Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Tópicos - Sergio Benjamim

Páginas: [1] 2 3 4
1
Jogos e Diversão / PPA Random Stuff - Vários emuladores
« Online: 27 de Abril de 2015, 04:23 »
Novo PPA com emuladores e relacionados, por enquanto há somente os seguintes pacotes:

-- Mupen64Plus 2.5
    -- M64Py (frontend do mupen)
    -- Mupen64Plus-Qt (lançador para o mupen64plus-ui-console)
-- DeSmuME 0.9.11
-- PokeMini 0.60
-- Gambatte 0.5.0 r577 (versão git)
-- Reicast r7-rc (versão git, somente para 32-bit)
-- Supermodel 0.3a~WIP (versão svn)
-- mGBA 0.4.0

futuramente Supermodel, mGBA e outros.

Link: https://launchpad.net/~random-stuff/+archive/ubuntu/stable/

Instalação pelo terminal:

Código: [Selecionar]
sudo apt-add-repository ppa:random-stuff/stable
sudo apt-get update

Esse PPA contém a versão "estável" de alguns emuladores, como o Mupen64Plus. Se quiser instalar a versão de desenvolvimento/testing/nightly do Mupen64Plus, usar este outro PPA (contém o Reicast).

Há também alguns pacotes para arquitetura ARM, no caso de você usar Odroid, Raspberry Pi 2 ou outros.

Mupen64Plus:

Instalação:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install libmupen64plus2 mupen64plus-input-sdl mupen64plus-audio-sdl mupen64plus-rsp-hle mupen64plus-video-glide64mk2 mupen64plus-video-rice mupen64plus-ui-console m64py
Talvez seja interessante instalar o mupen64plus-video-gliden64, é o novo plugin de vídeo GLideN64 do Gonetz, tem o objetivo de ter os mesmos recursos do Glide64 usando recursos das versões mais recentes do OpenGL, com precisão maior na emulação do RDP do Nintendo 64. Tem hack de fullscreen e outras firulas. É preciso ter OpenGL 4.2 ou maior (somente nvidia e amd  :-\ ).

Outro plugin interessante é o mupen64plus-rsp-cxd4, é o port do plugin do RSP Static Interpreter do HatCat (plugin do Project 64), é mais preciso que o rsp-hle porém pode usar mais CPU. Se for usar com o Glide64mk2 ou GLideN64, habilitar a opção DisplayListToGraphicsPlugin em Settings --> aba Plugins --> Configure do Rsp, no M64Py. Compatível somente com processadores com SSE2 (Pentium 4 e mais recentes).

Frontend M64Py:



Uma alternativa ao M64Py é o Mupen64Plus-Qt, ele é apenas um launcher para o mupen64plus-ui-console:



Obs: o sven deletou seu PPA (ppa:sven-eckelmann/ppa-mupen64plus), vai dar erro 404 pra muita gente...


PokeMini:

PokeMini é um emulador do portátil Pokémon Mini da Nintendo, lançado no final de 2001, que tinha como temática a franquia Pokémon. Teve somente 10 jogos, mesmo assim alguns deles vale a pena jogar (Pokémon Tetris, Pokémon Breeder Mini e Pokémon Pinball Mini são meus preferidos  :) ).



Roda somente pelo terminal, para rodar uma ROM:

Código: [Selecionar]
PokeMini  ~/sua-pasta-de-roms/sua-rom.zip
Apertando ESC o emu abre o menu, daí você pode carregar outra rom em "Load ROM". O hardware original tinha capacidade de guardar até 6 saves na sua EEPROM, então sugiro alterar a opção Shared EEP para "No", em Options, daí é usado um único arquivo de save para cada jogo.

Código: [Selecionar]
Pokémon-Mini     Teclado do PC
  ----------------------------
  D-PAD Left            Seta Esquerda
  D-PAD Right         Seta Direita
  D-PAD Up               Seta p/ Cima
  D-PAD Down        Seta p/ Baixo
  Key A                         Tecla X
  Key B                         Tecla Z
  Key C                         Tecla S ou C
  Power Button      Tecla E
  Shock Detector   Tecla A
  ----------------------------
  UI Menu                 Tecla Esc

Mais informações no readme.txt (/usr/share/doc/pokemini/readme.txt.gz)


Gambatte:

Gambatte é um emulador de Game Boy e Game Boy Color, focado na precisão de emulação desses portáteis. Acaba sendo um emu melhor que os mais conhecidos por aí, como o VBA-M. Tem Core libretro, foi pelo RetroArch que conheci ele.



O pacote gambatte-qt instala esse frontend acima, enquanto que o gambatte-sdl roda somente pelo terminal.


Reicast:

Emulador de Dreamcast, herdou seu código do nullDC.

No linux ele é meio limitado ainda, roda só pelo terminal e não tem opções. Para rodar um jogo:

Código: [Selecionar]
reicast  ~/sua-pasta-de-jogos/seu-disco.cdi
Agora tem suporte à fullscreen e joystick!!! Abra o arquivo de configuração em ~/.config/reicast/emu.cfg (/home/seu-usuario/.config/reicast/emu.cfg, é uma pasta oculta na sua home):

Código: [Selecionar]
gedit  ~/.config/reicast/emu.cfg
E altere fullscreen=0 para fullscreen=1 em [x11]. Também dá para habilitar um hack de widescreen, rend.WideScreen=1 em [config]

Esse emulador precisa de 2 arquivos de bios, dc_boot.bin e dc_flash.bin dentro da pasta ~/..local/share/reicast/data/ , segue o hash de cada um:

Código: [Selecionar]
dc_boot.bin :
    md5: e10c53c2f8b90bab96ead2d368858623
    crc: 89f2b1a1
dc_flash.bin :
    md5: 0a93f7940c455905bea6e392dfde92a4
    crc: c611b498


Supermodel:

Já abordei esse emulador neste tópico, agora tem empacotamento deb para ele!!!  :D

Ele tem uma limitação de não acertar suas configurações de primeira, isso você tem que fazer manualmente antes de rodar ele pela primeira vez. É só copiar a pasta /usr/share/supermodel/Config para sua pasta de roms, e criar uma pasta NVRAM. No terminal:

Código: [Selecionar]
cd  ~/sua-pasta-de-roms/
cp -r  /usr/share/supermodel/Config .
mkdir  NVRAM

Após isso, só rodar o comando Supermodel na pasta das suas roms (ou seja, você tem que "cd ~/sua-pasta-de-roms/" antes de rodar o comando).

