Autor Tópico: [Novo problema]problema a instalar o mercury, ajuda please!  (Lida 5106 vezes)

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
[Novo problema]problema a instalar o mercury, ajuda please!
« Online: 16 de MAR?O de 2007, 17:31 »
Boas.

é assim, eu tentei keria instalar o mercury messenger, mas não sei como. eu experimentei fazer sudo apt-get install mercury, e ele realmente instalou, mas o problema é k da instalação não resultou NADA, primeiro n tem link na area de trabalho, depois tentei escrever na consola por mercury e nada, e por fim, andei pelo site do programa e conclui k devia haver uma pasta chamada /urs/share, mas não foi criada nenhuma. um colega meu diz k simplesmente foi ao 'adicionar/remover probgramas' e instalou, mas eu não encontro, aki no meu edgy, nenhum mercury, pelo menos pela peskisa não!

brigado.
« Última modificação: 16 de MAR?O de 2007, 21:42 por unrater »

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: problema a instalar o mercury
« Resposta #1 Online: 16 de MAR?O de 2007, 17:40 »
Posso te dar uma dica de Messenger ou você quer o Mercury apenas ??

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: problema a instalar o mercury
« Resposta #2 Online: 16 de MAR?O de 2007, 17:58 »
eu ouvi dizer MUITO bem acerca do mercury. mas eu neste momento tou a usar o amsn...
mas exist algum melhor? tou sempre disposto a novas aventuras. mas gostava de experimentar este, alguem sabe como pôr a dar? ou onde estou eu a errar?

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: problema a instalar o mercury
« Resposta #3 Online: 16 de MAR?O de 2007, 18:21 »
   unrater, dando uma procurada por Mercury no Synaptic, eu também não achei o Mercury Messenger, mas achei o Mercury linguagem de programação, será que não foi isso que tu acabou instalando?! De qualquer forma, dando uma pesquisada achei no Guia Ubuntu PT (http://www.guiaubuntupt.org/) um guia de instalação do Mercury, confere aí: http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Mercury_Messenger. Espero que seja de ajuda!

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: problema a instalar o mercury
« Resposta #4 Online: 16 de MAR?O de 2007, 18:29 »
hmm, pois, realmente é deve ter sido isso, agora n sei, pois já desinstalei, mas deve ser bem provavel k tenha sacado a ling de programação. entao, continuando, eu já vi um colega meu com a versão 1.9 beta no ubuntu dele, mas não estou a ver aki, no site k m deu, k direcionou para a homepage do mercury, o link para a versao 1.9...
alguem sabe?

desde já MUITO obrigado glaubergoncalves

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: problema a instalar o mercury
« Resposta #5 Online: 16 de MAR?O de 2007, 19:34 »
já está minimamente resolvido. fui ao forum do mercury, e registei-me e vi k tinha lá as ditas versões beta.
neste momento tou a instalar... a ver vamos

brigadão pessoal!

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Novo problema
« Resposta #6 Online: 16 de MAR?O de 2007, 21:41 »
Pessoal, instalei, mas agora tenho um problema, é k isto fica só com a janela e n tem nada lá dentro, como podem ver:

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: [Novo problema]problema a instalar o mercury, ajuda please!
« Resposta #7 Online: 16 de MAR?O de 2007, 23:31 »
   Daí unrater! Desculpa a demora na minha resposta, até vi o post que tu colocou da primeira vez lá antes, mas como tava atrasado pra ir pra faculdade não pude responder naquele momento. Mas vi que tu fez progressos, legal que achou a versão que queria!

   Bom, por ser um beta, talvez essa versão que tu instalou ainda não tenha a mesma estabilidade da versão 1.8 que já é final, isso pode ser a causa do problema... mas pra saber isso só instalando a 1.8 e vendo como ela fica, daí acho que já pode tirar algumas conclusões...

   Outra coisa importante é que pra rodar o Mercury tu precisa ter o ambiente java instalado (como demonstrado aqui: http://www.guiadohardware.net/comunidade/erro-mercury/309230/), me corrige se eu estiver errado! Se esse for o caso e tu não tiver java, é só dar uma chegada no Adicionar/remover Aplicações e instalar os pacotes Sun Java 5.0 Plugin e Sun Java 5.0 Runtime, se tiver alguma dúvida sobre esse processo faz uma pesquisa aqui no fórum, certamente tem muita informação sobre essa instalação por aqui. Os pacotes são meio grandões e dependendo da tua velociade de conexão talvez isso demore um pouco.

