Autor Tópico: modem usb e226 huawei claro no linux ubuntu  (Lida 6195 vezes)

Offline adrianoasg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
modem usb e226 huawei claro no linux ubuntu
« Online: 20 de MAR?O de 2009, 11:20 »
Tentei tudo q vi na net e nada funcionou. Ele recinhece o modem instala conecta mas não abre nada. alguem sabe o melhor metod de fazer a internet funcionar? Liguei na claro e eles disseram q não funciona no linux. É a primeira vez q uso linux. tambem não estou conseguindo instalar o driver da placa de video ati 3850, baixei consegui executar mas não instala acho q tem q estar como super usuario, alguem sabe como ficar super usuario sem ser no console? E no console eu não sei q comando dá e em que pasta deixo o isntlador para instalar e onde deve instalar.

Alguem pode me ajudar?

Offline Manoboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 412
    • Ver perfil
Re: modem usb e226 huawei claro no linux ubuntu
« Resposta #1 Online: 20 de MAR?O de 2009, 12:04 »
Uso esse mesmo modelo de modem no meu Ubuntu e funciona normalmente.
Se o modem esta conectando mas não esta navegando, experimente trocar os DNS.

Offline adrianoasg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: modem usb e226 huawei claro no linux ubuntu
« Resposta #2 Online: 20 de MAR?O de 2009, 12:52 »
tentei mas não sei se fiz certo, porque não consegui. v c sabe aonde acho um tutorial que funcione e explica passo a passo?

Offline Carlos Ivan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 173
  • Jesus te ama!
    • Ver perfil
Re: modem usb e226 huawei claro no linux ubuntu
« Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2009, 12:00 »
Caro Adrianoasg,

O modem 3g E226 funciona perfeitamente no Ubuntu.

para ser superusuário, digita no terminal: sudo passwd root e coloque a senha pedida. Pronto, pode acessar como su.

Voce precisa editar o arquivo: /etc/ppp/options, e adicionar na penúltima linha o seguinte: ipcp-max-failure 30....Após salve a alteração e pode navegar à vontade.

Para acessar o arquivo, clica nas teclas ALT+F2, vai abrir uma caixa de diálogo e lá digite: gksu gedit /etc/ppp/options....Será solicitado a senha, após digitá-la faça a alteração acima.

Se der certo, post para a galera.

Até mais!
« Última modificação: 01 de Abril de 2009, 12:06 por Carlos Ivan »
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.

Offline esmanhotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: modem usb e226 huawei claro no linux ubuntu
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2009, 20:43 »
...
Voce precisa editar o arquivo: /etc/ppp/options, e adicionar na penúltima linha o seguinte: ipcp-max-failure 30....Após salve a alteração e pode navegar à vontade.

Para acessar o arquivo, clica nas teclas ALT+F2, vai abrir uma caixa de diálogo e lá digite: gksu gedit /etc/ppp/options....Será solicitado a senha, após digitá-la faça a alteração acima.
...

Carlos, essa dica funciona também na versão 9.0.4 ?? Estou começando a estudar para migrar do RUIMdows para o ubuntu, mas essa dúvida é fundamental para mim.
Esmanhotto
Ubuntu User # 27595
Linux User # 490867

Offline bryan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: modem usb e226 huawei claro no linux ubuntu
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2009, 21:11 »
olá depois que voçê conectar na internet altere o DNS de preferencia aos conhecidos dns da velox, edite o arquivo /etc/resolv.conf
e um abraço navega tranquilo.



flw.....

Offline gwarah

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: modem usb e226 huawei claro no linux ubuntu
« Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2009, 15:01 »
Olá a todos,

o modem huawei 220 funciona perfeitamente no ubuntu nas versões mais recentes. Na versão 9.04 basta conectar e informar a operadora (OI no meu caso) que ele reconhece. O que aconteceu comigo foi que ele não estava conectando de primeira qd instalei o sistema. Depois de algumas tentativas, percebi que a hora do sistema estava diferente da hora certa. Ao acertar, a conexão funcionou legal (isso deve ser algum procedimento de controle de fraudes adotado pela operadora).

No meu caso que uso windows e ubuntu na mesma máquina fiz uns testes de velocidade para um mesmo site, no windows a velocidade máxima foi de 80-90 kbps e no ubuntu chegou a 150 kbps.

Não vou dizer também que tudo no ubuntu é as mil maravilhas. Eu mesmo tive uma dificuldade de configurar minha placa capturadora de vídeo. Mesmo assim ainda acho que o ubuntu continua sendo uma boa opção para o colega que quer se livrar da M$$. Eu também estou nesse dilema. Acho que o ideal por enquanto é ficar com as duas opções na máquina se possível.

Voltando ao modem: Se a versão do ubuntu for 8.04, existe um procedimento que vi de uns colegas daqui que podem te ajudar. Dá uma olhada em:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,42142.0.html

Ele é para huawei 220. Não garanto que funcione, mas vale a pena tentar.

Espero ter colaborado. Boa sorte  ;)
"Cantar a beleza de ser um eterno aprendiz" (Gonzaguinha)

Offline gwarah

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: modem usb e226 huawei claro no linux ubuntu
« Resposta #7 Online: 12 de Maio de 2009, 15:09 »
Tentei tudo q vi na net e nada funcionou. Ele recinhece o modem instala conecta mas não abre nada. alguem sabe o melhor metod de fazer a internet funcionar? Liguei na claro e eles disseram q não funciona no linux. É a primeira vez q uso linux. tambem não estou conseguindo instalar o driver da placa de video ati 3850, baixei consegui executar mas não instala acho q tem q estar como super usuario, alguem sabe como ficar super usuario sem ser no console? E no console eu não sei q comando dá e em que pasta deixo o isntlador para instalar e onde deve instalar.

Alguem pode me ajudar?

Acho que é melhor instalar o driver da placa na console mesmo. Tenta rodar o comando:

sudo <comando de instalação da placa>

Ele vai pedir a tua senha (não a do administrador) e aí deve funcionar.

Lembrando que é bom antes ler o readme (ou algo similar) que normalmente vêm com estes programas que orientam a instalação.

Boa sorte colega.
"Cantar a beleza de ser um eterno aprendiz" (Gonzaguinha)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: modem usb e226 huawei claro no linux ubuntu
« Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2009, 23:28 »
Comigo está acontecendo uma coisa curiosa no Ubuntu 9.04.
Uso esse modem e226 desde janeiro e no começo tive dificuldades para configurá-lo. o que resolveu realmente foi alterar os DNS. Hoje, estou migrando da Claro para Oi e alterando o DNS também funciona.

DNS Claro: 200.169.116.23,200.169.116.22
DNS Oi: 200.223.0.83,200.223.0.84

A coisa curiosa é que em algumas vezes o modem não desconecta quando solicitado. E, ao desligar o PC, o desligamento trava em mais ou menos 70%. Isso é mais comum quando a conexão está lenta. Tanto na claro quanto na OI tive esse problema. Em algumas vezes, travou com o PC ligado e tive que reiniciar pelo botão, já que o teclado ficou inoperante (apesar do mouse responder)

Por curiosidade, gostaria de saber se alguém também teve esse problema.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: modem usb e226 huawei claro no linux ubuntu
« Resposta #9 Online: 13 de Dezembro de 2009, 17:28 »
Comigo já travou também ao desligar. Uso Jaunty+e226+Claro num note HP Pavilion ze2000.
Mais de uma vez travou e só pelo botão mesmo. Estranho!
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)