2
Jogos e Diversão / Novos emuladores para ficar de olho
« Online: 01 de MAR?O de 2015, 15:55 »
Segue alguns emuladores que merecem atenção, provavelmente serão ótimos futuramente. Interessante notar que todos eles são open source e multiplataforma.

mGBA

Novo emulador do Game Boy Advance que tem como objetivo ser mais preciso e rápido do que outros emuladores, bem como ter recursos que faltam nos outros emuladores, como suporte ao sensor de luminosidade presente em jogos como Boktai: The Sun Is in Your Hand e suporte ao gyro sensor presente no WarioWare: Twisted!. Testei um pouco, todos jogos que testei funcionaram de primeira. Sua interface gráfica em Qt é bem amigável, e dá para rodar pelo terminal (versão SDL). O desenvolvedor promete portar para o libretro.

Ele já portou para libretro, procurar no PPA stable do RetroArch.

Pacotes deb para ubuntu 14.04 e 15.04 aqui.

https://endrift.com/mgba/
https://twitter.com/mGBA_emu
https://github.com/mgba-emu/mgba


cen64

Emulador ciclo-acurado para o Nintendo 64, ou seja, seu objetivo é ser extremamente preciso assim como o bsnes, emulador de Super Nintendo. Por ser ciclo-acurado, a especificação de hardware para rodá-lo é bem alta, provavelmente você não conseguirá rodar no seu Pentium 4 ou Core 2 Duo  :P

O cen64 tenta emular inclusive o 64DD, periférico para o Nintendo 64 que permitia usar discos magnéticos ao invés de cartuchos.

http://www.cen64.com/
https://github.com/tj90241/cen64


reicast

Sucessor do NullDC, emulador de Dreamcast.

Atualmente o foco é na arquitetura ARMv7 (android, linux, iOS...), e há dynarec somente para essa plataforma e windows x86. Tentei compilar aqui (tanto para i386 como amd64), não deu muito certo, e mesmo que desse certo seria versão 32 bits (i386) sem dynarec, somente interpreter (ou seja, lento...). Os desenvolvedores pensam em criar um crownfunding para ajudar no desenvolvimento do emulador e trazer novidades como suporte à várias arquiteturas, como amd64 e emulação do Naomi (versão Arcade do dreamcast).

Edit: Está rodando bem em x86-64 :)

http://reicast.com/
https://twitter.com/reicastdc
https://github.com/reicast/reicast-emulator


Citra

Emulador para o Nintendo 3DS, está ainda numa fase muito inicial, suportando apenas alguns homebrews, dá boot em alguns jogos comerciais (mas não dá para jogar ainda) e consegue rodar alguns jogos do Virtual Console.

http://citra-emu.org/
https://github.com/citra-emu/citra

3
Sistema / Kernel 3.18 no Ubuntu 14.04 + Nvidia 340 + Bumblebee
« Online: 11 de Janeiro de 2015, 15:39 »
Instalei o kernel 3.18 (baixar desse link) e logo de cara já deu alguns problemas com o virtualbox e driver da nvidia.

Em relação ao driver da nvidia, parece que o 331 do repositório é incompatível com esse novo kernel. A solução foi atualizar o driver, de preferência para um "Long Lived Branch", ou seja, o 340 (340.65 atualmente).

Instalei o ppa do xorg-edgers:

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:xorg-edgers/ppa
sudo apt-get update

Desinstalei os pacotes da Nvidia que tinha aqui no sistema (libcuda1-331-updates, nvidia-331-updates, nvidia-opencl-icd-331-updates, nvidia-settings) e instalei/atualizei somente esses pacotes:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get purge libcuda1-331-updates nvidia-331-updates nvidia-opencl-icd-331-updates nvidia-settings
sudo apt-get install libcuda1-340 nvidia-340 nvidia-340-uvm nvidia-opencl-icd-340 nvidia-settings

E atualizei também o pacote bumblebee, já que o do PPA tem suporte aos drivers 340 e 343, e é claro, eu tenho hardware com tecnologia Optimus, que faz uso da placa onboard da Intel e da placa offboard da Nvidia (GT 740M no meu caso) - ou seja, placa gráfica híbrida, que você acha em alguns notebooks.

Para fazer o Bumblebee funcionar, segui as orientações desse site: Nvidia Optimus on Linux. Como eu já tinha feito isso com o kernel 3.14 + nvidia 331, só tive que mudar algumas coisas no arquivo /etc/bumblebee/bumblebee.conf

Após isso, eu desativei o PPA do xorg-edgers, já que ele tem vários outros pacotes para atualizar no sistema (libdrm, mesa, xorg...), e sei que a chance de quebrar o sistema é alto com essas atualizações. Você pode desativar no programa Software & Updates, via Central de Programas no menu Editar --> Fontes de Software, aba Outros Softwares.

Em relação ao virtualbox, os pelo que vi no launchpad, parece que você tem que instalar os pacotes do 14.10 para fazê-lo funcionar.


Edit: Não esqueça de instalar o pacote headers do kernel! Você tem que instalar 3 pacotes, por exemplo:
* linux-headers-3.18.2-031802-generic_3.18.2-031802.201501082011_amd64.deb
* linux-headers-3.18.2-031802_3.18.2-031802.201501082011_all.deb
* linux-image-3.18.2-031802-generic_3.18.2-031802.201501082011_amd64.deb

4
Jogos e Diversão / Supermodel - emulador do Arcade Sega Model 3
« Online: 06 de Dezembro de 2014, 17:34 »
Na página NonMAME acabei achando esse emulador de Sega Model 3 (mais informações da plataforma no artigo do sega retro ou wiki em inglês). Para quem não conhece, esse Sega Model 3 é a placa de Arcade que contém jogos como o Daytona USA 2, Sega Rally 2 e Virtua Fighter 3, jogos não tão difíceis de se achar em shoppings, daqueles que você vê 2 ou mais ligados juntos para poder competir com seu amigo :)

Para usar o Supermodel, é preciso baixar o código e compilar:

* Instale as dependências:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install subversion build-essential libsdl1.2-dev libglew-dev libgl1-mesa-dev zlib1g-dev* Baixe esse pacote zip: http://www.supermodel3.com/Files/Supermodel_0.2a_Src.zip e descompacte.
  ---> Ou baixe a versão de desenvolvimento: svn co https://model3emu.svn.sourceforge.net/svnroot/model3emu/trunk
* Entre na pasta descompactada com o comando cd:
Código: [Selecionar]
cd Supermodel_0.2a_Src/
# ou cd Downloads/Supermodel_0.2a_Src/ se estiver em Downloads
* compile:
Código: [Selecionar]
make -f Makefiles/Makefile.SDL.UNIX.GCC* copie o binário do programa da pasta bin/ para uma acima:
Código: [Selecionar]
mv bin/Supermodel .
Agora é só rodar o Supermodel com o comando:

Código: [Selecionar]
./Supermodel /pasta/da/rom/minha_rom.zip -fullscreenNota: você ainda está na pasta Supermodel_0.2a_Src/

Pois é, ele não tem uma GUI... só no terminal mesmo. Dá para contornar isso usando o Cabrio ou EmulationStation, ou qualquer outro frontend de sua preferência.

