Autor Tópico: Voltando para 10.10 no desktop: problemas com placa wireless  (Lida 1679 vezes)

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Voltando para 10.10 no desktop: problemas com placa wireless
« Online: 04 de Novembro de 2011, 16:51 »
Amigos,

Quando comecei a usar o Ubuntu, há uns 3 anos atrás, eu tinha problemas com a placa wireless do meu desktop. Quando iniciava, ele tentava conectar e, depois de algum tempo, pedia a senha da rede novamente. Lá pela 3a. ou 4a. tentativa, ele conectava.

O tempo passou, instalei a 9.04, a 9.10 e, finalmente, a 10.04LTS. Em todas elas, o problema deixou de ocorrer e a rede entrava de primeira.

Agora, resolvi instalar o 11.10 (tentei o Ubuntu e o Kubuntu) e o problema antigo voltou. Não é problema do roteador nem do access point (os dois da D-Link) pois todos os 3 notebooks e netbooks aqui de casa se conectam à rede numa boa, inclusive no 11.10. Portanto, o problema é só com a placa D-Link DWA-510 do meu desktop.

Já pesquisei aqui no fórum, fiz algumas coisas que foram sugeridas (tipo mudar o canal do access point) mas não adiantou.

Tentei então com o 10.10 que eu tinha e ele passou a conectar-se sem problemas. Como não tenho mais propensão para escovar bits nem para ficar testando comandos que desconheço, vou deixar o 10.10 instalado no desktop e aguardar tempos melhores (nos notes/netbooks vai ficar o 11.10 mesmo). Quem sabe a 12.04LTS resolve esse problema? (Ou até lá já troquei de desktop ou de placa...).

Um abraço.

Editando em 06/11:
testei com uma versão do 11.04 e o wireless funcionou de primeira. Portanto, o problema é só com o 11.10 mesmo.
« Última modificação: 06 de Novembro de 2011, 07:37 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Voltando para 10.10 no desktop: problemas com placa wireless
« Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2011, 17:36 »
Amigos,

Quando comecei a usar o Ubuntu, há uns 3 anos atrás, eu tinha problemas com a placa wireless do meu desktop. Quando iniciava, ele tentava conectar e, depois de algum tempo, pedia a senha da rede novamente. Lá pela 3a. ou 4a. tentativa, ele conectava.

O tempo passou, instalei a 9.04, a 9.10 e, finalmente, a 10.04LTS. Em todas elas, o problema deixou de ocorrer e a rede entrava de primeira.

Agora, resolvi instalar o 11.10 (tentei o Ubuntu e o Kubuntu) e o problema antigo voltou. Não é problema do roteador nem do access point (os dois da D-Link) pois todos os 3 notebooks e netbooks aqui de casa se conectam à rede numa boa, inclusive no 11.10. Portanto, o problema é só com a placa D-Link DWA-510 do meu desktop.

Já pesquisei aqui no fórum, fiz algumas coisas que foram sugeridas (tipo mudar o canal do access point) mas não adiantou.

Tentei então com o 10.10 que eu tinha e ele passou a conectar-se sem problemas. Como não tenho mais propensão para escovar bits nem para ficar testando comandos que desconheço, vou deixar o 10.10 instalado no desktop e aguardar tempos melhores (nos notes/netbooks vai ficar o 11.10 mesmo). Quem sabe a 12.04LTS resolve esse problema? (Ou até lá já troquei de desktop ou de placa...).

Um abraço.

É colega, sempre pesquiso sobre o hardware no Ubuntu antes de comprar e aconselho a todos fazer o mesmo.
Usuário Linux- 449417

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Voltando para 10.10 no desktop: problemas com placa wireless
« Resposta #2 Online: 04 de Novembro de 2011, 21:15 »
É colega, sempre pesquiso sobre o hardware no Ubuntu antes de comprar e aconselho a todos fazer o mesmo.

