Autor Tópico: Uma boa solução de backup  (Lida 4692 vezes)

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Uma boa solução de backup
« Online: 05 de Agosto de 2008, 10:49 »
Amigos, gostaria de saber se o Bacula é uma boa solução de backup para minhas necessidades.

Possuo duas máquinas em rede, utilizando um roteador D-Link DI 604, internet compartilhada, uma rodando Windows XP e a outra Ubuntu 8.04.

Utilizava, antes de instalar o Ubuntu, o SyncBackSE, o qual me atendia plenamente, com backups agendados, incrementais, espelhamento quando necessário, logs, envio de logs por e-mail, etc. Enfim, uma excelente solução.

Ocorre que ela não roda no Ubuntu, nem através do Wine, e eu preciso de algo similar. Já testei o Flyback e um outro, acho que "backup manager", disponível através do Synaptic. Mas o Flyback possui um agendamento confuso, e nem através do Webmin consegui configurá-lo, além de não possuir backups incrementais (ou pelo menos, não entendi como isto funciona nele). O "backup manager", então, funciona somente para backups manuais.

Bom, estive pensando no Bacula, a respeito do qual já comentei no tópico abaixo:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,38610.0.html

E gostaria de saber vossas opiniões a respeito desta ferramenta, se ela funciona bem, se alguém já utilizou, nos mesmos moldes que pretendo, ou similar, etc.

Agradeço desde já pela ajuda. :)
« Última modificação: 05 de Agosto de 2008, 14:51 por ewsg »

Offline Kan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
  • Ubuntu beta-tester
    • Ver perfil
Re: Uma boa solução de backup
« Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2008, 14:45 »
...Bacula, a respeito do qual já comentei.

Se possível, arrume o link para o tópico q está incorreto.
Amicus Plato, sed magis amica veritas

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Uma boa solução de backup
« Resposta #2 Online: 05 de Agosto de 2008, 14:52 »
Arrumado. :)

Pessoal, alguém teria alguma dica? :D
« Última modificação: 05 de Agosto de 2008, 17:03 por ewsg »

Offline Skid Vicious

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: Uma boa solução de backup
« Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2008, 05:10 »
Aqui tem umas dicas de ferramentas: http://brajeshwar.com/2008/linux-backup-solutions/

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Uma boa solução de backup
« Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2008, 08:32 »
Obrigado, vou dar uma olhada! :)

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Uma boa solução de backup
« Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2008, 09:04 »
Citar
Caramba, tentei logo de cara o Amanda, mas é complicadíssimo, e agora não consigo removê-lo, tanto pelo Synaptic, quanto pelo adicionar/remover quanto pelo "sudo apt-get remove amanda" (diz que o pacote não está instalado).

Mas ele está, encontro as pastas em usr/lib/share e tudo.

Tem como eu forçar a desinstalação disso, pessoal? :)

Abraços!

Já resolvi o problema acima...rs :)

Instalei o "SimpleBackupSuite":

https://help.ubuntu.com/community/BackupYourSystem

E ele funciona muito bem. Só que gera os backups comprimidos.

Alguém conhece alguma outra solução que me permita escolher se quero comprimir ou não? :)

Abraços!
« Última modificação: 06 de Agosto de 2008, 09:38 por ewsg »

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Uma boa solução de backup
« Resposta #6 Online: 07 de Agosto de 2008, 08:38 »
Retificando. :(

Não funcionou comigo.

O cronjob até foi criado, e o arquivo comprimido criado na pasta destino.

Mas sempre é gerado um arquivo "incompleto", com poucos Kb's (ao redor de 32), enquanto deveriam ser ao redor de 10 Gb de dados.

Eliminei todas as limitações quanto a tamanho no software, nas não funciona. :(

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Uma boa solução de backup
« Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2008, 21:56 »
Pessoal, me desculpem por ter aberto um novo tópico a respeito deste mesmo assunto. Errei, ok, e assumo.  :-[

Bom, ocorre que já fiz diversas pesquisas, e não encontrei nada que atendesse minhas necessidades, no Linux.

Eu gostaria de saber se existe, para Linux, alguma alternativa de backup, digamos, "poderosa", que trabalhe com modos incrementais, diferenciais, versionamento, um agendamento que funcione realmente e me permita trabalhar tanto com backups comprimidos quanto não comprimidos.

Já estive vendo o Bacula, e tive alguns problemas em sua instalação, e resolvi desinstalá-lo, motivo pelo qual não sei se ele atende minhas necessidades ou não.

Alguém tem alguma experiência neste sentido, seja com o Bacula ou com outra solução, que contenha os requisitos acima, e pode compartilhar comigo?

Vale ressaltar que é pra utilizar em uma pequena rede, com 2 ou 3 máquinas, e um HD externo.

Grato desde já. :)

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Uma boa solução de backup
« Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2008, 11:22 »
Achei o seu tópico bastante animador.
Tenho algo parecido com o seu problema e, por enquanto, a minha solução será programar um backup... (shell).
Se você não sabe como, assim como eu, procura. Com certeza vai atender as suas necessidades.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline estrafalhote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Uma boa solução de backup
« Resposta #9 Online: 13 de Julho de 2009, 13:15 »
Achei o seu tópico bastante animador.
Tenho algo parecido com o seu problema e, por enquanto, a minha solução será programar um backup... (shell).
Se você não sabe como, assim como eu, procura. Com certeza vai atender as suas necessidades.

Aproveitando o tópico.

Eu atravéz da shell e do comando rsync também consigo fazer backups, só que do modo que me ensinaram, por acaso até aqui no forum, só que para isso tenho de ter as pastar partilhadas e não queria isso. por isso pergunto se nao existe alguma ferramenta melhor? através do webmin descobri uma chamda bacula, é boa? ou nem por isso?
conhecem outra?
se puderem disponibilizar os nomes das que usam agradecia.

isto é apenas para uso pessoal, se gerar 20GB de dados já é muito.

Estrafalhote.