Fórum Ubuntu Linux - PT

Espaço da Comunidade => Depoimentos => Tópico iniciado por: alissista em 05 de Maio de 2012, 04:15

Título: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: alissista em 05 de Maio de 2012, 04:15
Eu acho relativamente difícil de se adaptar ao Ubuntu depois de usar outro sistema operacional desde criança. A primeira vez que eu instalei e usei o Ubuntu foi na versão 11.04. Estava achando tudo fácil, até que precisei instalar um programa que não constava na lista de programas da central de programas. Aqueles códigos, terminal, linhas de comando e pesquisas em fóruns me fez sentir saudades do bom e velho "Next - Next". Outra coisa muito constante no Ubuntu são as mensagens de erro inexplicáveis que não te reportam a real situação. Tentei instalar um driver proprietário, mas sempre aparece uma mensagem de erro dizendo para eu dar uma olhada em um determinado diretório, mas na mensagem não diz qual foi o erro, tão pouco diz que opções eu tenho e que ações eu posso tomar para corrigir o erro, só diz que tem um erro e pronto (o Windows só falta desenhar pra você em situações assim). Os programas equivalentes do Ubuntu não tem a mesma qualidade dos programas originais, é uma luta achar um programa completo para fazer determinados trabalhos, como edição de fotos e vídeos, por exemplo. Enfim, é esta impressão que talvez todo novato tenha no primeiro contato com o sistema.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: Turritopsis nutricula em 05 de Maio de 2012, 06:53
Não é só o Windows que faz isso facilmente. O Mac OSX também.
Mas se você quer usar Ubuntu tem que realmente se acostumar com as mudanças. Ninguém disse que o Gnu/Linux é fácil.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: Ioca100 em 05 de Maio de 2012, 08:18
Tudo na vida é o costume e persistência naquilo em que a gente acredita, mas as instalações de programas, tem umas chatinhas mesmo, dê preferência aos arquivos .deb, existe um programa (alien) que converte tudo para .deb, depois, dá uma estudada nisso também: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24521.0.html
Boa sorte e siga em frente no uso do Ubuntu, mas se tiver programas proprietários que não rodem no Linux, use Windows numa máquina virtual ou dual boot.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: garfo em 05 de Maio de 2012, 08:38
Citar
Aqueles códigos, terminal, linhas de comando e pesquisas em fóruns me fez sentir saudades do bom e velho "Next - Next".

Eu pessoalmente acho o "next-next-finish" mais prático pra um usuário novato do que o instalador do pacote deb ou a Central de Programas (que é muito bugada e pesada).

Mas, enfim, é o que você disse mesmo, as pessoas normais (usuários normais) têm curiosidade pelo Ubuntu, instalam, e pensam que tudo vai ser maravilhoso. E até é, enquanto não precisarem daquele programa que só existe no Windows ou ocorrer aquele erro de dependências maluco. É aí que elas voltam rapidinho pro Windows. Mas pra não se sentirem "infeorizadas" (porque hoje em dia, principalmente no mundo TI, quem usa só Windows é considerado inferior, menos inteligente, etc., é, eu sei, pura babaquice, mas tem uns que acreditam nisso), instalam um ubuntuzinho lá em dual-boot, só pra dizer que tem/usa linux. Mas na verdade o Windows é o padrão pra tudo e pra todos, não só na vida dessa pessoa, mas no mundo todo. Olha por exemplo o lançamento do ubuntu 12.04: algum jornal de importância nacional ou mundial noticiou o evento? Só vi sites entusiastas de linux e ubuntu noticiando e fazendo matérias sobre, o resto do mundo cagou e andou pro lançamento. Se fosse o Windows...

Enfim, é bom tirar o fanatismo e a empolgação de lado e olhar isso tudo com os olhos de um usuário novato no sistema, e ver que as coisas não são assim tão "cor-de-rosa" como imaginam.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: eliseu_carvalho em 05 de Maio de 2012, 10:40
Verdade seja dita: quem se propõe a usar qualquer sistema Linux (e não apenas o Ubuntu) tem que ter a consciência de que se trata de uma plataforma diferente, com uma curva de aprendizado muito maior. As "decepções" com o Linux acontecem para aqueles que o instalam achando que é um "Windows de graça", o que não é verdade, pois são sistemas completamente distintos.
A primeira vez que eu usei um Linux na vida foi na época do lançamento do Conectiva 3 (vejam só... 1999). Claro que, naquela época, não havia muito o que fazer, pois boa parte dos programas tinha que ser compilada. Não haviam repositórios, PPAs, DEBs, RPMs etc. Hoje em dia eu considero a adaptação ao Linux muito mais tranquila em função de ter, ao longo dos anos, se tornado relativamente mais fácil - claro que ainda tem certas dificuldades, o que é natural (eu mesmo não superei todas ainda, sendo que uso Ubuntu desde o 8.04), mas é preciso ser persistente e ir atrás da solução para os problemas que porventura aconteçam, e não simplesmente desistir na primeira barreira.
Sabe aquele ditado "água mole em pedra dura tanto bate até que fura"? É nessas horas em que ele é mais válido do que nunca.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: Creto em 05 de Maio de 2012, 11:33
Citar
Aqueles códigos, terminal, linhas de comando e pesquisas em fóruns me fez sentir saudades do bom e velho "Next - Next".

Eu pessoalmente acho o "next-next-finish" mais prático pra um usuário novato do que o instalador do pacote deb ou a Central de Programas (que é muito bugada e pesada).

Mas, enfim, é o que você disse mesmo, as pessoas normais (usuários normais) têm curiosidade pelo Ubuntu, instalam, e pensam que tudo vai ser maravilhoso. E até é, enquanto não precisarem daquele programa que só existe no Windows¹ ou ocorrer aquele erro de dependências maluco. É aí que elas voltam rapidinho pro Windows². Mas pra não se sentirem "infeorizadas" (porque hoje em dia, principalmente no mundo TI, quem usa só Windows³ é considerado inferior, menos inteligente, etc., é, eu sei, pura babaquice, mas tem uns que acreditam nisso), instalam um ubuntuzinho lá em dual-boot, só pra dizer que tem/usa linux. Mas na verdade o Windows4 é o padrão pra tudo e pra todos, não só na vida dessa pessoa, mas no mundo todo. Olha por exemplo o lançamento do ubuntu 12.04: algum jornal de importância nacional ou mundial noticiou o evento? Só vi sites entusiastas de linux e ubuntu noticiando e fazendo matérias sobre, o resto do mundo cagou e andou pro lançamento. Se fosse o Windows5...

Enfim, é bom tirar o fanatismo e a empolgação de lado e olhar isso tudo com os olhos de um usuário novato no sistema, e ver que as coisas não são assim tão "cor-de-rosa" como imaginam.
Olá,

Rapaz você conferiu quantas vezes faz apologias ao (desculpe-me hein!) (R)Wuínas??

Acho que se não é para recomendar o ubuntu, não recomendar o Rwuínas pelo menos aqui né?

T+
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: cygnusx-1 em 05 de Maio de 2012, 12:08
A instalação de programas realmente não é mto boa. Se eu quiser algum q não esteja nos repositórios e não houver ppa ou pacote deb, é preciso fazer uma ginástica pra instalar. E se eu quiser usar uma versão nova que não está nos repositórios, não tem ppa nem pacote deb, é a mesma coisa.
Mas eu já passei e passo por problemas no janelas para os quais também não acho solução, acho q todo o sistema tem disso.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: selvaking em 05 de Maio de 2012, 15:21
Eu acho relativamente difícil de se adaptar ao Ubuntu depois de usar outro sistema operacional desde criança.
É realmente difícil, mas não impossível. Se vc ficar cego hoje. O que vc vai fazer? Se matar? PQ enxergava desde pequenininho e agora não enxerga mais. Readaptar é a palavra. Começar do zero. Reaprender de outro jeito.

A primeira vez que eu instalei e usei o Ubuntu foi na versão 11.04. Estava achando tudo fácil, até que precisei instalar um programa que não constava na lista de programas da central de programas. Aqueles códigos, terminal, linhas de comando e pesquisas em fóruns me fez sentir saudades do bom e velho "Next - Next".
Pois é. É só voltar pra ele. PQ começaste a usar ubuntu? Estava brincando de "sou cego"?
O pior é que esta falta de vontade, esta inércia, acontece sem nos darmos conta. Já tem um monte de gente curtindo seu tablet e todos eles com um sistema operacional diferente do Windows. Sem contar os milhões de celulares e seus SO. Trocamos de celular e começamos do zero.

