Autor Tópico: Como trocar grub de mbr e recuperar boot da mbr do ruindows  (Lida 7381 vezes)

Offline GDInfo-Ubuntu 7.04

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Como trocar grub de mbr e recuperar boot da mbr do ruindows
« Online: 01 de Julho de 2008, 12:22 »
galera desculpe mas eu procurei e não achei...
se houver algum tuto sobre isso perdoe-me mas não o encontrei

seguinte...
eu tenho dois hd's na minha maquina
um sata 250 e um ide 80
instalei vista e xp no sata em dual dando boot pelo sata
dai instalei o ubuntu no de ide só que ele gravou o grub no sata e não no ide que é master
bem
gostaria de resolver
1º recuperar a mbr do sata voltando a usar o dual boot do ruindows (xp e vista)
2º colocar o boot do ubuntu no ide pra e fazer rolar o dual do ubuntu e ruindows

tem como fazer isso sem formatar meus 3 sistemas
 ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???

Offline Legolas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como trocar grub de mbr e recuperar boot da mbr do ruindows
« Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2008, 18:45 »
Ele gravou no SATA,pois ele era o principal (hd0).Você não está mais conseguindo acessar o xp e o vista?
Perseverar sempre desistir jamais!!
Movido pela curiosidade!!

Kurumin 7.0 kernel 2.6.24.7-omnislash4
[Ubuntu 8.04 kernel2.6.24.7-omnislash4.5] [XPSP2]

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Como trocar grub de mbr e recuperar boot da mbr do ruindows
« Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2008, 08:44 »
Também não entendi.

Com o grub, ele deixa você escolher Windows bootloader ou Ubuntu.

Mas, se por acaso você quer usar o bootloader do VISTA e ter que escolher quando você acessa o grub, (tipo, ativer na bios qual vai ser o HD primário) faz o seguinte:

Durante a instalação do ubuntu, no último passo, se você clicar em avançado, ele pergunta aonde você quer instalar o GRUB.
Coloca num disquete, dai, quando você quiser acessar o UBUNTU, é só dar o boot pelo disquete e tudo beleza!
(acho que é isso que você está perguntando, se não, não entendi mesmo a sua dúvida)

Para recuperar a MBR, insira o disco de instalação do XP, vá no modo de recuperação e digite "fixmbr"
Como você tem dual XP/VISTA, acho que você deve fazer o mesmo com o cd do VISTA (faça esse passo por último ou somente ele, o boot do XP não reconhece o VISTA mas o contrário acontece)
« Última modificação: 02 de Julho de 2008, 08:46 por bred81 »
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline GDInfo-Ubuntu 7.04

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Como trocar grub de mbr e recuperar boot da mbr do ruindows
« Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2008, 11:43 »
pow galera brigado pela ajuda mais é o sguinte

o ubuntu dá sim a opção de iniciar o dual do ruindows e tá funcionando os tres em perfeito estado

só que eu usava o 7.04 com boot no ide e o dual do ruindows dando boot sozinho no sata sendo que o ubuntu tbm dava opção de caregar o dual do ruindows....

a situação é que eu não prestei atenção na hora em que o ubuntu alistou as unidades pois até agora todos os sistemas listaram o ide como sendo master e o sata slave tanto que pra instalar o ruindows sem bug de boot eu tive que desativar o ide... o linux o mesmo, o ide sempre foi master... mas nessa instalação aconteceu isso o 8.04 que antes reconhecera o ide com master, reconheceu ele como slave e eu não prestei atenção...

o que eu quero é

recuperar o boot do vista com o xp na mbr do sata... só os ruindows dando boot lá...

e gravar o grub do ubuntu 8.04 na mbr do ide, ele dando boot nos tres sistemas...

entenderam me ajuda ai... como?

1º me deem o comando pra gravar o grub com ubuntu já instalado na mbr do ide...

2º recuperar o dual boot do ruindows na mbr do sata, se não for possivel eu formato o vista pois ele está praticamente zerado sem problemas isso fará com que automaticamente o mbr seja gravada...

então prioridade é o 1º opção,:

  Qual o comando pra gravar o grub em outra mbr depois de instalado????

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Como trocar grub de mbr e recuperar boot da mbr do ruindows
« Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2008, 17:32 »
pow galera brigado pela ajuda mais é o sguinte

o ubuntu dá sim a opção de iniciar o dual do ruindows e tá funcionando os tres em perfeito estado

só que eu usava o 7.04 com boot no ide e o dual do ruindows dando boot sozinho no sata sendo que o ubuntu tbm dava opção de caregar o dual do ruindows....

a situação é que eu não prestei atenção na hora em que o ubuntu alistou as unidades pois até agora todos os sistemas listaram o ide como sendo master e o sata slave tanto que pra instalar o ruindows sem bug de boot eu tive que desativar o ide... o linux o mesmo, o ide sempre foi master... mas nessa instalação aconteceu isso o 8.04 que antes reconhecera o ide com master, reconheceu ele como slave e eu não prestei atenção...

o que eu quero é

recuperar o boot do vista com o xp na mbr do sata... só os ruindows dando boot lá...

e gravar o grub do ubuntu 8.04 na mbr do ide, ele dando boot nos tres sistemas...

entenderam me ajuda ai... como?

1º me deem o comando pra gravar o grub com ubuntu já instalado na mbr do ide...

2º recuperar o dual boot do ruindows na mbr do sata, se não for possivel eu formato o vista pois ele está praticamente zerado sem problemas isso fará com que automaticamente o mbr seja gravada...

então prioridade é o 1º opção,:

  Qual o comando pra gravar o grub em outra mbr depois de instalado????

Uma pesquisa rápida me levou para os seguintes tópicos:
Mil e uma maneiras de recuperar o GRUB
GRUB no Ubuntu

No caso do MBR, no google é só procurar por boot VISTA x UBUNTU.
Tenho um site aqui que me ajudou muito, ele ensina a instalar XP - Ubuntu, VISTA - Ubuntu, XP - VISTA e o contrário também.
ACHADO NO GOOGLE (infelizmente está em inglês, qualquer coisa, pai google traduz ou avisa que eu coloco as partes importantes...)

Espero ter ajudado em alguma coisa!
=)
« Última modificação: 02 de Julho de 2008, 17:38 por bred81 »
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...