As roms são as mesmas do MAME.

Alguns jogos você precisa modificar algumas configurações do Test Menu para poder rodar o jogo, para acessá-lo aperte o botão 6 do teclado, use o 5 para ir navegando nas opções e aperte novamente o 6 para escolher ou modificar uma opção. No Daytona USA 2 por exemplo, você tem que entrar no Test Menu, ir em Game Assignments, e alterar o LINK ID de MASTER para SINGLE. Veja mais informações à respeito aqui: http://www.supermodel3.com/FAQ.html#NetworkBoardError

Para saber qual a configuração dos botões, digite rode com o parametro -print-inputs:

Código: [Selecionar]
./Supermodel -print-inputsVai aparecer uma lista geral e para cada jogo!

Estou testando aqui, o Daytona USA 2 Power Edition roda legal, já o Virtua Fighter nem tanto... tem uns artefatos estranhos na tela. A lista de compatibilidade pode ser vista aqui: http://www.supermodel3.com/About.html

Daytona USA 2 Power Edition:



Dá para rodar o emu em widescreen, só tem que saber a resolução da sua tela. No meu caso a resolução é de 1600x900, então o comando fica:

Código: [Selecionar]
Supermodel -res=1600,900 -wide-screen -fullscreen /pasta/da/rom/minha_rom.zip

Referências:
Building Supermodel on Ubuntu Linux

5
Jogos e Diversão / Instalação e configuração do EmulationStation
« Online: 01 de Dezembro de 2014, 02:27 »
EmulationStation é um frontend para emuladores, assim como o Cabrio, Wah!Cade e outros... vale a pena dar uma conferida.

Para instalar, basta adicionar o PPA dele: https://launchpad.net/~emulationstation/+archive/ubuntu/ppa

Pela linha de comando:

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:emulationstation/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install emulationstation emulationstation-theme-simple

Ao abrir você irá se deparar com ele avisando que é necessário configurar o es_system.cfg:



Vá na pasta ~/.emulationstation/ (/home/seu-usuario/.emulationstation) e abra esse arquivo, e configure pelo menos um emulador (dica: essa pasta é oculta, você precisa apertar Ctrl+H para aparecer na sua home). Exemplo:

Código: [Selecionar]
gedit ~/emulationstation/es_systems.cfg
Código: [Selecionar]
<systemList>

<system>
<name>snes</name>
<fullname>Super Nintendo Entertainment System</fullname>
<path>~/Games/Super Nintendo/roms/</path>
<extension>.smc .sfc .SMC .SFC .zip</extension>
<command>retroarch -f -L /usr/lib/libretro/bsnes_mercury_balanced_libretro.so %ROM%</command>
<platform>snes</platform>
<theme>snes</theme>
</system>

<system>
<name>gen</name>
<fullname>Mega Drive</fullname>
<path>~/Games/Mega Drive/</path>
<extension>.smd .md .zip</extension>
<command>retroarch -f -L /usr/lib/libretro/genesis_plus_gx_libretro.so %ROM%</command>
<platform>megadrive</platform>
<theme>megadrive</theme>
</system>

<system>
<name>pce</name>
<fullname>PC Engine</fullname>
<path>~/Games/PC Engine/</path>
<extension>.pce .zip</extension>
<command>retroarch -f -L /usr/lib/libretro/mednafen_supergrafx_libretro.so %ROM%</command>
<platform>pcengine</platform>
<theme>pcengine</theme>
</system>

</systemList>

* name é um identificador pequeno usado pelo sistema, para nomear pastas (você escolhe, por exemplo gen, snes, nes, gb, gba... ou pode ser o nome completo se preferir, como Mega Drive)
* fullname é opcional, seria o nome completo do video game
* path é o local onde se encontra suas roms, elas irão aparecer na interface do programa sem a necessidade de configurar uma por uma, bem prático;
* extension é a extensão dos arquivos (.zip por exemplo);
* command é o comando necessário para abrir o emulador (o programa irá substituir o %ROM% pela sua rom)
* platform é o nome da plataforma, não pode ser qualquer nome, seguir a lista desse link, em Platforms Names (exemplos: snes, megadrive, pcengine...)
* theme  usado para os temas do programa, a lista de nomes também é restrita, verificar em Recommended Theme Names do link anterior.

Abra agora o EmulationStation, ele irá pedir para configurar o controle ou teclado, segure um botão até mudar para essa tela:



Ao final ele estará com essa cara:





Você pode incluir imagens das capas e informações de cada jogo através do recurso do scraper, aperte o botão do Menu (o "Start" que você configurou), aperte o "A" na opção Scraper, "A" em Scrape Now, desça e selecione o Start:



Você vai ter que ir selecionando a capa/info mais adequados para cada jogo (é, se tiver muita rom você vai demorar bastante para terminar...).



Ao final, você terá algo desse jeito:




Referências:
Homepage do EmulationStation
Configuring EmulationStation
Página GitHub para pegar o código fonte ou reportar bugs

6
Jogos e Diversão / RetroArch - vários emuladores em um só lugar
« Online: 12 de Novembro de 2014, 03:30 »
Alguém conhece o RetroArch?

RetroArch é basicamente uma plataforma/engine que permite rodar vários emuladores, jogos e assistir filmes (!) e futuramente será capaz de fazer outras coisas. A equipe do RetroArch basicamente portou vários emuladores para a interface/API Libretro, de forma que esses emuladores ficaram independentes de plataforma (windows, linux, mac OS X, playstation, xbox, android...). Em outras palavras, você pode rodar o emulador Genesis Plus GX, programado originalmente para Nintendo Wii, em qualquer plataforma, graças ao RetroArch e a interface Libretro.

