Autor Tópico: Vmware Workstation configuração Bridge  (Lida 16551 vezes)

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Vmware Workstation configuração Bridge
« Online: 30 de Outubro de 2011, 14:17 »
Olá galera, td bem?
Estou com dificuldades em configurar minha máquina virtual VMWare Workstation com uma rede Bridge, segue a descrição do que devo fazer:

Possuo uma máquina virtual Debian lenny chamada gateway configurada da seguinte forma, /etc/network/interfaces:
Código: [Selecionar]
auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet dhcp

auto eth0:1
iface eth0:1 inet static
    address 10.128.3.1
    netmask 255.255.255.0
    network 10.128.3.0
    gateway 127.0.0.1

Possuo outra máquina virtual Debian lenny chamada web configurada da seguinte forma, /etc/network/interfaces:
Código: [Selecionar]
auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet static
    address 10.128.3.2
    netmask 255.255.255.0
    network 10.128.3.0
    gateway 10.128.3.1

Eu preciso fazer a minha máquina web conversar com a máquina gateway por meio de uma bridge, mas não sei oq está errado que não consigo nem pingar elas.
Quando tento subir a interface virtual eth0:1, ocorre o seguinte erro:
Código: [Selecionar]
siocaddrt: No such process
Failed to bring up eth0:1
Ubuntu 18.04

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Vmware Workstation configuração Bridge
« Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2011, 18:33 »
Olá groove,

Vc só precisa de uma interface bridge se essas estações precisarem ser acessadas a partir de outro computador. Se vc só precisa que essas máquinas conversem entre si e com o hospedeiro, pode usar uma rede "host only".

Outra coisa, você descreveu as máquinas virtuais, mas se você pretende usar a interface bridge, ela tem que estar associada com uma interface ativa do hospedeiro. Pois bem, quem é o hospedeiro? Quais são as interfaces de rede dele?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Re: Vmware Workstation configuração Bridge
« Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2011, 19:01 »
Citar
Vc só precisa de uma interface bridge se essas estações precisarem ser acessadas a partir de outro computador. Se vc só precisa que essas máquinas conversem entre si e com o hospedeiro, pode usar uma rede "host only".
O gateway deverá conversar com o hospedeiro, para que possa sair para internet. Pelo que me foi passado, o "host only" permte que as máquinas virtuais conversem somente com o hospedeiro e não com as outras máquinas virtuais.

Citar
Outra coisa, você descreveu as máquinas virtuais, mas se você pretende usar a interface bridge, ela tem que estar associada com uma interface ativa do hospedeiro. Pois bem, quem é o hospedeiro? Quais são as interfaces de rede dele?
Ai que está o problema, o gateway está configurado como NAT na interface eth0, pois precisa se comunicar com o hospedeiro. Vou ter que deixar tudo configurado como bridge então?
O hospedeiro é um Ubuntu, possui somente uma interface de rede física eth0 e as interfaces virtuais criadas pelo VMWare.
Ubuntu 18.04

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Vmware Workstation configuração Bridge
« Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2011, 19:25 »
Não é necessário interface bridge pra que as VMs acessem a internet. Vc só precisa de bridge se a internet precisar falar com as VMs. Por exemplo, se vc for colocar uma página web numa delas, e quiser que alguém na internet acesse essa página.

Citar
Pelo que me foi passado, o "host only" permte que as máquinas virtuais conversem somente com o hospedeiro e não com as outras máquinas virtuais.
O modo "host-only" permite comunicação entre todas as VMs ativas no mesmo hospedeiro, mas não para fora do hospedeiro. É como se houvesse um switch dentro do seu hospedeiro, ligando todas as máquinas virtuais.

O modo NAT faz a mesma coisa, mas além disso, permite que os pacotes nessa rede saiam para a rede externa, fazendo NAT entre os endereços internos e externos. Também permite que os pacotes que saíram voltem, graças aos mapeamentos feitos pelo NAT.