Outra coisa muito constante no Ubuntu são as mensagens de erro inexplicáveis que não te reportam a real situação. Tentei instalar um driver proprietário, mas sempre aparece uma mensagem de erro dizendo para eu dar uma olhada em um determinado diretório, mas na mensagem não diz qual foi o erro, tão pouco diz que opções eu tenho e que ações eu posso tomar para corrigir o erro, só diz que tem um erro e pronto (o Windows só falta desenhar pra você em situações assim).

Esta mentira funciona pra quem nunca usou o Windows. Vc encontra problemas do mesmo quilate nos dois sistemas.

Os programas equivalentes do Ubuntu não tem a mesma qualidade dos programas originais, é uma luta achar um programa completo para fazer determinados trabalhos, como edição de fotos e vídeos, por exemplo. Enfim, é esta impressão que talvez todo novato tenha no primeiro contato com o sistema.
OS programas que vc encontra no ubuntu não são "cópias" de nenhum "original". Lembre-se que o Editor de imagem do Windows é o "Paint" que é o mesmo desde o Windows 3.1. Se vc instala o photoshop ou Corel Draw. São empresas distintas da microsoft que trabalham só com edição gráfica.
Se vc não usar de pirataria. vc já tá pagando um sistema operacional e um editor de imagem, mas ainda falta a edição de vídeo.
O que está realmente em foco ao se usar ubuntu é: Deixar de ser pirata ou continuar a ser pirata.
Se vc tem cacife pra usar Windows. Parabéns!!!
Agora se vc não tem este dinheiro e usa de pirataria. Isto é crime!
Linux não é só "next, next, finish"
Tem toda uma alavanca moral.
Tem que começar da estaca zero e quando sentir falta do outro, se consolar com a frase: "Não tenho dinheiro pra bancar a gang do Bill Gates, por isto, tenho que aprender a me virar com o que tenho e até melhorar o que tenho"
Esta é a verdadeira filosofia por trás do linux.

Eu pessoalmente acho o "next-next-finish" mais prático pra um usuário novato do que o instalador do pacote deb ou a Central de Programas (que é muito bugada e pesada).

Discordo da sua afirmação. Nunca vi nada mais poderoso do que apt-get

Mas, enfim, é o que você disse mesmo, as pessoas normais (usuários normais) têm curiosidade pelo Ubuntu, instalam, e pensam que tudo vai ser maravilhoso. E até é, enquanto não precisarem daquele programa que só existe no Windows ou ocorrer aquele erro de dependências maluco. É aí que elas voltam rapidinho pro Windows. Mas pra não se sentirem "infeorizadas" (porque hoje em dia, principalmente no mundo TI, quem usa só Windows é considerado inferior, menos inteligente, etc., é, eu sei, pura babaquice, mas tem uns que acreditam nisso), instalam um ubuntuzinho lá em dual-boot, só pra dizer que tem/usa linux. Mas na verdade o Windows é o padrão pra tudo e pra todos, não só na vida dessa pessoa, mas no mundo todo.
Eu me considero um usuário normal. Não uso mais Windows desde a versão "vista".
E a recomendação que dou pra um usuário Windows é que se ele tem dinheiro suficiente pra bancar a plataforma ou não tem crise de consciência em ser pirata. Não experimente linux em hipótese alguma. vc vai detestar.
Hoje em dia no mundo TI o que tá acontecendo é: Pagar bem ao profissional que consegue diminuir o custo com as licenças de software e aplicativos.
Este custo é altíssimo pra uma empresa com um parque computacional superior a 100 micros.
O windows nunca foi padrão em Servidores. vc tem software melhores e de graça pra este fim. A empresa que compra uma licença server pra um profissional que só sabe Windows administrar é burra. Tá jogando dinheiro no lixo.

Olha por exemplo o lançamento do ubuntu 12.04: algum jornal de importância nacional ou mundial noticiou o evento? Só vi sites entusiastas de linux e ubuntu noticiando e fazendo matérias sobre, o resto do mundo cagou e andou pro lançamento. Se fosse o Windows...

Se fosse o Windows, certamente iria se gastar com markentig, Bill Gates alugaria um centro de convenção e demonstraria Pq o novo sistema dele é melhor que o anterior e pq todos devem fazer o upgrade. Ele estaria rezando pra este novo sistema deles não travar na apresentação. Isto já aconteceu uma vez. Milhares de individuos robotizados dormiriam a porta da loja pra comprar o seu último SO do janelas.

Enfim, é bom tirar o fanatismo e a empolgação de lado e olhar isso tudo com os olhos de um usuário novato no sistema, e ver que as coisas não são assim tão "cor-de-rosa" como imaginam.

Por isto não recomendo linux para novatos. Recomendo pra usuários Windows avançados que ficam indignados com as pobres ferramentas que o sistema oferece.

Verdade seja dita: quem se propõe a usar qualquer sistema Linux (e não apenas o Ubuntu) tem que ter a consciência de que se trata de uma plataforma diferente, com uma curva de aprendizado muito maior. As "decepções" com o Linux acontecem para aqueles que o instalam achando que é um "Windows de graça", o que não é verdade, pois são sistemas completamente distintos.
Tem gente que acha até que é um aplicativo Windows!!!!
O WUBI facilitou demais. Eu preferia que continuasse tendo de formatar todo o HD. Assim iria afastar novatos indesejaveis.

A primeira vez que eu usei um Linux na vida foi na época do lançamento do Conectiva 3 (vejam só... 1999). Claro que, naquela época, não havia muito o que fazer, pois boa parte dos programas tinha que ser compilada. Não haviam repositórios, PPAs, DEBs, RPMs etc. Hoje em dia eu considero a adaptação ao Linux muito mais tranquila em função de ter, ao longo dos anos, se tornado relativamente mais fácil - claro que ainda tem certas dificuldades, o que é natural (eu mesmo não superei todas ainda, sendo que uso Ubuntu desde o 8.04), mas é preciso ser persistente e ir atrás da solução para os problemas que porventura aconteçam, e não simplesmente desistir na primeira barreira.
Sabe aquele ditado "água mole em pedra dura tanto bate até que fura"? É nessas horas em que ele é mais válido do que nunca.

Pow! começamos juntos camarada. tbm usei Conectiva Red Hat Linux Marumbi 2.0 (Maio de 1998).
Agradeço a Conectiva pelo meu aprendizado.
Aqueles CD que vinham nas revistas eram dez.

A instalação de programas realmente não é mto boa. Se eu quiser algum q não esteja nos repositórios e não houver ppa ou pacote deb, é preciso fazer uma ginástica pra instalar. E se eu quiser usar uma versão nova que não está nos repositórios, não tem ppa nem pacote deb, é a mesma coisa.
Mas eu já passei e passo por problemas no janelas para os quais também não acho solução, acho q todo o sistema tem disso.

Realmente pra quem não sabe, Se não encontra o programa no repositório, fica muito difícil, mas nada impossível.
Ainda bem que vc não esqueceu que no janelas os problemas de instalação tbm existe.
Uma coisa que sempre detestei e nunca mais fiz foi. Ter de reinstalar tudo novamente.
Reinstalar tudo novamente no Windows é um final de semana perdido.
Eu adoro meus fins de semana!
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: rjbgbo em 05 de Maio de 2012, 15:30
+1 pro selvaking
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: Ioca100 em 05 de Maio de 2012, 16:10
off-  selvaking, tenho um sobrinho que está na equipe de TI do Exército no Rio, tá fazendo curso de rede e tudo, parabéns mais uma vez às nossas Forças Armadas.

Citação de: garfo em Hoje às 08:38
Olha por exemplo o lançamento do ubuntu 12.04: algum jornal de importância nacional ou mundial noticiou o evento? Só vi sites entusiastas de linux e ubuntu noticiando e fazendo matérias sobre, o resto do mundo cagou e andou pro lançamento. Se fosse o Windows...
Veja:  http://www.omgubuntu.co.uk/2012/05/bbc-feature-ubuntu/

Fique impressionado como está fácil instalar o IE 8 : http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2012/05/ie8-no-ubuntu-usando-o-wine/
Só que no meu não abriu com o comando, tiver que navegar até o executável.