Vantagens:

- Vídeo e áudio consistente para todos emuladores
- Configure seu controle apenas uma vez (e pode ser reconhecido automaticamente)
- Configuração centralizada, já que você usa apenas um frontend
- Grande número de Cores/emuladores disponíveis


INSTALAÇÃO:

Para instalar o RetroArch e seus Cores, é necessário instalar o PPA Stable primeiro:

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:libretro/stable
sudo apt-get update

E após:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install  retroarch  libretro*

Isso aí vai instalar todos os emuladores, você pode instalar apenas alguns, por exemplo:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install  retroarch  libretro-genesisplusgx  libretro-snes9x  libretro-gambatte  libretro-nestopia  libretro-mgba

Você pode usar o Synaptic ou Central de Programas também.

Para quem estiver atualizando da versão anterior, talvez seja melhor recomeçar todas as configurações, deletando a pasta ~/.config/retroarch/.


NAVEGAÇÃO:

Você usará as setas do teclado ou direcionais do joystick para percorrer as opções do RetroArch, o botão de seleção é por padrão o X do teclado (seria o botão "A" de um joystick de super nintendo, ou o bolinha do playstation), e o de cancelar ações / retorno é o Z do teclado (seria o botão "B" do super nintendo, ou X do PlayStation).

A tecla F1 é o cara que volta ao menu do RetroArch após carregar um jogo, no caso do XMB ele retorna ao Quick Menu, onde você pode reiniciar o jogo, tirar screenshot, save states, core options e shaders.

Aperte a tecla f para fullscreen.


SCAN / SCRAPER para o PLAYLIST:

Após instalado, abra o RetroArch e vá na opção Online Updater --> Update Databases, e aperte o botão de seleção. O RetroArch fará o download do banco de dados dos jogos.



Volte e selecione a opção Add Content --> Scan Directory (é bom selecionar primeiro em Settings --> Directory --> File Browser Dir a sua pasta de ROMs, como /home/seu-usuario/Games/ROMs/ por exemplo). Escolha uma pasta que você queira fazer o scan/scraper, e selecione <Scan This Directory>. Você vai ter que fazer isso em cada pasta de ROM que você tiver aí (Mega Drive, Game Boy, Super Nintendo...). Após fazer o scan de todas as pastas, volte para o menu principal com o botão de retorno, você verá várias listas:



Esse scan não funciona ainda para roms do MAME e CD/DVDs, como Sega Saturn e Sega CD.

Ao escolher uma ROM, irá te dar a opção com qual Core/emulador abrir. Infelizmente não dá opção de escolha "global", você irá ter que selecionar um por um. Agora é possível escolher um emulador padrão para cada lista, vá em Settings Tab --> Playlists e escolha usando as setas esquerda/direita.




ABRINDO um JOGO sem o PLAYLIST:

É possível carregar seu jogo de outra maneira, selecione Load Content --> Select File and Detect Core, útil para plataformas que não tem suporte do Playlist ainda, como PlayStation ou MAME.



Ao escolher uma ROM, irá ter 2 opções, a primeira "Open Archive As Folder" irá descompactar a ROM e irá te dar opções inteligentes de emuladores de acordo com a extensão da mesma ROM (funciona para a maioria, mas não funciona com ROMs do MAME). A segunda, "Load Archive With Core", te dá uma lista grande de emus e você terá que ter uma noção de qual escolher (ver post à seguir).

Lembre-se que você precisa escolher o arquivo de extensão .cue em alguns Cores, como no Beetle/Mednafen (PC Engine CD, PC-FX, PlayStation) e Genesis Plus GX (Sega CD), caso contrário ou dá crash ou carrega o jogo sem música. Outros precisam carregar o .bin, e não o .cue, como o Yabause.


DICAS ALEATÓRIAS

Você pode deixar o RetroArch em português, em Settings --> User --> Language, vá apertando a seta direita até achar o nosso idioma ;)

Uma opção importante é Settings --> Directory --> System/BIOS Dir, você irá escolher a pasta de sistema do RetroArch onde irá ficar as suas BIOS e outros arquivos importantes para alguns emuladores.

Outra opção legal de mexer, se você tiver uma placa de vídeo offboard da Nvidia ou AMD é Shader Options --> Load Shader Preset no Quick Menu (entre em algum jogo, e volte para o menu, última opção). Os shaders são filtros para a imagem do seu jogo, usando recursos de sua placa gráfica. Tente o crt-royale ou xbr-mlv4-multipass, ficam muito bons. Se você tem somente Intel, muitos desses shaders ou não irão ficar legais ou não funcionaram e irão travar o retroarch (crt-royale por exemplo), mas ainda assim há opção para essas placas mais fracas, vá em Settings --> Video --> Video filter e escolha um dos filtros disponíveis.

O resultado final:

Genesis Plus GX com super-2xsai (não tem preset: ir em Shader Passes e alterar para 1, em Shader #0 selecione super-2xsai na pasta xsai, Filter em Nearest, Scale em 2x e selecionar "Apply Shader Changes")


MAME usando shader preset crt-royale:


Beetle/Mednafen SGX (PC Engine) com shader preset xbr-mlv4-multipass


bsnes-mercury com shader preset hq4x



Se você gosta de novidades e não liga muito para estabilidade, pode tentar usar o Nightly/Testing PPA. Ele contém a versão Git dos Cores e alguns não totalmente prontos para o PPA Stable, como o DOSBox e o Virtual Jaguar.

Há pacotes para o Ubuntu 12.04, 14.04, 15.04 e 15.10 (precise, trusty, vivid e wily respect.), bem como Linux Mint 17 e outros derivados. Há pacotes para arquitetura i386 (32 bits), amd64 (64 bits) e ARMhf (para placas como Odroid, Wandboard, BeagleBone Black, Jetson TK1 ou outras ARMv7). Pelo menos no PPA stable, todos os pacotes para ARM funcionam, testei no Odroid U3.

