Autor Tópico: Duvída sobre o funcionanmento do sistema  (Lida 3224 vezes)

aceleron

  • Visitante
Duvída sobre o funcionanmento do sistema
« Online: 15 de Julho de 2010, 22:02 »
Olá a todos, sendo o primeiro tópico que faço, espero estar postando-o no local certo.

---A alguns dias instalei o Ubuntu 10.04 no meu notebook e após alguns dias de uso tenho algumas duvídas, mais expecificamente como funciona o sistema mais profundamente, ex: o diretorio tal tem isso, os arquivos tal fazem isso, aqui se altera isso do sistema. Como usava o Windows XP e nele programava algumas coisas, fica melhor se eu entender mais fundo o linux, pois as funções básicas eu já as conheço.
---Outra, no Windows baixava os programas e com o instalador, copiava o arquivo de instalação e o executava em quantos computadores deseja-se, tem como no ubuntu isso ser possível, pois pelo que entendi, so posso adicionar programas através do Software Center ou Synaptic e não encontrei opção de manusear os arquivos de instalação do software instalado.
--- e ao que entendi a cada nova versão do Linux, são feitas alterações significativas no sistema, ai fiquei pensando, hoje uso a 10.04, quando sair a proxima posso atualizar minha versão sem ter que reinstalar programas ou tenho que começar do zero e aprender tudo denovo?

é isso... por vez ...

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Duvída sobre o funcionanmento do sistema
« Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2010, 22:33 »
Opa, opa!
Calma, calma!

Sobre a primeira dúvida, até hoje eu não sei te responder, pois, comigo funciona no "não mexo e não estrago"
=)

Agora, sobre a segunda pergunta, eu sei te responder bem:
Os ".exe" do windows, no línux são substituídos por 2 tipos: ".deb" e arquivos (pré)compilados.

"O que são arquivos (pré)compilado?"
- Arquivos compilados são arquivos que você coloca na pasta que você quer e executa ele, já funcionando. Arquivos pré-compilados são arquivos que você têm que compilar no sistema, para ele construir um programa com as bibliotecas do seu computador.
Exemplos de arquivos compilados: Firefox (do site, não o que já vem com o Ubuntu).

Normalmente eles estão compactados em tar e gzip (famoso ".tar.gz"). Esse método de compressão é tão bom que ele comprimi até 70% de um arquivo (dados "inventados", mas sei que é próximo disso).

Arquivos pré-compilados vem com um tutorial de instalação, normalmente (até hoje nunca vi nada diferente) é só dar um "./configure", "make", "make install" (nessa ordem).

Pois bem: O mais próximo do ".exe" é o ".deb". Nele é só clicar 2x e dar um e somente um next. O próprio instalador te avisa se todas as dependências para o seu uso estão satisfeitas, se não, ele te avisa o que você tem que instalar (dependências são a "ovelha negra" do línux).
Não se pode escolher aonde vai instalar este tipo de arquivo, mas, até acho melhor assim, pois, no Windows, alguns usuários tem mania de sair instalando tudo em qualquer lugar, dai na hora de remover, já viu né?
(Vivendo e aprendendo :D)

E também um motivo bom para isso é que, arquivos ".deb" que são instalados dessa maneira poderão ser desinstalados pelo Synaptic ou Central de Software.
O que esses 2 programas fazem na verdade (Central de Software é um Synaptic mais bonito e com alguns filtros) é pegar os ".deb" dos programas que você está querendo, que já estão no servidor, e instalar junto com suas dependências (quando precisa-se) de maneira automática e sem dor.

Espero ter ajudado.
Me corrijam se estiver errado, pois sempre acabo falando uma besteira...

« Última modificação: 15 de Julho de 2010, 22:59 por bred81 »
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Duvída sobre o funcionanmento do sistema
« Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2010, 22:35 »
Olá a todos, sendo o primeiro tópico que faço, espero estar postando-o no local certo.
---A alguns dias instalei o Ubuntu 10.04 no meu notebook e após alguns dias de uso tenho algumas duvídas, mais expecificamente como funciona o sistema mais profundamente, ex: o diretorio tal tem isso, os arquivos tal fazem isso, aqui se altera isso do sistema.

