Autor Tópico: Partições ... como fazer???  (Lida 2717 vezes)

Offline achanoca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Partições ... como fazer???
« Online: 14 de Novembro de 2006, 14:00 »
Olá pessoal, só um novato neste mundo Ubuntu, e tou com alguns problemas iniciais ... o que se passa é que, quero instalar o ubuntu e manter o windows xp devido ao meu trabalho, tanto um como outro instalo perfeitamente, agora se instalo primeiro o xp e deixo uma partição livre, o ubuntu diz-me que só tenho uma partição, se instalo primeiro o ubuntu e deixo uma partição livre para o xp, o xp diz-me que tem duas partições e nenhuma delas está correcta em relação ao que fiz aquando a instalação do ubuntu .... >:( >:( >:( ... o que faço???

O que instalo primeiro ????
Como faço a divisão das partições??? (existem por ai umas listas de partições, mas tenho o mesmo problema)

Preciso de ajuda .....

Obrigado

Offline peters0n

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Ubuntu 10.04
    • Ver perfil
Re: Partições ... como fazer???
« Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2006, 21:17 »
também sou novo no ubuntu mais eu consegui na casa de um amigo meu.
Fiz o seguintee!!
Eu instalei o windowx Xp com a partição NTFS de 20 Gb sendo q o HD dele era de 80 Gb
Deixei o resto do HD sem partição nenhuma para que o proprio Ubuntu fizerse.
Quando instalei o ubuntu mandei que ele instalase na parte que estava sem uso(sem partição)
E foi na boa.

Espero que tenha lhe ajudado!!

Offline ares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • V.F.D.
    • Ver perfil
    • GOOGLE
Re: Partições ... como fazer???
« Resposta #2 Online: 16 de Novembro de 2006, 09:25 »
instala primeiro o windows XP, se voce instalar ele depois vai ter que voltar a colocar o CD do ubuntu e executar uns 3 comandos para recriar o menu de inicialização...        se algum dia voce tiver que formatar seu windows, procurar por "grup mbr ubuntu live" ou coisa parescida no google ou nos foruns que voce acha como fazer (não me lembro)...

quando instalar o windows, não utilize todo o espaço do HD, crie uma partição primaria no comesso da unidade em ntfs rapido e boa...

com o que sobrar de espaço voce vai instalar o ubuntu, lembre-se de na instalação escolher o parcionamento manual, ai, sem mexer na partição do windows, adicione mais algumas...
dicas:

1 - se voce for utilizar uma home separada da principal (aconselhavel), com uns 5 GiB para a principal ja é suficiente...       ou uns 8GiB se quizer sair instalando de tudo...
2 - se voce tem menos de 1GiB de memoria ram, crie uma partição swap, a função da swap é server de memoria ram adicional, logo se voce não vai usar MUUUUITA memoria ram, não precisa de uma swap muito grande...      eu tenho 512MiB de ram e 500MiB de swap, nunca uso nem metade da swap, mas deixei esse tanto caso algum dia use...
3 - crie no maximo 4 partições primarias por disco, se quizer ter mais partições use partiçoes logicas


aqui em casa é assim:

32GiB - windows - ntfs
32GiB (2 usados, eu não sabia que ubuntu gastava tão pouco, mesmo com todos os programas que uso instalado) - ubuntu - reiserfs
500 MiB - swap
185 GiB - home - reiserfs


4 partições, não mais que o nescessario...    e usar uma partição separada montada como home é bom que voce pode formatar seu linux sem perder os programas que instalou como usuario, sem perder seus arquivos ou configurações, etc...
O Google é meu pastor e nada me faltarás.