Amigo,

A questão é que a placa é a mesma desde o 9.04 ou 9.10 e vinha funcionando sem problemas por todas as versões até a 10.10. Não instalei a 11.04 e fui para a 11.10. Aí, voltou a haver os problemas que eu tinha há tempos e que pensei terem sido resolvidos. Alguma coisa mudou no SO.

Agora mesmo estou te escrevendo este post na 10.10, que entrou de primeira. Só na 11.10 (repito: não testei a 11.04) é que o problema apareceu. Dei uma olhada e em ambas o driver é o mesmo: rt61pci.

Então, acho que foi alguma alteração no próprio Ubuntu 11.10 que fez com que um problema antigo voltasse.

Um abraço e obrigado.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Brodovisk

  • Visitante
Re: Voltando para 10.10 no desktop: problemas com placa wireless
« Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2011, 22:01 »
Bom ,eu parei de usar o ubuntu um tempo , foi nessa fase que você citou RamonB ,da 9.04 para frente , pelo que me recordo essa dela desconectar era o dhcp que tentava fazer a conexão e derrubava o que tinha pela frente, aí tipo como você usava outro tipo derrubava , aconteceu muitas vezes comigo , o problema era resolvido desinstalando o dhcp do ubuntu , como fiquei meio por fora não sei se foi feito update p/ consertar isso  , não sei como você se conecta aí , mais vai uma idéia, tenta conectar via modo texto , porque quando ela cair vai retornar o erro ,aí aparencendo facilita bastante....Ou procure nos logs , tente achar de uma dessas formas , porque eu nunca usei essa placa e só uso com cabo de lan , odeio wifi , wireless , dá perca de sinal de qualquer forma mesmo que seja minima já me dói....rs , lembro porque configurei um modem de 50mb de conexão e subia de 10 a 30 kb/s ligado direto no cabo , como eu estava encostado do lado na mesma sala em um apto de 60 m não poderia cair...foi qnd deixei de confiar nisso...rs..10kb/s para mim que uso 1mb hoje faz falta e mto!rs
Espero que identifique o probrema, boa sorte!

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Voltando para 10.10 no desktop: problemas com placa wireless
« Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2011, 14:08 »
Brodovisk, valeu pela resposta mas já instalei o 10.10, que funciona sem problemas. Na hora que eu tiver um tempo (é... aposentado também tem problema de agenda! *rs*), eu vou entrar via Live CD e fazer os testes que você sugeriu (principalmente o do dhcp).

Mais uma vez, obrigado.

(Ah, e eu uso wireless porque aqui onde instalei o meu desktop não dá para passar cabo -- numa reforma que fiz, o cara teve a capacidade de "morder" o duto e interrompê-lo. Como eu não quero -- e minha mulher muito menos -- passar um cabo por canaleta aparente, não tenho outra saída. Até o telefone tem que ser sem fio!)
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Voltando para 10.10 no desktop: problemas com placa wireless
« Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2011, 07:36 »
Atualizando: testei com uma versão do 11.04 e o wireless funcionou de primeira. Portanto, o problema é com o 11.10 mesmo.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Brodovisk

  • Visitante
Re: Voltando para 10.10 no desktop: problemas com placa wireless
« Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2011, 10:27 »
Se roda melhor no 11.04 é melhor ficar nele , desde que ainda oferecem suporte e é funcional , essas versões novas são mais legais , só que até aperfeiçoarem para funcionar em todos os tipos de placa dá um pouco de trabalho e leva tempo , apesar que cada vez que atualizam mais o sistema fica livre de ameaças porém os bugs ocorrem , o negócio mesmo é não inserir dados pessoais no pc (cartão de crédito), pois pc nenhum está 100% livre de ameaças ,mesmo que seja de linux ou windows sempre tem um espertinho que dá um jeitinho , creio que usando wireless a brecha seja maior.
Esse pc que uso creio que será o ultimo que gasto , eu não vou ficar gastando dinheiro em pc mais não , vou usar até aonde der , quando não der mais eu vou diminuindo cada vez mais até aonde ir....rs
Uma hora vou estar usando fluxbox ainda fica vendo...rs..