Autor Tópico: Como formatar um HD com Windons e instalar o ubuntu?  (Lida 22187 vezes)

Offline Jotage

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Como formatar um HD com Windons e instalar o ubuntu?
« Online: 20 de Abril de 2009, 13:57 »
Tenho flertado a tempos com o linux e decidir fazer a mudança instalando o ubuntu. Pesquisei como proceder a formação do hd e instalar o ubuntu, mas não encontrei nenhuma resposta que me dava segurança necessária para realizar o procedimento. Então resolvi recorrer ao forum.
Muito obrigado.
Jotage.

Offline felbicalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Como formatar um HD com Windons e instalar o ubuntu?
« Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2009, 14:03 »
O que eu fiz foi o seguinte:
1-Particionei o disco que tinha o windows instalado, deixando a maior parte da partição para instalar o ubuntu;
2-Baixei a versão mais nova do ubuntu (no dia 23/04 sairá a 9.04!);
3-Dei um boot com o cd do ubuntu e instalei ele na partição nova;
4-Já com o ubuntu instalado, formatei a partição do windows. Neste ponto, você pode manter a partição como um disco separado ou agregar o restante do disco à sua partição linux.

Qualquer dúvida, te ajudo!
Felipe Augusto Bicalho

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Como formatar um HD com Windons e instalar o ubuntu?
« Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2009, 14:13 »
Depende, você quer dual boot ou só o Linux?

Se você não conhece, o mais indicado é o dual boot, se gostar do sistema e depender do Windows, vai ter os dois, se não gostar, volta pro Win, se gostar apaga o Win e fica com o Linux.


Como instalar? Deve algo mais técnico aqui no fórum ou no Google, mas vamos lá:

Dual boot:
Faz backup das coisas mais importantes do teu HD, desfragmenta, da boot pelo cd do Ubuntu, e vai respondendo as questões, na parte de particionamento escolhe particionamento manual e cria uma partição para o Linux (pra começar entre 6GB e 15GB são mais que o suficiente, dependendo do tamanho do seu HD pode ser maior), pede pra montar como / e cria uma outra partição entre 500MB e 2GB para a swap (dependendo do tamanho do seu HD), da "próximo" e pronto, leia com atenção os avisos!


Só o Ubuntu:
Mesmo processo, na hora do particionamento da automático e pronto.



Pode instalar também dentro do Windows para testar, caso esteja com medo, abre o cd pelo Win e pede para instalar. Ou roda em uma máquina virtual, para testes acho a melhor opção, porém essas duas últimas tem uma enorme queda na performance do sistema.
« Última modificação: 20 de Abril de 2009, 14:22 por niquelnausea »

Offline Felipe Cezario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Como formatar um HD com Windons e instalar o ubuntu?
« Resposta #3 Online: 21 de Abril de 2009, 01:39 »
Se entendi bem, você quer formatar seu HD e instalar o Ubuntu. Isso quer dizer que você quer apagar o Win do seu HD e instalar o Ubuntu no lugar.

Se for isso, você faz o seguinte:
1) Configure sua BIOS pra dar boot primeiro pelo drive de cd
2) Coloca o liveCD do Ubuntu no drive e reinicia o pc, ele vai dar o boot pelo live cd, e não pelo HD, onde está o Win
3) Clica no ícone que instala o Ubuntu no sistema
4) Na hora de definir as partições, seleciona a opção que instala o Ubuntu ocupando 100% do HD, isso vai apagar o Win do pc e instalar o Ubuntu.

Algumas coisas importantes:
Dê uma olhada nos tutoriais, tá tudo explicado em detalhes.
Eu recomendo que você não apague o Win, pelo menos no início. Configure um dual boot, com duas partições, uma pra cada sistema operacional. Depois vc apaga o Win, quando vc não depender mais dele.

Qualquer coisa, estamos aqui pra tentar ajudar

Offline Themístocles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Como formatar um HD com Windons e instalar o ubuntu?
« Resposta #4 Online: 21 de Abril de 2009, 21:39 »
Boa noite.
Adquiri ontem um PC-81001 da Proview e desejo formatá-lo, desta forma, retirando o Ubuntu, para que possa instalar o Windows XP.
Já tentei diversas formas, inclusive, possuo um pen drive que foi transformado em disco de boot para o Windows, porém, de forma alguma, o netbook efetua o boot pelo pen drive.
Se alguém puder me ajudar, ficarei muito grato.
Sei que este é um espaço para usuários Ubuntu, mas também sei que cada um tem o direito de optar pelas suas preferências.
Da mesma forma que respeito e levo em consideração as opções dos usuários Ubuntu, espero que a minha opção pelo Windows também seja respeitada, já que busquei este blog como auxílio para uma busca longa e várias tentativas, nas quais não obtive sucesso.
Mais uma vez, muito obrigado.
Atenciosamente,
Themístocles Martins

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Como formatar um HD com Windons e instalar o ubuntu?
« Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2009, 07:36 »
Vai aqui, tutorial de desinstalação do Linux e instalação do (argh!) Windows:

Citar
http://sidserra.phpnet.us/desinstalando.htm

Mas é uma pena que vc faça isso, deveria dar uma chance ao Ubuntu, é um excelente sistema, 'quase' livre de dores de cabeça...