Outra coisa, uso o Ubuntu desde o 6.06 sempre atualizei, mas estou com pena de sair do 11.10, está todo acertado, hehehe.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: Henrique1977 em 05 de Maio de 2012, 16:31
Eu pessoalmente acho o "next-next-finish" mais prático pra um usuário novato do que o instalador do pacote deb ou a Central de Programas (que é muito bugada e pesada).
Garfo,  discordo  de  ti.  Não  considero  o  next-next-finish  tão  mais  prático,  não.  Considero  essa  forma  de  instalação  aqui  do  Ubuntu  e  do  linux  em  geral  bem  mais  fácil  do  que  essa  do  windows.  E  além  do  mais  para  instalar,  pôr  exemplo,  uns  5  programas  de  uma  só  vez  é  mais  fácil  no  linux  do  que  no  windows.
No  linux  basta  dar:  sudo  apt-get install  vlc  banshee  midori chromium gparted,  e  depois  dar  enter,  digitar  a  senha,  que  ele  baixa  e  instala  sozinho.  Tente  fazer  o  mesmo  no  windows.  Tu  terás  que  ir  instalando  um  de  cada  vez.

Eu acho relativamente difícil de se adaptar ao Ubuntu depois de usar outro sistema operacional desde criança. A primeira vez que eu instalei e usei o Ubuntu foi na versão 11.04. Aqueles códigos, terminal, linhas de comando e pesquisas em fóruns me fez sentir saudades do bom e velho "Next - Next".
Alissista,  eu  usei  o  windows  desde  o  3.1  até  o  seven,  desde  1994  até  o  ano  passado  eu  usei  o  windows.  E  sem  contar  que  antes  de  migrar  de  vez  para  o  linux,  usei  o  Ubuntu  numa  máquina  virtual  e  na  primeira  vez  que  o  usei  não  o  achei  nada  difícil.  Depois,  a  partir  do  dia  20  de  Julho  do  ano  passado  só  usei  oi  linux  no  computador.  Nunca tive  desde  o   começo  dificuldades  em  usar  o  Ubuntu.  Para  mim  foi  bem  fácil  a  adaptação.  Entendo  que  tal  experiência  pode  variar  de  pessoa  para  pessoa.
Para  mim  é  bem  mais  fácil  instalar  programas  pela  Central  de  Programas,  pelo  synaptic  e  pelo  Terminal.  Considero  bem  mais  fácil  do  que  aquele  next-next-finish,  que  na  minha  opinião  é  bem  mais  trabalhoso. 
Bom,  essa  é  a  minha  opinião.

Atenciosamente,  Henrique1977.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: Ernesto em 06 de Maio de 2012, 18:40
Sobre o next, next .... finish, existe um porém, alguns programas instalam um monte de tollbars e algumas inutilidades, algumas instalações até alteram a sua página inicial do navegador e não deixa mais mudá-lo. Outros permitem personalizar manualmente, agora para um leigo, simplesmente ele irá ignorar e instalar no modo next e finish.
Sobre programas do linux não ter pacotes .deb e tiver que compilar aí é meio complicado mesmo tendo que usar o terminal e compilar manualmente.
Instalar programas no windows .exe, .cab, .msi não é assim tão fácil pro iniciante, imagina então se for apenas código fonte ou programa sem instalador e e ter que colocar no C:\Arquivos de Programas\Wink>???.exe e criar um link pro menu iniciar e um pro desktop.
Enfim, nos 2 sistemas sempre vai existir algum entrave.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: abdo em 06 de Maio de 2012, 19:13
Quanto ao next next finish do windows, quero ver fazer uma instalação limpa dele e uma do Lubuntu e depois de instalados os SOs vamos instalar:

- um editor de imagens
- um editor de desenho vetorial
- uma suite de escritório
- um web browser diferente do padrão do SO
- um joguinho de gamão ou xadrez
- um editor de texto mais poderoso do que o padrão da distro
- um visualizador de PDFs
- um cliente de e-mail
- um player

Pronto temos um pc básico com programas que atenderão a maioria dos usuários básicos
Vamos lá no windowns
1- procurar cada programa no site do distribuidor ou procurar no meio de milhares de opções dos baixaki da vida
2- fazer o download de cada um dos programas
3- instalar um a um com os famosos next next finish

No lubuntu
- abrimos a central de programas, digitamos o nome do programa e selecionamos ele para a cesta de aplicativos
- com todos eles selecionados mandamos instalar

tomamos uma cerveja gelada enquanto o pc trabalha

realmente muito complicado

abcs
abdo

PS: Convenhamos, quem precisa de muito mais do que isso em matéria de programas não é um noob em informatica

Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: Wagnesio em 06 de Maio de 2012, 19:42
Quanto ao next next finish do windows, quero ver fazer uma instalação limpa dele e uma do Lubuntu e depois de instalados os SOs vamos instalar:

- um editor de imagens
- um editor de desenho vetorial
- uma suite de escritório
- um web browser diferente do padrão do SO
- um joguinho de gamão ou xadrez
- um editor de texto mais poderoso do que o padrão da distro
- um visualizador de PDFs
- um cliente de e-mail
- um player

Pronto temos um pc básico com programas que atenderão a maioria dos usuários básicos
Vamos lá no windowns
1- procurar cada programa no site do distribuidor ou procurar no meio de milhares de opções dos baixaki da vida
2- fazer o download de cada um dos programas
3- instalar um a um com os famosos next next finish

No lubuntu
- abrimos a central de programas, digitamos o nome do programa e selecionamos ele para a cesta de aplicativos
- com todos eles selecionados mandamos instalar

tomamos uma cerveja gelada enquanto o pc trabalha

realmente muito complicado

abcs
abdo

PS: Convenhamos, quem precisa de muito mais do que isso em matéria de programas não é um noob em informatica



Com o detalhe de que o Ubuntu já vem com a suite de escritorio, o visualizador de PDFs e o cliente de e-mail
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: alissista em 06 de Maio de 2012, 21:32
Sem dúvidas que instalar um programa pela central de programas é muito mais fácil do que o "Next - Next", tanto que talvez por isso a Microsoft tenha criado a Windows Store, que concentrará obrigatoriamente todos os programas feitos para a próxima versão do sistema, nos mesmo moldes do Ubuntu. Só que eu me refiro aos programas não constantes na central, pois são estes que fazem muitos dos usuários iniciantes a procurar fóruns como este aqui. No sistema da Microsoft só existe uma única maneira de instalar programas, isso poderia facilitar a vida de muita gente se fosse assim também no Ubuntu.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: rjbgbo em 06 de Maio de 2012, 22:12
.... No sistema da Microsoft só existe uma única maneira de instalar programas, isso poderia facilitar a vida de muita gente se fosse assim também no Ubuntu.
inclusive para instalar vírus, malwares, trojans, etc... desestabilizar o sistema...

.... Só que eu me refiro aos programas não constantes na central, pois são estes que fazem muitos dos usuários iniciantes a procurar fóruns como este aqui...
não tem perfil para usuário de linux, e talvez tenha problemas de se adaptar aos novos conceitos de instalação de programas a vir no windows8





Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: marcosalvesps em 07 de Maio de 2012, 00:56
Quanto ao next next finish do windows, quero ver fazer uma instalação limpa dele e uma do Lubuntu e depois de instalados os SOs vamos instalar:

- um editor de imagens
- um editor de desenho vetorial
- uma suite de escritório
- um web browser diferente do padrão do SO
- um joguinho de gamão ou xadrez
- um editor de texto mais poderoso do que o padrão da distro
- um visualizador de PDFs
- um cliente de e-mail
- um player

Pronto temos um pc básico com programas que atenderão a maioria dos usuários básicos
Vamos lá no windowns
1- procurar cada programa no site do distribuidor ou procurar no meio de milhares de opções dos baixaki da vida
2- fazer o download de cada um dos programas
3- instalar um a um com os famosos next next finish

No lubuntu
- abrimos a central de programas, digitamos o nome do programa e selecionamos ele para a cesta de aplicativos
- com todos eles selecionados mandamos instalar

tomamos uma cerveja gelada enquanto o pc trabalha

realmente muito complicado

abcs
abdo

PS: Convenhamos, quem precisa de muito mais do que isso em matéria de programas não é um noob em informatica