Procure na rede por hierarquia de pastas no GNU/Linux

Baixe o guia foca linux disponível gratuitamente na rede.

---Outra, no Windows baixava os programas e com o instalador, copiava o arquivo de instalação e o executava em quantos computadores deseja-se, tem como no ubuntu isso ser possível, pois pelo que entendi, so posso adicionar programas através do Software Center ou Synaptic e não encontrei opção de manusear os arquivos de instalação do software instalado.

Para quê você quer "manusear os arquivos de instalação do software instalado" ?

Não entendi, exatamente o propósito.

--- e ao que entendi a cada nova versão do Linux, são feitas alterações significativas no sistema, ai fiquei pensando, hoje uso a 10.04, quando sair a proxima posso atualizar minha versão sem ter que reinstalar programas ou tenho que começar do zero e aprender tudo denovo?

Não, não são feitas alterações significativas no sistema, apenas pacotes são atualizados. E se não desejar atualizar, não tem problema algum, pode ficar 5,6 anos com o mesmo kernel.( mas vai ter mais trabalho depois )

Tenho o GNU/Linux numa maquina a cinco anos sempre atualizando e nunca reinstalei o sistema.

Com o tempo e conhecimento você se acostuma a pensar em "linuxês" e deixa de lado a maneira Microsoft de raciocinar. Dói no início, mas depois você vai verificar que é mais fácil que qualquer Windows da vida.

[]'S boa pesquisa e bons estudos.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Duvída sobre o funcionanmento do sistema
« Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2010, 22:43 »
Não se pode escolher aonde vai instalar este tipo de arquivo, mas, até acho melhor assim, pois, no Windows, alguns usuários tem mania de sair instalando tudo em qualquer lugar, dai na hora de remover, já viu né?

Pode sim, pode-se instalar em qualquer pasta, HD, computador local ou computador na rede.

para isto existem os hardlinks que relacionam onde está o pacote e para onde ele deve apontar. ( isto não existe no Windows)

Porisso algumas diferenças em pastas entre distribuições Linux. O padrão GNU/Linux para pontos de montagem de dispositivos de midia é /mnt, mas no Ubuntu o hardlink aponta para a pasta /media, mas poderia ser em qualquer outra.

O que tem em comum com Linux e Windows são os softlinks, aqueles que se colocam por exemplo no desktop para ao clicar "rodar" um "programa" ( que em Linuxês é "executar um pacote" )

[],s

aceleron

  • Visitante
Re: Duvída sobre o funcionanmento do sistema
« Resposta #4 Online: 15 de Julho de 2010, 23:19 »
sobre:
Citar
Para quê você quer "manusear os arquivos de instalação do software instalado" ?Não entendi, exatamente o propósito.
Não é que eu queira editar os arquivos, mas sim coloca-los num pendrive e instalar em outro ubuntu se for o caso. Acho que com os arquivos deb assim explicado pelo bred81 eu posso fazer isso né?
eu encontro programas para o Ubuntu no formato deb para baixar em sites como o sourceforge?
----------
Isso sobre saber onde esta o que no Ubuntu é mais para conhecer, pois no Windows ja conhecia o sistema bastante ai quero entender também o Ubuntu. Existe apostilas que abordem mais profundamente o Ubuntu que eu possa procurar?
-----------
Uma duvida que lembrei agora foi o seguinte, assim que instalei o Ubuntu, minha primeira atitude foi tirar da inicialização do sistema atraves do start up aplication o que eu julguei não necessário (que foi +ou- mais da metade dos itens da lista). Mas verificando o uso de memoria com o Firefox aberto e o audacious que uso para ouvir mp3, o uso de memoria fica em torno de 650mb e se eu abrir a pasta alguma pasta de imagens o processo Nautilus almenta o uso de memoria e não diminui quando paro de ver a pasta de imagens, ai o uso de memoria so almenta, isso esta certo ou estou equivocado?
« Última modificação: 15 de Julho de 2010, 23:37 por aceleron »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Duvída sobre o funcionanmento do sistema
« Resposta #5 Online: 15 de Julho de 2010, 23:41 »
Sim, dá para fazer. existem algumas ferramentas, dentre elas o apt-on-cd