Citar
Ai que está o problema, o gateway está configurado como NAT na interface eth0, pois precisa se comunicar com o hospedeiro.
Olha só, como eu já disse... a rede Host-Only fala normalmente com o hospedeiro. Você só precisa de NAT se precisar ir à internet, o a alguma máquina fora do hospedeiro.

Citar
Vou ter que deixar tudo configurado como bridge então?
Não. A forma mais simples pra você é fazer uso do fato de que essa máquina é virtual. Ou seja, você não precisa da interface secundária --- basta adicionar uma segunda placa de rede virtual ao gateway, e associá-lo à rede host-only. Assim vc não precisará mexer na interface que está simulando a saída pra internet.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Re: Vmware Workstation configuração Bridge
« Resposta #4 Online: 01 de Novembro de 2011, 10:29 »
Acho que entendi, se configurar como "host-only" as máquinas virtuais vão até o hospedeiro e conversam entre si, nada além disso. Ficou confuso somente o NAT e bridge, pois parece que fazem a mesma coisa: as máquinas virtuais saem tanto para internet quanto recebem da internet por meio do hospedeiro. Qual a diferença?

Citar
Citar
Vou ter que deixar tudo configurado como bridge então?
Não. A forma mais simples pra você é fazer uso do fato de que essa máquina é virtual. Ou seja, você não precisa da interface secundária --- basta adicionar uma segunda placa de rede virtual ao gateway, e associá-lo à rede host-only. Assim vc não precisará mexer na interface que está simulando a saída pra internet.

A interface secundária que vc diz seria o : eth0:0? Em vez disso tenho que criar outra interface de rede, uma eth1, isso? E configurar a eth1 como host-only?
Ubuntu 18.04

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Vmware Workstation configuração Bridge
« Resposta #5 Online: 01 de Novembro de 2011, 13:30 »
Citar
Acho que entendi, se configurar como "host-only" as máquinas virtuais vão até o hospedeiro e conversam entre si, nada além disso. Ficou confuso somente o NAT e bridge, pois parece que fazem a mesma coisa: as máquinas virtuais saem tanto para internet quanto recebem da internet por meio do hospedeiro. Qual a diferença?
A conexão NAT é mais parecida com o Host-Only. Em ambas, é como se houvesse um switch dentro do hospedeiro. A diferença entre a conexão NAT e a Host-Only é que no NAT, o hospedeiro pega os pacotes indo para a internet e envia para a internet; quando ele faz isso, cria um mapeamento de NAT, mudando o endereço de origem do pacote (por isso o NAT).
Quando a resposta volta, o hospedeiro olha os mapeamentos existentes; se houver um que corresponda ao pacote, o endereço é destrocado e encaminhado de volta pra estação. Do contrário, é descartado.
Esse é o mesmo comportamento de uma estação comum fazendo compartilhamento de internet, ou de um roteador doméstico.

Citar
Em vez disso tenho que criar outra interface de rede, uma eth1, isso? E configurar a eth1 como host-only?
Sim, crie uma conexão de rede nova pro gateway, na configuração do VMware Workstation, e configure como host-only. Ela deve ser reconhecida como eth1.
Depois configure a rede da máquina "Web" como host-only, e elas vão se comunicar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Re: Vmware Workstation configuração Bridge
« Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2011, 15:47 »
A configuração da máquina gateway ficaria assim entao:
Código: [Selecionar]
auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet dhcp

auto eth1
iface eth1 inet static
    address 10.128.3.1
    netmask 255.255.255.0
    network 10.128.3.0
    gateway 127.0.0.1
No caso como esta máquina gateway vai conversar com o hospedeiro, ela ficará configurada como NAT. O gateway do interfaces ali vai ficar 127.0.0.1 mesmo?
Ubuntu 18.04

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Vmware Workstation configuração Bridge
« Resposta #7 Online: 01 de Novembro de 2011, 16:20 »
O hospedeiro é ubuntu, certo? Então ele vai ter uma interface vmnet1 e outra vmnet8, uma delas é a rede NAT, a outra é a Host-Only (desculpe, mas eu nunca consigo decorar qual das duas é qual).