Sensacional sua comparação! +1!!
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: haereticus em 07 de Maio de 2012, 08:46
Quanto ao next next finish do windows, quero ver fazer uma instalação limpa dele e uma do Lubuntu e depois de instalados os SOs vamos instalar:

- um editor de imagens
- um editor de desenho vetorial
- uma suite de escritório
- um web browser diferente do padrão do SO
- um joguinho de gamão ou xadrez
- um editor de texto mais poderoso do que o padrão da distro
- um visualizador de PDFs
- um cliente de e-mail
- um player

Pronto temos um pc básico com programas que atenderão a maioria dos usuários básicos
Vamos lá no windowns
1- procurar cada programa no site do distribuidor ou procurar no meio de milhares de opções dos baixaki da vida
2- fazer o download de cada um dos programas
3- instalar um a um com os famosos next next finish

No lubuntu
- abrimos a central de programas, digitamos o nome do programa e selecionamos ele para a cesta de aplicativos
- com todos eles selecionados mandamos instalar

tomamos uma cerveja gelada enquanto o pc trabalha

realmente muito complicado

abcs
abdo

PS: Convenhamos, quem precisa de muito mais do que isso em matéria de programas não é um noob em informatica



Sensacional sua comparação! +1!!

Perfeito +2

Maioria dos usuários do windows, mal sabem ligar o pc, mal sabem usar o registro para buscar as chaves de instalação de cada aplicativo, mal sabem bloquear uma porta de entrada ou saida manualmente no windows, mal sabem desativar um processo pelo msconfig.

Ubuntu é bem mais fácil que windows, e olha que uso o windows desde a época do 3.1 até hoje e pela minha vida observação maioria das pessoas (diga-se 99%) não sabem usar o windows, só sabem ligar e correr pro baixaki ou superdownloads.

Next - Spyware - Next - install toolbar spyware - Finish = Ferrado.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: alissista em 07 de Maio de 2012, 11:58
Não me entendam mal, eu uso o Ubuntu por livre e espontânea vontade e por algumas vantagens estratégicas, não é por questões filosóficas. Também não estou aqui para defender o Windows e nem sou um usuário inexperiente. O problema é que desde criança eu uso o sistema (Windows 98 foi o primeiro que conheci) e nunca havia usado o Ubuntu antes. Mesmo os usuários avançados teriam esta dificuldade com a novidade pelo simples fato de que há várias formas de se instalar programas, dependendo da origem e do formato, o que faz as pessoas terem que recorrer uma espécie de mini curso compulsório em algum fórum. Outra dificuldade de adaptação para novatos no sistema é a falta de feedback nas mensagens de erro.
Por exemplo: se acontece algo de errado no sistema da Microsoft, na mensagem de erro aparece o que aconteceu, aparece um link offline para perguntas e respostas, e em cada resposta aparece um passo a passo de como proceder para a solução. No Ubuntu, fui instalar um driver proprietário e apareceu uma mensagem de erro mandando eu dar uma olhada em um diretório e mais nada (bem didático, não é?).
Inicialmente eu pensei que era meu problema de adaptação, mas eu também nunca havia mexido no Mac Os X, e quando tive a oportunidade, achei muito bom e me adaptei em pouco tempo, assim nunca entrei em fóruns para Macs.
Com o tempo o usuário novato vai se acostumando com isso, vai aprendendo as manhas, vai decorando as linhas de comando do terminal e vai começando a achar que todo Usuário novato é noob.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: Turritopsis nutricula em 07 de Maio de 2012, 12:40
E  além  do  mais  para  instalar,  pôr  exemplo,  uns  5  programas  de  uma  só  vez  é  mais  fácil  no  linux  do  que  no  windows.
No  linux  basta  dar:  sudo  apt-get install  vlc  banshee  midori chromium gparted,  e  depois  dar  enter,  digitar  a  senha,  que  ele  baixa  e  instala  sozinho.  Tente  fazer  o  mesmo  no  windows.  Tu  terás  que  ir  instalando  um  de  cada  vez.


Como assim no Linux é mais fácil? O apt-get tem que saber o nome dos aplicativos no pacote ao invés de escrever o nome dele como se lê.

E no synaptic, apt-get, aptitude você tem que escolher os programas pra baixar e instalar e se esqueceu de um tem que parar pra fazer tudo de novo e acrescentar o nome no programa que faltou.

No windows você clicar nos Executaveis e no meio da instalação de qualquer um programa você pode abrir vários instaladores de vez! E pode cancelar qualquer um na hora que quizer. E pode clicar em tudo de vez. E os desenvolvedores de software Livre só fazem questão de empacotar no site os arquivos em EXE e DMG e o meu sistema pode ser antigo ou novo que qualquer versão empacotada roda. No linux não é qualquer deb que roda não. Se eu pegar um deb antigo ele vai reclamar da dependência e se for um mais novo também. Tenta instalar o Gimp 1 no Precise pra ver se vai caso tenha um deb. Agora faça isso com um EXE e um DMG. Vai rodar tanquilo tranquilo, sem falar que existe software livre em formato portable menos pro Linux.

Por que os desenvolvedores de software livre não manda o usuário Windows se virar e compilar o programa livre no windows seguindo a filosofia Gnu ao invés deles deixarem todos binários em EXE e DMG compilados para os sistema adversários?


OS programas que vc encontra no ubuntu não são "cópias" de nenhum "original".

Errado tem muitos sites do sourceforge ou site oficiais que os desenvolvedores fazem questão de dizer que programas são cópias sim.

Vá no site do Kolourpaint 4 pra você ver que eles dizem que é o clone do paint. Easy RPG clone do Rpg Maker e por aí vai.

Apt-get não é mais poderoso que wizard mesmo! Wizard eu instalo quantos programas de vez podendo começar outro durante a instalação de qualquer um.

E sobre o Linux dominar o servidor eu já postei a notícia que prova o contrário:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,95056.msg522820.html#msg522820

Ler isso também: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,95024.msg522423.html#msg522423

E se o Ubuntu ou qualquer distro fosse fácil a maioria teria migrado pro Ubuntu tendo como vantagem ele ser baixado gratuitamente e ter updates sem pagar um centavo sem ter que algumas pessoas infelizmente recorrerem a seriais, keygen e cracks.

O número de usuários realmente demostra se um sistema é mais fácil que outro. Pode discordar a vontade. Mas eu e a maioria só larga o Windows de vez quando todo mundo for pro Gnu/linux.

Sobre o next, next .... finish, existe um porém, alguns programas instalam um monte de tollbars e algumas inutilidades, algumas instalações até alteram a sua página inicial do navegador e não deixa mais mudá-lo. Outros permitem personalizar manualmente, agora para um leigo, simplesmente ele irá ignorar e instalar no modo next e finish.

Só instala toolbar se você deixar marcado a opção "instalar toolbar"

.... No sistema da Microsoft só existe uma única maneira de instalar programas, isso poderia facilitar a vida de muita gente se fosse assim também no Ubuntu.
inclusive para instalar vírus, malwares, trojans, etc... desestabilizar o sistema...


É pra isso que tem anti-vírus, desfragmentador de disco e um monte de programa grátis que faz isso automaticamente.

Tem gente que diz que Linux não precisa de desfragmentador, mas eu digo que precisa sim pois alguns sistemas de partições fragmentam-se.

Na época que o linux não tinha programa tipo CCleaner, o pessoal disse que o Linux não precisava disso. Quando surgiu agora todo mundo usa e recomenda...
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: eaxgrande em 07 de Maio de 2012, 13:22
Quê? (programa do tipo) CCleaner pra Linux? Como assim?
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: rjbgbo em 07 de Maio de 2012, 13:36
.....................

.... No sistema da Microsoft só existe uma única maneira de instalar programas, isso poderia facilitar a vida de muita gente se fosse assim também no Ubuntu.
inclusive para instalar vírus, malwares, trojans, etc... desestabilizar o sistema...


É pra isso que tem anti-vírus, desfragmentador de disco e um monte de programa grátis que faz isso automaticamente.

Tem gente que diz que Linux não precisa de desfragmentador, mas eu digo que precisa sim pois alguns sistemas de partições fragmentam-se.

Na época que o linux não tinha programa tipo CCleaner, o pessoal disse que o Linux não precisava disso. Quando surgiu agora todo mundo usa e recomenda...

