

Minhas muitas dúvidas sobre o Linux...

Ah, tenha certeza de que suas coisas estejam mesmo na unidade D:, pq o Windows é um tanto bagunçado, e seus arquivos pessoais pode ficar espalhados na unidade C: também, principalmente se vc salva as coisas no desktop ou nos Meus Documentos.

---

Quanto aos drivers, geralmente o Ubuntu reconhece tudo, vc não precisa levantar um dedo para instalar nada (funciona de primeira, ao contrário do Windows, q vc tem q ficar caçando os drivers corretos pela net). Drivers do Windows não servem para Linux, são coisas totalmente diferentes, embora haja umas adaptações aí em relação à placas wifi. Arquivos .EXE não funcionam nativamente no Ubuntu, esqueça isso.

A melhor forma de saber se tudo vai funcionar, é testar o Ubuntu pelo Live-CD dele, ao invés de sair instalando logo de cara.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Ti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre compatibilidade com partição Windows
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2012, 19:55 »
Testei o LiveCD e está tudo funcionando melhor do que antes  ;D
Até consegui acessar meus arquivos do windows!

Agora farei a instalação. Li os tutoriais sobre particionamento e só me restou uma dúvida (por enquanto). Preciso deixar 2gb para área de troca? Mesmo usando a segunda partição apenas para arquivos?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre compatibilidade com partição Windows
« Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2012, 20:10 »
Testei o LiveCD e está tudo funcionando melhor do que antes  ;D
Até consegui acessar meus arquivos do windows!

Agora farei a instalação. Li os tutoriais sobre particionamento e só me restou uma dúvida (por enquanto). Preciso deixar 2gb para área de troca? Mesmo usando a segunda partição apenas para arquivos?

Não entendi direito a sua pergunta. Essa área de troca (o swap) é utilizado em conjunto com a memória ram, nada tem a ver com seus arquivos do windows. Quando há muitos programas abertos ao mesmo tempo, por vezes a memória ram é insuficiente, daí é utilizado uma área de troca, o swap, no lugar da ram. É como a memória virtual que o windows utiliza.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Ti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre compatibilidade com partição Windows
« Resposta #4 Online: 07 de Setembro de 2012, 21:33 »
Certo! Achei que a área de troca era relacionada com a existencia de dois sistemas operacionais.

De qualquer forma, como estou insegura em relação a esse particionamento, acho melhor deixar a preguiça de lado e formatar o hd inteiro. Depois, no momento da instalação, eu particiono para deixar a pasta /home na 2ª partição.

De qualquer forma, estou muito empolgada para mudar definitivamente para o Ubuntu, por isso quero fazer tudo direitinho.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre compatibilidade com partição Windows
« Resposta #5 Online: 07 de Setembro de 2012, 21:53 »
Certo! Achei que a área de troca era relacionada com a existencia de dois sistemas operacionais.

De qualquer forma, como estou insegura em relação a esse particionamento, acho melhor deixar a preguiça de lado e formatar o hd inteiro. Depois, no momento da instalação, eu particiono para deixar a pasta /home na 2ª partição.

De qualquer forma, estou muito empolgada para mudar definitivamente para o Ubuntu, por isso quero fazer tudo direitinho.

Bom, ia dar umas dicas, mas ia desvirtuar este tópico. Siga as dicas em outros tópicos existentes aqui no fórum. Tenho certeza q vc não se arrependerá!  :D
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Dúvida sobre compatibilidade com partição Windows
« Resposta #6 Online: 08 de Setembro de 2012, 00:35 »
Certo! Achei que a área de troca era relacionada com a existencia de dois sistemas operacionais.

De qualquer forma, como estou insegura em relação a esse particionamento, acho melhor deixar a preguiça de lado e formatar o hd inteiro. Depois, no momento da instalação, eu particiono para deixar a pasta /home na 2ª partição.

De qualquer forma, estou muito empolgada para mudar definitivamente para o Ubuntu, por isso quero fazer tudo direitinho.
Sábia decisão, não pense em voltar atrás. O sistema de arquivos do Windows(NTFS) não funciona a contento e teria um desempenho ruim(lento, principalmente para arquivos grandes) no Ubuntu.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Dúvida sobre compatibilidade com partição Windows
« Resposta #7 Online: 08 de Setembro de 2012, 18:06 »
-meu pc de trabalho tem sda1/ntfs/xp + sda2/ntfs/bkp + sda3/ubuntu
-não uso swap (DC+2gb/ram)
-nunca tive problemas com a ntfs-BKP
-mas tenho windows em dual-boot