Autor Tópico: Problemas com xorg e consumo da cpu  (Lida 2455 vezes)

Offline Sergio Nogueira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Problemas com xorg e consumo da cpu
« Online: 15 de Janeiro de 2010, 21:47 »
Bom, eu dei uma olhada por aí, e não achei nada parecido

É o seguinte, sou meio novato ainda, eu fui atualizar o ubuntu para a versão 9.10, só que durante a atualização o pc ttravou feio e tive que reiniciar, só que não entrava mais no ubuntu, aí dei um recovery durante o boot, aí entrou, só que então eu descobri depois que tinha perdido o dual boot,entrei no startup manager e mexi em algumas configurações fazendo voltar o dual boot, achei que estava td resolvido.

Um detalhe, estou com o 9.10, mas no boot mostra como sendo 9.04 o kernel.

Ai.............agora estou com um prpoblema ferrado, cada vez que tento abrir o kompozer para editar minha página o pc fica lentissimo, quando fui ver o consumo de cpu ele fica em torno de 97% com o kompozer aberto, não adianta reinstalar ele, e de qualquer forma não estava assim antes.

Enfim, está uma saga.

o xorg conf. que parece não ter no 9.10 no meu está lá na pasta, eé o seguinte

# xorg.conf (X.Org X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the xorg.conf manual page.
# (Type "man xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# Note that some configuration settings that could be done previously
# in this file, now are automatically configured by the server and settings
# here are ignored.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
#   sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Section "Device"
   Identifier   "Configured Video Device"
EndSection

Section "Monitor"
   Identifier   "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
   Identifier   "Default Screen"
   Monitor      "Configured Monitor"
   Device      "Configured Video Device"
EndSection


qualquer ajuda é bem vinda, pq eu estou com um 3g e não consigo baixar o iso do 9.10, e nem queria reisntalar td do 0, ele estava tão redondinho....


Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Problemas com xorg e consumo da cpu
« Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2010, 23:41 »
Parece ser problema com o video, qual o video do seu pc?

Offline Sergio Nogueira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Problemas com xorg e consumo da cpu
« Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2010, 01:07 »
eu nao sei como ver isto rsrsrsrs

apesar de usar o ubuntu a mais de ano nem sei como achar estas informações

me passa o modo por favor

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Problemas com xorg e consumo da cpu
« Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2010, 10:07 »
copia e cola no terminal, depois coloca aqui o resultado?

Código: [Selecionar]
lspaci

Offline Sergio Nogueira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Problemas com xorg e consumo da cpu
« Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2010, 11:20 »
rs
apanhei até descobrir que o comando é lspci

aqui está o resultado

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile 915GM/PM/GMS/910GML Express Processor to DRAM Controller (rev 04)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 915GM/GMS/910GML Express Graphics Controller (rev 04)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile 915GM/GMS/910GML Express Graphics Controller (rev 04)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) PCI Express Port 1 (rev 04)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #1 (rev 04)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #2 (rev 04)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #3 (rev 04)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #4 (rev 04)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB2 EHCI Controller (rev 04)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev d4)
00:1e.2 Multimedia audio controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) AC'97 Audio Controller (rev 04)
00:1e.3 Modem: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) AC'97 Modem Controller (rev 04)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801FBM (ICH6M) LPC Interface Bridge (rev 04)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) IDE Controller (rev 04)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) SMBus Controller (rev 04)
06:05.0 Network controller: Intel Corporation PRO/Wireless 2200BG [Calexico2] Network Connection (rev 05)
06:06.0 CardBus bridge: Texas Instruments PCIxx21/x515 Cardbus Controller
06:06.2 FireWire (IEEE 1394): Texas Instruments OHCI Compliant IEEE 1394 Host Controller
06:06.3 Mass storage controller: Texas Instruments PCIxx21 Integrated FlashMedia Controller
06:06.4 SD Host controller: Texas Instruments PCI6411/6421/6611/6621/7411/7421/7611/7621 Secure Digital Controller
06:07.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Problemas com xorg e consumo da cpu
« Resposta #5 Online: 17 de Janeiro de 2010, 11:42 »
Olá,

Faz o seguinte. Tenta mover xorg.conf, já que uma vez que o 9.10 não tem esse arquivo, ele pode tá passando informações erradas para a inicialização. Tipo, executa no terminal o seguinte:
"mv /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf.old"

Depois disso encerre a sua sessão e pressione "Ctrl+Alt+F1", faça o login no modo texto e execute:
"sudo /etc/init.d/gdm stop"
e em seguida:
"sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg-video-intel"
Depois que tudo for concluído, reinicie o computador. Na sessão tipo terminal, você pode fazer isso pressionando "Ctrl+Alt+Del".

Boa sorte!
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline Sergio Nogueira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Problemas com xorg e consumo da cpu
« Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2010, 09:20 »
Ednso

Obrigado pela dica, eu estava fora estes dias e por isso demorei a responder.

eu acabei tomando uma decisão mais radical

como td se iniciou da atualização que eu tinha feito e que  pc tinha travado no meio resolvi recomeçar td do 0

Valeu pela ajuda