Quê? (programa do tipo) CCleaner pra Linux? Como assim?

também fiquei nessa dúvida, desde que uso linux nunca ouvi falar, só se de programa para limpar cache e até uso http://bleachbit.sourceforge.net/
a trollagem nessa fórum anda demais da conta.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: linuser104 em 07 de Maio de 2012, 13:45
Citar
Como assim no Linux é mais fácil? O apt-get tem que saber o nome dos aplicativos no pacote ao invés de escrever o nome dele como se lê.

Tá certo no linux não vai ter sites tipo "baixa não sei da onde", "super não sei o quê", para indicar qual .exe baixar do aplicativo que você quer instalar, mas nem sempre o seu instalador .exe baixado tem o nome do aplicativo tal e qual ele é, alguns nomes são até enigmáticos, então não me venha com meias verdades.

Citar
E no synaptic, apt-get, aptitude você tem que escolher os programas pra baixar e instalar e se esqueceu de um tem que parar pra fazer tudo de novo e acrescentar o nome no programa que faltou.

Opa fazer tudo de novo não, apenas acrescentar o que foi esquecido. Mas você acha um problema grave, imperdoável, então volte para o windows e grite as quatros cantos que deixou de usar linux porque gosta de instalar várias coisas ao mesmo tempo e se esquece de colocar o nome de um ou outro programa para baixar em lote e aí tem de parar para acrescentar e acha isso difíiiicil.

Citar
No windows você clicar nos Executaveis e no meio da instalação de qualquer um programa você pode abrir vários instaladores de vez! E pode cancelar qualquer um na hora que quizer. E pode clicar em tudo de vez. E os desenvolvedores de software Livre só fazem questão de empacotar no site os arquivos em EXE e DMG e o meu sistema pode ser antigo ou novo que qualquer versão empacotada roda. No linux não é qualquer deb que roda não. Se eu pegar um deb antigo ele vai reclamar da dependência e se for um mais novo também. Tenta instalar o Gimp 1 no Precise pra ver se vai caso tenha um deb. Agora faça isso com um EXE e um DMG. Vai rodar tanquilo tranquilo, sem falar que existe software livre em formato portable menos pro Linux.

Dependendo do tipo de instalação, clicar em vários .exe ao mesmo tempo para instalação pode dar sim crash, travamentos no windows. E em alguns aplicativos é necessário reiniciar o sistema, mas tem de esperar os outros terminarem de instalar. Vai me dizer que nunca tentou instalar um aplicativo e foi avisado que para sua versão de windows ele não funciona ou funciona precariamente com crashs? Olha as meias verdades por aí outra vez.

Citar
Por que os desenvolvedores de software livre não manda o usuário Windows se virar e compilar o programa livre no windows seguindo a filosofia Gnu ao invés deles deixarem todos binários em EXE e DMG compilados para os sistema adversários?

por que já sabem que tipo de usuários são, tem que por na boquinha. Tem que ser feito para "Dummies" (em tradução mais grosseira, idiotas)

Citar
Errado tem muitos sites do sourceforge ou site oficiais que os desenvolvedores fazem questão de dizer que programas são cópias sim.

Olha a questão da interpretação o colega quis comentar sobre uso indevido de software proprietário, pirataria e não programas equivalentes, similares, fork, clones.

Citar
Errado tem muitos sites do sourceforge ou site oficiais que os desenvolvedores fazem questão de dizer que programas são cópias sim.

Tanto o apt-get quanto o Synaptic você instala quantos programas quiser de uma vez, mas é claro você é esquecido e se chateia por não ter colocado aquele outro e aí para  acrescentar é penoso para você, por isso vai parar de usar linux. Grite as quatros cantos isso.

Citar
E se o Ubuntu ou qualquer distro fosse fácil a maioria teria migrado pro Ubuntu tendo como vantagem ele ser baixado gratuitamente e ter updates sem pagar um centavo sem ter que algumas pessoas infelizmente recorrerem a seriais, keygen e cracks.

O número de usuários realmente demostra se um sistema é mais fácil que outro. Pode discordar a vontade. Mas eu e a maioria só larga o Windows de vez quando todo mundo for pro Gnu/linux.

Com dizia Nelson Rodrigues:"Toda unanimidade é burra!"

Não necessariamente o número de usuários está atrelada somente a facilidade de uso de um SO, tem haver também se os aplicativos que a pessoa usa no seu dia a dia existem numa outra plataforma e isso não é culpa do SO que como o nome já diz só gerencia o computador e outros softwares, dependem muito mais de interesse dos desenvolvedores aí tem aquele velho dilema não tem certos softwares porque o uso do SO é pequeno ou é pequeno por que não tem determinados softwares. Não reduza este assunto a uma visão simplista dos fatos.

Citar
Só instala toolbar se você deixar marcado a opção "instalar toolbar"

Nem sempre, nem sempre, por isso que tem aqueles aplicativos de remoção de adware e etc.

Citar
É pra isso que tem anti-vírus, desfragmentador de disco e um monte de programa grátis que faz isso automaticamente.

É mesmo valeu por lembrar, tem os anti-tudo que deixa o PC uma lástima de lentidão e você ainda paga por isso, mas peraí os vírus também deixam assim e são gratuitos. Desfragmentador, hum, demora muito e o resultado é ínfimo hein, acho que é por isso que muitos vão logo para a formatação de tempos em tempos com a finalidade de melhorar o desempenho.

Citar
Tem gente que diz que Linux não precisa de desfragmentador, mas eu digo que precisa sim pois alguns sistemas de partições fragmentam-se.

É mesmo? e você sabe qual é a taxa dele, aqui uso o linux faz tempo e sabe que nunca notei queda de desempenho. Olhe que tenho dual-boot com windows para comparar e o linux dá de lavada nele.

Citar
Na época que o linux não tinha programa tipo CCleaner, o pessoal disse que o Linux não precisava disso. Quando surgiu agora todo mundo usa e recomenda...

Programas do tipo nunca vi ou usei e nem recomendei, mas deve mesmo existir que nem os ETs que dizem que existem mas nunca vi. E o desempenho continua ótimo por aqui sem nunca ter usado isso que você diz que recomendam usar.
  
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: abdo em 07 de Maio de 2012, 13:50
Citar
Como assim no Linux é mais fácil? O apt-get tem que saber o nome dos aplicativos no pacote ao invés de escrever o nome dele como se lê.
E no synaptic, apt-get, aptitude você tem que escolher os programas pra baixar e instalar e se esqueceu de um tem que parar pra fazer tudo de novo e acrescentar o nome no programa que faltou.

Turritopsis nutricula

No Lubuntu a Central de programas tem o aplicativo como a gente Lê, tipo Gimp é Gimp, Inkscape é Inkscape, o Firefox é Firefox, e o LibreOffice é Libreoffice e vai assim o tempo todo.

Aliás a Central de Programas surgiu justamente para facilitar em relação ao Sinaptyc.

Conclusão
Ainda é mais fácil instalar programas no Lubuntu

abcs
abdo
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: selvaking em 07 de Maio de 2012, 13:59
Como assim no Linux é mais fácil? O apt-get tem que saber o nome dos aplicativos no pacote ao invés de escrever o nome dele como se lê.
Realmente. Isto é muito difícil de se aprender.

E no synaptic, apt-get, aptitude você tem que escolher os programas pra baixar e instalar e se esqueceu de um tem que parar pra fazer tudo de novo e acrescentar o nome no programa que faltou.
Não sabia deste detalhe. Que complicação, hein!

No windows você clicar nos Executaveis e no meio da instalação de qualquer um programa você pode abrir vários instaladores de vez! E pode cancelar qualquer um na hora que quizer. E pode clicar em tudo de vez. E os desenvolvedores de software Livre só fazem questão de empacotar no site os arquivos em EXE e DMG e o meu sistema pode ser antigo ou novo que qualquer versão empacotada roda. No linux não é qualquer deb que roda não. Se eu pegar um deb antigo ele vai reclamar da dependência e se for um mais novo também. Tenta instalar o Gimp 1 no Precise pra ver se vai caso tenha um deb. Agora faça isso com um EXE e um DMG. Vai rodar tanquilo tranquilo, sem falar que existe software livre em formato portable menos pro Linux.
Que legal! Não sei porque este pessoal fica usando programas diferentes do Windows.
Ele me parece maravilhoso!