Os pacotes em deb, se não estiverem nos repositórios oficiais da distribuição, sempre estarão no site do desenvolvedor, de quem fez o pacote. Geralmente no sourceforge.net, mas não necessariamente só lá.
----------
Isso sobre saber onde esta o que no Ubuntu é mais para conhecer, pois no Windows ja conhecia o sistema bastante ai quero entender também o Ubuntu. Existe apostilas que abordem mais profundamente o Ubuntu que eu possa procurar?

Ok, existem muitas. O guia foca é em português, dividido em 4 partes, iniciantes, intermediários e avançados.

No inicio é meio hermético para entender, mas com o tempo fica bem facil e é um bom guia de cabeceira.
-----------

Este problema de memória e meio esquisito. No GNU/Linux o sistema privilegia o uso de memoria ram, evita fazer cache em disco, já o Windows faz o contrário. => http://pt.wikipedia.org/wiki/Multitarefa

desta forma, é necessário um exame mais acurado para verificar quem "come" memória ou não.

Em terminal:
Código: [Selecionar]
top
Lá você tem uma idéia mais precisa do que pode estar ocorrendo.

Veja o meu sistema:

Citar
top - 23:36:33 up  1:24,  1 user,  load average: 0.88, 0.94, 0.93
Tasks: 157 total,   1 running, 156 sleeping,   0 stopped,   0 zombie
Cpu(s):  0.0%us,  1.0%sy,  0.0%ni, 99.0%id,  0.0%wa,  0.0%hi,  0.0%si,  0.0%st
Mem:   2052808k total,   828800k used,  1224008k free,    98856k buffers
Swap:  2072344k total,        0k used,  2072344k free,   380112k cached
Estou com apenas o firefox aberto => tasks 1 mais 156 processos dormindo
mas usando 82 megas de memória para isto, porém com zero de cache.

sistema redondo, gastando memoria pacas para um simples firefox, mas é a maneira Linux de tratar as coisas.
« Última modificação: 15 de Julho de 2010, 23:43 por Tota »

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Duvída sobre o funcionanmento do sistema
« Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2010, 00:00 »
Citar
Não é que eu queira editar os arquivos, mas sim coloca-los num pendrive e instalar em outro ubuntu se for o caso...
Quando você instala um programa pelo synaptic, os arquivos .deb são guardados em /var/cache/apt/archives. Ai é só copiar o .deb que quiser e instalar em outro computador. Agora o outro pc que for instalar pode não ter as dependências necessárias, ai basta instalar os arquivos que faltam e pronto.
Ubuntu 12.04

aceleron

  • Visitante
Re: Duvída sobre o funcionanmento do sistema
« Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2010, 00:13 »
Vou verificar as sugestões do guia.
Sobre os deb: é ficou fácil agora, verifiquei que estão lá ai é só copiar. Se não for pedir demais, essas dependencias também são arquivos que se pode ser copiados juntos aos arquivos deb ou isso que estou pedindo ja é complicado ou inviavel demais?
-----------------------------------
... agora a memoria ....... acho que estou tendo algum problema de memoria mais não do notebook.
É mais estranho ficou quando fui verificar no terminal com o comando top
lá informa que estou usando 1.90 gb de ram e no system monitor que estou usando 775 mb de ram e isso so com o firefox aberto. Sendo que ambos estão altos.

No windows ficava rodando o antivirus, firewall, anti-spyware, painel Nvidia, e firefox com mais de 10 abas e o consumo de memoria ficava em 650 e não passava disso. Assim vai ficar complicado ...
« Última modificação: 16 de Julho de 2010, 00:29 por aceleron »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Duvída sobre o funcionanmento do sistema
« Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2010, 00:30 »
O apt-on cd traz as dependências.

Ou o cache do seu apt onde tudo é guardado, só removido pelo comando apt-get clean.

