Autor Tópico: 11.04 some com boot Win 7  (Lida 2903 vezes)

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
11.04 some com boot Win 7
« Online: 15 de Setembro de 2011, 20:45 »
Olá pessoal, logo assim que lançaram o 11.04 fui com toda sede instalá-lo. Nunca havia tido problemas com o Linux e o Grub. Ele sempre reconhecia o Windows. Mas me parece que o 11.04 piorou as coisas pro meu lado.

Como é de costume, sabemos que o gerenciador de boot do windows ignora a presença do pinguim. Ocorre que naqueles meses a instalação do Ubuntu detonou com meu PC. Ficou tão maluco que ora o Windows iniciava direto, ora o Ubuntu o fazia. Não me permitia escolha.

Por fim, irado com o Ubuntu, liguei o CD do Win7 e reconfigurei seu gerenciador de boot. Meu Windows retomou o controle. Meses sem usar Linux, e agora, resolvi reinstalar o Ubuntu. Primeiro, formatei meu HD, instalei o Ubuntu, e depois o Windows. Quando fui tentar recuperar o grub, o máximo que consegui foi, ao inves do Windows iniciar direto, fazer o Ubuntu iniciar direto, mas ainda assim, sem escolha.

Por sim, tentei agora a pouco reinstalar o Ubuntu por cima da antiga instalaçao. Quando reinicei, a supresa: só o Ubuntu inicia, sem escolha.

Gostaria de ajuda depressa pois não sei o que está acontecendo!!!

Só uma observação: em muitos tutoriais de recuperação do grub, nos mandam digitar no terminal (sudo grub) para entrar no menu do grub. Isso não funciona nem no meu Live CD nem no meu Ubuntu já instalado, de onde vos escrevo... ele diz que o grub não está instalado no momento...

Socorro!!!  :o
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: 11.04 some com boot Win 7
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2011, 07:51 »
Meu amigo, primeiro se instala o windows, depois o ubuntu, pois ele é quem gravará o grub na mbr

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: 11.04 some com boot Win 7
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2011, 09:16 »
Como eu havia dito, fiz isso ontem. Reinstalei o Ubuntu (com o Win 7 já instalado) mas ainda assim, o menu do Grub não aparece para eu escolher.
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline hedbruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: 11.04 some com boot Win 7
« Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2011, 09:33 »

1º Instale o grub
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install grub
2º Reinicie o Computador e veja se esta funcionando.


Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: 11.04 some com boot Win 7
« Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2011, 11:48 »
Vou fazer. Mas o grub já não está instalado? Eu sei o Ubuntu diz que não quando eu digito "sudo grub", mas se não está, o que está fazendo a gerência de boot?  ???

"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: 11.04 some com boot Win 7
« Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2011, 22:02 »
Fiz isso.

O meu grub era o grub 2. ele sugeriu, o legacy. Istalei, e depois dei update-grub. Nisto, ele me sugeriu que permitisse a criaçao do arquivo menu.lst, que não existia. Foi feito. Quando reiniciei: Nada!
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: 11.04 some com boot Win 7
« Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2011, 22:31 »
Novas: acabei de executar passo-a-passo estas dicas de edição do Grub 2: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Personalizando-o-Grub-2

Coloquei o Win 7 como primeiro no arquivo /etc/grub.d/40_custom, e, esperando que ele aparecesse primeiro no Menu, isso não ocorreu. Novamente o menu não apareceu! E ele entrou direto, agora, no Windows!

O que eu faço agora. Como voltar e acessar o /etc/grub.d/40_custom. Aliás, como dar update-grub novamente, pois acessá-lo é fácil...
« Última modificação: 17 de Setembro de 2011, 00:25 por mhkgalvez »
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: 11.04 some com boot Win 7
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2011, 23:47 »
Colega ao se registrar e sempre que cria um tópico ou responde a um, tem logo acima do campo de escrita as regras então não há desculpa para infringi-la, por favor edite seu tópico acima que está fora das regras, mesmo porque até um alerta você recebeu enquanto escrevia.

Citar
8. Não são permitidas mensagens/títulos:

I - Que tenham como escopo assuntos como: a) esportes, b) religião e c) política.
II - Em caixa-alta (maiúsculas).
III - Com solicitações como "ajuda", "socorro", "help", etc.
V - Com o único objetivo de manipular a visibilidade do tópico.
X - Que contenham imagem maior do que 40 Kb.
XII - Que possuam título que não esclareçam o contexto da mensagem.
XVI - Com conteúdo duplicado.

Para destacar algo você poderá usar
Negrito
Sublinhado
Italico
Pode alterar a cor
Aumentar a fonte
...
« Última modificação: 16 de Setembro de 2011, 23:49 por Andry »

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: 11.04 some com boot Win 7
« Resposta #8 Online: 17 de Setembro de 2011, 00:44 »

O que eu faço agora. Como voltar e acessar o /etc/grub.d/40_custom. Aliás, como dar update-grub novamente, pois acessá-lo é fácil...
Recupere o grub
Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2 e GRUB .

Ou acesse o arquivo que você alterou pelo livecd/pen.

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: 11.04 some com boot Win 7
« Resposta #9 Online: 17 de Setembro de 2011, 11:55 »
Como jah falei, acessar o arquivo eh facil. Eu já fiz. Mas preciso dar um update-grub. Aliás, já tentei recuperar o grub das maneiras conhecidas. O problema é que nada funciona. A única coisa que consegui foi mudar quem entra direto, windows ou linux. O menu não aparece! ???
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: 11.04 some com boot Win 7
« Resposta #10 Online: 17 de Setembro de 2011, 13:56 »
Isso parece algum erro seu. Quando a instalação manda instalar lo mbr vc aceita?

Por curiosidade, em que hardwarw vc está instalando?

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: 11.04 some com boot Win 7
« Resposta #11 Online: 17 de Setembro de 2011, 15:06 »
Gente, a instalação do Ubuntu nunca me mandou instalar MBR. E sempre o menu aparecia direitinho. Será que eu só agora no 11.04 passei a errar?   :P

p.s.: nenhuma opção era me oferecida na instalação do 11.04.

Na época do lançamento surgiram vários tópicos aqui no fórum de pessoas com o mesmo problema também.
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: 11.04 some com boot Win 7
« Resposta #12 Online: 17 de Setembro de 2011, 16:07 »
Se você tem o Ubuntu instalado no HD e entra nele direto sem passar pelo menu do Grub, já tentou editar o arquivo chamado grub que fica na pasta /etc/default assim:

sudo gedit /etc/default/grub

e na linha que tem:

GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0

acrescentar no início dela o símbolo # ficando assim:

#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0

isso se chama comentar a linha para ela ser ignorada. É que com ela ativa o menu do grub é escondido no boot, entrando direto na opção selecionada como padrão.

Acho que depois de editar tem que dar o comando:

sudo update-grub
« Última modificação: 17 de Setembro de 2011, 16:16 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: 11.04 some com boot Win 7
« Resposta #13 Online: 17 de Setembro de 2011, 16:10 »
Agora só entra no Windows, como havia dito, mas antes tentei fazer isso de comentar esta linha, mas nada adiantou.
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: 11.04 some com boot Win 7
« Resposta #14 Online: 17 de Setembro de 2011, 16:12 »
Agora só entra no Windows, como havia dito, mas antes tentei fazer isso de comentar esta linha, mas nada adiantou.

mas você atualizou o grub com o comando indicado. É que não estou no Ubuntu no momento e não lembro se depois da edição do arquivo grub presente na pasta /etc/default é preciso o sudo update-grub para esta nova configuração surtir efeito.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2011, 16:15 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].