Autor Tópico: [Resolvido] Nao consigo instalar nenhum ubuntu no meu pc  (Lida 6155 vezes)

Offline Deliana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
[Resolvido] Nao consigo instalar nenhum ubuntu no meu pc
« Online: 24 de Junho de 2013, 11:37 »
Já tentei varias vezes instalar o ubuntu 12.04.2 ou o 13.04 e nenhum funciona. Tento pelo cd, pelo pendrive e na primeira tentativa diz que tem espaço no disco, mas depois aparece um erro. Tento instalar novamente mas ai aparece que nao tem espaço disponivel no disco. Nao aparece nenhuma opção para formatar ou atualizar. No meu computador estao instalados atualmente o windows 7 e o ubuntu 12.04.1, o windows funciona mal e o ubuntu sequer abre, a unica coisa que aparece no ubuntu é uma mensagem de erro initramfs. Esse mesmo erro já tinha ocorrido antes e a solução foi atualizar pelo cd, só que agora nada dá certo.
Quem puder ajudar, desde já agradeço.
« Última modificação: 26 de Junho de 2013, 12:10 por Deliana »
Deliana

clodoaldops

  • Visitante
Re: Nao consigo instalar nenhum ubuntu no meu pc
« Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2013, 15:26 »
Live-cd e pendrive funcionam noutro pc?

Offline Deliana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Nao consigo instalar nenhum ubuntu no meu pc
« Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2013, 20:55 »
Rapaz, confesso que nao tinha testado antes, mas fiz o teste no notebook e funcionou. E para minha sorte agora mesmo coloquei o live-cd no computador e consigo ver as partiçoes. Ta uma loucura. Vou tentar colocar uma imagem da partiçao.
Deliana

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Nao consigo instalar nenhum ubuntu no meu pc
« Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2013, 21:05 »
Você baixou essas mídias e verificou o md5sum delas? Tem programa do windows q faz isso, o winMd5Sum, daí vc compara com o hash (número) do ubuntu 12.04.2 ou 13.04.

As vezes você baixa a mídia e acontece dela não vir completa, e na hora de instalar dá problema.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Deliana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Nao consigo instalar nenhum ubuntu no meu pc
« Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2013, 21:25 »
Eu não fiz isso, mas de qualquer forma testei em um notebook e a mídia funcionou normalmente.
Deliana

Offline Deliana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Nao consigo instalar nenhum ubuntu no meu pc
« Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2013, 21:57 »
Para aqueles que estão tentando me ajudar, estou deixando um link da imagem (pois não sei como colocá-la diretamente aqui): https://lh4.googleusercontent.com/-xzixC411gF4/UcjmwT5sK3I/AAAAAAAAAHQ/q06YR03nhT8/w923-h577-no/imagem.png
Que eu saiba, meu pc só possuem quatro partições, e em um hd de 500 gb:
100 gb para o windows, 100 gb para o ubuntu, 290 gb compartilhada para os dois e o resto para fazer o "boot ou login" nao sei como se chama esta parte. Como vcs viram na imagem o hd esta dividido em sete partes e eu só posso imaginar é que isso surgiu das varias vezes que eu tentei instalar o ubuntu. Algumas vezes aparecia a mensagem que o ubuntu tinha sido instalado com sucesso so que nao aparecia a parte das partições para formatar ou atualizar.
Estou querendo formatar tudo e começar do zero apenas com o ubuntu. Será que se eu apagar partição por partição no Gparted vou conseguir instalar finalmente com sucesso o ubuntu que quero??
Deliana

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Nao consigo instalar nenhum ubuntu no meu pc
« Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2013, 22:28 »
e o resto para fazer o "boot ou login" nao sei como se chama esta parte.

Se chama simplesmente swap  :)

Me diz uma coisa, quanto você tem de memória RAM aí?


Estou querendo formatar tudo e começar do zero apenas com o ubuntu. Será que se eu apagar partição por partição no Gparted vou conseguir instalar finalmente com sucesso o ubuntu que quero??

Não precisa apagar tudo, pois pelo que parece vc usa ainda o windows, vai dar mais trabalho ainda. Só formata o /dev/sda5, e instala o Ubuntu nessa partição. Só que na hora de instalar, escolhe a opção avançada, escolha a partição /dev/sda5 para montar em /, e a partição /dev/sda4 para montar em /windows (você vai querer ver essa partição montada, para acessar facilmente seus arquivos que ficam em comum com o windows e ubuntu). Um detalhe: o Grub, gerenciador de inicialização, será instalado no /dev/sda (sem número mesmo, deve ser a primeira opção da caixa de seleção, com um nome maior e com o modelo do HD, Seagate ou Western, não sei qual que você tem aí).

Dá uma olhada nesses vídeos e veja se ajuda:

https://www.youtube.com/watch?v=jd9vwozGfwQ

https://www.youtube.com/watch?v=rfzu_Culv-I
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Deliana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Nao consigo instalar nenhum ubuntu no meu pc
« Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2013, 01:41 »
Olá Sergio, desculpe-me pela minha falta de entendimento quanto ao Swap. Mas minha RAM é de 4 GB.
Tentei seguir a tua orientação só que na parte principal onde pergunta qual o "tipo de instalação" e consequentemente as partições, simplesmente não aparecem, pula para area do mapa.

E está aparecendo uma mensagem:
"ubi-partman failed with exit code 141. Further information may be found in /var/log/syslog. Do you want to try running this step again before continuing? If you do not, your installation may fail entirely or may be broken.

quit
continue anyway
try again"

Se eu continuo mesmo assim, acontece o que eu disse no inicio. Procurei o var/log/syslog e como era de se esperar tem um monte de texto, numeros enfim, varias coisas que eu nao entendo.
Ah e mais, mesmo quando aparece a mensagem dizendo que foi instalado com sucesso, na verdade nao foi nada.
 
Deliana

clodoaldops

  • Visitante
Re: Nao consigo instalar nenhum ubuntu no meu pc
« Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2013, 08:19 »
instalação avançada >> selecione a sda5 >> usar como ext4 >> formatar >> /

Offline Deliana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Nao consigo instalar nenhum ubuntu no meu pc
« Resposta #9 Online: 26 de Junho de 2013, 12:07 »
Clodoaldo, não aparecia esta opção.
Um técnico olhou meu PC hoje de manha e pelo jeito o HD já era, pois nem o Windows abre mais.
Vou trocar o HD e ver se meus problemas finalmente acabam.

Obrigada o todos que tentaram me ajudar.
Deliana