Se você tem uma versão antiga do RetroArch, como por exemplo do PPA do hunterk, você deverá deletar a configuração em ~/.config/retroarch/retroarch.cfg antes de instalar/atualizar o RetroArch:

Código: [Selecionar]
rm ~/.config/retroarch/retroarch.cfg

Site oficial do RetroArch
New Libretro PPA (tópico no fórum do RetroArch)

7
Café com Ubuntu / Versão 32 bits do Ubuntu com dias contados
« Online: 21 de Outubro de 2014, 22:46 »
Pra quem ainda usa a versão 32 bits do Ubuntu, pode ir se preparando:

http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTgxOTQ

https://bryanquigley.com/crazy-ideas/still-running-32-bit-ubuntu

Um desenvolvedor do Ubuntu está estudando a possibilidade do ubuntu 16.04 ser a última versão de 32 bits (válido apenas para hardware PC Intel/AMD, não conta para ARM, já que 32 bits é muito usado ainda nessa plataforma).

O segundo link é uma pesquisa apenas para quem ainda está usando a versão de 32 bits.

O artigo do phoronix tem um link de comparação entre 32 bits vs 64 bits (ubuntu 14.04) aqui.

8
Jogos e Diversão / Controle do PS3 no Ubuntu por Bluetooth ou USB
« Online: 19 de Setembro de 2014, 01:35 »
O controle do PlayStation 3 é plug and play no linux, se usado o cabo USB, ou seja, reconhece de primeira.

Mas no Ubuntu 14.04 e 14.04.1, há um bug no kernel que faz com que o controle do PlayStation 3 não seja reconhecido pela USB. A solução não é tão difícil, é só atualizar o kernel do 3.13 para o 3.14.x ou superior (use o comando uname -a para saber o kernel utilizado aí). Aqui no fórum tem tópico que dá a dica de como instalar o kernel (dica, você pode habilitar o repositório de backport e procurar na Central de Programas ou Synaptic, ou você pode baixar o kernel desse site).

---

Para quem dispõe de bluetooth no computador:

Para habilitar o bluetooth é um pouco mais complicado. Você precisa instalar o sixad, ele está disponível nesse PPA, abra um terminal (Ctrl+Alt+T) e:

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:falk-t-j/qtsixa
sudo apt-get update
sudo apt-get install sixad

Após instalado, conecte o controle no USB e no terminal:

Código: [Selecionar]
sixpair
Ou se ele não permitir, rode como sudo sixpair. Esse comando é necessário somente na primeira vez que você vai tentar conectar. Nas outras vezes, você irá seguir somente os comandos abaixo.

Desconecte do USB, e:

Código: [Selecionar]
sixad -s
Vai aparecer a seguinte mensagem:

Código: [Selecionar]
sixad-bin[4757]: started
sixad-bin[4757]: sixad started, press the PS button now

O sixad vai estar esperando a conexão com o controle. Aperte o botão PS do controle, ele vai conectar, tremer e piscar os LEDs em uma sequência de vai e vem, indicando a conexão.

Interessante notar que o sixad vai tomar conta do seu adaptador bluetooth, e você não irá conseguir parear nada além do controle do PS3.

Para desconectar, aperte lá na janela do terminal Ctrl+C (o controle vai vibrar e apagar os LEDs, indicando a desconexão), aperte Enter, e digite o comando:

Código: [Selecionar]
sixad -r
Esse comando retorna o estado inicial do bluetooth do seu computador, e você poderá parear com outros eletrônicos.


Referências:

QtSixA/sixad Manual
Dualshock 3 controller on Ubuntu 14.04
Página oficial do aplicativo

9
Café com Ubuntu / Kernel linux 3.16
« Online: 18 de Setembro de 2014, 17:58 »
Alguém usando o kernel 3.16? O que estão achando?

Vou instalar aqui, até agora estou usando o 3.14 no xubuntu 14.04.

10
Dicas e Truques / Eliminando screen tearing no Xubuntu 14.04
« Online: 27 de Agosto de 2014, 22:01 »
Estava tendo um problema com screen tearing no Xubuntu 14.04, estava percebendo no Firefox ao rolar a página e em emuladores. A tela basicamente fica rasgada, como se uma parte da tela não se encaixa-se na outra... bem, difícil explicar, talvez com essas imagens seja mais fácil entender:





Se prestar atenção nas marcações em vermelho, uma parte da tela esta deslocada em relação à outra. As imagens estão escuras pois eu tive que diminuir o tempo de exposição da câmera para pegar o tearing.

Perguntando ao pessoal do #xubuntu (IRC, use o xchat), me indicaram instalar o compton, que é um window compositor. O compositor padrão do xfce ocasiona esse tearing. Procurei um pouco à respeito, e achei esse site com um tutorial em inglês.

Para instalar e habilitá-lo:

- Desabilite o compositor padrão, conforme a imagem do link (clique no menu do xubuntu --> botão de "Todas Configurações", do lado do Cadeado e do Desligar --> Ajustes do Gerenciador de Janelas --> aba Compositor --> desmarque o "Habilitar composição de tela" para desativá-lo)

- Instale o compton (pode ser pela Central de Programas ou Synaptic):

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install compton
- Crie o arquivo ~/.config/compton.conf, abra pelo terminal, mais fácil,

Código: [Selecionar]
mousepad ~/.config/compton.conf
e copie o texto abaixo, salvando no final:

Código: [Selecionar]
#################################
#
# Backend
#
#################################

# Backend to use: "xrender" or "glx".
# GLX backend is typically much faster but depends on a sane driver.
backend = "glx";

#################################
#
# GLX backend
#
#################################

glx-no-stencil = true;

# GLX backend: Copy unmodified regions from front buffer instead of redrawing them all.
# My tests with nvidia-drivers show a 10% decrease in performance when the whole screen is modified,
# but a 20% increase when only 1/4 is.
# My tests on nouveau show terrible slowdown.
# Useful with --glx-swap-method, as well.
glx-copy-from-front = false;

# GLX backend: Use MESA_copy_sub_buffer to do partial screen update.
# My tests on nouveau shows a 200% performance boost when only 1/4 of the screen is updated.
# May break VSync and is not available on some drivers.
# Overrides --glx-copy-from-front.
# glx-use-copysubbuffermesa = true;

# GLX backend: Avoid rebinding pixmap on window damage.
# Probably could improve performance on rapid window content changes, but is known to break things on some drivers (LLVMpipe).
# Recommended if it works.
# glx-no-rebind-pixmap = true;


