Autor Tópico: Partição lost+found pra que serve?  (Lida 5568 vezes)

Offline Zacas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Partição lost+found pra que serve?
« Online: 24 de Dezembro de 2010, 14:05 »
É a segunda vez que instalo o Ubuntu 10.04 em máquinas diferentes e nas duas instalações é criada a partição lost+found, maior do que a do sistema de arquivos e que o próprio sistema indica como inlegível. Minhas dúvidas: Porque ela é criada e pra que serve? Eu posso formatá-la para gravar dados, sem ter que reinstalar e sem prejudicar o sistema? Se não, o que fazer?

As instalações são em dual boot com o Windows XP e escolho a opção "instalar lado a lado escolhendo entre os sistemas a cada vez que logar".

Mesmo tendo criado uma partição com o formato ext4, ocorre a situação acima.

Grato e feliz natal a todos.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Partição lost+found pra que serve?
« Resposta #1 Online: 24 de Dezembro de 2010, 15:18 »
Olha: http://tldp.org/LDP/Linux-Filesystem-Hierarchy/html/lostfound.html
--
Tradução "curta e grossa": o SO deve ser desligado corretamente; quando isso não ocorre, o sistema de arquivo é checado, no próximo boot, com o fsck. O fsck vai varrer, tentado recuperar os arquivos corrompidos que encontrar. O resultado dessa operação é colocado na pasta lost+found (cada partição tem o seu próprio lost+found).
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2010, 15:31 por irtigor »

Offline Zacas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Partição lost+found pra que serve?
« Resposta #2 Online: 24 de Dezembro de 2010, 16:38 »
Olha: http://tldp.org/LDP/Linux-Filesystem-Hierarchy/html/lostfound.html
--
Tradução "curta e grossa": o SO deve ser desligado corretamente; quando isso não ocorre, o sistema de arquivo é checado, no próximo boot, com o fsck. O fsck vai varrer, tentado recuperar os arquivos corrompidos que encontrar. O resultado dessa operação é colocado na pasta lost+found (cada partição tem o seu próprio lost+found).

Valeu pela explicação. Só  que não quis me referir à pasta lost+found que se encontra dentro do sistema de arquivos junto com as outras pastas do sistema. Ocorre que nas instalações que fiz é criada uma partição inteira, separada do sistema de arquivos, contendo única e exclusivamente uma outra pasta com esse mesmo nome. Essa partição no meu notebook tem 26 GB num hd de 80. Será que isso só acontece comigo, onde estou errando? Será que posso simplesmente formatar essa tal partição para guardar dados?
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2010, 17:25 por Zacas »

Offline Zacas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Partição lost+found pra que serve?
« Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2010, 14:12 »
Eu tentei primeiro salvar dados na partição citada acima e o sistema não deixava, então tentei formatá-la e acabei apagando o Windows e comprometendo algumas funcionalidades do Big Linux (pois usava triboot no meu desktop). Acho que vou ter que reinstalar tudo de novo, mas primeiro vou procurar um bom tutorial sobre instalação. Acredito que quando o Ubuntu vai particionando, ou "abrindo espaço" ele utiliza espaço ocupado por fragmentos dos outros sistemas e guarda esses fragmentos nessa partição. Só não sei porque usar tando espaço para isso.