   Bom, por enquanto acho que é tudo que posso te dizer, espero que alguma dessa dicas funcione pra ti! ;)
« Última modificação: 16 de MAR?O de 2007, 23:40 por glaubergoncalves »

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: [Novo problema]problema a instalar o mercury, ajuda please!
« Resposta #8 Online: 17 de MAR?O de 2007, 09:00 »
realmente eu eskecime de instalar o sun java 5.0 plugin. pensei k era só o runtime.
agora k está instalado, houve uma diferença, apareceu akela janela, ao arrancar, k normalmente se chama "about..." k é informações acerca do programa, mas o problema é k continua assim.. :(

e axo k vou fazer como disse, instalar a versão 1.8, mas tenho um problema, n sei como desinstalar o mercury... ele foi instalado de um pacote .deb

desd já mt obrigado.

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: [Novo problema]problema a instalar o mercury, ajuda please!
« Resposta #9 Online: 17 de MAR?O de 2007, 10:16 »
   Desinstalar um pacote .deb é bem fácil, pode fazer isso via Synaptic mesmo, na seção Status/Instalado (local ou obsoleto), provavelemte o Mercury vai estar listado, daí é só clicar em cima dele com o botão direito e marcar Marcar para remoção completa, o que apagará inclusive os arquivos de configuração, e depois em Aplicar, ali em cima na barra de ferramentas.

   Posso te dar uma sugestão? Antes de partir pra instalação do 1.8, tenta baixar e instalar o 1.9 novamente, só pra ver o que acontece se tu instalar esse pacote depois de ja ter o Java Plugin instalado. Se não der certo daí acho que o negócio e tentar o 1.8 mesmo...

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: [Novo problema]problema a instalar o mercury, ajuda please!
« Resposta #10 Online: 17 de MAR?O de 2007, 10:45 »
ok, brigado, vou fazer isso agora mesmo

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: [Novo problema]problema a instalar o mercury, ajuda please!
« Resposta #11 Online: 17 de MAR?O de 2007, 10:49 »
continua com o mesmo problema, vou sacar o 1.8 e logo se vê s tambem tem o mesmo problema

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: [Novo problema]problema a instalar o mercury, ajuda please!
« Resposta #12 Online: 17 de MAR?O de 2007, 10:50 »
   Certo... dei uma conferida nos tópicos relacionados com teu problema listados aí embaixo, e acabei encontrando esse: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=13300.0. Talvez seguir esses passos também ajude!

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: [Novo problema]problema a instalar o mercury, ajuda please!
« Resposta #13 Online: 17 de MAR?O de 2007, 18:33 »
já sei kal é o problema!
é incompatibilidades com o beryl!!!
vi num forum, e depois desliguei o beryl e já dá!!!
lá no forum dizem para fazer
[removing libtray.so and export AWT_TOOLKIT=MToolkit before running mercury]

mas n deu nada!!! tambem dizem para actualizar o java, mas eu tenho o java 5.0, esse não é o ultimo? já agora, também dizem para correr o netbeans, e depois fica a dar, mas eu não faço a minima ideia d o k seja o netbeans...

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: [Novo problema]problema a instalar o mercury, ajuda please!
« Resposta #14 Online: 17 de MAR?O de 2007, 22:06 »
   Parece que já existe sim uma versão 6 do Java, dá uma conferida na página dos caras (inglês): http://java.sun.com/, confere em Popular Downloads. Mas acho que o fato de ela não estar nos repositórios oficiais do Ubuntu significa que possivelmente ainda não está 100% para o nosso sistema... pelo menos aqui tenho usado a versão 5 sem problemas, se bem que nunca tentei instalar o Mercury, de repente teria os mesmos problemas que tu se tentasse estando com o Java 5. Por acaso tem um link pra esse tal de Netbeans lá também, mas também não faço idéia do que seja esse programa...

   Cara, acabaram minhas idéias, não sei mais o que posso fazer pra te ajudar. Se realmente ainda estiver afim de instalar o Mercury, acho que o negócio é sentar cabeça em pesquisa, tentar as dicas que já te passaram, ou esperar pela resposta de alguém mais que possa te ajudar à partir daqui. Espero que de alguma forma tu consiga resolver essa!