# GLX backend: GLX buffer swap method we assume.
# Could be undefined (0), copy (1), exchange (2), 3-6, or buffer-age (-1).
# undefined is the slowest and the safest, and the default value.
# copy is fastest, but may fail on some drivers,
# 2-6 are gradually slower but safer (6 is still faster than 0).
# Usually, double buffer means 2, triple buffer means 3.
# buffer-age means auto-detect using GLX_EXT_buffer_age, supported by some drivers.
# Useless with --glx-use-copysubbuffermesa.
# Partially breaks --resize-damage.
# Defaults to undefined.
glx-swap-method = "undefined";

#################################
#
# Shadows
#
#################################

# Enabled client-side shadows on windows.
shadow = true;
# Don't draw shadows on DND windows.
no-dnd-shadow = true;
# Avoid drawing shadows on dock/panel windows.
no-dock-shadow = true;
# Zero the part of the shadow's mask behind the window. Fix some weirdness with ARGB windows.
clear-shadow = true;
# The blur radius for shadows. (default 12)
shadow-radius = 5;
# The left offset for shadows. (default -15)
shadow-offset-x = -5;
# The top offset for shadows. (default -15)
shadow-offset-y = -5;
# The translucency for shadows. (default .75)
shadow-opacity = 0.5;

# Set if you want different colour shadows
# shadow-red = 0.0;
# shadow-green = 0.0;
# shadow-blue = 0.0;

# The shadow exclude options are helpful if you have shadows enabled. Due to the way compton draws its shadows, certain applications will have visual glitches
# (most applications are fine, only apps that do weird things with xshapes or argb are affected).
# This list includes all the affected apps I found in my testing. The "! name~=''" part excludes shadows on any "Unknown" windows, this prevents a visual glitch with the XFWM alt tab switcher.
shadow-exclude = [
    "! name~=''",
    "name = 'Notification'",
    "name = 'Plank'",
    "name = 'Docky'",
    "name = 'Kupfer'",
    "name = 'xfce4-notifyd'",
    "name *= 'VLC'",
    "name *= 'compton'",
    "name *= 'Chromium'",
    "name *= 'Chrome'",
    "name *= 'Firefox'",
    "class_g = 'Conky'",
    "class_g = 'Kupfer'",
    "class_g = 'Synapse'",
    "class_g ?= 'Notify-osd'",
    "class_g ?= 'Cairo-dock'",
    "class_g ?= 'Xfce4-notifyd'",
    "class_g ?= 'Xfce4-power-manager'"
];
# Avoid drawing shadow on all shaped windows (see also: --detect-rounded-corners)
shadow-ignore-shaped = false;

#################################
#
# Opacity
#
#################################

menu-opacity = 1;
inactive-opacity = 1;
active-opacity = 1;
frame-opacity = 1;
inactive-opacity-override = false;
alpha-step = 0.06;

# Dim inactive windows. (0.0 - 1.0)
# inactive-dim = 0.2;
# Do not let dimness adjust based on window opacity.
# inactive-dim-fixed = true;
# Blur background of transparent windows. Bad performance with X Render backend. GLX backend is preferred.
# blur-background = true;
# Blur background of opaque windows with transparent frames as well.
# blur-background-frame = true;
# Do not let blur radius adjust based on window opacity.
blur-background-fixed = false;
blur-background-exclude = [
    "window_type = 'dock'",
    "window_type = 'desktop'"
];

#################################
#
# Fading
#
#################################

# Fade windows during opacity changes.
fading = true;
# The time between steps in a fade in milliseconds. (default 10).
fade-delta = 4;
# Opacity change between steps while fading in. (default 0.028).
fade-in-step = 0.03;
# Opacity change between steps while fading out. (default 0.03).
fade-out-step = 0.03;
# Fade windows in/out when opening/closing
# no-fading-openclose = true;

# Specify a list of conditions of windows that should not be faded.
fade-exclude = [ ];

#################################
#
# Other
#
#################################

# Try to detect WM windows and mark them as active.
mark-wmwin-focused = true;
# Mark all non-WM but override-redirect windows active (e.g. menus).
mark-ovredir-focused = true;
# Use EWMH _NET_WM_ACTIVE_WINDOW to determine which window is focused instead of using FocusIn/Out events.
# Usually more reliable but depends on a EWMH-compliant WM.
use-ewmh-active-win = true;
# Detect rounded corners and treat them as rectangular when --shadow-ignore-shaped is on.
detect-rounded-corners = true;

# Detect _NET_WM_OPACITY on client windows, useful for window managers not passing _NET_WM_OPACITY of client windows to frame windows.
# This prevents opacity being ignored for some apps.
# For example without this enabled my xfce4-notifyd is 100% opacity no matter what.
detect-client-opacity = true;

# Specify refresh rate of the screen.
# If not specified or 0, compton will try detecting this with X RandR extension.
refresh-rate = 0;

# Set VSync method. VSync methods currently available:
# none: No VSync
# drm: VSync with DRM_IOCTL_WAIT_VBLANK. May only work on some drivers.
# opengl: Try to VSync with SGI_video_sync OpenGL extension. Only work on some drivers.
# opengl-oml: Try to VSync with OML_sync_control OpenGL extension. Only work on some drivers.
# opengl-swc: Try to VSync with SGI_swap_control OpenGL extension. Only work on some drivers. Works only with GLX backend. Known to be most effective on many drivers. Does not actually control paint timing, only buffer swap is affected, so it doesn’t have the effect of --sw-opti unlike other methods. Experimental.
# opengl-mswc: Try to VSync with MESA_swap_control OpenGL extension. Basically the same as opengl-swc above, except the extension we use.
# (Note some VSync methods may not be enabled at compile time.)
vsync = "opengl-swc";

# Enable DBE painting mode, intended to use with VSync to (hopefully) eliminate tearing.
# Reported to have no effect, though.
dbe = false;
# Painting on X Composite overlay window. Recommended.
paint-on-overlay = true;

# Limit compton to repaint at most once every 1 / refresh_rate second to boost performance.
# This should not be used with --vsync drm/opengl/opengl-oml as they essentially does --sw-opti's job already,
# unless you wish to specify a lower refresh rate than the actual value.
sw-opti = false;

# Unredirect all windows if a full-screen opaque window is detected, to maximize performance for full-screen windows, like games.
# Known to cause flickering when redirecting/unredirecting windows.
# paint-on-overlay may make the flickering less obvious.
unredir-if-possible = true;

# Specify a list of conditions of windows that should always be considered focused.
focus-exclude = [ ];

# Use WM_TRANSIENT_FOR to group windows, and consider windows in the same group focused at the same time.
detect-transient = true;
# Use WM_CLIENT_LEADER to group windows, and consider windows in the same group focused at the same time.
# WM_TRANSIENT_FOR has higher priority if --detect-transient is enabled, too.
detect-client-leader = true;

#################################
#
# Window type settings
#
#################################

wintypes:
{
    tooltip =
    {
        # fade: Fade the particular type of windows.
        fade = true;
        # shadow: Give those windows shadow
        shadow = false;
        # opacity: Default opacity for the type of windows.
        opacity = 0.85;
        # focus: Whether to always consider windows of this type focused.
        focus = true;
    };
};


- Inicie o Compton: aperte Alt+F2 e digite compton, e aperte Enter. Pronto, você já estará usando o novo compositor!