Boa noite.
Adquiri ontem um PC-81001 da Proview e desejo formatá-lo, desta forma, retirando o Ubuntu, para que possa instalar o Windows XP.
Já tentei diversas formas, inclusive, possuo um pen drive que foi transformado em disco de boot para o Windows, porém, de forma alguma, o netbook efetua o boot pelo pen drive.
Se alguém puder me ajudar, ficarei muito grato.
Sei que este é um espaço para usuários Ubuntu, mas também sei que cada um tem o direito de optar pelas suas preferências.
Da mesma forma que respeito e levo em consideração as opções dos usuários Ubuntu, espero que a minha opção pelo Windows também seja respeitada, já que busquei este blog como auxílio para uma busca longa e várias tentativas, nas quais não obtive sucesso.
Mais uma vez, muito obrigado.
Atenciosamente,
Themístocles Martins
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Como formatar um HD com Windons e instalar o ubuntu?
« Resposta #6 Online: 22 de Abril de 2009, 07:37 »
Vai aqui:

Citar
http://sidserra.phpnet.us/instalacao.htm

Se quiser ver o resto,

Citar
http://sidserra.phpnet.us/


Tenho flertado a tempos com o linux e decidir fazer a mudança instalando o ubuntu. Pesquisei como proceder a formação do hd e instalar o ubuntu, mas não encontrei nenhuma resposta que me dava segurança necessária para realizar o procedimento. Então resolvi recorrer ao forum.
Muito obrigado.
Jotage.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline vmvini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • Liberdade = Ubuntu!
    • Ver perfil
Re: Como formatar um HD com Windons e instalar o ubuntu?
« Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2009, 22:46 »
Quando eu fui instalar o meu ubuntu junto com o windows, eu fui no proprio windows e instalei o partitionmagic, com o partitionmagic deletei uma partição que criei, e ela nao ficou alocada, vazia, ai na instalação do ubuntu, quando chegar na parte de partição, escolha a opção, " maior espaço livre continuo", ele vai escolher a partição nao alocada... por ai...
Se eu estiver errado me alertem, vlw.

Offline Dg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Como formatar um HD com Windons e instalar o ubuntu?
« Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2009, 16:43 »
Olá a todos!
Sou novo no fórum e conheço a política de não ficar criando tópicos novos sobre assuntos antigos, logo estou postando minha dúvida aqui.

Eu ia formatar meu pc e instalar o Ubuntu no lugar do Vista Premium que tenho.
Mas uma amiga minha me disse que um amigo dela (viram como minhas informações são exatas?) fez o mesmo e acabou perdendo o som do computador porque "não conseguiu adequar o drive de som"com o linux pela seguinte razão:
Alguns computadores estão sendo fabricados com sistemas dedicados e a substituição deles por outros sistemas operacionais implica a não adequação dos drives.
Disse que isso está aconcendo agora, com o vista. Antigamente, com o xp e anteriores não tinah problema, todo mundo poderia mudar o tempo todo, agora não. Comprou, fica com ele.

Quero saber se isso é boato ou se é verdade.
Obrigado, galera!

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Como formatar um HD com Windons e instalar o ubuntu?
« Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2009, 17:00 »
Olá a todos!
Sou novo no fórum e conheço a política de não ficar criando tópicos novos sobre assuntos antigos, logo estou postando minha dúvida aqui.

Eu ia formatar meu pc e instalar o Ubuntu no lugar do Vista Premium que tenho.
Mas uma amiga minha me disse que um amigo dela (viram como minhas informações são exatas?) fez o mesmo e acabou perdendo o som do computador porque "não conseguiu adequar o drive de som"com o linux pela seguinte razão:
Alguns computadores estão sendo fabricados com sistemas dedicados e a substituição deles por outros sistemas operacionais implica a não adequação dos drives.
Disse que isso está aconcendo agora, com o vista. Antigamente, com o xp e anteriores não tinah problema, todo mundo poderia mudar o tempo todo, agora não. Comprou, fica com ele.

Quero saber se isso é boato ou se é verdade.
Obrigado, galera!

 Com tão pouca exatidão fica difícil responder. Se vcê ao menos soubesse sobre qual hardware estão falando, seria fácil pesquisar, principalmente no fórum Ubuntu gringo, se o povo está conseguindo fazer o som funcionar.
 Agora, eu ouvi dizer que em certos notebook HP... Windows XP nem pensar, fica todo bugado, nem o teclado funciona direito e som nem pensar. Apesar que isso do teclado deve ser referente às teclas especiais, que, creio eu, podem ser configuradas à vontade como funções do compiz ou mesmo atalhos para o gnome.