Por que os desenvolvedores de software livre não manda o usuário Windows se virar e compilar o programa livre no windows seguindo a filosofia Gnu ao invés deles deixarem todos binários em EXE e DMG compilados para os sistema adversários?
Deve ser PQ a maioria dos usuários Windows não saibam o que é compilar.

Errado tem muitos sites do sourceforge ou site oficiais que os desenvolvedores fazem questão de dizer que programas são cópias sim.

Vá no site do Kolourpaint 4 pra você ver que eles dizem que é o clone do paint. Easy RPG clone do Rpg Maker e por aí vai.

Apt-get não é mais poderoso que wizard mesmo! Wizard eu instalo quantos programas de vez podendo começar outro durante a instalação de qualquer um.
Isto me faz lembrar uma vez que instalei o openoffice para um amigo (Não tenho mais cópias piratas do Windows nas minha ferramentas), pois ele precisava terminar um trabalho de escola e ele pediu pra renomear os links do programa para Microsoft Word, Microsoft Excell e Microsoft Powerpoint.
Heheheheh! Era muito pra cabecinha dele.

E sobre o Linux dominar o servidor eu já postei a notícia que prova o contrário:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,95056.msg522820.html#msg522820

Ler isso também: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,95024.msg522423.html#msg522423
Realmente. Me provou muita coisa seus links. Acho que vou remover o Debian dos meus servidores.

E se o Ubuntu ou qualquer distro fosse fácil a maioria teria migrado pro Ubuntu tendo como vantagem ele ser baixado gratuitamente e ter updates sem pagar um centavo sem ter que algumas pessoas infelizmente recorrerem a seriais, keygen e cracks.

O número de usuários realmente demostra se um sistema é mais fácil que outro. Pode discordar a vontade. Mas eu e a maioria só larga o Windows de vez quando todo mundo for pro Gnu/linux.
Faça isto não. Pode continuar usando o Windows, vc e a maioria dos usuários.
Eu tbm usaria se tivesse dinheiro pra pagar todos os softwares que tenho em minha máquina.


Só instala toolbar se você deixar marcado a opção "instalar toolbar"

Que contradição! Se a pessoa fizer isto. foge do "next, next, finish". Isto é, mexeu no programa de instalação e mudou o padrão.

É pra isso que tem anti-vírus, desfragmentador de disco e um monte de programa grátis que faz isso automaticamente.

Tem gente que diz que Linux não precisa de desfragmentador, mas eu digo que precisa sim pois alguns sistemas de partições fragmentam-se.

Na época que o linux não tinha programa tipo CCleaner, o pessoal disse que o Linux não precisava disso. Quando surgiu agora todo mundo usa e recomenda...

Sempre usei antivírus no Windows. Mesmo assim continuava pegando vírus.
Apelei pra programas chamados firewall.
Nunca usei ccleaner no Windows e nem sei se existe pra linux. Existe?
Se existir, Eu não recomendo.

Se vc descobriu que este tal de Ubuntu não presta e que o Windows é uma maravilha.
O que te traz a este fórum sobre ubuntu?
vc usa Ubuntu?
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: Turritopsis nutricula em 07 de Maio de 2012, 14:22

Citar
Por que os desenvolvedores de software livre não manda o usuário Windows se virar e compilar o programa livre no windows seguindo a filosofia Gnu ao invés deles deixarem todos binários em EXE e DMG compilados para os sistema adversários?

por que já sabem que tipo de usuários são, tem que por na boquinha. Tem que ser feito para "Dummies" (em tradução mais grosseira, idiotas)
Eles também deixam arquivos em formato dmg pro pessoal do Mac OSX. Eles tambem são dummies?
E também existe formato PBI pro pessoal do PCBSD. Eles são dummies?
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: Gafanhoto em 07 de Maio de 2012, 14:40
O Mac OS X tem um padrão de instalação e criação de aplicativos totalmente diferente de outros sistemas. O que por um lado traz estabilidade ao sistema, por outro te prende ao hardware e à toda suíte de apps da Apple (e não é nada barato manter tudo isso). Por outro lado, tenho uma experiência bem próxima quanto À essa adaptação ao Linux. Minha namorado tem um netbook, que veio com Windows XP, e ela sempre reclamou de lentidão, vários aplicativos desnecessários que vieram instalados, etc. Mas ela queria um suíte de aplicativos como o Office (o computador não tinha). E queria mais desempenho no modesto netbook. Pois bem, pus um dual boot com o Linux Mint para ela, e hoje, nunca mais ela acessa o Windows, pediu até para eu desinstalar. Ela usa o LibreOffice sem reclamar, usa o Pidgin como mensageiro instantâneo, procura esse ou outro programa na Central de Programas, conecta À internet facilmente diretamente da barra do Gnome... Na minha máquina, só tenho o Linux Mint (e só não uso o Ubuntu porque uso internet 3G e o Mint já vem com todos os codecs necessários). Ah, baixo vídeos do Youtube e assisto sem precisar de nenhum conversor. Ainda me lembro de quanto tempo eu perdia convertendo os vídeos que baixava para poder assistir no Windows. E tem minha máquina também. Tenho um Pentium 4, 2 GB de Ram e não sinto falta de nada. Não sinto necessidade de trocar de máquina por nenhum motivo.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: Henrique1977 em 07 de Maio de 2012, 16:28
Citar
No windows você clicar nos Executaveis e no meio da instalação de qualquer um programa você pode abrir vários instaladores de vez! E pode cancelar qualquer um na hora que quizer. E pode clicar em tudo de vez. E os desenvolvedores de software Livre só fazem questão de empacotar no site os arquivos em EXE e DMG e o meu sistema pode ser antigo ou novo que qualquer versão empacotada roda. No linux não é qualquer deb que roda não. Se eu pegar um deb antigo ele vai reclamar da dependência e se for um mais novo também. Tenta instalar o Gimp 1 no Precise pra ver se vai caso tenha um deb. Agora faça isso com um EXE e um DMG. Vai rodar tanquilo tranquilo, sem falar que existe software livre em formato portable menos pro Linux.
Então  o  seu  software  pode  ser  novo  ou  antigo  que  roda  em  qualquer  versão?  Tá  bom.  Vamos  ver  se  roda  mesmo.  Tente  rodar  os  seguintes  programas  Windows  antigos  da  época  3.1  no  Seven:  paintbrush,  writer,  winword  e  aquele  reloginho  do  windows  3.1.  Se  conseguir  não  esqueça  de provar  tal  façanha  com  uma  screenshoot.
Ah!  Deixo  contar  aqui  um  caso  bem  interessante.  Eu  sempre  gostei  de  usar  o  Calendário  Perpétuo.  No  Windows  7  64  bits  o  tentei  instalar,  e  adivinha  o  que  aconteceu?  Não  o  consegui  instalar.  Agora,  usando  wine  tanto  na  versão  do  Ubuntu  11.10  como  nessa  atual  do  12.04  eu  consigo  rodá-lo.  Um  programa  windows  que  não  roda  na  versão  64  bits  do  windows  7,  mas  roda  tanto  em  versões  64  como  32  bits  do  Ubuntu  usando  Wine.

Citar
E no synaptic, apt-get, aptitude você tem que escolher os programas pra baixar e instalar e se esqueceu de um tem que parar pra fazer tudo de novo e acrescentar o nome no programa que faltou.
Bem  interessante.  Só  que  aí  é  só  adicionar  o  programa  faltante,  e  ponto  final.
Agora  vamos  ao  windows.  Se  você  estiver  instalando  um  programa  e  para  rodar  ele  precisar  de  uma  dll  você  têm  que  procurar  na  internet  essa  dita  dll (eu  já  precisei  no  windows  para  um  certo  programa  procurar  uma  dll,  e  depois  de  encontrá-la,  têm  que  baixá-la  e  instalá-la  na  unha  no  lugar  correto  se  não  tiver  instalador.
E  se  um  programa  depender  de  um  outro  para  funcionar  corretamente,  você  têm  que  ter  o  trabalho  de  na  internet  procurar  e  baixar  o  tal  programa  e  instalar  o  mesmo. 