Você pode se comunicar com as máquinas dentro da rede host-only, a partir do hospedeiro, usando essa interface vmnet1 (ou vmnet8), basta colocar ela na mesma faixa de rede que vc está usando dentro das VMs.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Re: Vmware Workstation configuração Bridge
« Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2011, 20:47 »
Acontece que não posso ter a mesma rede entre as máquinas virtuais, vou utilizar redes diferentes. Consegui fazer as máquinas conversarem, o problema é que agora minha máquina web não consegue sair pra internet, na verdade acho que vou ter que configurar a rota até o gateway da interface eth0 na mão né?
Meu problema é exatamente igual este http://www.vivaolinux.com.br/topico/Conhecimento-Livre/Criar-um-servidor-gateway
Seria isso mesmo?
Ubuntu 18.04

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Vmware Workstation configuração Bridge
« Resposta #9 Online: 03 de Novembro de 2011, 00:21 »
Citar
Acontece que não posso ter a mesma rede entre as máquinas virtuais, vou utilizar redes diferentes.
Essa é a idéia.
Citar
agora minha máquina web não consegue sair pra internet
Lembrou de ativar o repasse de pacotes na máquina gateway? Eu sou danado pra esquecer disso...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Re: Vmware Workstation configuração Bridge
« Resposta #10 Online: 03 de Novembro de 2011, 09:24 »
Tem como fazer isso no vmware? Pensei que tivesse que criar aquelas regras iptables igual o tópico que eu postei.

Outra dúvida, minha máquina gateway está configurada assim:
Código: [Selecionar]
auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet dhcp

auto eth0:0
iface eth0:0 inet static
    address 10.128.3.1
    netmask 255.255.255.0
    network 10.128.3.0
    gateway 127.0.0.1
Tive que alterar novamente para interfaces virtuais, pois é um requisito.
Mas esse gateway não está certo né? Qual seria o gateway da interface eth0:0?  Ele mesmo 10.128.3.1?
O pacote chega no 10.128.3.1 e não sabe mais pra onde ir, não é?
Ubuntu 18.04

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Vmware Workstation configuração Bridge
« Resposta #11 Online: 03 de Novembro de 2011, 10:32 »
Citar
pois é um requisito.
Como assim requisito? Você está tentando fazer o quê?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Re: Vmware Workstation configuração Bridge
« Resposta #12 Online: 03 de Novembro de 2011, 11:36 »
Um trabalho de faculdade, preciso criar diversas máquinas virtuais, em redes diferentes, que serão instalados diversos serviços como: servidor web, servidor ftp, servidor dns, etc.
E para o gateway, foi imposto que devo ter somente um adaptador físico eth0, e a partir dele criar quantas interfaces virtuais forem necessárias para conectar as diversas redes.
Ubuntu 18.04

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Vmware Workstation configuração Bridge
« Resposta #13 Online: 03 de Novembro de 2011, 16:01 »
Nesse caso não tem fuga, você vai ter que fazer isso funcionar com uma rede só. :-\

Até onde eu sei, não fará grandes diferenças você usar NAT ou bridge. O problema mesmo é a ativação da rede adicional, que o  Ubuntu parece estar rebarbando.

Sugiro então que vc retire essa parte problemática do arquivo /etc/network/interfaces, e use o comando abaixo pra criar o ip adicional que você precisa pra fazer sua topologia funcionar.

ip addr add 10.128.3.1/24 dev eth0

Você confirma o funcionamento do comando assim:

ip addr

Depois de instalado o endereço, a máquina gateway já deve responder a pings da máquina web.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Re: Vmware Workstation configuração Bridge
« Resposta #14 Online: 04 de Novembro de 2011, 00:17 »
O trabalho exige que sejam usadas redes diferentes para cada servidor.
Como faço pra redes distintas conversarem? Tenho que criar rotas na mão? iptables? O que?

Preciso do seguinte ambiente:
« Última modificação: 04 de Novembro de 2011, 00:19 por groove »
Ubuntu 18.04