Pesquise aqui no forum por apt-on cd

Quanto ao consumo, abra um tópico especifico ( vai dar boas discussões ). Temos usuários com gabarito aqui para te ajudar.

poste o seu "top" no pedido na sessão sistema do forum.

Livros:

http://under-linux.org/f151/biblia-do-ubuntu-free-para-baixar-116974/
http://www.makeuseof.com/tag/the-incredible-guide-to-ubuntu-karmic-koala-linux-pdf/
http://focalinux.cipsga.org.br/

Loja:

http://www.linuxmall.com.br/

[]'s

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Duvída sobre o funcionanmento do sistema
« Resposta #9 Online: 16 de Julho de 2010, 01:42 »
Estranho, eu não conhecia esse comando, eu usei aqui e parece que ele contra-diz o que o "Monitor do sistema" informa...
Código: [Selecionar]
top - 01:38:33 up 11:06,  2 users,  load average: 1.49, 1.52, 1.37
Tasks: 176 total,   4 running, 171 sleeping,   0 stopped,   1 zombie
Cpu(s): 41.9%us, 38.0%sy,  0.0%ni, 19.6%id,  0.0%wa,  0.2%hi,  0.3%si,  0.0%st
Mem:   4118036k total,  3131320k used,   986716k free,   194024k buffers
Swap:  3906552k total,     3004k used,  3903548k free,  2197468k cached
... mas o monitor do sistema informa que só tem 722mb em uso.

@aceleron: Que estranho cara, porque eu estou com Emesene, VLC(reproduzindo musica), PulseAudio, Skype,
Firefox, Nautilus aberto e o monitor do sistema informa mais ou menos a mesma quantidade de memória em uso...
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Duvída sobre o funcionanmento do sistema
« Resposta #10 Online: 16 de Julho de 2010, 02:29 »
Hehe essa do monitor do sistema eu não sabia.



Aqui e dificil usar mais que 300 Mb de memoria com varios programas abertos.



O unico problema que vejo aqui relativo a memoria e que o Ubuntu ou monitor do sistema só reconhece 490 Mb de memoria ram, e meu computador tem 512 Mb

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Duvída sobre o funcionanmento do sistema
« Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2010, 08:54 »
Aqui também acontece alguma coisa, mas acredito que a memória não identificada
está sendo usada para algum hardware onboard(que não é a placa de vídeo porque desativei ela).
No meu caso 4Gb vai para 3,9Gb.
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Duvída sobre o funcionanmento do sistema
« Resposta #12 Online: 16 de Julho de 2010, 11:44 »
Hehe essa do monitor do sistema eu não sabia.



Aqui e dificil usar mais que 300 Mb de memoria com varios programas abertos.



O unico problema que vejo aqui relativo a memoria e que o Ubuntu ou monitor do sistema só reconhece 490 Mb de memoria ram, e meu computador tem 512 Mb
A placa-de-vídeo é onboard?
Comigo, sempre foi assim, 2GB - 256mb da placa de vídeo...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Duvída sobre o funcionanmento do sistema
« Resposta #13 Online: 16 de Julho de 2010, 12:05 »
O keryx é um bom meio de baixar os programas e suas dependencias em .deb. Basta colocalo em um pendrive e baixar o programas dos repositórios oficiais por qualquer PC com acesso a internet.

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Duvída sobre o funcionanmento do sistema
« Resposta #14 Online: 17 de Julho de 2010, 00:11 »
Hehe essa do monitor do sistema eu não sabia.



Aqui e dificil usar mais que 300 Mb de memoria com varios programas abertos.



O unico problema que vejo aqui relativo a memoria e que o Ubuntu ou monitor do sistema só reconhece 490 Mb de memoria ram, e meu computador tem 512 Mb
A placa-de-vídeo é onboard?
Comigo, sempre foi assim, 2GB - 256mb da placa de vídeo...



Sim e onboard mais o estranho é que no Windows reconhece que tem 504...


A placa de video e uma Intel de 128 MB.



E daqueles pcs de 700 reais rsrs.