Citar
Por que os desenvolvedores de software livre não manda o usuário Windows se virar e compilar o programa livre no windows seguindo a filosofia Gnu ao invés deles deixarem todos binários em EXE e DMG compilados para os sistema adversários?
Oras,  então  faça  o  seguinte:  crie  um  programa  para  isto  para  ser  compilado  pelos  usuários  de  Windows,  manda  eles  fazerem  a  compilação  do  seu  programa,  e  veja  os  resultados  e  saberás  a  resposta  para  esta  tua  indagação.

Atenciosamente,  Henrique1977.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: linuser104 em 07 de Maio de 2012, 16:36

Eles também deixam arquivos em formato dmg pro pessoal do Mac OSX. Eles tambem são dummies?

Totalmente para dummies (neste caso não para o sentido mais pejorativo), mas como o colega mais acima comentou, você fica completamente amarrado a ele e tem um custo muito alto.

Citar
E também existe formato PBI pro pessoal do PCBSD. Eles são dummies?

Sim também, distros BSD (Unix-like) de verdade são: FreeBSD e NetBSD. PC-BSD é para tornar a vida muito mais fácil para iniciantes em BSD (no caso FreeBSD), portanto dummies (sem sentido pejorativo).
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: garfo em 07 de Maio de 2012, 17:23
Quê? (programa do tipo) CCleaner pra Linux? Como assim?

Ubuntu Tweak e Bleachbit (o último está na Central de Programas).


Ao tópico: o cara nem pode fazer uma crítica ao linux que já vem a galera em cima, e já chegam chutando. Poxa, se o linux não pode nem receber uma criticazinha que for, fica difícil evoluir como um todo. O linux não têm só prós não, tem contras também. Pensem nisso.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: haereticus em 07 de Maio de 2012, 17:35
Quê? (programa do tipo) CCleaner pra Linux? Como assim?

Ubuntu Tweak e Bleachbit (o último está na Central de Programas).


Ao tópico: o cara nem pode fazer uma crítica ao linux que já vem a galera em cima, e já chegam chutando. Poxa, se o linux não pode nem receber uma criticazinha que for, fica difícil evoluir como um todo. O linux não têm só prós não, tem contras também. Pensem nisso.

O dono do tópico está correto em explanar a opinião dele, mais depois virou bagunça, cara dizendo que o apt-get é dificil, ou que tem que desfragmentar o EXT4 ou que servidores com debian num sei o que lá ai pronto foi tudo por água abaixo.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: NexusX em 07 de Maio de 2012, 19:50
Nenhum Sistema é perfeito ...
Todos tem falhas ...

Para alguns usar windows é vantagem, para outros não.

O Windows ... Tem um infinidade de Malwares que nem os anti-vírus/anti-spyware/anti-Malware/Firewall e outros não dão mais conta e ainda afetam o desempenho.  
Para poder desinfectar o Windows é necessário de Ferramentas como o ComboFix, OTL, DDS, HijackThis entre outros ... Olha só e não é fácil identificar o Malware nas chaves, pois eles geralmente estão camuflados no sistema "só especialistas conseguem achar e desinfectar o sistema".

A programas como CCleaner,Advanced System Care, Smart Defrag, Defraggler, WiseReg"acho que é esse o nome", só ajudam a manter o sistema em bom funcionamento no inicio, porque com o passar do tempo você não nota mais nenhuma diferença com a utilização deles e se o programa estiver desatualizado ele pode comprometer o Windows.

O registro do Windows, aquele ali sim. Se você alterar o valor errado, deletar alguma chave, pronto, ai é necessário formatar pois comprometeu o sistema.

Eu tenho o Windows instalado aqui no notebook e não tenho mais nem vontade de usar o sistema. Só me traz aborrecimentos, momentos de alegria apenas na hora da jogatina "quando jogava".
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: linuser104 em 07 de Maio de 2012, 20:08

Ubuntu Tweak e Bleachbit (o último está na Central de Programas).


Ao tópico: o cara nem pode fazer uma crítica ao linux que já vem a galera em cima, e já chegam chutando. Poxa, se o linux não pode nem receber uma criticazinha que for, fica difícil evoluir como um todo. O linux não têm só prós não, tem contras também. Pensem nisso.

A filosofia do linux é essa, cada um é livre para criar o aplicativo que quiser, mas daí a ser essencial para a "saúde" do sistema é outra coisa. Por sinal essa primeira opção que você comenta aí (Ubuntu Tweak) já vi foi muito problema estranho depois de usar certas "facilidades" dele. Esses programas para mim funcionam mais como um placebo para quem usa. Nunca usei, nem sinto a maior falta por não usá-los.

Quanto a críiticazinha, fica por sua conta, o que vi foram muitas e sem muita fundamentação de algumas pessoas, usando de meias verdades sobre o que o windows faz ou é capaz de fazer e o que o linux não faz.

Se não todos, pelo menos a grande maioria de usuários linux ainda são ou foram usuários windows algum dia e sabem bem como ele se comporta, daí deva ser difícil aguentar certas mentiras (ou meias verdades) sobre ele.

A comparação sobre instalar vários programas .exe ao mesmo tempo, parar e voltar a instalar, executar a instalação de mais outros... foi para mim bem ridícula. Até no poderoso windows isso não é muito adequado (ocasionar travamentos) além do que, qual o cristão (ou não) vai fazer isso no windows, onde o normal é sempre instalar um após o outro e não vários ao mesmo tempo para a maioria dos usuários comuns. Quando muito dois ou três no máximo e coisas bem leve de se instalar. Instalação mais pesada requer que seja feita sozinha.

Ah, outra coisa quem chama os usuários de dummies (no sentido mais pejorativo), de maneira indireta, são os próprios usuários windows quando comentam que determinada função, comando, etc do linux é muito difícil para um usuário windows. Subvalorizam a capacidade intelectual deles mesmos.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: brunionline em 07 de Maio de 2012, 20:59
Queria entender que Windows é esse que o povo tá usando. Eu uso o Windows e eu não vejo nada de errado nele. Com exceção do pacote Office, muito do que o usuário precisa já vem instalado no Windows. Os arquivos de áudio já rodam, os DVDs também. O sistema reconhece arquivos compactados e ainda te disponibiliza via atualizações automáticas todos os aplicativos do Live Essentials. Numa instalação nova, com exceção do Office e de um leitor de PDF, o Ubuntu não me entrega nada a mais do que o Windows também entrega. Eu não tenho nada contra o Ubuntu, nem sou apaixonado pelo Windows, mas acho uma tremenda besteira ficar criticando o sistema proprietário só porque ele é... proprietário.
Eu não uso anti-virus no Windows desde o Windows XP SP2, quando foi resolvido aquele chatice do Sasser (acho que era esse o nome do vírus), e nunca tive qualquer tipo de problema. O Windows 7 melhorou muito a proteção ao usuário.
A maioria de vocês (não estou generalizando) tratam o usuário Windows como um tapado, mas esquecem que o usuário desatento vai ferrar a instalação de qualquer sistema, seja Windows ou Linux. Nenhum sistema é a prova de idiotas. O que é fácil pra um nem sempre é mais fácil para o outro. Eu sei instalar aplicativos no Ubuntu, seja via terminal, via Central de Programas ou compilando, e ainda assim eu acho mais prático uma instalação com Next > Next > Finish. Qual o problema nisso?
Quando é que as pessoas vão entender que para usar um sistema você não precisa, necessariamente, odiar o outro? Eu uso os dois, e gosto. Vejo pontos positivos e negativos nos dois, e não vejo nenhum problema nisso.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: Tota em 07 de Maio de 2012, 21:03
Eu uso os dois, e gosto. Vejo pontos positivos e negativos nos dois, e não vejo nenhum problema nisso.

Eu uso os tres => Mac, Linux e Windows.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: rjbgbo em 07 de Maio de 2012, 22:08
Quê? (programa do tipo) CCleaner pra Linux? Como assim?

Ubuntu Tweak e Bleachbit (o último está na Central de Programas).