- Agora só precisa fazer com que ele inicie logo quando você loga no sistema. Lá nas Configurações, clique em "Sessão e Inicialização" --> aba "Início automático de aplicativo", clique em Adicionar e digite o seguinte nos respectivos campos:

Código: [Selecionar]
Nome: Compton
Descrição: Compositor para o X11
Comando: compton

E clique em OK.

O link do tutorial tem várias imagens, dá para ir se guiando por lá.

As imagens aqui melhoraram 100%. E ficou com umas transições legais no Alt+Tab :D


Fontes:

How to switch to Compton for beautiful tear free compositing in XFCE
E canal IRC #xubuntu

Obs: Tem essa outra configuração do compton.conf. É a oficial que será usada no 14.10 (não que o compton será o compositor padrão).

11
Alguém aí está tendo problema com o firefox? Aqui ele está chegando à usar 270% da CPU em determinadas ocasiões, como nesse link. Esse site dispara alguma coisa no firefox, e ele começa a usar recurso feito um louco.

Segue o report no Launchpad:

High usage of CPU in Firefox

12
Jogos e Diversão / Higan - Emulador de Super Nintendo (SNES) e outros
« Online: 09 de Junho de 2014, 14:02 »
Me deparei com esse Higan, é um emulador de Super Nintendo (SNES), Nintendinho (NES), Game Boy, Gameboy Color, Game Boy Advance e Super Game Boy. Ele é o sucessor do BSNES.

Um dos objetivos dele é emular com precisão o snes, então ele acaba exigindo um pouco mais do seu hardware (se quer emulador leve, tente o Snes9X). Dizem que ele consegue emular todos os jogos do super nintendo :o

Ele está disponível no repositório do ubuntu, pelo menos na versão 14.04, só procurar por higan na Central de Programas. Se tentar instalar o bsnes, será instalado o higan no lugar, o bsnes se tornou só um pacote "fake". E parece que está atualizado no ubuntu, está na versão 0.94-2.

Instalação rápida pelo terminal:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install higan
Após instalado, você pode escolher o modo em que ele vai atuar: balanced, accuracy, performance. O modo accuracy emula com perfeição o hardware do video game, o performance tem alguns truques para acelerar o processamento (ideal se você tem um hardware fraco), ficando mais rápida a emulação porém menos acurada, e por último o balanced, que tenta manter um equilíbrio entre os dois, essa é o que vem como padrão. Para escolher os modos:

Código: [Selecionar]
sudo update-alternatives --config higan
Escolha 1 para accuracy, 2 para balanced, 3 para performance, ou ainda 0 para o padrão, que é o balanced (após apertar o número, aperte Enter!)


Só para ter uma ideia, Mega Man X3, sem usar filtros, meu core i7-4700HQ, 2.4 GHz, quad core, chega fácil nos 80 °C  no modo accuracy!!! Fica entre 76 à 80 °C. Sem rodar o emulador, a temperatura atualmente fica em torno de 55 °C.

No balanced fica em torno de 65 à 68 °C. No performance, fica em torno de 64 °C.

Para efeito de comparação, o Snes9X fica próximo dos 62 °C.

---

Você precisa ter uma placa de vídeo com suporte ao OpenGL 3.2, eu fui tentar usar a Intel onboard e acusou que não tinha OpenGL 3.2 disponível, daí é só ir no menu Settings -> Configuration, na aba Advance, e trocar Video de OpenGL para SDL. Essa deve ser a situação da maioria, que só tem a placa de vídeo onboard da Intel.

Como eu tenho placa da Nvidia e tecnologia Optimus, deixei usando o OpenGL mesmo, e alterei o menu do Higan para iniciar com o primusrun do Bumblebee (primusrun higan, tente esse comando no terminal, isso para quem tem tecnologia Optimus no notebook, ou seja, Nvidia + onboard da Intel). "Ahh, mas eu não sei o que é bumblebee, eu só instalaei o driver da nvidia lá nos Drivers Adicionais do ubuntu...", bom, ignore o que falei anteriormente, só tente abrir o Higan :)

Se você tem só a placa da Nvidia (um desktop por exemplo, ou notebooks de gamers), tem que ter os drivers da nvidia instalados (não sei se o nouveau dá suporte ao OpenGL 3.2...)

Placa da AMD/ATI? Não sei, não tenho uma :)... mas provavelmente se os drivers estivem instalados, vai funcionar de primeira. E se não tiver driver instalado, não esquente a cabeça e use a opção SDL.

Talvez seja boa opção trocar nessa mesma aba o Audio de Alsa para PulseAudio.

---

Esse emulador trata as suas roms de um jeito um pouco diferente, então atenção. Ele lembra um pouco o jeitão do Mame, pelo fato de ser exigente à qualidade da rom, se tiver faltando alguma rom no jogo, ele vai acusar (mario kart por exemplo, precisa do dsp1b.rom).

Basicamente, ao invés de você ter uma pasta para roms, outra para saves, e etc... você terá uma pasta exclusiva do higan, e dentro dessa pasta terá uma pasta para o Nintendinho (Famicom), Snes (Super Famicom), Game Boy, Game Boy Color, e Game Boy Advance. Dentro de cada uma dessas pastas, terá as pastas de cada jogo que você for importando, e dentro de cada pasta dos jogos você terá a rom e mais alguns arquivos. Então pelo que deu para ver, você não tem muito "poder" de organizar as pastas de roms, ele importa e mantém a organização dele.

