Autor Tópico: criar icones de atalhos na barra lateral (resolvido)  (Lida 10578 vezes)

Offline hatsurei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
criar icones de atalhos na barra lateral (resolvido)
« Online: 18 de Julho de 2012, 16:52 »
Olá,
Estou usando o Ubuntu 12.04.
Baixei o eclipse e queria criar um atalho dele na barra lateral, como faço?
o eclipse está na /home/hatsurei/eclipse/eclipse

« Última modificação: 19 de Julho de 2012, 14:48 por hatsurei »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: criar icones de atalhos na barra lateral
« Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2012, 21:36 »
Vc baixou o eclipse? Tem algum motivo em especial em não utilizar a versão disponível na Central de Programas?

Falo isso pq todos programas instalados pela central de programas acabam aparecendo no lançador do Unity, ao final da instalação.
« Última modificação: 18 de Julho de 2012, 21:43 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline hatsurei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: criar icones de atalhos na barra lateral
« Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2012, 22:00 »
Eu já tenho a versao que baixei do site toda configurada, que uso em outras distros.
Mas independente disso quero saber como faço para adicionar icones na barra lateral.
Ao abrir o eclipse posso clicar em bloquear para ele permanecer na barra, mas isso nao funciona, pois
ele nao consegue abrir o aplicativo depois.
Quero saber em qual diretorio fica esses icones que estao na barra, sera que é como o gnome
que sao arquivos.desktop?

obs. Sergio estou vendo que vc é novo no forum, so uma dica, vamos tentar ser mais praticos
nas respostas. se estou usando uma versao que nao esta na central de programas é pq tenho
um motivo para isso. Eu nao me daria o trabalho de postar no forum se nao fosse dessa forma.
Fica a dica!
« Última modificação: 18 de Julho de 2012, 22:03 por hatsurei »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: criar icones de atalhos na barra lateral
« Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2012, 22:08 »
Vish cara, aí complicou rsrs

Faz o seguinte: parece q vc é usuário + avançado, então crie um atalho do eclipse, exatamente do arquivo que executável dele, seja um binário ou um script. Daí copia esse atalho em /usr/local/bin/ , abra o dash do Unity, digite eclipse e veja se o programa aparece como aplicativo disponível (veja se ele está na lente de aplicativos), clique e veja se abre. Provavelmente ele ficará sem ícone (tanto no dash como no lançador), então copie o ícone do eclipse (o melhor que vc tiver, de preferência se for .svg) em /usr/share/pixmaps. Após tudo isso, veja se vc consegue fixar o eclipse no lançador.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: criar icones de atalhos na barra lateral
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2012, 22:15 »
obs. Sergio estou vendo que vc é novo no forum, so uma dica, vamos tentar ser mais praticos
nas respostas. se estou usando uma versao que nao esta na central de programas é pq tenho
um motivo para isso. Eu nao me daria o trabalho de postar no forum se nao fosse dessa forma.
Fica a dica!

Desculpa aí, mas não te conheço, e não sabia se vc era ou não um daqueles novatos que saem instalando coisas no Ubuntu como se fosse no janelas. Não vou queimar miolos para pensar em uma solução de um problema que pode ser resolvido utilizando-se o meio convencional de instalação de programas, que é a Central de Programas.

Falo isso pq todos programas instalados pela central de programas acabam aparecendo no lançador do Unity, ao final da instalação.

Não viu minha justificativa?

Espero que tenha resolvido seu problema.
« Última modificação: 18 de Julho de 2012, 22:29 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline dan85br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • Wanted dead or alive.
    • Ver perfil
Re: criar icones de atalhos na barra lateral
« Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2012, 00:42 »
A solução mais simples de todas:

Execute o Eclipse (via terminal, HUD, enfim).
Com o programa já em execução, seu ícone irá aparecer naturalmente no lançador.
Para fixá-lo no local, mesmo que o programa esteja fechado, clique no ícone com o botão direito do mouse e selecione a opção "bloquear no lançador".

Espero ter ajudado.
A verdade é uma questão de ponto-de-vista.

Offline hatsurei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: criar icones de atalhos na barra lateral
« Resposta #6 Online: 19 de Julho de 2012, 00:44 »
A solução mais simples de todas:

Execute o Eclipse (via terminal, HUD, enfim).
Com o programa já em execução, seu ícone irá aparecer naturalmente no lançador.
Para fixá-lo no local, mesmo que o programa esteja fechado, clique no ícone com o botão direito do mouse e selecione a opção "bloquear no lançador".

Espero ter ajudado.



Ao abrir o eclipse posso clicar em bloquear para ele permanecer na barra, mas isso nao funciona, pois
ele nao consegue abrir o aplicativo depois.
« Última modificação: 19 de Julho de 2012, 00:47 por hatsurei »

Offline dan85br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • Wanted dead or alive.
    • Ver perfil
Re: criar icones de atalhos na barra lateral
« Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2012, 01:08 »
Ah sim. Desculpe, não havia visto esse detalhe.
Normalmente, um ícone bloqueado no lançador não consegue disparar um programa quando ele utiliza uma interface intermediária para ser executado.

Quando tentei bloquear o Minecraft, por exemplo, o lançador afixou apenas o ícone do Java - e não do aplicativo em si.
A solução específica para o meu caso eu encontrei aqui, talvez você possa adaptar essa solução para resolver o seu problema.

Boa sorte.
A verdade é uma questão de ponto-de-vista.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: criar icones de atalhos na barra lateral
« Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2012, 14:07 »
Consegui um progresso aqui, é só instalar o Alacarte, e fazer seu próprio lançador (só indicar o comando, que no caso será o caminho até o seu programa). Ainda vale a dica que passei antes, de copiar um atalho em /usr/local/bin/ e um ícone (com o mesmo nome do executável, no caso o atalho) em /usr/share/pixmaps/ , o legal de fazer isso é que é só digitar o nome do programa no alacarte, não precisa indicar caminho do programa e nem de sua figura.

Após ter criado o lançador pelo alacarte, o programa irá aparecer no dash, aí é só arrastar o ícone para o lançador lateral ou abrir e clicar com o botão direito, e clicar em "bloquear no lançador".

Testei com dois programas, Arduino e Scilab (versão beta), e deu certo aqui.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline hatsurei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: criar icones de atalhos na barra lateral
« Resposta #9 Online: 19 de Julho de 2012, 14:27 »
Consegui um progresso aqui, é só instalar o Alacarte, e fazer seu próprio lançador (só indicar o comando, que no caso será o caminho até o seu programa). Ainda vale a dica que passei antes, de copiar um atalho em /usr/local/bin/ e um ícone (com o mesmo nome do executável, no caso o atalho) em /usr/share/pixmaps/ , o legal de fazer isso é que é só digitar o nome do programa no alacarte, não precisa indicar caminho do programa e nem de sua figura.

Após ter criado o lançador pelo alacarte, o programa irá aparecer no dash, aí é só arrastar o ícone para o lançador lateral ou abrir e clicar com o botão direito, e clicar em "bloquear no lançador".

Testei com dois programas, Arduino e Scilab (versão beta), e deu certo aqui.

Sergio muito obrigado pelas dicas, mas nao consegui ainda.
Crie um link simbolico em /usr/local/bin/   abrir o eclise e bloqueie na barra e agora ele funciona perfeitamente e ja com o icone certo.
Vlw Sergio!
« Última modificação: 19 de Julho de 2012, 14:47 por hatsurei »