Ao tópico: o cara nem pode fazer uma crítica ao linux que já vem a galera em cima, e já chegam chutando. Poxa, se o linux não pode nem receber uma criticazinha que for, fica difícil evoluir como um todo. O linux não têm só prós não, tem contras também. Pensem nisso.

não vejo qualquer semelhança entre esses programas citados para o linux e o inútil ccleaner (que sabe mais é destroçar o runidows só p/ retardar a formatação)

qto a criticas ao linux, acho que a coisa quanto beira a trollagem (e tá cheio disso aqui no fórum ultimamente - gente falando um monte de besteira), tem mais é que ser criticada e muito duramente, pois são pessoas que não tem o que fazer de útil a vir encher o saco num fórum, sem nenhum tipo de contribuição proveitosa.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: linuser104 em 07 de Maio de 2012, 22:15
Embora possa não parecer, não tenho nada contra usuários windows e possuo tanto o Windows Vista como o Ubuntu em dual-boot no meu computador e não penso em mudar isso tão cedo.

É certo que uso cada vez menos o windows Vista, mas paguei por ele e mesmo sendo ruim, prefiro ficar com o original do que instalar o windows 7 pirata, porque comprar esse último nem pensar.

O que anda me incomodando ultimamente é ver um fórum sobre linux, distro ubuntu, criado principalmente para suporte e ajuda mútua sobre ubuntu, virar um "orkutão" que vive discutindo este tema batido de ubuntu x windows e outras bobagens afins e o suporte que é bom nada ou quase nada. Se não está satisfeito com o Ubuntu, volte para o windows, usem fóruns dele e parem de encher o saco aqui com lamúrias porque não conseguem usar o facílimo Ubuntu. Ou mudem de distro linux e vão ocupar os ouvidos dos frequentadores dos seus respectivos fóruns.

Engraçado que muitos usuários windows e até de outras distros linux metem o pau no Ubuntu, mas não saem daqui, por que será? Será só trollagem mesmo?

Quem caiu de paraquedas no mundo linux nos dias atuais talvez não saibam o que o linux era tempos atrás e não veem como ele evoluiu e ficam com essas críticas bobas, querem tudo na mão já. Quem acompanha desde 2005 ou até antes sabe dar o devido valor as conquistas deste sistema operacional.

Quem acompanha de longa data Vê: que bom que o linux já faz isso!. Quem chegou somente agora vê: ele ainda não faz isso?

É aquela velha máxima do otimista e do pessimista, o primeiro vê metade do copo cheio, o segundo metade do copo vazio.

Existir outro forte concorrente ao SO windows é salutar até mesmo para a evolução dele e o barateamento de seu preço de vendas (melhor e mais barato), então até para usuários windows é bom existir um linux forte no mercado.

A microsoft quebrou a cara com o Vista, pois criou um SO super pesado que necessitava de hardware mais potente e pensou que os usuários, empresas e fabricantes fossem segui-los rapidamente trocando seus hardwares e não foi bem assim que aconteceu. Tiveram que dar uma leveza ao Vista chamando-o de windows 7.

Quanto ao menosprezo pelos usuários windows, é como já falei são os próprios que criam esta situação ao tratar os usuários windows como uns tapados onde coisas básica no linux são tidas como difíceis. Admito serem diferentes, mas difícil jamais, em certas operações como a instalação pelo central de programas.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: haereticus em 08 de Maio de 2012, 09:39
Tipo se quer falar do windows e falar das facilidades vá para o clube do hardware.

Tipo se quer falar de virus para windows vá para o linha defensiva.

Tipo se quer falar de linux e principalmente de Ubuntu venha para o ubuntuforum-br.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: Ioca100 em 08 de Maio de 2012, 09:58
Acho isso engraçado, lá no Giz a briga é Iphone X Galaxy S III( IOS x Android) .Isso no Ubuntu( Linux para seres humanos), imagine num Slack, Gentoo, hehehe.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: eliseu_carvalho em 08 de Maio de 2012, 11:05
Deixa eu dar meus dois centavos aqui, hehe  ::)

Bom... Minha opinião é a de que, enquanto houver essa briguinha besta entre Windows e Linux, não haverá evolução. Cada um usa o sistema operacional que melhor lhe convier - desde que isso não signifique pirataria, é claro.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: abdo em 08 de Maio de 2012, 13:07
Deixa eu dar meus dois centavos aqui, hehe  ::) ...- desde que isso não signifique pirataria, é claro.

Bom Elizeu se retirarmos a fatia da Pirataria o Linux será o SO mais utilizado, pelo menos aqui no Brasil

abcs
abdo
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: Ernesto em 08 de Maio de 2012, 13:17
Eu uso os dois, e gosto. Vejo pontos positivos e negativos nos dois, e não vejo nenhum problema nisso.

Eu uso os tres => Mac, Linux e Windows.
Eu também uso os 3 sistemas, um Pc com Linux Ubuntu 11.10, um Notebook em dual boot (ubuntu 12.04 e Windows 7 original) pra usar na faculdade e um Imac Apple com o Lion osx e não fico fazendo guerrinha defendendo com unhas e dentes o sistema operacional "que ama" (torcedores de futebol soccer é assim também).
Cada um tem suas vantagens e desvantagens, de maneira bem resumida:
Windows - facilidade de uso para uso doméstico, vem instalado nas máquinas de varejo
Linux - estabilidade e confiabilidade, ideal pra uso corporativo
Linux Ubuntu - facilidade e estabilidade, vem instalado em alguns integradores
Mac OSX - fácil uso, vantagem de se trabalhar com edição de aúdio, não espere encontrar muitos freeware nessa plataforma, desvantagem sistema hardware/software fechado.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: Henrique1977 em 08 de Maio de 2012, 15:14
Bom,  vou  dizer  o  que  penso,  cavalheiros:
Bem  que  se  poderia  acabar  com  toda  essa  briguinha  entre  Sistemas  Operacionais.
Eu  não  vejo  problema  algum  se  eu  chegar  a  casa  do  meu  irmão  em  que  só  se  usa  windows,  e  eu  tiver  que  acessar  a  internet,  ter  que  usar  windows.
Claro,  minha  preferência  é  pelo  Ubuntu  e  pelas  distros  linux.  mas  porém,  não  sou  do  partido  de  se  condenar  outros  Sistemas  Operacionais.
Atenciosamente,  Henrique1977.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: selvaking em 08 de Maio de 2012, 15:17
Alguém pode fechar este tópico?
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: alissista em 08 de Maio de 2012, 15:59
Vocês me desculpem, não era minha intenção desvirtuar o tópico. Como a própria sessão indica, eu dei meu depoimento sobre as minhas dificuldades como novato no Ubuntu e indiquei o que poderia ser feito para facilitar a vida dos novatos. Essas coisas são muito fáceis quando já se tem experiência, mas um novato não sabe de cabeça os comandos do Terminal, por exemplo. Essa disputa de sistema operacional é ridícula, tanto de um lado quanto de outro. A discussão começou bem, inclusive eu agradeço as informações que consegui por aqui, mas não entendo como pode o assunto ter fugido do objetivo. Só espero que não pensem que foi culpa minha.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: eliseu_carvalho em 08 de Maio de 2012, 16:07
Vocês me desculpem, não era minha intenção desvirtuar o tópico. Como a própria sessão indica, eu dei meu depoimento sobre as minhas dificuldades como novato no Ubuntu e indiquei o que poderia ser feito para facilitar a vida dos novatos. Essas coisas são muito fáceis quando já se tem experiência, mas um novato não sabe de cabeça os comandos do Terminal, por exemplo. Essa disputa de sistema operacional é ridícula, tanto de um lado quanto de outro. A discussão começou bem, inclusive eu agradeço as informações que consegui por aqui, mas não entendo como pode o assunto ter fugido do objetivo. Só espero que não pensem que foi culpa minha.

Claro que quem vem do Windows tem dificuldades, isso é natural. E a discussão teria sido muito saudável, caso não acontecesse de alguém chegar e por lenha na fogueira sem nenhuma necessidade.
Como já falei antes:

Minha opinião é a de que, enquanto houver essa briguinha besta entre Windows e Linux, não haverá evolução. Cada um usa o sistema operacional que melhor lhe convier - desde que isso não signifique pirataria, é claro.
Título: Re: É muito difícil de se adaptar ao Ubuntu
Enviado por: Henrique1977 em 08 de Maio de 2012, 16:11
Alissista,  de  minha  parte  não  o  culpo  por  nada.
Infelizmente  o  tópico  foi  desvirtuado,  e  a  coisa  desandou.  E  poderia  ter  sido  o  tópico  mais  produtivo  se  não  tivesse  havido  todo  esse  desvirtuamento.
Atenciosamente,  Henrique1977.