Veja as imagens desse link para ter uma ideia: http://byuu.org/higan/features/game-library/

Antes de tentar rodar algum jogo, desconsidere a janela "Game Library" que abriu junto do emulaodor, vá para a janela principal e no menu Settings -> Configuration..., aba Advance, você pode configurar o local onde o Higan irá salvar as roms dele, eu escolhi algo do tipo /home/sergio/Games/Super Nintendo/higan/. Você pode usar o padrão dele, que é /home/seu-usuário/Emulation/, mas eu tenho a minha própria organização para emuladores e roms. No meu caso, dentro da pasta higan, eu perco o controle e a organização é ele que faz, como falei antes.

Resumo dos dois últimos parágrafos: não dá para compartilhar a mesma pasta de roms entre o Snes9X e Higan por exemplo. Você importa o jogo, não compartilha. Se você tem 100 MB de roms, terá mais 100 MB com o Higan.

Logo quando você abre o Higan, abre uma janela "Game Library", você pode importar os jogos diretamente (um à um) pela aba Import, em Import Game. Testei um pouco, funcionou de primeira para Snes, Game Boy e Color. Para o Advance precisa da bios!

---

Para alguns jogos, como mencionado, é necessário roms adicionais para que funcionem:

Código: [Selecionar]
dsp1.rom
dsp1b.rom
dsp2.rom
dsp3.rom
dsp4.rom
st010.rom
st011.rom
st018.rom
cx4.rom

O Higan/Bsnes tenta emular com tanta perfeição o hardware, que ele emula até o DSP contido em alguns cartuchos, esse DSP é basicamente um microcontrolador dedicado à certa tarefa, e essas roms eram a memória interna desses microcontroladores (estes por sua vez são processadores dotados de periféricos, como RAM, conversores digital-analógico, portas seriais e etc...).

Por motivos legais e regras do fórum, não posso postar links para downloads :(, google é seu amigo ;)

Pegando o Super Mario Kart como exemplo, você precisa abrir o arquivo que vem zipado e incluir o  dsp1b.rom, e compactar novamente (ou seja, lá dentro do arquivo zipado ficará no mínimo um arquivo .sfc e o dsp1b.rom). Depois disso, abra o Higan e importe o jogo, não irá mais ter aviso de rom faltando.

---

O legal desse emulador é que ele está disponível no retroarch, então se você instalar esse retroarch no ubuntu ou em um celular com android, vai conseguir acessar o core (núcleo) do Higan.


Mais informações:

http://byuu.org/

http://byuu.org/higan/ (página do projeto)

higan v094 released (fórum)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Higan_%28bsnes%29, e aqui em inglês.

https://code.google.com/p/higan/

https://gitorious.org/bsnes

13
Aplicativos / Suporte do H.264 no Firefox - Ubuntu 14.04
« Online: 20 de Maio de 2014, 21:46 »
Fui descobrir isso por estar tendo problemas de alto uso de processamento em vídeos que usam html5 do youtube. Meu processador chega à 120% ou mais quando escolho usar o HTML5 no lugar do Flash, a temperatura aqui passa dos 80ºC fácil. Daí vasculhando na web, descobri que não o único: https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=970308.

A Mozilla incluiu suporte ao H.264, muito usado em vídeos que usam html5 no youtube e outros sites, através do gstreamer0.10-ffmpeg, isso já faz um tempo. Provavelmente o problema que tenho está nele, ou dentro do código do firefox que conversa com esse pacote.

Daí fui testar no ubuntu 14.04, e para minha surpresa o processador parou de esquentar tanto, o uso da CPU foi bem menor nos vídeos do youtube. Quando entrei no youtube.com/html5, me deparei com o H.264 desabilitado. A resposta para isso se deve ao pacote gstreamer0.10-ffmpeg não estar mais presente no Ubuntu 14.04. No lugar dele, o gstreamer1.0-libav que vem no repositório deveria substituir, já que o libav é um fork do ffmpeg.

Você pode instalar o gstreamer0.10-ffmpeg por meio de um PPA, se um programa seu reclamar da falta deste pacote (como o Arista):

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:mc3man/trusty-media
sudo apt-get update
sudo apt-get install gstreamer0.10-ffmpeg
Obs: Tirei a dica daqui

Eu testei aqui, funcionou, voltei a poder ver a maioria dos vídeos do youtube, mas... com o mesmo problema da CPU esquentar muito. Então fica a dica, quem não for usar Flash e usar HTML5 no lugar prepara o cooler :)

Outra solução para o Firefox é esperar sair a versão 30, parece que foi implementado o suporte ao GStreamer 1.0 e libav para decodificar o H.264: https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=806917. Mas essa versão só sai em Junho...

Edit: Só para agregar, tem uma análise aqui mostrando a história do ffmpeg e do libav, prós e contras de cada um, e as "tretas" por trás. Talvez seja melhor ideia usar o ffmpeg no futuro, isso se criarem um gstreamer1.x-ffmpeg, pelo que parece o GStreamer dá preferência pelo libav. Basicamente, o ffmpeg acaba pegando todas as modificações do libav e incorporando no próprio código, então parece que ele tem mais recurso.

Edit2: Mais: http://askubuntu.com/questions/432542/is-ffmpeg-missing-from-the-official-repositories-in-14-04

14
Café com Ubuntu / Ubuntu AIO Project
« Online: 20 de Maio de 2014, 14:41 »
Achei bem interessante, o projeto Ubuntu AIO visa disponibilizar todos os "sabores" do Ubuntu em uma única ISO. Na ISO do 14.04 vem o Ubuntu, Kubuntu, Ubuntu Gnome ( os três 64 bits), Xubuntu e Lubuntu (esses dois 32 bits). Há outra ISO, com os 5 sistemas em 32 bits.

O porém é que não dá para usar o pen drive para isso, já que o arquivo é maior que 4 GB. Tem que gravar em um DVD.

http://ubuntuaio.wordpress.com/about-us/

Downloads: http://ubuntuaio.wordpress.com/downloads/

15
Café com Ubuntu / Site de hospedagem de imagens
« Online: 02 de Maio de 2014, 11:25 »
Alguém aí conhece um bom site de hospedagem de imagens?

Fui usar o imageshack hoje, e parece que agora é pago. Dá para usar o Trial deles, mas é 1 mês apenas. Provavelmente perderei todas imagens lá, e usava muito aqui no fórum, então várias postagens minhas ficarão sem imagem...

Conheço o zimagez, gosto dele, apesar de ter um bug ou outro.

Páginas: [1] 2 3 4