Autor Tópico: Instalação da GeForce 420M no Ubuntu 10.10  (Lida 3959 vezes)

Offline duslira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Instalação da GeForce 420M no Ubuntu 10.10
« Online: 23 de MAR?O de 2011, 11:10 »
Olá a todos.

Antes de criar esse tópico, eu passei três dias lendo outros, e tentando resolver meus problemas, sem sucesso.

Eu comprei um DELL XPS LX401 com uma Nvidia GeForce 420M e, como padrão da DELL, ele veio com Windows.
Agora estou tentando instalar o Ubuntu 10.10 nele. A instalação ocorre bem, o modo gráfico inicia corretamente, só que quando eu instalo o driver da Nvidia, o sistema só entra no modo texto. Lendo, descobri que quando o excluo o arquivo "/etc/X11/xorg.conf" ele volta a carregar o modo gráfico, mas não consigo ter acesso ao nvidia settings, e nem habilitar os efeitos visuais do sistema.
Já tentei instalar usando o driver do site da Nvidia, e também usando PPA e nada funcionou, sempre preciso excluir o arquivo "xorg.conf" para conseguir entrar no modo gráfico, e o problema persiste.

Como todas respostas em fórum que achei eram de certa forma "antigas", resolvi criar esse tópico, para ver se alguém teve uma solução para esse problema.

Agradeço desde já a atenção de todos!

Vida longa e próspera.

Offline fabiorumor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 244
    • Ver perfil
Re: Instalação da GeForce 420M no Ubuntu 10.10
« Resposta #1 Online: 23 de MAR?O de 2011, 14:39 »
Olá não consegues instalar o controlador prioritario, em  Sistema>Administração> drivers adicionais?
Abraço.

Offline titiocaju

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Instalação da GeForce 420M no Ubuntu 10.10
« Resposta #2 Online: 23 de MAR?O de 2011, 15:24 »
Esse seu erro é praticamente o meu com GeForce 310M. Não conseguimos ativar a aceleração 3D e ativar os efeitos. Mesmo com o driver instalado.

Offline fabiorumor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 244
    • Ver perfil
Re: Instalação da GeForce 420M no Ubuntu 10.10
« Resposta #3 Online: 23 de MAR?O de 2011, 15:39 »
Antes de reiniciares, como root, abre uma consola como e digitas nvidia-settings, e depois em outra, também como root  nvidia-xconfig.

Depois reinicias

Offline Jovan.Aksenow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Instalação da GeForce 420M no Ubuntu 10.10
« Resposta #4 Online: 26 de MAR?O de 2011, 21:26 »
Boa noite tambémm possuo este mesmo aparelho e o mesmo problema, dando uma lida pro ae li que aparentemente quando se ativa o driver da Nvidia ele tenta usar o driver no chipset de video integrado do processador(obviamente não dá certo).
estava pensando que se consegui-se desabilitar o video integrado, ou então fazer com q o dito fique "invissivel" ao sistema ou então direcionar a inicialização direto para o dedicado será que não resolveria o problema?
sou iniciante no Linux, posso estar falando uma besteira IMENSA.

fabiorumor, testei o que voce citou e aqui deu um erro, vou tentar novamente instalar o driver de video e seguir o que voce falou.


se alguem souber como contornar(mesmo que seja gambiarra no sistema mas que funcione), agradeço de imediato galera!
« Última modificação: 26 de MAR?O de 2011, 21:30 por Jovan.Aksenow »
Ninguem é incapaz de aprender ou de mudar só ter paciencia...
um dia teremos maior aceitação ao linux!