Autor Tópico: configuração de IP fixo não aceita digitação de máscara  (Lida 1659 vezes)

Offline nimaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
configuração de IP fixo não aceita digitação de máscara
« Online: 11 de Agosto de 2009, 12:13 »
Senhores,

Não consigo configurar totalmente o "gerenciador de redes" no Kubuntu 9.04. Funciona tudo muito bem com DHCP. Mas, preciso colocar este computador como "estação de trabalho" com IP fixo - uso o SQUID num Servidor Linux CentOS 4.7. A versão de instalação se usada como "LIVE" permite que eu configure o IP desejado, sua máscara de rede e o Gateway. Quando a mesma é instalada, já em duas instalações feitas, não me é permitido digitar  255.255.255.0 - padrão normal... - ... A digitação é interrompida em 25... e trava...
pergunto: é um bug já corrigido da versão em português-BR? Existiria uma forma de configurar "na  unha"?
Obs: tenhos conhecimentos com distribuições Linux RPM, mas em Debian... "ainda não me situei" onde está o que preciso...
Obrigado.

Offline Mero_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
  • Slack, Because It Works! Keep It Simple, Stupid..
    • Ver perfil
Re: configuração de IP fixo não aceita digitação de máscara
« Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2009, 18:50 »
Não estou usando por isso não sei se é bug amigo, mas dá pra configurar "na unha sim":
$sudo gedit /etc/network/interfaces

 Se tiver alguma dúvida, use a opção de pesquisa do fórum.

 Boa sorte.
O verdadeiro Capitalismo não está no sistema, mas sim na mente e no coração das pessoas. (By Myself)

Offline nimaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: configuração de IP fixo não aceita digitação de máscara
« Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2009, 21:38 »
Mero,

Muito obrigado pela orientação. Devo implementá-la amanhã, se possível. Em um pequeno teste que fiz, simulei o que configuraria no arquivo interfaces. Usei para tanto, num terminal aberto no Kubuntu 9.04, o editor vi e segui as orientações constantes na pág. 120 - Capítulo 2: Compartilhamento, DHCP e Proxy - do livro "Servidores Linux - Guia Prático", do Carlos E. Morimoto. Teste só em teoria, não possuía no momento acesso à rede do escritório.

Amanhã tentarei acertar a configuração da estação de trabalho, que está em nosso escritório do Rio, e posiciono o Fórum sobre o andamento. Mais uma vez, obrigado.