Offline Dg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Como formatar um HD com Windons e instalar o ubuntu?
« Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2009, 19:49 »
Citar
Com tão pouca exatidão fica difícil responder. Se vcê ao menos soubesse sobre qual hardware estão falando, seria fácil pesquisar, principalmente no fórum Ubuntu gringo, se o povo está conseguindo fazer o som funcionar.
 Agora, eu ouvi dizer que em certos notebook HP... Windows XP nem pensar, fica todo bugado, nem o teclado funciona direito e som nem pensar. Apesar que isso do teclado deve ser referente às teclas especiais, que, creio eu, podem ser configuradas à vontade como funções do compiz ou mesmo atalhos para o gnome.

Espera, deixa eu ver se entendi:
Com Windows XP não pode formatar para instalar Ubuntu porque fica bugado?
Acho que não é verdade....

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Como formatar um HD com Windons e instalar o ubuntu?
« Resposta #11 Online: 01 de Maio de 2009, 00:38 »
Citar
Com tão pouca exatidão fica difícil responder. Se vcê ao menos soubesse sobre qual hardware estão falando, seria fácil pesquisar, principalmente no fórum Ubuntu gringo, se o povo está conseguindo fazer o som funcionar.
 Agora, eu ouvi dizer que em certos notebook HP... Windows XP nem pensar, fica todo bugado, nem o teclado funciona direito e som nem pensar. Apesar que isso do teclado deve ser referente às teclas especiais, que, creio eu, podem ser configuradas à vontade como funções do compiz ou mesmo atalhos para o gnome.

Espera, deixa eu ver se entendi:
Com Windows XP não pode formatar para instalar Ubuntu porque fica bugado?
Acho que não é verdade....

 Não. Me desculpe, acho que me expressei mal. Quis dizer que alguns Hp que vêm com windows vista (faltou deixar clara essa parte) ficam problemáticos quando se instala o Windows XP. Não sei como esses ficam com o Ubuntu.


Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Como formatar um HD com Windons e instalar o ubuntu?
« Resposta #12 Online: 01 de Maio de 2009, 06:43 »
Esse negócio de 'sistema dedicado' é uma meia-verdade, no site do fabricante da máquina vc pode não encontrar os drivers para, por exemplo, Windows XP, mas se vc for no fabricante do equipamento (placa-mãe, etc) aí sim vc acha, dá mais trabalho mas é possível sim. Por exemplo, vc não acha drivers para o WXP da série C700 da Toshiba no site dela (que vem com o Vista), mas se vc for no site do fabricante da placa-mãe e tal, consegue achar os drivers para o WXP. Só em casos muito específicos (até hj não achei um, heheheh) é que não se consegue isso, principalmente se for para dispositivos externos à máquina, como impressoras, câmeras e tal, aí não tem jeito.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Jotage

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Como formatar um HD com Windons e instalar o ubuntu?
« Resposta #13 Online: 16 de Agosto de 2009, 14:59 »
Se entendi bem, você quer formatar seu HD e instalar o Ubuntu. Isso quer dizer que você quer apagar o Win do seu HD e instalar o Ubuntu no lugar.

Se for isso, você faz o seguinte:
1) Configure sua BIOS pra dar boot primeiro pelo drive de cd
2) Coloca o liveCD do Ubuntu no drive e reinicia o pc, ele vai dar o boot pelo live cd, e não pelo HD, onde está o Win
3) Clica no ícone que instala o Ubuntu no sistema
4) Na hora de definir as partições, seleciona a opção que instala o Ubuntu ocupando 100% do HD, isso vai apagar o Win do pc e instalar o Ubuntu.

Algumas coisas importantes:
Dê uma olhada nos tutoriais, tá tudo explicado em detalhes.
Eu recomendo que você não apague o Win, pelo menos no início. Configure um dual boot, com duas partições, uma pra cada sistema operacional. Depois vc apaga o Win, quando vc não depender mais dele.

Qualquer coisa, estamos aqui pra tentar ajudar

É... estou disposto a instalar o ubuntu e abandonar o Win, mas estou com um problema. Fiz um cd live pela internet. Rodei em outro computar, mas na máquina que quero instalar não consigo. Fiz as alterações do setup para boot pelo cd. O cd inicia, faço a seleção do idioma, abre a janela para optar entre abrir para conhecer, instalar e etc. Faço a opção conhecer sem instalar o computador inicia, mostra a barra de carregamento, faz o carregamento, mas não abre o programa. O mesmo acontece com a opção instalar.
Espero que tenha sido claro.
Muito obrigado pela ajuda.
JG

Offline Jotage

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Como formatar um HD com Windons e instalar o ubuntu?
« Resposta #14 Online: 19 de Agosto de 2009, 08:19 »
Estou na luta.... e por enquanto perdendo. ??? ???

Estou tentando instalar o ubuntu 9.04. Encontrei dificuldades logo depois do boot com cd live. O cd começa a roda, faço escolha do idioma, faço a escolha de abrir para conhecer, iniciar o processo e aparece a barra de carregamento, a seguir a tela fica preta. As vezes aparece um ponto vermelho no centro e nada mais acontece.
Pesquisando o forum encontrei uma sugestão dada a outra pessoa de desabilitar o boot de disquete e hd, assim fiz e não deu resultado.
A maquina tem 256 de memória.
É isso... se puderem me ajudar.
JG